Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpe

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O cloroplasto, organela citoplasmática na qual ocorre a fotossíntese, apresenta duas membranas que o envolvem e inúmeras bolsas membranosas. A respeito do cloroplasto representado na figura, analise as afirmativas a seguir.




1) é envolto por duas membranas de constituição lipoprotéica (A) e possui internamente um elaborado sistema de bolsas membranosas, interligadas, cada uma chamada tilacóide (B).
2) apresenta estruturas que lembram pilhas de moedas, sendo cada pilha denominada "granum" (C).
3) contém moléculas de clorofila organizadas nos tilacóides (B) e, no espaço interno do cloroplasto, fica o estroma (D).

Está(ão) correta(s):
a) 1 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1, 2 e 3
d) 2 e 3 apenas
e) 3 apenas

resposta:[C]

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A seguir tem-se uma representação simplificada de um processo biológico celular, exergônico. Analise a figura e identifique a alternativa que indica a denominação deste processo representado por (X).
a) fermentação lática
b) respiração celular
c) fermentação alcoólica
d) fotossíntese
e) quimiossíntese

resposta:[B]

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A associação entre adrenalina (epinefrina) e as emoções tornou-se tão popular que este hormônio passou a ser sinônimo de esportes radicais, situações de risco e sentimentos fortes. Identifique abaixo as propriedades da adrenalina.
( ) Mobiliza as reservas energéticas, de sorte a baixar os níveis de glicose na corrente sangüínea.
( ) Aumenta os batimentos cardíacos e diminui os movimentos respiratórios.
( ) É secretado pelo córtex da glândula adrenal e pelas terminações do sistema nervoso simpático.
( ) Reduz o diâmetro dos brônquios pelo relaxamento de sua musculatura.
( ) Aumenta a pressão arterial sistólica.

resposta:F F F F V

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Medindo-se a concentração de dois importantes íons, Na® e K®, observa-se maior concentração de íons Na® no meio extracelular do que no meio intracelular. O contrário acontece com os íons K®. Íons de Na® são capturados do citoplasma para o meio extracelular, e íons de potássio (K®) são capturados do meio extracelular para o meio intracelular, como mostrado na figura adiante. Este processo é conhecido como:
a) difusão facilitada por permeases intracelulares.
b) osmose em meio hipertônico.
c) difusão simples.
d) transporte ativo.
e) transporte por poros da membrana plasmática.

resposta:[D]

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em um dos modelos propostos para a determinação da cor dos olhos na espécie humana (herança quantitativa), são considerados cinco diferentes fenótipos. Na descendência de pais heterozigóticos para os locos determinantes desta característica, foram observados os dados apresentados no quadro abaixo. Analise-os, juntamente com o gráfico, e identifique a correção das proposições a seguir.




( ) Três pares de alelos justificam os resultados apresentados.
( ) Nos indivíduos de olhos castanho-claros, os locos em questão podem estar em homozigose ou em heterozigose.
( ) Indivíduos de olhos verdes apresentam homozigose em apenas um dos locos em questão.
( ) A probabilidade do nascimento de duas crianças de olhos azuis, a partir de um casal genotipicamente igual ao do exemplo dado, é de aproximadamente 0,004.
( ) A probabilidade do casal indicado no item anterior de ter duas crianças, sendo uma de olhos castanho-claros e uma de olhos verdes é de 3/16.

resposta:F V V V V

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação às doenças causadas no homem por protozoários, é verdadeiro afirmar que:

( ) a tricomoníase é causada por um protozoário flagelado que pode ser transmitido através do contato sexual com portadores desse flagelado.
( ) a leishmaniose cutânea ou úlcera de Bauru é causada por um protozoário esporozoário e é transmitida através da picada do mosquito-prego do gênero Anopheles .
( ) a giardíase é causada por um protozoário flagelado e é transmitida através da ingestão de alimentos ou de água contaminados com cistos do protozoário.
( ) a malária é causada por um protozoário flagelado e é transmitida através da picada do mosquito-palha ou birigüi (flebótomo).
( ) a toxoplasmose é causada por um protozoário esporozoário e pode ser transmitida através da ingestão de cistos do parasita, eliminados com as fezes do gato.

resposta:V F V F V

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Ciclos Hormonais

pergunta:Observe o gráfico, relacionado ao ciclo menstrual humano onde estão indicados: o período da menstruação, a variação da concentração de hormônios (curvas A, B, C e D) e uma das fases do referido ciclo (E). Analise as correspondências estabelecidas nas proposições a seguir.




( ) A variação da concentração do hormônio FSH é mostrada na curva A.
( ) A variação da concentração do hormônio LH é mostrada na curva B.
( ) A variação da concentração de estrogênio é mostrada na curva C.
( ) A variação da concentração de progesterona é mostrada na curva D.
( ) A fase folicular é mostrada no intervalo representado em E.

resposta:V V V V F

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação a algumas características de animais vertebrados, é verdadeiro afirmar que:

( ) os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido.
( ) diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras.
( ) em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca.
( ) as aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado.
( ) enquanto as aves são animais pecilotérmicos, os mamíferos são animais homeotérmicos.

resposta:F V V V F

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Analise as proposições a seguir, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.

( ) São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d água) - Filo CNIDARIA.
( ) Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase - Filo ANNELIDA.
( ) Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante - Filo Mollusca (BILVALVIA).
( ) Grupo com maior número de espécies bem-sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce - Filo ARTHROPODA.
( ) Responsáveis pela produção das pérolas - Filo PLATYHELMINTHES (TREMATODA).

resposta:F V F V F

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos vegetais, analise as proposições a seguir, correlacionado-as com as indicações dadas na figura.




( ) Nas angiospermas (A), há heterosporia, uma vez que produzem micrósporos e megásporos. Situação idêntica à observada nas gimnospermas.
( ) Nas pteridófitas (B), a existência de vasos condutores de seiva possibilitou-lhes a expansão no ambiente terrestre.
( ) As angiospermas (A) apresentam fecundação única, e as gimnospermas (C) apresentam fecundação dupla.
( ) Enquanto, no ciclo de vida de uma angiosperma (A), a planta duradoura corresponde ao esporófito, nas gimnospermas (C), a fase duradoura é a gametófita.
( ) As briófitas (D) são plantas avasculares. Dependem da água para a reprodução sexuada e possuem gametas masculinos flagelados.

resposta:V V F F V

origem:Ufpe-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na tabela a seguir estão relacionadas seis doenças e seus agentes etiológicos.




Estão corretas:
a) 1, 2, 3, 4, 5 e 6
b) 1, 4, 5 e 6 apenas
c) 2, 3, 4 e 5 apenas
d) 1, 3, 5 e 6 apenas
e) 2, 3 e 6 apenas

resposta:[A]