Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:UFPR
tópico:
Parasitologia

sub-grupo:

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Com relação às parasitoses no Brasil, é correto afirmar que:
01 - A profilaxia para a maioria das doenças parasitárias se restringe ao uso de vacinas.
02 - Como principais medidas profiláticas contra as verminoses, temos a educação sanitária e o saneamento básico.
04 - Helmintos são parasitas do tubo digestivo, que causam doenças como giardíase, amebíase e toxoplasmose.
08 - O tratamento da água e o uso de instalações sanitárias adequadas previnem algumas das doenças parasitárias mais comuns entre as populações carentes.
16 - Higiene pessoal e boa alimentação são medidas profiláticas individuais.
32 - Protozoários muitas vezes parasitam o homem causando doenças como malária, doença de Chagas e leishmaniose.
Soma ( )

resposta:02 + 08 + 16 + 32 = 58

origem:Ufpr
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:Na questão adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. Na fecundação ocorrem fenômenos de grande importância. Um deles é a ativação do ovo, fenômeno esse que desencadeia as divisões mitóticas de segmentação. Observe a segmentação de dois tipos de ovos representados a seguir e selecione as alternativas corretas.


01) A seqüência nº 1 representa o tipo de segmentação holoblástica ou total, igual, típica de ovos com pouco vitelo (substância nutritiv
a) uniformemente distribuído.
02) A seqüência nº 2 representa o tipo de segmentação holoblástica ou total, desigual. Nela, o zigoto tem um pólo animal (P
A) com pouco vitelo e um pólo vegetativo (PV) onde se concentra o vitelo.
04) A segmentação apresentada na seqüência nº 2 é típica dos ovos telolécitos incompletos, também denominados heterolécitos, devido ao modo como o vitelo está distribuído, tendo micrômeros no PA e macrômeros no PV.
08) O tipo de segmentação depende não só da quantidade de vitelo como da sua distribuição. Também o tipo da blastocele depende do vitelo: ao final da segmentação apresentada na seqüência nº 1 temos uma blastocele central; ao final da segmentação apresentada na seqüência nº 2 temos uma blastocele excêntrica.
16) O tipo de segmentação da seqüência nº 2 é meroblástica discoidal, típica de ovos com grande quantidade de vitelo. Ela ocorre nos ovos de aves.
32) No processo de segmentação, o ovo sofre várias divisões mitóticas, aumentando o número de células (blastômeros) sem que haja aumento do volume total do conjunto.


resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 32 = 47

origem:Ufpr
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:Na questão adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. Considerando os conceitos gerais sobre Embriologia, é correto afirmar que:

01) Nos espermatozóides, as mitocôndrias situadas na região intermediária são as "centrais de energia" para a intensa atividade motora do flagelo.
02) Nos marsupiais os filhotes nascem prematuramente e completam seu desenvolvimento na bolsa marsupial.
04) A penetração de um único espermatozóide no óvulo caracteriza a monospermia. Há casos de polispermia, ou seja, entrada de mais de um espermatozóide no óvulo, e isto caracteriza a formação de gêmeos.
08) Na segmentação do ovo ocorrem muitas mitoses, resultando muitos blastômeros de tamanhos cada vez menores.
16) O âmnio é o anexo embrionário que se constitui numa bolsa preenchida pelo líquido amniótico e que tem por função proteger o embrião contra choques mecânicos e desidratação.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Ufpr
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:"A 13 de outubro de 1993, na reunião da Sociedade Americana para Pesquisa da Fertilidade, realizada em Montreal (Canadá), os pesquisadores norte-americanos Jerry Hull e Robert Stillman anunciaram que, durante um trabalho de fertilização assistida, haviam separado os blastômeros de um zigoto segmentado que, fatalmente, iria degenerar, pois era triplóide, isto é, tinha três conjuntos cromossômicos em vez dos dois encontrados normalmente. A partir de cada um dos blastômeros, mostraram que era possível obter um embrião. Portanto, se o zigoto segmentado tivesse sido normal, os vários embriões resultantes teriam a possibilidade de ser implantados no útero de uma mulher, podendo originar gêmeos univitelinos." (Revista "Ciência Hoje", v. 23, nº 137, p. 45, abril de 1998) Considerando os termos e conceitos contidos no texto, é correto afirmar: ( ) Chama-se blastômero cada célula resultante da divisão do zigoto. ( ) O zigoto é o resultado da união de dois gametas haplóides, o que reconstitui o conjunto diplóide de cromossomos da espécie. ( ) A segmentação do zigoto corresponde a uma série de divisões mitóticas que ocorrem após a fertilização e ativação do ovo. ( ) Na espécie humana, a implantação do embrião no útero ocorre imediatamente após a formação do zigoto. ( ) As células envolvidas na formação do zigoto são o óvulo (célula sexual feminin
a) e o espermatozóide (célula sexual masculin
a), ambas originadas por processo de meiose. ( ) As fases de gástrula e nêurula antecedem a fase de mórula, que caracteriza o estágio de segmentação.

resposta:V V V F V F

origem:Ufpr
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:De acordo com os conhecimentos fundamentais de embriologia, é correto afirmar:

( ) Para que a fecundação se concretize, é necessário que ocorra o fenômeno da anfimixia.
( ) Os ovos oligolécitos armazenam pouco vitelo e são também encontrados nos equinodermos, entre outros.
( ) A blástula caracteriza-se por apresentar cavidade celomática.
( ) A reprodução sexuada só ocorre em seres multicelulares.
( ) A quantidade de vitelo armazenada nos ovos não interfere no tipo de segmentação dos mesmos.
( ) O saco amniótico tem, entre outras funções, a de servir como depósito de catabólitos durante o desenvolvimento embrionário das aves.

resposta:V V F F F F

origem:Ufpr
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:"Entre os cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas 'células-tronco'. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado (zigoto). Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto. [...] As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século XIX, mas há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos." (CARVALHO, A. C. C. de. "Células-tronco. A medicina do futuro". CIÊNCIA HOJE, v. 29, n. 172, jun. 2001. p. 26-31.) Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar: ( ) O zigoto ou ovo resultante da fertilização deve sofrer uma série de divisões celulares, que iniciam no processo de clivagem para originar um organismo multicelular complexo. ( ) O blastocisto corresponde à fase de blástula no mamífero e contém células capazes de originar diferentes tipos celulares. ( ) Uma célula-tronco embrionária é aquela que pode se diferenciar em um único tipo celular durante o processo de desenvolvimento. ( ) O zigoto pode ser considerado uma célula totipotente, pois pode dar origem a todos os tipos celulares de um organismo, inclusive os gametas.

resposta:V V F V

origem:Ufpr
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:Você está montando um aquário em casa e gostaria que ele representasse um lago ou um rio de pouca correnteza. Agora deve decidir sobre os organismos que poderá colocar em seu aquário, em função de suas adaptações a esse tipo de meio ambiente. Assinale apenas a(s) alternativa(s) correta(s), com informações adequadas a esse objetivo. ( ) Existem moluscos que vivem em água doce. Entre eles, os gastrópodes são animais interessantes para se ter em aquário, pois limpam as paredes recobertas de algas devido ao modo de alimentação raspador, para o qual utilizam a rádula.
( ) Peixes são animais adequados para o aquário porque possuem brânquias para respiração e a linha lateral, que lhes permite perceber estímulos químicos trazidos pela água.
( ) Crustáceos, de maneira geral, respiram por intermédio de brânquias e, portanto, podem viver em ambiente dulcícola. Os olhos compostos desses animais também estão adaptados ao ambiente aquático. ( ) Equinodermos não devem ser colocados nesse aquário porque não apresentam um órgão responsável pela osmorregulação, além de serem animais exclusivamente marinhos.
( ) Para manter um anfíbio no aquário, pode-se escolher uma salamandra que mantenha as brânquias na forma adulta, sendo capaz, portanto, de respirar dentro da água.
( ) Não será possível colocar nenhum inseto no aquário; como as estruturas respiratórias dos insetos são traquéias, todos eles são terrestres e morreriam afogados dentro da água.

resposta:V - F - V - V - V - F

origem:Ufpr
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:Um animal X, recentemente descoberto, apresenta as características abaixo quanto à respiração e circulação. X possui respiração aérea, efetuada através de uma estrutura respiratória fina e ramificada, a qual fica alojada em uma cavidade respiratória interna. Existem 5 (cinco) orifícios externos para a entrada de ar nessa cavidade, comunicando-se com ela através de tubos reforçados por anéis de quitina. Um pequeno conjunto de músculos auxilia na expansão e retração da cavidade respiratória, possibilitando a entrada e a saída do ar ambiental. As trocas gasosas ocorrem entre a estrutura respiratória e inúmeros vasos sangüíneos a ela associados, cujo sangue contém pigmentos que auxiliam no transporte dos gases respiratórios. Esses vasos sangüíneos são ramificações de um vaso principal que transporta o sangue bombeado pelo coração. Este sangue, após a oxigenação, retorna por um outro vaso ao coração, onde se mistura ao sangue venoso. Com relação às características descritas acima, é correto afirmar: 01) A estrutura respiratória de X, fina e ramificada, facilita as trocas gasosas no animal, pela diminuta espessura a ser atravessada pelos gases e pela grande superfície de contato entre ar e sangue. 02) O fato de a estrutura respiratória de X ficar alojada numa cavidade respiratória está diretamente relacionado ao hábito da respiração aérea desse animal. 04) A presença de pigmentos transportadores de gases respiratórios no sangue permite classificar X unicamente como animal vertebrado. 08) O vaso de X que transporta o sangue do coração até a estrutura respiratória tem função análoga à das veias pulmonares dos vertebrados. 16) Os músculos que promovem alteração de volume da cavidade respiratória de X desempenham uma função análoga à do diafragma, no homem. 32) A circulação de X é do tipo dupla e completa, como aquela existente nas aves e mamíferos.

resposta:V V F F V F

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:Neurohistologia

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
1. As células especializadas dos animais superiores estão organizadas, ao nível microscópico, em conjuntos cooperativos denominados tecidos; por sua vez, diferentes variedades de tecidos combinam-se formando unidades funcionais maiores denominadas órgãos. Sobre os tecidos é correto afirmar que:

01) As glândulas e a epiderme são variedades de tecido epitelial.
02) As expressões fisionômicas são causadas por contrações dos músculos lisos.
04) Os neurônios, células especializadas do tecido nervoso, apresentam prolongamentos que os tornam aptos à sua função de condução de impulso nervoso.
08) O tecido ósseo é o único dos tecidos animais que não é constituído por células vivas, mas sim por restos celulares e material mineralizado.
16) O conceito de "tecido", além de outras características, exige que as células estejam justapostas e bem unidas.
32) O tecido epitelial de revestimento, para melhor desempenhar sua função de revestir e proteger superfícies corporais, apresenta suas células firmemente ligadas umas às outras, por meio de desmossomas.



resposta:Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
1. As células especializadas dos animais superiores estão organizadas, ao nível microscópico, em conjuntos cooperativos denominados tecidos; por sua vez, diferentes variedades de tecidos combinam-se formando unidades funcionais maiores denominadas órgãos. Sobre os tecidos é correto afirmar que:

01) As glândulas e a epiderme são variedades de tecido epitelial.
02) As expressões fisionômicas são causadas por contrações dos músculos lisos.
04) Os neurônios, células especializadas do tecido nervoso, apresentam prolongamentos que os tornam aptos à sua função de condução de impulso nervoso.
08) O tecido ósseo é o único dos tecidos animais que não é constituído por células vivas, mas sim por restos celulares e material mineralizado.
16) O conceito de "tecido", além de outras características, exige que as células estejam justapostas e bem unidas.
32) O tecido epitelial de revestimento, para melhor desempenhar sua função de revestir e proteger superfícies corporais, apresenta suas células firmemente ligadas umas às outras, por meio de desmossomas.



origem:Ufpr
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:Dengue

pergunta:A sociedade contemporânea tem testemunhado, nos últimos anos, o surgimento de novas doenças (emergentes), como a AIDS e febres hemorrágicas que são devastantes e letais, bem como o reaparecimento de outras (re-emergentes), como sarampo, tuberculose, cólera e dengue, até recentemente consideradas controladas e erradicadas. Sabedora que estes tipos de doenças representam um problema de saúde pública no mundo todo, especialmente nos países em desenvolvimento, a comunidade científica vem externando sua preocupação e buscando programas de controle mais eficientes.

É correto afirmar que, dentre os fatores que contribuem para novos surtos de doenças re-emergentes, estão:
( ) Maior número de pessoas em terapias que debilitam o sistema imunológico.
( ) Condições inadequadas de saneamento básico.
( ) Melhor compreensão da evolução da virulência dos patógenos re-emergentes.
( ) Campanhas de vacinação.
( ) Desequilíbrio ecológico resultante do desmatamento.
( ) Declínio nos padrões de qualidade de vida das populações.


resposta:V V F F V V

origem:Ufpr
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:No ano 6000 a.C., a população do planeta Terra era numericamente inferior àquela que hoje habita as cidades de Tóquio e Nova Iorque. Estes residentes pré-históricos, habitando as vastas regiões de clima mais ameno do planeta, tinham por ameaças microbianas aquelas oriundas de parasitas presentes nos alimentos ou na água, ou de insetos vetores locais. Embora testemunhando, desde os tempos pré-históricos, a presença de pragas e pestes que dizimaram vidas ao longo de todo este tempo, a humanidade quer acreditar que a história aconteceu apenas para "eles", nos tempos "remotos", ao invés de se sentir parte desta história. Nesta virada de milênio, a população do planeta Terra atinge números bilionários, congregada em centros urbanos superpovoados, com bolsões de miséria e doença, em meio a algumas regiões mais protegidas. A história do nosso tempo será marcada por episódios recorrentes de doenças recentemente descritas (como hantavírus, no Oeste Americano), por epidemias de doenças em migração para novas áreas (cólera, na América Latin
a), por doenças que assumem uma importância em decorrência dos recursos e tecnologias do mundo moderno (a síndrome do choque tóxico, provocada pelos absorventes internos, e a doença dos legionários, provocada pelas torres de refrigeração de água dos equipamentos de ar condicionado central) e por doenças que se disseminam para o homem através de insetos e animais em decorrência da degradação ambiental produzida pelo homem, com toda a sua sabedoria. Vivemos na era da globalização da economia e do mercado, e pouco se fala da globalização da saúde. E assim, o que se vê, mais freqüentemente, é a globalização da doença.

Sobre o assunto, é correto afirmar:

01) As doenças ocorrem como um castigo dos deuses.
02) A humanidade precisa mudar sua postura com relação à Terra se pretende sobreviver às próximas pragas.
04) O homem terá que pensar a vida no planeta, portanto muito além de sua vizinhança, sua cidade, seu estado e seu país.
08) Os micróbios e seus vetores não reconhecem nenhuma das fronteiras artificiais estabelecidas pelo homem.
16) São poucos os limites para os micróbios, em razão de sua motilidade e capacidade de tolerar grandes variações nas condições de temperatura, luz, oxigênio ou pH.
32) As doenças podem ser combatidas apenas através dos medicamentos modernos.
64) A tecnologia moderna poderá resolver todos os problemas relativos à saúde.


resposta:F V V V V F F

origem:Ufpr
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:Peixes

pergunta:Com relação aos conhecimentos de Zoologia, é correto afirmar:
01) Os anelídeos são animais com metameria evidente e dotados de celoma.
02) Nos insetos, o processo de metamorfose pode dar-se de duas maneiras: incompleta, que compreende as fases de ovo, ninfa e adulto; e a completa, que compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto.
04) Os quilópodes ou centopéias são animais terrestres com cabeça e tronco longo. Na cabeça apresentam um par de antenas e um par de olhos simples, e no tronco apresentam segmentos com um par de apêndices em cada um deles.
08) A metagênese ou alternância de gerações é uma forma de reprodução que intercala fases sexuadas com fases assexuadas, sendo muito comum entre os animais do filo Cnidaria (ou Coelenterat
a).
16) Os polvos e lulas, moluscos da classe Cephalopoda, são animais exclusivamente marinhos, que possuem uma glândula produtora de tinta escura que pode ser usada quando o animal se encontra em perigo, pois essa tinta, turvando a água, prejudica a visão e o olfato de eventuais predadores.
32) Nos peixes cartilaginosos e nos ósseos existe um saco armazenador de gases, com posição dorsal, chamado bexiga natatória, que tem função respiratória. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

 


Próxima Página »

Página 1 de 15




anatomia sistema circulatorio