Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Bromélias, orquídeas e ervas-de-passarinho são plantas que habitam as árvores. As primeiras (bromélias e orquídeas) são plantas que de fato apenas habitam as árvores, não retirando do hospedeiro recurso algum, tais como água e nutrientes minerais ou orgânicos. As últimas (ervas-de-passarinho), no entanto, são plantas que fazem fotossíntese, mas retiram, através de suas raízes, água e nutrientes minerais do seu hospedeiro. Sobre esses dois exemplos de relações entre organismos, é correto afirmar:

(01) Ambos os casos tratam de relações ecológicas inter-específicas, já que as partes envolvidas pertencem a espécies diferentes.
(02) Duas espécies de plantas não são capazes de estabelecer uma relação ecológica, tendo em vista que plantas não se deslocam e, portanto, não interagem. Relações ecológicas ocorrem sempre entre animais ou entre animais e plantas.
(04) As bromélias e as orquídeas são plantas epífitas e utilizam o hospedeiro apenas como suporte. Dessa forma, elas não causam dano ao hospedeiro, à exceção de possíveis quebras devido ao seu peso, quando presentes em grande quantidade.
(08) As ervas-de-passarinho são plantas parasitas, explorando recursos retirados do hospedeiro. Dessa forma, elas causam dano ao hospedeiro, já que este perderá recursos importantes que poderiam ser utilizados para o seu crescimento ou reprodução.
(16) A relação das bromélias e orquídeas com seu hospedeiro é do tipo "mutualismo", visto que ambas as partes (epífitas e hospedeiro) beneficiam-se dessa relação.
(32) As relações ecológicas têm uma importância muito grande na manutenção da biodiversidade. Ambientes com representantes que interagem através de relações ecológicas complexas têm mais nichos a serem explorados e, portanto, maior riqueza de espécies.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Três linhagens celulares distintas, estabelecidas em cultura (linhagens 1, 2 e 3), tiveram o conteúdo de suas membranas biológicas analisadas em laboratório. Foram registrados apenas os dados referentes às membranas existentes em maior quantidade nas respectivas linhagens. Os resultados experimentais obtidos foram os seguintes:




Com base nesses dados, é correto afirmar:
(01) As células da linhagem 1 caracterizam-se por elevada taxa de respiração celular.
(02) As características das células da linhagem 2 são compatíveis com a produção de lipídios.
(04) A linhagem 3 representa células especializadas em secreção.
(08) As linhagens celulares 1, 2 e 3 representam células com alta atividade fagocitária.
(16) As linhagens celulares 1, 2 e 3 são destituídas de citoesqueleto.

Soma ( )

resposta:02 = 02

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A ocorrência de razoável quantidade de guerras e guerrilhas no mundo atual é bastante preocupante, especialmente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares. A radioatividade produzida por essas armas pode resultar em mutações no material genético dos indivíduos, o que, se ocorresse durante uma gestação, por exemplo, poderia levar a prejuízos futuros na função de diversos órgãos da criança em desenvolvimento. A respeito das funções que poderiam ser prejudicadas em conseqüência da má-formação de alguns órgãos, é correto afirmar:

(01) Digestão química de carboidratos - por lesão no fígado.
(02) Digestão química de proteínas - por lesão no estômago.
(04) Absorção de nutrientes orgânicos - por lesão no intestino grosso.
(08) Controle da glicemia - por lesão no pâncreas endócrino.
(16) Crescimento e metabolismo - por lesão na tireóide.

Soma ( )

resposta:02 + 08 + 16 = 26

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O cultivo de plantas transgênicas, assunto polêmico em vários países, inclusive no Brasil, traz uma nova dimensão para os cruzamentos na agricultura, por possibilitar modificações genéticas direcionadas, envolvendo espécies totalmente diferentes. Entre os inúmeros transgênicos até agora produzidos, a RR é um tipo de soja tolerante a um herbicida ou "mata-mato" de espectro amplo. Um experimento genético inseriu no genoma da soja um gene que induz essa tolerância específica, facilitando o manejo dessa cultura. Uma preocupação de alguns ambientalistas, no caso da soja RR, é que esse gene possa "escapar" ou ser transmitido para outras plantas, ervas daninhas por exemplo, as quais poderiam apresentar propriedades inesperadas, prejudicando o meio ambiente e os ecossistemas. Outra preocupação é ainda não serem previsíveis os impactos ambientais causados pela quebra de barreiras naturais, ao se introduzir plantas transgênicas nas lavouras. Nesse contexto, examine as seguintes afirmativas e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Duas populações de uma mesma espécie, isoladas geograficamente e sofrendo isoladamente os efeitos dos fatores evolutivos, poderão acumular tantas diferenças genéticas a ponto de não ser mais possível o cruzamento entre elas, determinando o surgimento de uma nova espécie.
(02) Em populações naturais, a transmissão de genes entre indivíduos de uma mesma espécie só acontece através da reprodução sexuada.
(04) No processo de especiação, o isolamento reprodutivo precede o isolamento geográfico.
(08) O sucesso da reprodução sexuada, principalmente no que se refere a descendentes férteis, depende, entre outros fatores, da espécie a que pertencem os indivíduos envolvidos.
(16) O processo de formação de novas espécies denomina-se espermatogênese.

Soma ( )

resposta:01 + 08 = 09

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:"(...) Zé-do-Burro... pousa sua cruz, equilibrando-a na base e num dos braços... Está exausto. Enxuga o suor da testa...
- Andei sessenta léguas - meu pé tem calo d água... (Num ricto de dor, despe uma das mangas do paletó.) - Acho que meus ombros estão em carne viva... Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus..."
(GOMES, Dias. O pagador de promessas. 38. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.)

Esse texto faz referência a diferentes tecidos que constituem nosso organismo, os quais desempenham funções específicas. Sob o ponto de vista histológico, é correto afirmar:

(01) Para Zé-do-Burro poder andar sessenta léguas e carregar a cruz, foi necessária a integração de pelo menos três tipos de tecido: muscular, ósseo e nervoso.
(02) As glândulas sudoríparas e sebáceas são responsáveis pela produção do suor.
(04) A expressão "em carne viva" significa que ocorreu uma lesão nas camadas da pele (epiderme e derme).
(08) Para que Zé-do-Burro pudesse andar as sessenta léguas e carregar a cruz, o tecido muscular liso foi muito exigido.
(16) O tecido conjuntivo, responsável pela nutrição do tecido epitelial, é quem faz a reposição das células da epiderme.

Soma ( )

resposta:01 + 04 = 05

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com base nos conhecimentos de fisiologia e histologia vegetal, é correto afirmar:

(01) Os elementos condutores do xilema são células alongadas, com paredes reforçadas. Elas se encaixam umas sobre as outras, formando longos vasos, que transportam a seiva bruta.
(02) Os pêlos absorventes da epiderme da raiz absorvem a maior parte da água e dos sais minerais de que a planta necessita.
(04) O mesofilo das folhas é composto principalmente de parênquima clorofiliano, que é responsável pela fotossíntese por ser rico em cloroplastos.
(08) As plantas só não morrem por dessecação graças à cutícula, substância gordurosa que é completamente impermeável à água, e também porque os estômatos abrem o ostíolo apenas à noite, período de maior umidade atmosférica.
(16) Na superfície foliar, os estômatos são compostos por duas células-guarda que delimitam um poro. É através dos poros que a planta perde a maior parte da água absorvida, no processo conhecido por transpiração estomatal.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na tabela a seguir, observam-se alguns exemplos de animais que constam da última revisão da lista de animais ameaçados de extinção, divulgada em 2003 (a lista completa pode ser encontrada no site do Ministério do Meio Ambiente, na internet). Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) às informações da tabela.




(01) Pode-se perceber, pelos exemplos acima, que tanto invertebrados como vertebrados estão correndo risco de extinção no Brasil.
(02) A primeira linha de cada célula na tabela refere-se ao nome científico do animal, no qual a primeira palavra diz respeito à família a que o animal pertence, e a segunda palavra, à espécie.
(04) A perereca-verde, o caracol-gigante e o minhocuçu são, respectivamente, um anfíbio, um molusco e um anelídeo, todos eles animais terrestres que necessitam de ambientes úmidos para sua sobrevivência.
(08) Morcegos são classificados como mamíferos da ordem Chiroptera e apresentam os membros anteriores transformados em asas.
(16) A formiga Simopelta minima pertence ao grupo dos crustáceos porque apresenta exoesqueleto de quitina e apêndices articulados.
(32) O pica-pau-anão-da-caatinga é uma ave. Para a maioria das aves, as penas são importantes no vôo, contribuem como isolante térmico e suas cores são utilizadas para atrair o sexo oposto durante a corte.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Analisando a figura adiante, que representa um cariótipo humano, é correto afirmar que se trata do cariótipo de um indivíduo:




(01) Do sexo masculino.
(02) Do sexo feminino.
(04) Com Síndrome de Down.
(08) Com Síndrome de Patau.
(16) Com Síndrome de Edwards.
(32) Com cariótipo normal.
(64) Com uma anomalia numérica de autossomos.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 64 = 69

origem:Ufpr-2004
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Papiros egípcios, datados do século VI a.C., relatam uma associação entre febre, calafrios e aumento do tamanho do baço. Na Europa medieval, essa condição era conhecida como malária, embora o agente causal fosse desconhecido. A malária é uma doença que tem como quadro clínico a febre cíclica, com períodos de 48-48 horas ou 72-72 horas, e que resulta do rompimento das células infestadas e da liberação de mediadores solúveis. Essa doença tem como complicação mais grave a malária cerebral, caracterizada por rigidez da nuca, convulsões e coma. Sobre a malária, é correto afirmar:

(01) É causada por protozoários do gênero Plasmodium .
(02) É causada por protozoários do gênero Trypanosoma .
(04) É causada por flavivírus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes sp .
(08) É causada por riquétsias, transmitidas pela picada de carrapatos.
(16) É transmitida pela picada do mosquito anofelídeo.
(32) É transmitida por caramujos de água doce.
(64) É transmitida exclusivamente pela fêmea de seu agente transmissor.

Soma ( )

resposta:01 + 16 + 64 = 81
ou
01 + 16 = 17

Dada a ambigüidade na abrangência do advérbio "exclusivamente", que pode referir-se apenas à expressão "pela fêmea de seu agente transmissor" (o que torna a questão verdadeira) ou ao fato mesmo da transmissão (o que torna a questão falsa, pela possibilidade de transmissão por outras vias, como a transfusão, por exemplo), então se considerará corretas as duas soluções.

origem:Ufpr-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Admite-se que, há cerca de 5 milhões de anos, a linha evolutiva da qual se originou a espécie humana separou-se da dos demais macacos (chimpanzés e gorilas). A revista "Veja" de 17/07/2002 comenta que nos limites do deserto do Saara foi descoberto um hominídeo com cerca de 7 milhões de anos. Tal achado fóssil desloca para trás essa divergência evolutiva em cerca de, pelo menos, 1 milhão de anos. Surpreende também por revelar que o crânio desse hominídeo, batizado como Sahelanthropus tchadensis , apresenta características quase idênticas às dos chimpanzés no formato e no tamanho (parte posterior), associadas com características só encontradas em ancestrais humanos mais recentes, tais como no Homo habilis , os quais apresentam menor projeção da mandíbula e sobrolhos bem marcados. Esses estudos permitem reavaliar e entender melhor certos ramos da evolução humana repensando o raciocínio básico sobre a evolução das espécies, que interpreta que fósseis recentes refletem também estágios evolutivos mais recentes.

Sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) O Homo habilis , que surgiu de uma espécie de Australopithecus , viveu na África por mais de 500 mil anos e foi o primeiro hominídeo a usar instrumentos para fins específicos.
(02) Os Australopithecus , que viveram na África entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás, encontram-se extintos.
(04) As espécies afarensis , africanus e robustus pertencem ao gênero Homo .
(08) Os Australopithecus viviam nas savanas africanas, exibiam posição ereta e possuíam cérebro pouco maior que o dos chimpanzés.
(16) Acredita-se que os primeiros seres humanos - Homo sapiens - surgiram há pouco mais de 100 mil anos, a partir de um grupo populacional de Homo erectus .

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:Ufpr-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Ciclos Hormonais

pergunta:Com relação ao processo de reprodução humana, no tocante ao controle hormonal e às estruturas envolvidas, é correto afirmar:

(01) Os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) não afetam o processo reprodutivo masculino, atuando apenas no processo reprodutivo feminino, principalmente na maturação e na liberação do óvulo, respectivamente.
(02) Estrógeno e progesterona são hormônios esteróides sexuais femininos produzidos pelos ovários, supra-renais e placenta e cujo excesso na circulação sangüínea pode agir via retroalimentação negativa, reduzindo a produção de gonadotrofinas hipofisárias.
(04) A prolactina é um hormônio adeno-hipofisário que tem funções diversas no processo reprodutivo feminino, tais como a manutenção do corpo lúteo no início da gravidez e a estimulação da produção de leite pelas glândulas mamárias, principalmente após o parto.
(08) Além da placenta e do cordão umbilical, que tornam possíveis a nutrição, respiração e excreção para o embrião humano e para embriões de outros mamíferos, alguns outros anexos embrionários de vertebrados permanecem presentes e se revelam importantes: exemplo desses anexos próprios aos demais vertebrados é a cavidade amniótica, que contém o líquido liberado no início do trabalho de parto.
(16) Os hormônios ou estruturas seguintes estão adequadamente acompanhados de suas funções únicas: (a) ocitocina - contração da parede do útero; (b) testosterona - desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias masculinas; (c) vesícula seminal - produção de secreção alcalina que neutralizará a acidez das secreções vaginais no momento da cópula; (d) corpo lúteo - produção de progesterona.
(32) A ovulação ocorre geralmente em torno do 14¡. dia do ciclo menstrual, dividindo-o em duas fases, a saber: fase proliferativa, prévia à ovulação, em que há amadurecimento do folículo, sem produção hormonal; e fase secretora, após a liberação do óvulo, durante a qual o ovário secreta os hormônios responsáveis pela preparação do útero para a gravidez.
(64) A gonadotrofina coriônica é um hormônio placentário, o qual mantém a atividade secretora do corpo lúteo e, por ser produzido cerca de uma semana após a implantação do zigoto, pode servir como um indicador de gravidez.

Soma ( )

resposta:02 + 04 + 08 + 16 + 64 = 94

origem:Ufpr-2003
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A cegueira provocada pela catarata e a extrema fragilidade dos ossos são características que podem aparecer em seres humanos e resultam da ação de dois genes dominantes autossômicos presentes em cromossomos diferentes. Um homem com catarata e ossos normais cujo pai tem olhos normais, casa-se com uma mulher de olhos livres de catarata mas com ossos frágeis. O pai da mulher tem ossos normais. Assim, pode-se afirmar que um descendente do casal tem:

(01) 100% de probabilidade de nascer livre de ambas as anomalias.
(02) 50% de probabilidade de vir a sofrer de catarata e ter ossos normais.
(04) 25% de probabilidade de vir a ter olhos normais e ossos frágeis.
(08) 50% de probabilidade de vir a apresentar ambas as anomalias.
(16) 50% de probabilidade de vir a apresentar apenas uma das anomalias.

Soma ( )

resposta:04 + 16 = 20