Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:

pergunta:Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:
01) O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação.
02) Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies.
04) Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie.
08) O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
16) O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas. 32) Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada.

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Ufpr
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:

pergunta:Você precisa fazer uma pesquisa sobre um grupo zoológico no arquivo da biblioteca ou pela rede mundial de computadores, a INTERNET. Nas duas situações você recebeu instruções para fazer a procura por meio de palavras-chave, isto é, palavras que caracterizam o grupo que você quer encontrar. Selecione, entre as alternativas abaixo, qual(is) constitui(em) procedimento(s) correto(s).
01) Usando as palavras ASSIMETRIA, DIPLOBLÁSTICO e CNIDOBLASTO, chega-se ao filo Cnidaria, constituído de animais circulares e, portanto, assimétricos, apresentando dois tecidos no corpo.
02) Com a palavra ACELOMADO chega-se aos Platelmintos, mas, para encontrar o grupo Trematoda, tem-se que acrescentar as palavras PARASITA e ESCÓLEX.
04) A palavra METAMERIA sozinha não é suficiente para caracterizar nenhum grupo zoológico em particular. Para encontrar o táxon Crustacea, é necessário acrescentar, por exemplo, APÊNDICES BIRREMES e CIRCULAÇÃO ABERTA. Por outro lado, para encontrar o grupo dos Poliquetos, deve-se adicionar PARAPÓDIO e CIRCULAÇÃO FECHADA.
08) Para encontrar informações sobre os Insetos, pode-se combinar as seguintes palavras: EXOESQUELETO QUITINOSO, ASAS e TRAQUÉIAS.
16) A palavra DEUTEROSTOMIA é suficiente para encontrar Chordata e para discriminá-lo de outros filos. 32) Não existem palavras-chave para encontrar os Anfioxos, pois, como eles constituem o elo de ligação entre os invertebrados e vertebrados, todas as suas características aparecem também em pelo menos um destes grupos. 64) Para chegar a Aves, poderiam ser combinadas as palavras OVO, ENDOTERMIA e PENAS, mas nenhuma destas palavras sozinha seria suficiente.

resposta:F F V V F V F

origem:Ufpr
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Insetos

pergunta:Os insetos apresentam três tipos de desenvolvimento pós-embrionário:
ametábolo, hemimetábolo e holometábolo. Com base nas figuras a seguir, identifique e caracterize os três tipos.

resposta:A - Ametábolos, sem metamorfose. Do ovo se desenvolve um animal idêntico ao adulto.
B - Hemimetábolos, com metamorfose parcial. Do ovo desenvolve-se uma ninfa sem asas e incapaz de se reproduzir. Segue-se o adulto alado e capaz de deixar descendência.
C - Holometábolos com metamorfose completa. O ovo origina a larva ou lagarta que origina uma pupa ou crisálida de evolui para o adulto alado e capaz de se reproduzir.


origem:Ufpr
tópico:
Citologia

sub-grupo:Água nas Células

pergunta:Com base em estudos citológicos, pode-se afirmar:
01) A quantidade de água em um organismo depende da intensidade da atividade metabólica de suas células, do tipo de tecido considerado, da idade do indivíduo e da espécie a que ele pertence.
02) Uma planta provavelmente aumentará sua taxa de fotossíntese quando for colocada em um local iluminado por luz verde.
04) O processo de transporte de elétrons, acoplado à oxigenação fosforilativa, ocorre na matriz mitocondrial.
08) Células que manifestam alta atividade fagocitária devem apresentar um número elevado de lisossomos.
16) Durante a prófase I meiótica ocorre o "crossing-over", de grande importância na variabilidade genética entre os descendentes.
32) Os peroxissomos atuam na decomposição de H2O2, composto formado como produto final em muitas reações do metabolismo, de efeito altamente lesivo às células.
64) Apenas células de vida livre apresentam cílios, visto serem eles estruturas cuja única função é a movimentação celular.


resposta:V F F V V V F

origem:Ufpr
tópico:
Citologia

sub-grupo:Lisossomos e Peroxissomos

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

Sobre células, organelas celulares e suas funções, é correto afirmar que:
01 - As mitocôndrias estão presentes tanto em células animais quanto em vegetais e são responsáveis pela produção de energia.
02 - Lisossomas são organelas responsáveis pela digestão intracelular.
04 - Numa célula onde se processa intensa síntese de proteínas encontra-se bastante desenvolvido o retículo endoplasmático granular ou rugoso.
08 - Um organismo multicelular que produza gás carbônico e água a partir da glicose apresenta obrigatoriamente cloroplastos.
16 - A remoção dos centríolos de uma célula impede o processo da fotossíntese,
32 - Os ribossomos podem ser encontrados aderidos ao retículo endoplasmático agranular ou liso.
64 - Entende-se por permeabilidade seletiva o controle de entrada e saída de substâncias da célula, feito pela membrana celular.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 64 = 71

origem:Ufpr
tópico:
Citologia

sub-grupo:Lisossomos e Peroxissomos

pergunta:Com base em estudos citológicos, pode-se afirmar:
01) A quantidade de água em um organismo depende da intensidade da atividade metabólica de suas células, do tipo de tecido considerado, da idade do indivíduo e da espécie a que ele pertence.
02) Uma planta provavelmente aumentará sua taxa de fotossíntese quando for colocada em um local iluminado por luz verde.
04) O processo de transporte de elétrons, acoplado à oxigenação fosforilativa, ocorre na matriz mitocondrial. 08) Células que manifestam alta atividade fagocitária devem apresentar um número elevado de lisossomos. 16) Durante a prófase I meiótica ocorre o "crossing-over", de grande importância na variabilidade genética entre os descendentes. 32) Os peroxissomos atuam na decomposição de H2O2, composto formado como produto final em muitas reações do metabolismo, de efeito altamente lesivo às células. 64) Apenas células de vida livre apresentam cílios, visto serem eles estruturas cuja única função é a movimentação celular.

resposta:V F F V V V F

origem:Ufpr-1997
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos conhecimentos de Zoologia, é correto afirmar:
(01) Os anelídeos são animais com metameria evidente e dotados de celoma.
(02) Nos insetos, o processo de metamorfose pode dar-se de duas maneiras: incompleta, que compreende as fases de ovo, ninfa e adulto; e a completa, que compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto.
(04) Os quilópodes ou centopéias são animais terrestres com cabeça e tronco longo. Na cabeça apresentam um par de antenas e um par de olhos simples, e no tronco apresentam segmentos com um par de apêndices em cada um deles.
(08) A metagênese ou alternância de gerações é uma forma de reprodução que intercala fases sexuadas com fases assexuadas, sendo muito comum entre os animais do filo Cnidária (ou Coelenterata).
(16) Os polvos e lulas, moluscos da classe Cephalopoda, são animais exclusivamente marinhos, que possuem uma glândula produtora de tinta escura que pode ser usada quando o animal se encontra em perigo, pois essa tinta, turvando a água, prejudica a visão e o olfato de eventuais predadores.
(32) Nos peixes cartilaginosos e nos ósseos existe um saco armazenador de gases, com posição dorsal, chamado bexiga natatória, que tem função respiratória.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

origem:Ufpr-1997
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação à reprodução dos vegetais, suas variações, mecanismos e processos, é correto afirmar:
(01) Em muitas espécies vegetais, os agentes polinizadores têm papel decisivo no processo de reprodução, pois eles possibilitam que a fecundação ocorra, o que resulta na formação de sementes.
(02) A proteção das sementes das angiospermas é feita pelo fruto, e a sua dispersão é efetuada por diferentes tipos de animais, pelo vento, pela água e artificialmente pelo homem.
(04) As monocotiledôneas, por apresentarem apenas um cotilédone, resultam de uma fecundação em que não ocorreu formação de tubo polínico, já que este fenômeno é exclusivo de dicotiledôneas.
(08) A obtenção de uma muda através de um ramo caracteriza um processo de reprodução assexuada desde que esse ramo apresente pelo menos uma flor.
(16) A evolução da reprodução se processou de tal forma que há cada vez menos necessidade da presença de água para que o fenômeno ocorra.
(32) Estaquia, enxertia e alporquia são alguns dos processos de reprodução assexuada ou propagação vegetativa.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 16 + 32 = 51

origem:Ufpr-1997
tópico:
Genética

sub-grupo:transgênicos

pergunta:questoes "Em parte motivada pela necessidade mundial de aumentar a produção de alimentos, a ciência do melhoramento genético procura encontrar soluções que aumentem a produtividade de certas espécies. Muitas vezes, usando técnicas sofisticadas, os cientistas provocam modificações nessas espécies em busca de seus benefícios e atuam à semelhança da natureza. Leia o texto adiante e compare-o com o esquema.

""Nos próximos meses chegam às lavouras dos Estados Unidos e Canadá sementes de milho, batata e algodão alteradas geneticamente em laboratório, para destruir as pragas que atacam essas culturas. Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes e, nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida. Essa proteína, quando ingerida com as folhas, matava os insetos que atacavam as plantações. Livre dos mesmos, a produtividade das lavouras será bem maior."" (Veja, 21/02/1996)

Da comparação entre o texto e o esquema, é correto afirmar:




(01) A afirmativa ""Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes"" está relacionada somente ao item 1 do esquema.
(02) A afirmativa ""Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes"" está relacionada aos itens 1, 2 e 4 do esquema.
(04) A afirmativa ""nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida"" está relacionada aos itens 3 e 4 do esquema.
(08) A afirmativa ""nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida"" está relacionada aos itens 4 e 5 do esquema.
(16) A afirmativa ""Livre dos mesmos, a produtividade das lavouras será bem maior"" refere-se ao item 6 do esquema.

Soma = ( )"

resposta:01 + 08 + 16 = 25

origem:Ufpr
tópico:
Citologia

sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

pergunta:Um feixe de células musculares estriadas, mantido em cultura com todas as condições ideais, foi submetido a várias séries de contrações e relaxamentos (exercício) por vários dias consecutivos, seguido de um período de repouso (sem exercício) de também alguns dias. Durante esses períodos quantificou-se o número de mitocôndrias por célula, possibilitando a elaboração do gráfico a seguir:
mitocondria
A partir desse gráfico e de conhecimentos sobre o assunto enfocado, é correto afirmar:
01) O número de mitocôndrias por célula aumenta durante o exercício porque a célula precisa de muito ATP, e é a mitocôndria que o produz.
02) Há um número mínimo necessário de mitocôndrias por célula para manter o metabolismo desta, mesmo quando em repouso.
04) Se fosse sempre mantida a mesma carga de exercícios, o número de mitocôndrias por célula aumentaria indefinidamente.
08) O número de mitocôndrias aumenta nas células porque elas são fagocitadas do meio de cultura.
16) Quando cessa o exercício, o excesso de mitocôndrias é removido pela digestão intracelular dessas organelas.
32) Se fosse também medido o consumo de oxigênio destas células, o gráfico seria semelhante ao obtido para o número de mitocôndrias.

Soma = ( )

resposta:01 +
02 + 16 + 32 = 51

origem:Ufpr
tópico:
Citologia

sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

pergunta:Considerando o diagrama abaixo, é correto afirmar:
mitocondria

01) A etapa 2 ocorre na matriz mitocondrial e a etapa 3 está relacionada com as cristas mitocondriais.
02) Numa preparação isolada de mitocôndrias poderão ocorrer, simultaneamente, as seqüências: 1-3, 1-4 e 1-5.
04) A seqüência 1-5 refere-se à fermentação láctica, como ocorre na produção da coalhada. Este processo resulta da precipitação das proteínas do leite, provocada pela elevação do pH, devida à redução na concentração de ácido láctico.
08) A seqüência 1-4 refere-se à fermentação alcoólica, que pode ser realizada por células musculares humanas, desde que em condições de anaerobiose.
16) Na seqüência 1-3 há maior produção de moléculas de ATP que na seqüência 1-5.
32) O NADH é uma enzima comum às três vias metabólicas: 1-3, 1-4 e 1-5.
64) A seqüência 1-4 é a mais freqüentemente realizada pelas leveduras e libera álcool etílico, CO2 e energia no final do processo.

resposta:V F F F V F V

origem:Ufpr
tópico:
Ecologia

sub-grupo:Sucessão ecológica

pergunta:Uma área, originalmente ocupada por floresta, é transformada em pastagem. Esta, após abandonada por alguns anos, naturalmente se modifica, tendendo a ser reocupada pela vegetação natural. Como se denomina este processo de reocupação, e de que forma ocorre?

resposta:Sucessão ecológica secundária que ocorre em áreas anteriormente habitadas e que foram devastadas natural ou artificialmente. Os seres pioneiros geralmente são gramíneas que antecedem a vegetação arbustiva que é seguida de árvores de maior porte.

 


anatomia sistema digestorio ou digestivo