Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrj

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrj
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:Os insetos possuem sistema circulatório aberto e, em sua hemolinfa, não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina - pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um consumo elevado de oxigênio. Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo.

resposta:O sistema respiratório dos insetos é traqueal. Neste sistema o oxigênio é conduzido pelas ramificações das traquéias diretamente às células. O "sangue" transporta nutrientes, hormônios e excretas.

origem:Ufrj
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Na história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, os répteis apresentam soluções definitivas para alguns "problemas" que ainda mantinham os anfíbios dependentes do ambiente aquático. Dentre as soluções dos répteis podemos citar: a pele queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e a eliminação de catabólitos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa solubilidade. Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.

resposta:Fecundação interna; ovo amniota e/ou ovo com casca; catabólito nitrogenado na forma da ácido úrico.

origem:Ufrs
tópico:
Histologia

sub-grupo:Neurohistologia

pergunta:Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio a outro, é necessária a liberação, na fenda sináptica, de mediadores químicos. Um desses mediadores é a
a) insulina.
b) tirosina.
c) vasopressina.
d) acetilcolina.
e) histamina.

resposta:D

origem:Ufrj
tópico:
Educação Sexual

sub-grupo:

pergunta:A vasectomia é um processo de esterilização masculina que consiste no corte ou obstrução dos canais deferentes. Embora cause esterilidade, a vasectomia não afeta a atividade sexual masculina. 1. Explique por que o uso de preservativos ("camisinhas") é fortemente recomendado mesmo em pacientes que se tornaram estéreis após realização de vasectomia.

resposta:O uso de preservativos previne a transmissão e o contágio por doenças sexualmente transmissíveis.

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Uma pessoa só contrai o cólera se ingerir água contendo, no mínimo, 108 vibriões, o microorganismo causador dessa doença. No entanto, se uma pessoa beber água contendo bicarbonato de sódio - um antiácido - são necessários apenas 104 vibriões para iniciar a doença. Por que ocorre essa diferença?

resposta:A água que contém o bicarbonato de sódio, que é básico, neutraliza parte do suco gástrico (que é ácido) no estômago. Normalmente, a acidez do suco gástrico seria suficiente para matar uma fração dos vibriões; porém, na presença de bicarbonato, mais vibriões sobrevivem.

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:As tabelas a seguir apresentam as frequências de mortes (número de mortes por 100.000 habitantes) na população dos Estados Unidos da América em dois momentos:

Observando os dados, podemos perceber que houve mudanças radicais nas várias freqüências. O advento dos antibióticos contribui para alterar significativamente as freqüências de mortes de algumas das doenças apresentadas nas tabelas. Identifique essas doenças. Justifique sua resposta.

resposta:Gripe e pneumonia, tuberculose, gastroenterite, doenças renais e difteria. Estas são doenças que direta ou indiretamente são causadas por agentes infecciosos, sensíveis aos antibióticos. Nas infecções virais, os antibióticos são eficientes em combater as infecções bacterianas decorrentes.

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:As epidemias possuem características próprias, que dependem de sua origem. O gráfico a seguir representa o número de casos relatados numa determinada região, em função do tempo, de dois tipos de epidemia, A e B.



Uma das curvas corresponde a uma epidemia de cólera, num local em que há uma fonte comum de água contaminada. A outra curva representa a transmissão de gripe, uma doença que é transmitida de um hospedeiro ao outro. O gráfico mostra também que, nos dois casos, as epidemias foram controladas.

Indique qual curva corresponde à epidemia de cólera e qual corresponde à da gripe. Justifique sua resposta.

resposta:A curva A representa a epidemia de cólera, pois vários indivíduos expostos à mesma fonte de água contaminam-se simultaneamente ou num curto período de tempo. A curva B mostra o contágio de um hospedeiro ao outro, o que consome mais tempo, pois requer que o vírus primeiro se replique num indivíduo até que atinja um número suficientemente grande para que seja transmitido ao próximo.

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:"SURTO DE CÓLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGUÁ

Num período de apenas 12 dias, entre 26 de março e 7 de abril, mais de 290 habitantes da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, foram parar em hospitais com forte diarréia e uma perigosa desidratação. O cólera voltou a atacar - e com força".
(Adap.: Rev. Época: 12/4/99. p. 68.)


a) Identifique o reino a que pertence o agente etiológico do Cólera.
b) Cite duas formas de prevenção contra essa doença.

resposta:O 'Vibrio cholerae' é uma bactéria, organismo unicelular e procariota, pertencente ao Reino Monera.
b) Lavar bem os alimentos ingeridos crus, beber água tratada, uso de instalações sanitárias e saneamento básico são medidas adequadas para se evitar as doenças diarreicas de veiculação hídrica.

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Relacione o agente etiológico à sua classificação e à doença que causa.
a) 'Wuchereria bancrofti' (filárias) ë nematódio ë elefantíase.
b) 'Enterobius vermicularis' (oxiúro) ë protozoário ë malária.
c) 'Ascaris lumbricoides' (lombrig
a) ë artrópodo ë amarelão.
d) 'Schistosoma mansoni' (esquistossom
a) ë nematódio ë amebíase.
e) 'Taenia solium' (têni
a) ë platelminto ë toxoplasmose.

resposta:A

origem:Ufrj
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:O gráfico a seguir apresenta duas curvas que sugerem uma relação de causa e efeito entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão: uma delas estuda o número de cigarros consumidos por ano, por indivíduo, e a outra reflete o número de mortes devido a câncer de pulmão por 100.000 habitantes, por ano.
a) Faça uma análise comparativa das duas curvas, no período 1920-1960, que justifique essa relação de causa e efeito.
b) Faça o mesmo tipo de análise para o período 1960-1980.

resposta:a) a relação de causa e efeito se justifica pois o aumento sistemático do número de cigarros consumidos por ano no período 1920-1960 é acompanhado por um aumento sensível no número de mortes devidas a câncer de pulmão.
b) no período 1960-80 a quantidade de cigarros fumados por ano se estabiliza; esse comportamento é acompanhado pelo número de mortes devidas a câncer, que também se estabiliza.

origem:Ufrj
tópico:
Educação Sexual

sub-grupo:

pergunta:A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir:
a) Explique por que o método da tabela é um dos menos seguros.
b) O método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez. Explique por quê.

resposta:
a) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular.
b) A pílula é o único método que impede a liberação do gameta através de hormônios que interferem no ciclo menstrual.

origem:Ufrj
tópico:
Educação Sexual

sub-grupo:

pergunta:A maior parte dos métodos anticoncepcionais que utiliza uma abordagem bioquímica ou fisiológica aplica-se à mulher. Um exemplo muito conhecido é a pílula anticoncepcional que lança mão de misturas de estrogênio e progesterona para inibir a ovulação.

Por que é mais difícil elaborar uma estratégia semelhante para o homem?

resposta:Em primeiro lugar, a produção de espermatozóides é constante, e, em segundo lugar, qualquer abordagem química visando a supressão do gameta masculino deveria ser total pois cada ejaculação contém milhões de espermatozóides e basta a existência de um espermatozóide viável para que ocorra fecundação.

 


anatomia sistema linfatico