Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrn

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um antigo morador da região falou para a turma que a vegetação era mais rasteira e menos variada do que antigamente e que ele estava usando esterco de galinha para melhorar o solo. O professor disse que essa era uma boa escolha, pois o esterco de galinha é mais rico em nitrogênio do que o de vaca. Essa diferença se justifica porque
a) a galinha elimina quase todo nitrogênio que ingere.
b) o capim comido pela vaca contém pouco nitrogênio.
c) o nitrogênio eliminado pela vaca evapora rapidamente.
d) as fezes da galinha são eliminadas junto com a urina.


resposta:[D]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Quando estavam saindo do restaurante, professor Astrogildo chamou atenção para um cartaz sobre a prevenção de diabetes, que estava fixado na parede da fábrica. Aproveitando a oportunidade, falou sobre o teste da curva glicêmica. Esclareceu que nesse teste, os indivíduos ingerem uma solução açucarada e, em intervalos regulares de tempo, mede-se a concentração de glicose no sangue. Em seguida, esboçou um gráfico representando as curvas glicêmicas de um indivíduo diabético (I) e de um indivíduo normal (II). O gráfico desenhado pelo professor Astrogildo é:

resposta:[A]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Professor Astrogildo mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a
a) fotossíntese.
b) germinação.
c) síntese protéica.
d) divisão celular.


resposta:[A]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Professor Astrogildo explicou aos alunos que a vegetação rasteira, na área em torno da mineração, não podia ser efeito apenas da deposição de poeira, porque esta era removida das folhas quando chovia. Ele disse também que algum poluente, resultante da grande movimentação de máquinas com motores que utilizavam derivados do petróleo, poderia haver contribuído para aquele efeito. Esse poluente seria o
a) dióxido de carbono.
b) dióxido de enxofre.
c) óxido de mercúrio.
d) óxido de ferro.


resposta:[B]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O DNA dos organismos do planeta Zbohrnya é constituído pelos mesmos 4 tipos de bases dos seres vivos terrestres. Já o código genético desses organismos é determinado por códons de 2 bases.

a) As proteínas A, B e C, encontradas nos organismos da Terra, apresentam, respectivamente, 13, 16 e 19 tipos diferentes de aminoácidos. Explique a possibilidade da ocorrência dessas três proteínas nos seres de Zbohrnya.

b) Sabendo que a vida em Zbohrnya e na Terra existe há 3,5 bilhões de anos, faça uma comparação entre a diversidade dos organismos encontrados nesses dois planetas.

c) Se o gene de uma proteína respiratória de um organismo zbohrniano for introduzido numa bactéria terrestre, a proteína produzida pela expressão desse gene será idêntica à da espécie zbohrniana? Justifique sua resposta.

resposta:a) As proteínas produzidas pelos extraterrestres em questão poderiam ter, no máximo, 16 tipos diferentes de aminoácidos. Seu código genético, formado por pares de bases, permite a formação de apenas 16 códons diferentes. Isso sem considerar a possibilidade da existência de um, ou mais, códons de finalização. Neste caso, não seria possível a produção das proteínas B e C com, respectivamente, 16 e 19 aminoácidos.

b) A diversidade no planeta Terra seria maior, pois o código genético dos terráqueos é formado por 64 códons, sendo 3 códons de finalização. Assim o número de tipos distintos de aminoácidos presentes nos polipeptídeos seria, obviamente, maior.

c) A proteína produzida pela bactéria terrestre "transgênica" não será idêntica ao polipeptídeo alienígena, uma vez que o equipamento ribossômico da bactéria que incorporou o gene, está capacitado para traduzir códons constituídos por 3 bases nitrogenadas consecutivas.

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Durante o almoço, Guilherme observou que a garçonete que trabalhava no restaurante estava grávida e usava meias elásticas. O professor falou que talvez fosse recomendação do médico para evitar que as pernas ficassem inchadas. As meias diminuem o inchaço nas pernas porque
a) reduzem o funcionamento das válvulas venosas.
b) ajudam a passagem de sangue nas artérias.
c) facilitam o retorno de sangue para o coração.
d) diminuem a chegada de sangue nas pernas.


resposta:[C]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A tênia ou solitária é um platelminto hermafrodita destituído dos sistemas digestório e respiratório. Essas características proporcionam uma boa adaptação do parasita à vida no interior do intestino.

a) Diante da escassez de oxigênio no intestino, explique o mecanismo empregado pela tênia para obter energia.

b) Justifique, do ponto de vista evolutivo, a vantagem da tênia ser hermafrodita.

resposta:a) As solitárias obtêm energia através do processo de respiração anaeróbia (fermentação).

b) O hermafroditismo verificado em solitárias é uma vantagem evolutiva, pois facilita a reprodução sexuada com outros indivíduos que, com ela, coabitem o intestino do hospedeiro humano.

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Ciclos Hormonais

pergunta:Maria ia iniciar sua vida sexual. Como não queria engravidar, consultou a sua ginecologista, que indicou o uso de pílulas anticoncepcionais. A ginecologista deu informações a Maria sobre o funcionamento da pílula.
Como Maria ainda continuava com dúvidas, fez algumas perguntas à ginecologista. Faça o papel da ginecologista e tire as dúvidas de Maria.

a) "Como a pílula impede a gravidez?"

b) "Mesmo tomando a pílula, continuarei menstruando? Por quê?"

resposta:a) A pílula anticoncepcional combinada contém hormônios ovarianos sintéticos. A elevação dos níveis de estrogênio e progesterona causa diminuição da secreção hipofisária, necessária, através de seus hormônios (FSH e LH), para que ocorram, respectivamente, os processos de amadurecimento folicular e ovulação. A redução destes hormônios através do mecanismo de "feed-back" negativo não permite que estes fenômenos ocorram. Na realidade a "pílula" simula uma gravidez.

b) A utilização da pílula anticoncepcional não impedirá a menstruação. A interrupção de seu uso, durante 21 dias consecutivamente, permitirá que este fenômeno ocorra naturalmente.

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma prática corriqueira na preparação de comida é colocar um pouco de "leite" de mamão ou suco de abacaxi para amaciar a carne. Hoje em dia, os supermercados já vendem um amaciante de carne industrializado.

a) Explique o amaciamento da carne promovido pelo componente presente no mamão, no abacaxi ou no amaciante industrializado e compare esse processo com a digestão.

b) Se o amaciante, natural ou industrializado, for adicionado durante o cozimento, qual será o efeito sobre a carne? Por quê?

resposta:a) Os amaciantes naturais e industrializados contêm proteases, enzimas relacionadas com a hidrólise das proteínas fibrosas que "endurecem" a carne. No corpo humano, a digestão das proteínas da carne tem início na cavidade gástrica, por ação da enzima pepsina. Prossegue no duodeno, onde atua a tripsina presente no suco pancreático e é finalizada pela atividade das peptidases existentes no suco entérico.

b) O cozimento causará a desnaturação das enzimas presentes nos amaciantes. Desta forma, a carne não sofrerá qualquer efeito, pois as enzimas desnaturadas não poderão desempenhar seu papel como catalisadores biológicos.

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:As figuras a seguir representam a seqüência de eventos associados a uma queimada.




Analisando a seqüência de eventos acima, responda às questões.

a) Em que figuras estão INTENSIFICADOS o consumo e a produção de oxigênio e de gás carbônico? Por que isso ocorre?

b) Considerando que, na figura 2, todos os microrganismos do solo foram extintos, explique de que forma o ciclo do nitrogênio fica prejudicado.

c) Comparando as figuras 3 e 4, explique em qual delas se encontra a maior diversidade de animais.

resposta:a) As figuras 1 e 4 retratam, respectivamente, as matas primária e secundária nas quais são intensos a produção de oxigênio pela fotossíntese e, o consumo deste gás, pela respiração dos seres vivos.

b) A ausência de microorganismos impede a transformação de compostos nitrogenados em amônia (decomposição) e, posteriormente, a conversão desta em nitritos e nitratos solúveis (nitrificação). Deste modo, a vegetação secundária sofrerá deficiência de nitrogênio, pois o solo em que se desenvolve estará pobre em nitratos solúveis.

c) Na mata secundária (figura 4), haverá maior diversidade animal devido à maior oferta de alimento, representado pela vegetação.

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:"Já está na hora de voltar. O motorista está buzinando. Vamos!" A turma entrou muito animada no ônibus e Ariosvaldo percebeu que o motorista era calvo. Ariosvaldo refletiu e perguntou: "Professor, por que não se vê mulher careca?" O professor respondeu que a ocorrência de calvície em mulheres era muito rara. Isso ocorre porque
a) o gene responsável pela calvície está no cromossomo Y.
b) a expressão do gene depende da presença de hormônios masculinos.
c) a calvície é uma característica genética cuja herança é ligada ao sexo.
d) a mulher só será careca se tiver os dois alelos recessivos.


resposta:[B]

origem:Ufrn-2002
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Aproveitando a pergunta de Zeca, o professor esquematizou o processo de síntese protéica, em que os números I, II, III e IV representam moléculas de ácidos nucléicos.




A partir do esquema, é correto afirmar que
a) I corresponde ao RNA que contém o código genético determinando a seqüência de aminoácidos da proteína.
b) II corresponde ao RNA que catalisa a união do I com o III, durante o processo de transcrição.
c) III corresponde ao RNA que contém o anticódon complementar ao códon existente em I.
d) IV corresponde ao RNA que catalisa a ligação dos nucleotídeos com a desoxirribose.


resposta:[A]

 


anatomia sistema respiratorio com pulmão, traqueia e laringe