Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufsc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A mitose e a meiose são dois tipos de divisão celular. Com relação a esses processos, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s).
01. A mitose é uma divisão do tipo equacional.
02. A meiose ocorre em quatro etapas sucessivas.
04. O número de cromossomos das células resultantes de ambos os processos é igual ao das células que lhes deram origem, porém somente as células que sofreram meiose podem apresentar recombinação genética.
08. A mitose ocorre nas células somáticas.
16. A meiose ocorre na linhagem germinativa, quando da produção dos gametas.
32. Ambos os processos ocorrem em todos os seres.
64. Em alguns organismos a mitose é utilizada como forma de reprodução.

resposta:V F F V V F V

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A meiose caracteriza-se pela ocorrência de apenas uma duplicação do material genético para cada duas divisões nucleares, e é responsável pela formação de células haplóides a partir de células diplóides.

Em relação a esse tipo de divisão celular assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

( ) o crossing-over ocorre na prófase da meiose I e caracteriza-se pela permuta entre os segmentos das cromátides irmãs do mesmo cromossomo.
( ) a redução, pela metade, do número cromossômico confere à meiose uma importância fundamental na manutenção do número constante de cromossomos da espécie.
( ) a meiose ocorre durante o processo de produção das células reprodutivas e possibilita o aumento da variabilidade genética dos seres vivos que a realizam.
( ) a primeira divisão meiótica é reducional, enquanto a segunda é equacional, já que a partir delas são formadas duas células diplóides e quatro células haplóides, respectivamente.
( ) na anáfase I ocorre a separação dos pares de homólogos, havendo a migração polar dos cromossomos duplicados.
( ) as anáfases I e II são semelhantes entre si, à medida que os centrômeros se dividem e as cromátides de cada díade migram para o pólo da célula.
( ) na metáfase I, os pares de cromossomos homólogos duplicados encontram-se na placa equatorial da célula.

resposta:F V V F V F V

origem:Ufsc
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:Na questãoa seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. A figura a seguir representa a estrutura interna de um ovo de ave. Indique as proposições CORRETAS, em relação às estruturas presentes.


01. A presença do disco germinativo indica que o ovo está fecundado.
02. A clara é absorvida durante o desenvolvimento embrionário.
04. A casca é porosa e permite a difusão de gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico).
08. A gema fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrião.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Ufsc
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:Logo após a fecundação, a célula ovo ou zigoto inicia um processo de segmentação. Na figura abaixo, diversos tipos de zigoto e de segmentação estão representados.


Em relação a essa etapa da embriogênese e aos tipos de zigotos mostrados, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s). ( ) O vitelo é rico em substâncias nutritivas. ( ) Os tipos de segmentação dependem da quantidade e da distribuição do vitelo no ovo. ( ) Em a e b temos a segmentação holoblástica igual e desigual, respectivamente, que ocorre em zigotos provenientes de óvulos com alta concentração de vitelo. ( ) Em b, a presença de macrômeros, no pólo vegetativo, dá-se em função da maior distribuição do vitelo nessa região, o que dificulta o processo de divisão celular. ( ) Em c, a segmentação ocorre apenas na região denominada cicatrícula, como ocorre nos ovos de galinha. ( ) Em d, a clivagem é dita meroblástica superficial, sendo proveniente de óvulos centrolécitos com abundância de vitelo na região periférica. ( ) O teor de vitelo no ovo é tanto maior quanto mais elevada a posição do animal na escala evolutiva.

resposta:V V F V V F F

origem:Ufsc
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:As figuras a seguir representam cortes transversais de dois momentos da organogênese, em anfioxo. Considerando as características dessa etapa do desenvolvimento embrionário e as figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s).

01. A organogênese precede a mórula e caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos a partir dos folhetos embrionários formados no período da gastrulação.
02. A partir do achatamento da ectoderme, da região dorsal do embrião, diferencia-se a placa neural (a) e, posteriormente, o tubo neural (b), que dará origem ao sistema nervoso do indivíduo.
04. Da endoderme (c) deriva o epitélio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que são formadas a partir da ectoderme.
08. O celoma (d) é uma cavidade do embrião, derivado das bolsas mesodérmicas (e), e está delimitado pela mesoderme (f).
16. Do teto do arquêntero (g) diferencia-se a notocorda (h), que é uma estrutura maciça, localizada na região dorsal, logo abaixo do tubo neural (b).


resposta:F V V V V

origem:Ufsc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 1. Um dos gêneros de ofídios encontrados em Santa Catarina é o BOTHROPS, sendo um exemplo comum a jararaca. Leia as proposições a seguir e assinale as CORRETAS sobre as espécies do referido gênero.
01. São peçonhentas.
02. Possuem olhos com pupila vertical.
04. A fosseta loreal está ausente.
08. Apresentam dentes inoculadores.
16. Costumam viver em locais extremamente frios e úmidos.
32. Não existe um soro desenvolvido para neutralizar o veneno.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 08 = 11

origem:Ufsc
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Segundo o ministério da Saúde, o coração é a primeira causa de morte no País, logo em seguida está a violência (homicídio, suicídio, acidente de trânsito) e o câncer.

Com relação ao sistema cardiovascular assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

01. Os principais vasos responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco são as artérias coronárias ligadas à aorta.
02. O infarto do miocárdio ocorre quando uma parte da musculatura cardíaca, por ficar sem irrigação, faz o músculo entrar em falência.
04. A hipertensão, o diabetes, o fumo e a obesidade são fatores de risco para doenças cardiovasculares. 08. Alimentação adequada, bem como, atividade física e "check-up" regulares diminuem o risco do infarto.
16. A contração do músculo cardíaco é denominado sístole e o período de relaxamento, diástole. 32. Nas pessoas hipertensas o coração trabalha mais, já que precisa impulsionar o sangue através de "vasos endurecidos" e, por isso, mais resistentes.


resposta:V V V V V V

origem:Ufsc
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:A partir de fevereiro de 2002, começou a circular no Brasil a nova safra de maços de cigarros impressos de acordo com a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.(...) As sessenta marcas vendidas no país passaram a estampar, no verso da embalagem, uma entre nove imagens associadas aos malefícios do cigarro.

("VEJA". São Paulo: Editora Abril, jan. 2002, p. 76).
Em relação ao texto e aos prejuízos provocados pelo cigarro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

( ) A nicotina é a droga do tabaco responsável pela dependência.
( ) A oxigenação dos tecidos não é afetada pelo monóxido de carbono, produzido pelo cigarro.
( ) A exposição prolongada à nicotina nos fumantes, ativos e passivos, leva à toxidade que contribui para a patologia de doenças como o diabetes e a cirrose hepática.
( ) A nicotina aumenta a deposição de lipídios nos vasos sangüíneos, tornando maiores as chances de infarto do miocárdio.
( ) Em mulheres grávidas, o fumo não acarreta nenhum prejuízo ao feto, mas pode trazer prejuízos à gestante.
( ) Uma alta porcentagem dos casos de câncer de pulmão está associada ao consumo de fumo.


resposta:V F F V F V

origem:Ufsc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Moluscos

pergunta:"... Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vários ambientes e exibem hábitos de vida bastante diversificados" (Trecho extraído do livro "Biologia" de Amabis e colaboradores, 1974, p.294).

Em relação a esse filo e baseado na observação dos diferentes hábitos mostrados na figura, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s).


01. Como características embrionárias são celomados, deuterostômios e apresentam simetria radial.
02. Os gastrópodos possuem no assoalho da faringe a rádula que utilizam para raspar o alimento.
04. A respiração é branquial nos animais aquáticos e pulmonar nos terrestres.
08. O grupo dos bivalvos compreende muitos animais comestíveis e importantes economicamente, como os mexilhões, as ostras e os "escargots".
16. A figura representa o grupo dos bivalvos, que se caracterizam por apresentar uma concha formada por duas partes chamadas valvas, no interior das quais se encontra a cabeça, diferenciada, o pé e a massa visceral.
32. Baseado na figura podemos constatar que enquanto o 'Pecten' é um animal de vida livre, a ostra e o Mytilus são fixos.
64. A lula é um decápodo com o corpo afilado em forma de cone e a cabeça com oito tentáculos.

resposta:F V V F F V F

origem:Ufsc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Aves

pergunta:A figura a seguir representa a estrutura interna de um ovo de ave. Indique as proposições CORRETAS, em relação às estruturas presentes.

01. A presença do disco germinativo indica que o ovo está fecundado.
02. A clara é absorvida durante o desenvolvimento embrionário.
04. A casca é porosa e permite a difusão de gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico).
08. A gema fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrião.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

origem:Ufsc
tópico:
Taxonomia

sub-grupo:

pergunta:As figuras abaixo representam animais pertencentes a diferentes filos.

01. A figura 1 refere-se a um platelminto.
02. Os filos, representados por 1 e 2, apresentam simetria bilateral.
04. A principal característica do filo representado na figura 3 é o corpo segmentado em anéis.
08. As moscas também fazem parte do filo representado pela figura 4.
16. Todos os filos apresentados pertencem ao grupo dos vertebrados.
32. O animal representado na figura 3 é hermafrodita.
64. Todos os animais pertencentes aos filos representados por 2 e 4 são parasitas.


resposta:F F V V F V F

origem:Ufsc
tópico:
citologia

sub-grupo:Membrana Plasmatica

pergunta:Assinale a ÚNICA proposição CORRETA. O esquema a seguir diz respeito ao:


01. tecido nervoso, sendo A representa os dendritos e B representa a bainha de mielina.
02. tecido nervoso, onde A representa os cílios e B representa o axônio.
04. tecido epitelial, onde A representa as microvilosidades e B representa um ducto de excreção.
08. tecido epitelial, em que A representa os cílios e B representa os desmossomos.
16. tecido epitelial, em que A representa microvilosidades e B representa os desmossomos.



resposta:16

 


Próxima Página »

Página 1 de 14




anatomia sistema digestorio ou digestivo