Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufsc

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Água nas Células

pergunta:Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

(I) água
(II) sal mineral
(III) monossacarídeo
(IV) lipídeo
(V) enzima

(A) biocatalizador de origem protéica
(B) molécula mais abundante na matéria viva (C) composto orgânico
(D) composto inorgânico
(E) tipo de carboidrato

( ) III - E
( ) II - B
( ) III - C
( ) I - C
( ) IV - C ( ) V - D
( ) V - A

resposta:V F V F V F V

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Água nas Células

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 1. A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago). Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

01. a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.
02. com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
04. é importante fator de regulação térmica dos organismos.
08. em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.
16. participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.
32. constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Soma ( )

resposta:04 + 16 + 32 = 52

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Lisossomos e Peroxissomos

pergunta:Os lisossomos são organóides membranosos, com formato esférico, que contêm enzimas digestivas. Em relação a essa estrutura citoplasmática, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s).
01. Os lisossomos desempenham, entre outras, funções de defesa celular.
02. As enzimas lisossômicas são fabricadas no retículo endoplasmático liso, passando em seguida para o sistema de Golgi, que as "empacota" e as libera sob a forma de lisossomos secundários.
04. A função heterofágica dos lisossomos refere-se à digestão de substâncias que são absorvidas pela célula por fagocitose ou pinocitose.
08. O lisossomo secundário é formado pela fusão do vacúolo alimentar, que contém o alimento englobado por pinocitose ou fagocitose, com o lisossomo primário, que contém as enzimas digestivas.
16. Juntamente com as mitocôndrias, os lisossomos são responsáveis por uma reciclagem de moléculas e organóides inativos.
32. Em girinos, o fenômeno de reabsorção da cauda é comparado a um "suicídio celular" já que, com o rompimento dos lisossomos, ocorre uma autodigestão das moléculas e dos organóides que constituem as células daquela estrutura.

resposta:V F V V F V

origem:Ufsc
tópico:
Microbiologia

sub-grupo:Vírus

pergunta:Do mesmo modo que os vírus de computador estragam programas inteiros e podem comprometer seriamente o disco rígido, tornando-o imprestável, os vírus biológicos funcionam como verdadeiros hackers da célula. (UZUNIAM, A.; BIRNER, E. "Biologia". São Paulo: Harbra, 2001. v. único, p. 267).
Em relação aos vírus biológicos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

( ) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios em que a falta de hialoplasma e ribossomos impede que os mesmos tenham metabolismo próprio.
( ) Os vírus são organismos acelulares, constituídos por uma capa protéica envolvendo uma molécula de ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, e pequenos mesossomos, que realizam a síntese das proteínas virais.
( ) Existem vírus que infectam células animais penetrando nelas com a cápsula e o ácido nucléico.
( ) Hepatite, esquistossomose e tuberculose são exemplos de doenças viróticas.
( ) A dificuldade de produzir vacinas eficientes contra a gripe e outras viroses independe do elevado grau de mutação do patrimônio genético dos vírus.
( ) A capacidade reprodutiva dos vírus é assombrosa, considerando-se que um único vírus é capaz de produzir, após algumas horas, milhões de novos indivíduos.

resposta:V F V F F V

origem:Ufsc
tópico:
Genética

sub-grupo:Engenharia Genética

pergunta:A revista "Época", em 30/07/2001, anunciou em sua capa: "O DNA não falha". O título referiu-se a uma reportagem da qual foi extraído o trecho a seguir:

Depois da pílula anticoncepcional, que transferiu para as mulheres o controle da fertilidade, da fertilização "in vitro" e da barriga de aluguel, métodos que permitem a gravidez sem sexo, o teste de DNA surge como uma das grandes descobertas do mundo ocidental. Para muitos especialistas [...] a técnica só traz benefícios. Outros acreditam que reflexos da descoberta vão alterar o universo das relações familiares.

Sobre a utilização dos testes de DNA, e as implicações dessa prática para os indivíduos e a sociedade em geral, é CORRETO afirmar que:
01. os testes de DNA podem ser empregados para finalidades de investigação de paternidade e também para identificação de supostos criminosos, como em casos de estupros e assassinatos.
02. o melhor material biológico para um teste de DNA é aquele extraído de núcleos de glóbulos brancos do sangue, mas outros tecidos, como pele e ossos, também podem ser utilizados.
04. para uma investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, coletam-se amostras biológicas do suposto pai, não sendo necessário obter informações do(
a) filho(
a) e de sua mãe.
08. os exames de investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, oferecem, atualmente, resultados com exatidão total, não restando qualquer questionamento ou dúvida sobre os diagnósticos apresentados.
16. o custo do exame de DNA, ainda muito elevado no Brasil, é um dos fatores que dificulta sua utilização em larga escala pelos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente.
32. a criação de bancos de dados, com a identificação genética de criminosos e suspeitos, em países como a Inglaterra, vem gerando grande polêmica, uma vez que podem ser entendidos como uma violação da privacidade biológica dos indivíduos.

resposta:V V F F V V

origem:Ufsc-2005
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que:

(01) ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas.
(02) nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.
(04) uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica.
(08) a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas.
(16) se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.
(32) na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.
(64) a Meiose compreende duas etapas de divisão cromossômica, sendo que, após a primeira, o número de cromossomos das células-filhas é metade do das células-mães.

resposta:01 + 02 + 08 + 64 = 75

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

pergunta:Os cientistas Gerald Schatten e Peter Sutovsky, ..., descobriram que as mitocôndrias (...) de espermatozóides são destruídas após fertilizarem os óvulos. Texto extraído da Revista Ciência Hoje, 27(158): março/2000. p. 12.

Com relação ao assunto acima exposto, é CORRETO afirmar que:

01. as mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia nas células.
02. as mitocôndrias dependem do DNA do núcleo das células a que pertencem para se multiplicarem.
04. o fenômeno acima descrito explica por que os mamíferos só herdam o DNA mitocondrial do lado materno.
08. as mitocôndrias, por conterem seu próprio DNA, também participam da lise nas células e nos tecidos.
16. as mitocôndrias dos vegetais possuem clorofila em sua constituição.
32. as mitocôndrias exercem uma função denominada respiração celular, que produz ao final o ATP, molécula altamente energética.
64. nas células eucarióticas primitivas, as mitocôndrias estão ausentes.

resposta:V F V F F V F
b) O acrossomo contém enzimas que facilitam a penetração do espermatozóide no óvulo. As mitocôndrias produzem a energia necessária ao batimento flagelar dos gametas masculinos.

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

pergunta:A ingestão em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianças) pode acarretar o bloqueio da respiração celular, um quadro de intoxicação fatal (Texto extraído do "Jornal Universitário" da UFSC, publicado em julho de 2001, p. 12).


Sobre o processo de respiração celular, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.


( ) Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molécula de glicose.
( ) Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.
( ) Esse processo é menos eficiente na obtenção de ATP do que a respiração anaeróbica, já que esta independe da presença de oxigênio e de glicose.
( ) Uma organela fundamental para a sua ocorrência é o centríolo, que permite a entrada da glicose na célula.
( ) Ao seu final, são produzidas moléculas de gás carbônico, água e ATP.
( ) Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocôndrias.

resposta:V V F F V V

origem:Ufsc
tópico:
Evolução

sub-grupo:Darwinismo

pergunta:Ao formular sua teoria para explicar a evolução dos organismos, o inglês Charles Darwin baseou-se em fatos, tais como:
01. em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, etc.
02. mutações são muito freqüentes.
04. caracteres adquiridos são passados às descendências.
08. uso demasiado de uma estrutura leva à hipertrofia da mesma.
16. populações crescem mais depressa do que a quantidade de alimentos necessária para supri-las.

resposta:V F F F V

origem:Ufsc
tópico:
Citologia

sub-grupo:Eucariontes e Procariontes

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

A biologia é uma das ciências naturais e estuda os fenômenos relativos à vida. Assinale as proposições que apresentam associações CORRETAS entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo.

01. Genética - estudo da hereditariedade.
02. Zoologia - estudo dos vegetais.
04. Botânica - estudo dos animais.
08. Citologia - estudo das células.
16. Histologia - estudo dos tecidos.
32. Anatomia - estudos dos fungos. Soma ( )

resposta:01 + 08 + 16 = 25

origem:Ufsc
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Poriferos - Esponjas

pergunta:O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.
proriferos

01. A representa um tipo de reprodução assexuada.
02. B representa um tipo de reprodução sexuada.
04. C representa, pela presença de células sexuais, a reprodução sexuada.
08. A é denominado brotamento.
16. Para a formação do ovo, em C, deve ocorrer a fecundação.
32. Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenças genéticas em relação ao indivíduo que lhe deu origem.
64. O fenômeno apresentado, em C, possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas.

resposta:V F V V V F V

origem:Ufsc
tópico:
Botânica

sub-grupo:Fitogeografia

pergunta:Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
O manguezal e a restinga são dois ecossistemas presentes em Santa Catarina. Analise as proposições a seguir e assinale as CORRETAS, em relação a esses dois ecossistemas.
01. São ecossistemas típicos de regiões litorâneas.
02. Por sua localização próxima ao mar, todas as espécies, que compõe a vegetação desses dois ecossistemas, apresentam glândulas de sal que ajudam na eliminação deste mineral.
04. O solo do manguezal é lodoso e pouco arejado, ao contrário daquele da restinga que é arenoso e seco.
08. Os pneumatóforos são adaptações presentes em plantas do manguezal, enquanto adaptações para retenção de água ocorrem freqüentemente em plantas que constituem as restingas.
16. Alguns caranguejos são animais adaptados à vida nos manguezais, enquanto nas restingas a presença de moluscos bivalves é típica.
32. Dentre as espécies vegetais presentes em cada um dos ecossistemas citados, destacam-se o mangue-vermelho (manguezais) e os cactos e bromélias (restingas).

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45