Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Uft

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A origem da vida parece ter ocorrido há cerca de 3.400 M.a., quando o planeta Terra teria já 1.000 a 1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, há reconhecidamente duas formas de organização celular entre os seres vivos: a célula procariótica e a célula eucariótica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interações com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas: (1) Uma célula proto-eucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; (2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim cílios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta célula proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:

I. Esta hipótese chamada Teoria Endossimbiontica é muito improvável porque a simbiose raramente ocorre na Natureza.
II. A síntese protéica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.
III. A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.
IV. Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica, inclusive permitindo a maturação de proteínas.
V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.
a) II, III e IV
b) I, II e IV
c) I, II, IV e V
d) IV e V

resposta:[A]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O modelo de desenvolvimento econômico atual está baseado no aumento do consumo: quanto mais desenvolvido o país, maior é a renda per capita da população. Quanto maior a renda per capita dos indivíduos, maior é a demanda por bens de consumo e serviços. Portanto, o desenvolvimento de um país pressupõe um aumento no fornecimento de energia para manter ou melhorar o "bem estar" da população humana. Como no Brasil a principal fonte de energia utilizada é a energia elétrica, o aumento de demanda tem estimulado a construção de vários empreendimentos hidroelétricos. No rio Tocantins, por exemplo, foi prevista a construção de 11 barragens hidroelétricas das quais cinco já estão em funcionamento, duas estão em construção e as demais encontram-se em estudo. Impactos associados à construção de reservatórios, como:

1. Perda da qualidade de água,
2. Redução por inundação da mata ciliar,
3. Desestruturação da teia alimentar e
4. Redução da velocidade da água podem ser relacionados às seguintes conseqüências:

( ) Perda de biodiversidade.
( ) Aumento da população de algumas espécies de peixes carnívoros, especialmente piscívoros;
( ) Aumento da sedimentação de materiais em suspensão e na dinâmica de transporte nos sistemas aquáticos.
( ) Aumento da biomassa de plantas aquáticas (macrófitas) e de cianobactérias.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de correlação entre os impactos apontados e os fatos decorrentes deste:
a) 4, 3, 2 e 1
b) 2, 3, 4 e 1
c) 3, 2, 4 e 1
d) 1, 4, 3 e 2

resposta:[B]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O sucesso de uma espécie pode ser avaliado através do número de descendentes que uma população deixa em cada geração. A reprodução sexuada é uma estratégia que aumenta a variabilidade gênica e a probabilidade de sobrevivência dos seres vivos diante de variações ambientais. A comparação dos ciclos evolutivos das plantas permite verificar a importância crescente que o esporófito (diplóide) foi adquirindo em relação ao gametófito (haplóide), quando se compara briófitas, pteridófitas e plantas com sementes. Observe o ciclo reprodutivo de uma planta angiosperma apresentado a seguir.




Analise as afirmativas.

I. A fecundação inicia a fase diplóide em angiospermas.
II. O ciclo de vida das angiospermas é diplobionte.
III. As fases 1 e 2 na figura indicam as fases haplóide e diplóide, respectivamente.
IV. O esporófito é duradouro e o gametófito é reduzido e de curta duração.
V. Micrósporos e megásporo são os gametas masculino e feminino, respectivamente.
VI. O ciclo de vida das angiospermas é semelhante ao das algas.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.
a) I, II, IV, V e VI
b) IV, V e VI
c) I, II, III, IV e V
d) III, IV, V e VI

resposta:[C]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O principal órgão respiratório em peixes e anfíbios é respectivamente:
a) Brânquias e pele
b) Pele e pulmão
c) Brânquias e pulmão
d) Pulmão e traquéia

resposta:[A]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Relacione os eventos exemplificados na coluna A com as fases da fotossíntese descritas na coluna B.

COLUNA A
( ) Fotofosforilação cíclica
( ) Fotofosforilação acíclica
( ) Fotólise da água e liberação de O‚
( ) Fixação de CO‚
( ) Produção de Carboidrato
( ) Produção de ATP e NADPH‚

COLUNA B
1. Fase fotoquímica
2. Fase enzimática

Das alternativas a seguir, qual descreve a seqüência correta de associação das colunas A e B?
a) 1, 1, 2, 2, 1, 1
b) 1, 1, 1, 1, 2, 2
c) 1, 2, 1, 2, 2, 1
d) 1, 1, 1, 2, 2, 1

resposta:[D]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adeno-hipófise e neurohipófise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireóide. O hormônio ........... produzido pela .................. estimula a tireóide, modulando a secreção dos hormônios..................... e ......................, através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação.

Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?
a) TSH, neuro-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
b) TSH, adeno-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
c) tireoxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotireonina (T3).
d) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tireoxina (T4).

resposta:[B]

origem:Uft-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:As atividades celulares são orientadas pelas informações contidas no DNA, que são decodificadas em proteínas através dos mecanismos de transcrição e tradução. O que faz uma baleia parecer uma baleia são suas proteínas. Assim, as proteínas determinam as funções vitais da baleia, como de todos os seres vivos. Para ditar o desenvolvimento de um organismo, a informação do DNA deve, de algum modo, ser convertida em proteínas. Esta conversão ocorre porque o DNA contém um código genético para os aminoácidos que compõem as proteínas. Neste código, cada aminoácido é representado por uma seqüência de pares de bases, e esta seqüência é refletida na seqüência de aminoácidos reunidos em uma cadeia protéica. Assim, traduzir o código genético significa passar o código de seqüência de bases para uma seqüência de aminoácidos. Deste modo, o DNA é decodificado na forma de uma proteína estrutural ou enzimática que, por sua vez, é responsável por uma característica do organismo.
Podemos afirmar que:

I. Esta decodificação se faz através da leitura de seqüências de três nucleotídeos, chamados códons, que especificam aminoácidos.
II. Os códons diferem entre diferentes táxons de seres vivos; há códons que não codificam aminoácidos.
III. A decodificação ocorre no citoplasma celular, em estruturas chamadas ribossomos, a partir de uma fita simples de DNA que deixa momentaneamente o núcleo somente para tal função.
IV. Cada códon traduz apenas um aminoácido.
V. Alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon. A isto chamamos degeneração do código, o que possivelmente traz maior estabilidade contra mutações no DNA.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
a) I e III
b) II, III e IV
c) II e III
d) II, III e V

resposta:[C]

origem:Uft-2008
tópico:
Genética

sub-grupo:transgênicos

pergunta:Muitos cientistas consideram a engenharia genética como uma simples extensão dos cruzamentos seletivos, pois ambas as tecnologias juntam o material genético de diferentes origens para criar organismos que possuem novas características. Entretanto, apesar da engenharia genética e do cruzamento seletivo possuírem uma semelhança fundamental entre si, eles também possuem importantes diferenças, mostradas na figura a seguir. (Fonte: KREUSER, Helen e MASSEY, Adrianne. "Engenharia Genética e Biotecnologia", 2 Ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2002).




Sobre a engenharia genética, podemos afirmar que:

I. A possibilidade de transferência de genes é ilimitada entre organismos de diferentes espécies e até mesmo de diferentes domínios e filos.
II. Faz-se a transferência de um gene conhecido, enquanto que no cruzamento seletivo, essa transferência ocorre ao acaso.
III. Há barreiras taxonômicas à transferência de genes, ou seja, só pode ocorrer se limitada à troca entre organismos da mesma espécie.
IV. A transferência do gene de um organismo para outro ocorre através de um pequeno fragmento de DNA chamado vetor, que pode ser um vírus ou um plasmídio.
V. Cientistas alertam para os riscos ambientais da Engenharia Genética, especialmente porque esta nos permite criar super-homens para atuarem como soldados em guerras e controle da sociedade em regimes totalitários.

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
a) II, IV e V
b) II e V
c) I, II e IV
d) III e V

resposta:[D]