Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unb

REF. Pergunta/Resposta
origem:UnB
tópico:
Evolução

sub-grupo:

pergunta:Entre os princípios básicos abaixo, o único que não faz parte da teoria da evolução de Darwin é:

a) O número de indivíduos de uma espécie mantêm-se mais ou menos constante no decorrer das gerações.
b) A seleção dos indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.
c) Os indivíduos de uma espécie apresentam variações em suas características.
d) No decorrer das gerações, aumenta a adaptação dos indivíduos ao meio ambiente.
e) O meio ambiente é o responsável pelo processo de seleção.

resposta:B

origem:Unb
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:Desde o início da teoria celular até hoje, muito se tem descoberto acerca da célula, de suas organelas e características, e a respeito dos processos bioquímicos que nelas ocorrem. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

(0) O movimento citoplasmático, conhecido como ciclose, é visível ao microscópio óptico e tem intensidade inversamente proporcional à temperatura.
(1) Alterações na concentração dos íons provocam, nas células, modificações profundas na permeabilidade, na viscosidade e na capacidade de resposta a estímulos.
(2) Mitocôndrias, retículo endoplasmático e lisossomos são comuns às células procarióticas e às eucarióticas.
(3) O número de cloroplastos de uma célula é determinado geneticamente, mantendo-se estável ao longo da vida celular.
(4) O açúcar das frutas é produzido durante o processo de fotossíntese.
(5) O fumo e a atividade física regular têm papéis antagônicos na destruição do excesso de colesterol.

resposta:Itens corretos: 1 e 5
Itens errados: 0, 2, 3 e 4

origem:Unb
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:O ser humano é uma entidade biológica e social. Como todo organismo, é formado por órgãos e sistemas e tem a capacidade de se reproduzir, crescer e interferir no meio onde vive, assim como de receber influências do ecossistema. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
(1) Na reprodução humana, as células precursoras do óvulo, os ovócitos primários, são formadas ainda na fase embrionária; os ovócitos secundários são formados após o nascimento, já na puberdade; e os óvulos somente se formarão caso haja fecundação.
(2) A presença da gonadotrofina coriônica na circulação sanguínea de uma mulher adulta confirma a suspeita de gravidez, pois sua produção ocorre nas vilosidades placentárias e sua função é estimular a atividade do corpo lúteo.
(3) O sistema nervoso, a epiderme e seus anexos têm origem ectodérmica, enquanto os sistemas circulatório, muscular e respiratório originam-se do endoderma. (4) O tecido conjuntivo pode ser comparado com o parênquima dos vegetais, já que ambos desempenham as funções mesenquimática, de preenchimento e de armazenamento de substâncias de reserva.

resposta:V,V,F,V

origem:Unb
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Homeostase

pergunta:A adaptação dos animais a diversos ambientes fez com eles lançassem mão de diferentes mecanismos fisiológicos como modos de aproveitamento de energia. Em relação à fisiologia animal, julgue os itens que se seguem.

(0) Nas aves e nos mamíferos, as gorduras funcionam como isolamento térmico, impedindo a perda de calor pela pele.
(1) Um dos fatores que garantem a sobrevivência dos répteis em ambientes desérticos, onde o alimento é escasso, é que eles utilizam a energia solar para o aquecimento do corpo.
(2) As funções desempenhadas pelos sistemas digestivo, muscular e excretor, no homem, são exercidas, na ameba, pelo vacúolo digestivo, pelo vacúolo contrátil e pelos pseudópodes, respectivamente.
(3) A taxa metabólica dos animais homeotermos é diretamente proporcional à sua massa corporal.

resposta:Itens corretos: 0 e 1
Itens errados: 2 e 3

origem:Unb
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Homeostase

pergunta:O gráfico abaixo refere-se à relação entre a temperatura corporal de dois grupos de animais e a temperatura do ambiente. Com o auxílio do gráfico, julgue os itens seguintes. (1) Algumas ordens de animais que fazem parte do grupo I apresentam fecundação externa. (2) Do ponto de vista evolutivo, os animais do grupo II são inferiores aos do grupo I. (3) Animais do grupo II podem possuir o corpo coberto de escamas ou de penas. (4) No coração de animais do grupo I, ocorre mistura de sangue rico em O2 e rico em CO2.

resposta:F V F F

origem:Unb
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:A evolução dos vertebrados do meio aquático para o ambiente terrestre foi acompanhada de modificações morfofisiológicas no aparelho respiratório. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
(0) Nos anfíbios, a pele constitui um importante auxiliar na respiração, devido ao fato de a taxa de oxigênio ser maior no ar do que na água.
(1) Os peixes utilizam, para respirar, o oxigênio dissolvido na água.
(2) A fecundação, nos répteis, é externa e dependente de água; nos anfíbios, não.
(3) Nos mamíferos, os pulmões alveolares atingem a máxima complexidade entre os vertebrados.


resposta:Itens corretos: 1 e 3
Itens errados: 0 e 2

origem:Unb
tópico:
Histologia

sub-grupo:Neurohistologia

pergunta:As células que constituem os organismos dos metazoários foram especializando-se, no decorrer do processo evolutivo, para executarem com maior eficiência uma outra função determinada. Com relação às células e aos tecidos representados na figura acima, julgue os seguintes itens.
(1) Nas células representadas em I, ocorre conversão eficiente de energia química em trabalho mecânico.
(2) O tecido II possui estruturas que mantêm as células unidas.
(3) As células do tecido representado em III produzem pigmento.
(4) A célula representada em IV apresenta alta taxa de multiplicação.

resposta:C C E E

origem:Unb
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d'água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho - e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes - sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada - transforma-se em piscina para o 'Aedes aegypti', que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.

Falta água e sobra dengue no Guará II. In: "Correio Braziliense", 19/05/99 (com adaptações)

Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.

(1) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
(2) O simples contato do 'Aedes aegypti' com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora de dengue.
(3) Para "evitar que seja contaminada" pelo 'Aedes aegypti' a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
(4) O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do 'Aedes aegypti'.


resposta:V F F F

origem:Unb
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Em relação à saúde, julgue os itens que se seguem.

(0) Agentes físicos como o sol, o calor e as variações bruscas na temperatura do corpo podem vir a desencadear reações alérgicas.
(1) O queijo produzido a partir de leite não-pasteurizado pode provocar grave infecção intestinal.
(2) Ao invadirem macrófagos e linfócitos, os vírus tornam o hospedeiro vulnerável ao ataque de outros microrganismos patogênicos.
(3) Drogas que favorecem a transcrição reversa podem ser utilizadas para controlar a proliferação do HIV.


resposta:Itens corretos: 0, 1 e 2
Item errados: 3

origem:Unb
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:A partir da publicação da estrutura do DNA, em 1952, a Biologia tem apresentado um desenvolvimento vertiginoso. As informações a diante, fruto de resultados obtidos recentemente, poderiam ser consideradas como ficção há alguns anos.

I - Pesquisadores revelam evidências da existência, no cromossomo 6, de um gene que, ao sofrer mutação, causa a obesidade.
II - Células de orelhas humana, cultivadas em um meio de cultura especial, cresceram com o formato de uma orelha que, posteriormente, foi transplantada nas costas de uma camundongo.
III - Em pessoas contaminadas com o HIV, mas que não desenvolveram a doença, encontrou-se uma mutação em um dos genes do vírus.
IV - Ao se fazer a fertilização in vitro, é possível preservar parte dos blastômeros para uso posterior, ou separá-los e obter gêmeos univitelinos.
A partir dessas informações e de conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

(0) A descoberta relatada em I abre perspectivas de uma melhor compreensão do problema da obesidade e do tratamento desta, por meio de ministração da proteína comandada pelo gene.
(1) O experimento relatado em II abre perspectivas para que, em curto prazo, sejam feitos transplantes de coração, fígado ou rim, obtidos a partir de células do próprio paciente.
(2) A descoberta descrita em III levou os cientistas a procurarem um agente mutagênico capaz de induzir a referida mutação.
(3) O grande avanço na manipulação dos embriões, focalizada em IV, suscita questões éticas relacionadas à preservação de embriões para pesquisas científicas.


resposta:Itens corretos: 0 e 3
Itens errados: 1 e 2

origem:Unb
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:O povo brasileiro viveria melhor e os gastos com tratamentos de saúde seriam em grande parte evitados se houvesse um maior esclarecimento da população com relação à prevenção de doenças. Acerca de algumas das informações que poderiam ser veiculadas para se obter esse maior esclarecimento, julgue os itens que se seguem.

(0) Alguns fatores que predispõem ao enfarte do miocárdio são o estresse, o fumo, a alta taxa de colesterol e o uso de pílulas anticoncepcionais.
(1) A hepatite, a verminose e a febre amarela são algumas das doenças parasitárias que podem ser evitadas consumindo-se sempre água filtrada.
(2) Doenças causadas por protozoários como o 'Trypanosoma cruzi' e o 'Plasmodium sp' podem, atualmente, ser evitadas pela vacinação.
(3) Os riscos de se contraírem doenças como a gonorréia, a AIDS e a sífilis podem ser diminuídos, entre outras formas, por um comportamento sexual monogâmico.

resposta:Itens corretos: 0 e 3
Itens errados: 1 e 2

origem:Unb
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:O número de idosos na população brasileira tem aumentado ano a ano, o que estimula muitas pesquisas acerca do processo de envelhecimento. Este é marcado, entre outros fatores, pela diminuição da produção de hormônios sexuais, por disfunções imunológicas, por aberrações cromossômicas nos macrófagos e pelo desequilíbrio dos processos envolvendo radicais livres. Com o auxílio do texto, julgue os itens que se seguem.

(1) O processo de envelhecimento é caracterizado por um aumento progressivo do metabolismo celular.
(2) Os animais idosos estão mais sujeitos aos mecanismos de seleção que os adultos jovens.
(3) O cigarro e a alimentação rica em fibras e vitaminas têm papéis antagônicos no desenvolvimento de doenças associadas ao envelhecimento.
(4) Macrófagos portando aberrações cromossômicas podem representar uma das razões para a ocorrência de disfunções imunológicas no organismo do idoso.


resposta:Itens corretos: 2, 3 e 4
Item errado: 1

 


Próxima Página »

Página 1 de 13




anatomia sistema linfatico