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Questões Unesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um determinado banco de sangue possui 4 litros de sangue tipo AB, 7 litros de sangue tipo A, 1 litro de sangue tipo B e 9 litros de sangue tipo O, todos Rh®. Se houver necessidade de transfusões sanguíneas para um indivíduo com sangue tipo AB, Rh®, estarão disponíveis para ele, do total acima mencionado:
a) 4 litros.
b) 8 litros.
c) 12 litros.
d) 13 litros.
e) 21 litros.

resposta:[E]

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Vários são os processos que atuam na evolução. Dentre eles, o único que fornece material genético novo a um determinado conjunto gênico preexistente é a:
a) mutação gênica.
b) recombinação gênica.
c) seleção natural.
d) reprodução assexuada.
e) reprodução sexuada.

resposta:[A]

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A mamona ( Ricinus communis ) produz inflorescências contendo somente flores pistiladas (flores femininas), quando o genótipo é recessivo, e inflorescências mistas (flores femininas e flores masculinas), quando o genótipo é homozigoto dominante ou heterozigoto.
Com base nessas afirmações, que tipos de inflorescências serão produzidas nos descendentes dos seguintes cruzamentos:
a) NN x Nn?
b) Nn x Nn?

resposta:a) NN x Nn ë 50% NN : 50% Nn
Proporção fenotípica: 100% inflorescências mistas.

b) Nn x Nn ë 25% NN : 50% Nn : 25% nn
Proporção fenotípica: 75% inflorescências mistas: 25% inflorescências femininas.

origem:Unesp-1995
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na puberdade, ocorrem alterações morfofisiológicas e comportamentais, no homem e na mulher. Tais alterações decorrem da ação hormonal que determina o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Os hormônios responsáveis por tais alterações são, respectivamente,
a) ACTH e ADH.
b) Progesterona e Luteinizante.
c) Progesterona e Estrógeno.
d) Luteinizante e Testosterona.
e) Testosterona e Estrógeno.

resposta:[E]

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considerando os itens I, II e III a seguir:

I. As glândulas endócrinas atuam independentemente entre si.
II. O funcionamento das glândulas endócrinas é subordinado a uma das menores glândulas do corpo humano, situada no interior da caixa craniana e,
III. por sua vez, esta última glândula atua sob o controle de uma estrutura que é mediadora entre o sistema nervoso e o sistema glandular endócrino.

Cite:
a) duas glândulas endócrinas relacionadas com o item I;
b) a glândula a que se refere o item II;
c) a estrutura a que se refere o item III.

resposta:a) Ilhotas de Langerhans do pâncreas e Testículos.
b) Adenohipófise.
c) Hipotálamo.

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os peixes podem ser, entre outras formas alimentares, carnívoros ou herbívoros.
Quanto a essas duas formas de alimentação:
a) Como são os peixes marinhos que vivem em grandes profundidades (regiões abissais)?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Carnívoros ou detritívoros porque em regiões abissais não chega luz e portanto não há produtores.

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Quais são as características anatômicas das aves que as tornam mais aptas para o vôo?

resposta:Forma aerodinâmica, membros anteriores transformados em asas, cobertura leve de penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, osso esterno em forma de quilha e ausência de bexiga urinária.

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas.
Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.

resposta:a) Corpo segmentado (metameria), exoesqueleto quitinoso e presença de apêndices articulados.
b) Camarão é crustáceo dividido em cefalotórax e abdome, possui 4 antenas e geralmente 10 patas locomotoras. Abelha é inseto dividido em cabeça, tórax e abdome, possui 2 antenas e 6 patas locomotoras.

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considere os esquemas 1 e 2 a seguir, representativos das populações A e B em dois momentos diferentes.




Em um primeiro momento, a situação seria como representado em 1, após um determinado período de tempo, a representação seria como mostra o esquema 2:
Compare os dois esquemas e responda:
a) O que representa a região hachurada no esquema 1?
b) O que poderia ter ocorrido com os indivíduos correspondentes a essa região, no esquema 2?

resposta:a) Sobreposição de nichos ecológicos implicando em competição entre as duas populações pelos recursos do meio.
b) Eliminação ou ocupação de nicho ecológico distinto.

origem:Unesp-1992
tópico:
Histologia

sub-grupo:

pergunta:Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:
a) não possuem material genético.
b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.
c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.
e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

resposta:[C]

origem:Unesp-1992
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:Sabe-se que o alcalóide colchicina é um inibidor da divisão mitótica, cuja ação impede a formação das fibras do fuso.
Com base nessas informações, responda:
a) Até que fase a mitose se processaria normalmente em uma célula diplóide tratada com a colchicina? Justifique sua resposta.
b) Neste caso, qual seria o número cromossômico resultante do processo de divisão? Justifique sua resposta.

resposta:a) Metáfase porque a colchicina impede a associação das subunidades de tubulina que formam o fuso mitótico, sem afetar a separação das cromátides.
b) A célula tratada com colchicina torna-se poliplóide, ou seja, como não se divide permanece com todos os seus cromossomos duplicados.

origem:Unesp-1992
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considere a afirmação: "Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz".
a) A frase é falsa ou verdadeira?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Verdadeira. Recebendo luz acima de seu ponto de compensação luminoso o vegetal produz mais matéria orgânica na fotossíntese do que consome na respiração.

 


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