Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O "Novo Dicionário da Língua Portuguesa", de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2 edição, 1986, define "ressaca", em uma de suas acepções, como "Indisposição de quem bebeu", depois de passar a "bebedeira".
a) Por que as pessoas sentem tanta sede quando estão de ressaca?
b) Justifique sua resposta.

resposta:O álcool inibe a secreção do hormônio antidiurético (ADH) secretado pela hipófise posterior. Este hormônio é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais e, conseqüentemente pela diminuição na produção de urina. Em menor concentração no sangue o indivíduo que bebeu urina muito. Desidratado sente muita sede (ressaca) no "dia seguinte".

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A variedade "laranja-da-baía", também conhecida como "laranja-de-umbigo", não possui semente.
a) Como se dá a propagação desta variedade?
b) Qual a vantagem da utilização deste tipo de propagação em relação a floração e frutificação?

resposta:a) Reprodução assexuada.
b) Rápida multiplicação.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um estrangeiro, em visita à região sul do Brasil, teve sua atenção voltada para uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas Estróbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em água fervente.
a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence?
b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta?

resposta:a) Pinheiro-do-Paraná que pertence ao grupo das Gimnospermas.
b) O pinhão é a semente comestível do pinheiro-do-Paraná.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma indústria instalou-se à margem de um lago e passou a usar a água do mesmo para resfriar caldeiras. A água quente voltava ao lago, elevando sua temperatura para cerca de 38°C.
a) Qual o significado ecológico dessa alteração?
b) Justifique sua resposta, levando em consideração a solubilidade dos gases.

resposta:A elevação da temperatura da água acarreta menor dissolução do oxigênio necessário à manutenção da vida aquática. Sem oxigênio suficiente ocorrerá mortandade generalizada, ou seja, profundo desequilíbrio ecológico.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A revista "Superinteressante", Ano 6, n¡. 6, junho de 1993, página 28 a 35, publicou reportagem com o título "Tietê: O rio e o sonho". A reportagem mostra o rio Tietê em toda extensão, desde Ponte Nova, próximo a nascente, até Pirapora, e apresenta a tabela a seguir onde se pode observar o nível de poluição nos vários trechos do rio.




a) Que população de bactérias é predominante nos trechos iniciais de poluição e nos trechos mais turvos, poluídos e mal cheirosos?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Nos trechos iniciais predominam bactérias aeróbicas porque a taxa de oxigênio na água é alta. Nas regiões turvas e poluídas ocorrem bactérias anaeróbicas, pois a concentração de O‚ é muito baixa ou zero.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A figura adiante representa o esquema geral do sistema respiratório de indivíduos adultos de determinado grupo animal.




a) A que grupo animal refere-se o esquema?
b) Qual a relação entre o sistema respiratório e o circulatório, nesse grupo animal? Justifique sua resposta.

resposta:a) O esquema refere-se ao sistema respiratório traqueal que ocorre nos animais da classe dos Insetos.

b) Não há relação entre os sistemas respiratório e circulatório em insetos, pois a hemolinfa não contém pigmentos transportadores de gases.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:No Brasil está largamente distribuída a espécie Schistosoma mansoni , em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d água".
a) Quais os tipos de larvas do ciclo do Schistosoma mansoni ?
b) Qual o destino destas larvas?

resposta:a) O S. mansoni apresenta durante sua evolução as larvas miracídio e cercária.

b) A larva MIRACÍDIO é infestante para determinados gêneros de caramujos de água doce onde se multiplica por pedogênese. As larvas resultantes são as CERCÁRIAS que abandonam o caramujo e podem penetrar ativamente pela pele humana.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Na genealogia adiante, os indivíduos em escuro apresentam uma doença hereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens.




Analise esta genealogia e responda.
a) Esta doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo?
b) Dos dez indivíduos que compõem esta genealogia, qual o único que não pode ter seu genótipo definido? Explique por quê.

resposta:a) Recessivo.
b) A mulher III -1 não pode ter seu genótipo determinado com segurança porque é fenotipicamente normal e filha de pais seguramente heterozigotos.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em condições normais e encontrando-se desperta, uma pessoa pode parar de respirar na hora em que desejar fazê-lo.
a) A pessoa seria capaz de produzir anoxia total, simplesmente parando de respirar?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Não. O controle dos movimentos respiratórios é autônomo e executado pelo bulbo raquidiano localizado no tronco cerebral.

origem:Unesp-1994
tópico:
Genética

sub-grupo:Clonagem

pergunta:No filme "Parque dos Dinossauros", um cientista cria em laboratório novas gerações de dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, por meio do sangue conservado em mosquitos que os teriam picado e que permaneceram fossilizados no âmbar. Com o sangue, foi possível determinar o DNA dos dinossauros, chegando-se assim à fórmula para recuperar a espécie. Considere a possibilidade de que o DNA obtido pertença a um único dinossauro e que deste DNA foram recuperados vários exemplares.
a) O que se poderia dizer dos exemplares recuperados, caso um dos animais seja sensível a uma bactéria que cause pneumonia?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Todos seriam sensíveis à pneumonia, pois são cópias (clones) geneticamente idênticas ao animal que forneceu o DNA original.

origem:Unesp-1994
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A luz não influi na respiração das plantas. Mantendo-se a planta em ambiente com O‚ e temperatura constante, a respiração é a mesma nas várias horas do dia, conforme indicado por linhas pontilhadas na figura a seguir. A fotossíntese é influenciada pela quantidade de luz que a planta recebe. Medindo-se o volume de O‚ que a planta produz com a curva da fotossíntese indicada adiante.




Analise a figura a seguir e responda.
a) Em quais horários a respiração é maior do que a fotossíntese?
b) Em que momentos os volumes dos gases consumidos e produzidos serão os mesmos? Justifique sua resposta.

resposta:a) A taxa respiratória é maior quando o vegetal recebe luz abaixo de seu ponto de compensação luminoso, ou seja, antes das 7 horas e depois das 17 horas.

b) A produção e o consumo de oxigênio e de gás carbônico se igualam às 7 e 17 horas.

origem:Unesp-1994
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A figura adiante representa a citocinese em duas células diferentes, 1 e 2.




As células 1 e 2 poderiam corresponder, respectivamente, a células de:
a) homem e banana.
b) alface e rato.
c) rato e mosquito.
d) caranguejo e coelho.
e) babaçu e goiaba.

resposta:[A]

 


anatomia sistema circulatorio