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questões de vestibulares
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Questões Unesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma árvore media, com 1 ano de idade, 1 metro de altura. Nessa época, sofreu uma lesão no caule, a uma altura de 40 centímetros do solo. Ao completar 4 anos, a árvore alcançou 8 metros de altura.
a) A cicatriz deixada pela lesão deverá encontrar-se a que altura do solo?
b) Justifique sua resposta.

resposta:A cicatriz permanecerá a 40 cm da superfície do solo pois os vegetais apresentam crescimento longitudinal nas extremidades do caule e da raiz.

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:A figura a seguir mostra um esquema do útero humano, e algumas de suas estruturas.




Em relação a este esquema, responda.
a) Que nome recebe a estrutura indicada por 1?
b) A seta 2 refere-se ao líquido amniótico. Qual é sua função no organismo materno?

resposta:a) A seta 1 indica a placenta.

b) O líquido amniótico funciona como uma almofada líquida, protegendo o feto contra choques mecânicos, adesões e desidratação. Permite a livre movimentação do organismo durante a gestação.

origem:Unesp-1990
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os vários tipos de diabete são hereditários, embora o distúrbio possa aparecer em crianças cujos pais são normais. Em algumas dessas formas, os sintomas podem ser evitados por meio de injeções diárias de insulina. A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com este distúrbio?
a) Não, pois o genótipo dos filhos não é alterado pela insulina.
b) Não, pois tanto o genótipo como o fenótipo dos filhos são alterados pela insulina.
c) Sim, pois a insulina é incorporada nas células e terá ação nos filhos.
d) Sim, pois a insulina é incorporada no sangue fazendo com que os filhos não apresentem o distúrbio.
e) Depende do tipo de diabete, pois nesses casos o genótipo pode ser alterado evitando a manifestação da doença nos filhos.

resposta:[A]

origem:Unesp-1990
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:Com relação à divisão celular, podemos afirmar que
a) a mitose só ocorre em organismos com reprodução sexuada.
b) a mitose permite variabilidade genética, principal diferença do processo em relação à meiose.
c) na meiose não há associação de cromossomos homólogos com troca de partes entre eles, fato que só ocorre na mitose.
d) na meiose não ocorre segregação de genes.
e) o objetivo do processo mitótico é o crescimento do organismo e do processo meiótico é a formação de gametas.

resposta:[E]

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Observe a seqüência:




Baseando-se no sentido das setas que representam um processo evolutivo dos vertebrados, cite um aspecto evolutivo:
a) referente à respiração dos répteis, em relação aos anfíbios;
b) referente à circulação nas aves e mamíferos, em relação aos répteis.

resposta:a) Répteis são vertebrados com respiração exclusivamente pulmonar. Anfíbios apresentam, durante seu desenvolvimento, respiração branquial (larva), cutânea e pulmonar (adulto).

b) Aves e mamíferos apresentam circulação dupla e completamente separada. Répteis possuem circulação dupla e incompleta, ou seja, há mistura de sangue arterial e venoso.

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Considere as afirmações relativas à enxertia nos vegetais.

I. Constituiu um processo de reprodução assexuada.
II. Permite a reprodução de variedades de plantas pouco resistentes, principalmente, ao ataque de parasitas.
III. Contribui para a variabilidade genética.

a) Quais afirmações são verdadeiras?
b) Justifique sua resposta.

resposta:I é verdadeira. A reprodução através de enxertos é assexuada e produz descendentes geneticamente idênticos.

II é falsa. A descendência não necessariamente será pouco resistente às pragas pois o organismo parental poderá ser resistente.

III é falsa. Somente a reprodução sexuada contribui para o aumento da variabilidade genética.

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
a) Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledôneos.
b) Justifique sua resposta.

resposta:As figuras 1, 3 e 6 representam estruturas de vegetais monocotiledôneos, pois estes apresentam, respectivamente, as figuras: flores com verticilos organizados em função do número três ou múltiplos de três (trímeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes em cabeleira (fasciculadas).

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Imunologia

pergunta:O gráfico representa o resultado de duas aplicações de um mesmo antígeno, em intervalos diferentes.
a) A que tipo de imunização se referem as aplicações?
b) Analise os resultados apresentados pelo gráfico e explique o fato observado com a 2 aplicação do antígeno.

resposta:a) Imunização ativa e artificial.

b) Na segunda aplicação do antígeno ocorre uma resposta imunológica secundária, ou seja, o número de anticorpos aumenta rapidamente graças à eficiência das células de memória do sistema de defesa orgânica.

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Um determinado animal monóico apresenta clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea.
Utilizando essas afirmações, responda.
a) Qual é o nome deste animal e a que filo pertence?
b) Cite um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de diferente classe.

resposta:a) Trata-se da minhoca pertencente ao Filo Anelídeos.
b) Sanguessuga da Classe Hirudíneos.

origem:Unesp-1996
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Circulação

pergunta:O esquema a seguir apresenta o coração de um mamífero.
Baseando no esquema, responda:




a) Quais os nomes dos vasos representados pelos números I e II?
b) Qual é o destino do sangue que percorre esses vasos?

resposta:a) I - artéria aorta, II - artéria pulmonar direita.

b) A artéria aorta conduz o sangue rico em oxigênio (arterial) para todos os tecidos do corpo. As artérias pulmonares transportam sangue rico em gás carbônico (venoso) para os pulmões.

origem:Unesp-1996
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Numa dada planta, o gene B condiciona fruto branco e o gene A condiciona fruto amarelo, mas o gene B inibe a ação do gene A. O duplo recessivo condiciona fruto verde. Considerando que tais genes apresentam segregação independentemente um do outro, responda:
a) Como se chama esse tipo de interação?
b) Qual a proporção fenotípica correta entre os descendentes do cruzamento de plantas heterozigotas para esses dois pares de genes?

resposta:a) Epistasia dominante.
b) 12 brancos : 3 amarelos : 1 verde

origem:Unesp-1990
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Com relação à fotossíntese, podemos dizer que
a) a taxa da fotossíntese é sempre proporcional ao aumento da concentração de CO‚ na atmosfera.
b) a redução do NADP (nicotinamida - adenina - difosfato) ocorre durante a fotofosforilação cíclica.
c) a redução de CO‚ nas plantas superiores ocorre no estroma do cloroplasto.
d) a quebra da molécula de água independe da luz.
e) a fotossíntese é um processo exclusivo de Angiospermas e Gimnospermas.

resposta:[C]

 


anatomia sistema nervoso com cerebro e cerebelo