Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unicamp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Embriologia

sub-grupo:

pergunta:As fases iniciais do desenvolvimento embrionário do anfioxo estão representadas nas figuras a seguir:

a) Identifique essas fases.
b) Descreva as diferenças de cada uma delas em relação à fase anterior.


resposta:a) A: Zigoto
B: Mórula
C: Blástula
D: Gástrula
E: Nêurula

b) O zigoto origina uma mórula após entrar em segmentação (ou clivagem), sendo a mórula pluricelular e sem cavitação interna.
A blástula, originada à partir da mórula, apresenta uma camada celular externa (blstoderme) e uma cavidade denominada blastocele.
A gástrula, formada por embolia, à partir da blástula, apresenta dois folhetos, ectoderme e endoderme, uma cavidade (arquêntero) e um orifício, o blastóporo.
Segue-se a nêurula que apresenta três folhetos germinativos: ectoderme, endoderme e mesoderme, formam-se o tubo neural, a notocorda e os somitos mesodérmicos.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Homeostase

pergunta:O gráfico a seguir representa a eliminação de CO2 pela respiração de dois animais vertebrados, A e B, com relação à temperatura ambiente.
a) Como se denominam os animais A e B com relação à regulação de temperatura corporal?
b) Dê um exemplo de animal do tipo A e um do tipo B.

resposta:a) Animal A - Homeotérmico, Animal B - Heterotérmico ou Pecilotérmico.
b) Homeotérmicos são os Mamíferos e as Aves. Heterotérmicos são todos os invertebrados, os Peixes, Anfíbios e os Répteis

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Homeostase

pergunta:O gráfico a seguir representa a concentração iônica da hemolinfa de dois insetos aquáticos, com relação à concentração do meio ao seu redor:
a) Com relação à salinidade da água, onde deve viver o inseto A? E o inseto B?
b) O que deve ter acontecido com o inseto A, a partir do ponto I assinalado na curva? Por quê?
c) Como os insetos mantêm a concentração iônica da hemolinfa diferente da concentração do meio?

resposta:a) Animal A - água doce, Animal B - manguezal
b) Perda da capacidade de regular a salinidade da hemolinfa porque não consegue eliminar o excesso de NaC+ do organismo.
c) Transporte ativo de íons.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Homeostase

pergunta:Os dois gráficos a seguir referem-se à velocidade da reação A+B Ï C+D, que ocorre em animais de uma mesma espécie, quando suas temperaturas variam. O gráfico número 1 representa a reação em um indivíduo que, além dos reagentes A e B, possui o polipeptídeo E, que não ocorre no indivíduo do gráfico número 2.


V = velocidade de formação do produto C em mg/hora.
Baseado nos gráficos, responda:
a) Em que grupo de substâncias pode ser classificado o polipeptídeo E?
b) Dê duas justificativas para a sua classificação.

resposta:
a) Enzima
b) Os catalisadores biológicos atuam dentro de uma faixa "ótima" de temperatura (gráfico 1). Sem o catalisador a reação é lenta como mostra o gráfico 2.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: (a) branquial
(b) pulmonar
(c) traqueal
(d) através da superfície do corpo.
a) Quais desses sistemas captam o O2 dissolvido na água e quais captam o O2 do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão e medusa.
c) Os sapos, na fase adulta, apesar de respirarem por pulmões, podem obter cerca de 25% do oxigênio necessário por outro meio. Cite esse meio.

resposta:
a) Os sistemas respiratórios que captam oxigênio da água são: branquial e epiderme (superfície do corpo). Os sistemas traqueal, cutâneo (pel
e) e pulmonar captam oxigênio do ar.
b) Minhocas: respiração cutânea pela superfície do corpo.
Baratas: respiração traqueal.
Camarão: respiração branquial.
Medusas: respiração pela superfície do corpo.

c) Anfíbios, como os sapos, possuem respiração pulmonar, cutânea e buco-faríngea.

origem:Unicamp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Respiração

pergunta:A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
a) Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas.
b) Além do pulmão, que outras estruturas permitem trocas gasosas nos animais?

resposta:
a) As fibras de amianto alojam-se na luz dos alvéolos pulmonares. O oxigênio que chega à cavidade alveolar difunde-se para os capilares sangüíneos, enquanto o dióxido de carbono contido nos capilares sangüíneos difunde-se à cavidade alveolar. Conseqüentemente, o sangue venoso é transformado em arterial, fenômeno denominado hematose.
b) Brânquias (nos caramujo, na lagosta, nos peixes e anfíbios jovens), Bexiga natatória (nos peixes fisóstomos), filotraquéias (em aranhas e escorpiões), traquéias (nos insetos), superfície do corpo (nas esponjas, águas-vivas, planárias, lombrigas e minhocas), placenta (nos embriões de mamíferos) etc.

origem:Unicamp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Indique as classes de vertebrados nas quais podemos encontrar coração com três câmaras e analise comparativamente duas características gerais dessas classes.

resposta:Coração com três câmaras ocorre em:

Anfíbios, vertebrados com respiração cutânea e pulmonar além de excretarem uréia, portanto adaptados a ambientes úmidos.

Répteis não crocodilianos, vertebrados com pele grossa e respiração exclusivamente pulmonar, uricotélicos e adaptados ao ambiente terrestre.



origem:Unicamp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Répteis

pergunta:Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos. (Adaptado do site http://www.projetotamar.org.br)
a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.
b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.
c) A extinção de espécies pode ocorrer mesmo sem influência da ação humana. Cite um processo natural que pode levar à extinção de uma espécie.

resposta:a) Ovos de répteis apresentam casca calcárea protetora e anexos embrionários como âmnio, alantóide e cório.
b) Tartarugas marinhas apresentam os apêndices locomotores adaptados para a natação.
c) A extinção de uma espécie pode ocorrer através de fatores bióticos como degeneração genética e incapacidade reprodutiva ou relações ecológicas desarmônicas como competição, predatismo e parasitismo. Alterações abióticas tais como glaciações, regressões marítimas, secas prolongadas, vulcanismo, terremotos, incêndios, tempestades de areia etc, também podem causar extinções naturais.

origem:Unicamp
tópico:
Histologia

sub-grupo:Neurohistologia

pergunta:Considere alguns tipos celulares diferenciados do corpo humano: neurônio, célula muscular, espermatozóide, célula caliciforme e célula epitelial. Escolha três deles e indique, para cada um, uma característica estrutural importante relacionando-a à sua função.



resposta:Neurônio: unidade estrutural do sistema nervoso, possui prolongamentos (dendritos e axônio) e é especializado em gerar e transmitir impulsos de natureza eletro-química.

Célula muscular: fusiforme e contém miofibrilas capazes de alterar seu comprimento resultando na contração e relaxamentos da musculatura.

Espermatozóide: célula reprodutora masculina, possui flagelo, especialização que permite o deslocamento em direção ao óvulo.

Célula caliciforme: ocorre no epitélio intestinal, especializada na secreção de muco. Possui grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi muito desenvolvido.

Célula epitelial: forma os tecidos de revestimento e apresenta especializações de membrana relacionadas com a adesão celular, como os desmossomos e interdigitações.

origem:Unicamp
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Estima-se que um quarto da população européia dos meados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva melhoria da qualidade de vida, a descoberta de drogas eficazes contra a tuberculose e o desenvolvimento da vacina BCG fizeram com que a incidência da doença diminuísse na maioria dos países. Entretanto, estatísticas recentes têm mostrado o aumento assustador do número de casos de tuberculose no mundo, devido à diminuição da eficiência das drogas usadas e à piora das condições sanitárias em muitos países.
a) Qual é o principal agente causador da tuberculose humana?
b) Como essa doença é comumente transmitida?
c) Explique por que a eficiência das drogas usadas contra a tuberculose está diminuindo.

resposta:
a) Bactéria ' Micobacterium tuberculosis ', ou bacilo de Koch
b) Transmissão direta de pessoa a pessoa através de secreções contaminadas pelo bacilo, produzidas nas vias respiratórias do doente.
c) O uso indiscriminado de antibióticos seleciona as variedades resistentes aos medicamentos

origem:Unicamp
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Um menino sofreu um ferimento no pé quando estava brincando na terra. O médico foi informado de que a criança não tinha recebido muitas das vacinas obrigatórias.
a) Nessa situação, que doença a criança estaria com maior risco de contrair? Explique por quê.
b) Qual seria o procedimento mais seguro para evitar que, nesse caso, a criança viesse a desenvolver tal doença? Qual dos gráficos abaixo corresponde a esse procedimento? Justifique.
c) A que procedimento corresponde o outro gráfico? Justifique.

resposta:Tétano. Os esporos do bacilo tetânico se desenvolvem na terra.
b) Soro antitetânico é, nesse caso, o procedimento mais seguro para evitar a doença, pois contém anticorpos específicos para neutralizar as toxinas produzidas pela bactéria patogênica. O gráfico correspondente é o A, que mostra a administração de elevada quantidade de anticorpos. Tratando-se de imunização passiva, a soroterapia é temporária.
c) O gráfico B corresponde à aplicação da vacina antitetânica, que contém antígenos retirados do microrganismo. Essa inoculação conduz à produção ativa de anticorpos.

origem:Unicamp
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Em algumas regiões do Brasil, como no Estado de São Paulo, a maneira usual de transmissão de 'Tripanosoma cruzi' para o ser humano, por meio de triatomídeos, deixou de ser importante, principalmente em conseqüência das medidas de controle desse artrópode. Dê duas explicações para o aparecimento, nessas regiões, de novos casos humanos autóctones da doença de Chagas.

resposta:Transfusões sangüíneas e transmissão vertical, da mãe infectada pelo 'T. cruzi', para seu filho, durante a gestação ou da amamentação.