Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unicamp

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Gatos Manx são heterozigotos para uma mutação que resulta na ausência de cauda (ou cauda muito curta), presença de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (2:1), em vez de três para um (3:1), como seria esperado pela genética mendeliana.

a) Qual a explicação para esse resultado?
b) Dê os genótipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas).

resposta:a) Os resultados obtidos indicam que o gene B (fenótipo Manx) é letal embrionário em dose dupla.

b) Alelos:
B - Manx (cauda curta)
b - cauda normal

Pais: macho Bb e fêmea Bb
F: BB - morte, 66% Manx, 33% normais

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:É comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: "estou com o colesterol alto no sangue". A presença de colesterol no sangue, em concentração adequada, não é problema, pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sangüíneo, leva à formação de placas ateroscleróticas nos vasos, causa freqüente de infarto do miocárdio. Nos indivíduos normais, a LDL circulante é internalizada nas células através de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol é liberado da partícula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela célula.

a) O colesterol é liberado da partícula LDL no lisossomo. Que função essa organela exerce na célula?
b) A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias. Indique outro processo de internalização encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose.
c) Cite um processo no qual o colesterol é utilizado.

resposta:a) O lisossomo realiza a digestão intracelular.

b) Trata-se da fagocitose, que é o emglobamento de substâncias sólidas através da emissão de pseudópodos. Ela difere da pinocitose, que é responsável pela entrada de gotículas orgânicas através da invaginação da membrana plasmática.

c) O colesterol é utilizado na síntese de alguns hormônios do grupo dos esteróides, como a testosterona, os estrógenos e a progesterona, além de ser um importante constituínte das membranas celulares.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O texto a seguir se refere ao relato de um viajante inglês que esteve em Minas Gerais entre 1873 e 1875: O bócio é muito comum entre os camponeses mais pobres, mas raramente é visto nos fazendeiros mais prósperos. A presença de cal nas águas dos córregos e uma atmosfera úmida são consideradas as causas primárias do mal, mas hábitos indolentes e uma ausência de toda higiene e limpeza, seja na própria pessoa ou na casa, são sem dúvida grandes promotores da doença. Pode ser, e possivelmente é, hereditária, pois está principalmente confinada àqueles nascidos nas áreas afetadas, e os colonos vindos de outras localidades não são muito sujeitos a ela. (Adaptado de James W. Wells, "Explorando e viajando três mil milhas através do Brasil, do Rio de Janeiro ao Maranhão." v. 1. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1995).

a) Das causas mencionadas pelo autor, alguma é realmente responsável pelo aparecimento do bócio? Justifique.

b) Qual a conseqüência do aparecimento do bócio para o organismo?

c) Que medida foi tomada pelos órgãos de saúde brasileiros para combater o bócio endêmico?

resposta:a) Não. O bócio endêmico é causado pela falta nutricional de iodo.

b) Diminuição da taxa metabólica.

c) Acrescentar iodo ao sal consumido pela população.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O processo de fermentação foi inicialmente observado no fungo Saccharomyces . Posteriormente, verificou-se que os mamíferos também podem fazer fermentação.

a) Em que circunstância esse processo ocorre nos mamíferos?
b) Dê dois exemplos da importância do processo de fermentação para a obtenção de alimentos.

resposta:a) Durante um exercício físico intenso, o mamífero pode apresentar débito de O‚ e realizar a fermentação láctica.

b) A fermentação dos açúcares é utilizada na produção de pães, queijo, bebidas, iogurtes etc.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:Audição

pergunta: Os ouvidos não têm pálpebras . A frase do poeta e escritor Décio Pignatari mostra que não podemos nos proteger dos sons desconfortáveis fechando os ouvidos, como fazemos naturalmente com os olhos. O ruído excessivo, que atinge o auge em concertos de rock, causa problemas auditivos. Nesses concertos, cerca de 120 decibéis são transmitidos durante mais de duas horas seguidas, quando, de acordo com recomendações médicas, deveriam ser limitados a 3 minutos e 45 segundos. Quem ouve música alta, em fones de ouvido, também está sujeito a danos graves e irreversíveis, já que, uma vez lesadas, as células do ouvido não se regeneram.
(Adaptado de "Época", 10 de agosto de 1998).

a) O ouvido é constituído por três partes. Quais são essas partes? Em qual delas estão as células lesadas pelo excesso de ruído?
b) Indique a função de cada uma das três partes na audição.

resposta:a) Ouvido externo, médio e interno. As células que podem ser lesadas pelo excesso de ruído localizam-se no ouvido interno.

b) O ouvido externo capta e conduz as ondas sonoras até o tímpano. A porção média propaga o som, por meio dos ossículos denominados martelo, bigorna e estribo, até as estruturas do ouvido interno. O ouvido interno, representado pela cóclea, transforma o som em impulsos nervosos. Esses impulsos são conduzidos pelo nervo auditivo até o córtex cerebral, que promove a interpretação sensorial das ondas sonoras.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.

a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.
b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.

resposta:a) O sangue humano é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte figurada, contendo hemácias, leucócitos e plaquetas.
A porção intersticial do tecido conjuntivo sangüíneo, denominado plasma, apresenta água, proteínas, hormônios, gases dissolvidos, excretas e nutrientes.
A seiva vegetal é uma solução de nutrientes: minerais (seiva bruta) ou orgânicos (seiva elaborada), que contém, principalmente, açúcares.

b) As hemácias transportam gases respiratórios, principalmente o oxigênio.
Os leucócitos atuam na defesa imunológica do organismo, formando anticorpos e realizando a fagocitose.
As plaquetas agem na coagulação sangüínea.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Em abril de 2003, freqüentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubarão mangona. As espécies animais que causam medo, repulsa ou estão associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpiões, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e, claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e nos ecossistemas.
(Adaptado de Liana John, "Sentenciados à morte por puro preconceito". www.estadao.com.br/ciência/ecos/mai/2003).

a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica que permite agrupar esses animais.
b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê uma característica que permite diferenciar as duas classes.
c) Aranhas e escorpiões têm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que região do corpo do animal essas estruturas se localizam.

resposta:a) Grupo dos condricties (peixes cartilaginosos). Possuem endoesqueleto cartilaginoso.

b) O sapo pertence à classe dos anfíbios, e os lagartos, a dos répteis.
Os anfíbios realizam a fecundação externa e produzem ovos sem casca calcária. Apresentam desenvolvimento indireto e não possuem âmnion, córion e alantóide.
Os répteis realizam a fecundação interna. Possuem ovos com casca calcária, apresentam desenvolvimento direto, âmnion, córion e alantóide.

c) As aranhas utilizam as quelíceras, estruturas localizadas no cefalotórax.
Os escorpiões utilizam o aguilhão inoculador de veneno do telso, localizado na parte final do pós-abdômen.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Sob a denominação de "vermes", estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos.

a) Os animais citados no texto apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e dê duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.
b) Hirudo medicinalis (sanguessuga), Ascaris lumbricoides (lombriga) e Taenia saginata (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo fato de serem endoparasitas ou exoparasitas. Identifique o filo a que pertencem e separe-os quanto ao modo de vida parasitária.

resposta:a) A simetria dos vermes é bilateral. Entre as novidades evolutivas, citam-se:
- aparecimento das regiões anterior e posterior.
- aparecimento de regiões dorsal e ventral.

b) Hirudo medicinalis , pertencente ao filo dos anelídeos é exoparasita.
Ascaris lumbricoides , endoparasita do filo nematelmintos.
Taenia saginata , endoparasita, incluído no filo platelmintos.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:"Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade". Com esta manchete, o jornal New York Times de 1¡. de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rádio CBS uma história fictícia sobre invasão por marcianos de uma pequena cidade do Estado de Nova Jersey. Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que lá não existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do sistema solar, as condições mais propícias à vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indícios de vida em Marte.

a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condições seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte.
b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos.

resposta:a) A atmosfera de Marte deveria ter as condições existentes na Terra primitiva, quando se originaram os primeiros seres vivos, ou seja, amônia, metano, hidrogênio e vapor d água. Esses gases, em temperaturas adequadas, com as descargas elétricas e radiações teriam reagido, formando as primeiras moléculas orgânicas.

b) Os representantes do Reino Monera são unicelulares e procariontes. Não apresentam carioteca, nem organóides membranosos. O único organóide citoplasmático presente é o ribossomo.
Os protistas podem ser uni ou pluricelulares. São eucariontes, pois apresentam o núcleo organizado, com envoltório membranoso (carioteca) e nucléolo, além de vários organóides citoplasmáticos, como: o retículo endoplasmático, as mitocôndrias, o complexo golgiense, etc.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Os grãos de pólen e os esporos das plantas vasculares sem sementes variam consideravelmente em forma e tamanho, o que permite que um grande número de famílias, gêneros e muitas espécies possam ser identificados através dessas estruturas. Os grãos de pólen e os esporos das plantas vasculares sem sementes permanecem inalterados em registros fósseis, em virtude do revestimento externo duro e altamente resistente, o que possibilita inferências valiosas sobre floras já extintas.

a) Suponha que em um determinado local tenham sido encontrados apenas grãos de pólen fósseis. A vegetação desse local pode ter sido formada por musgos, samambaias, pinheiros e ipês? Justifique sua resposta.
b) Esporos de plantas vasculares sem sementes e grãos de pólen maduros, quando germinam, resultam em estruturas diferentes. Quais são essas estruturas?

resposta:a) Não. Pinheiros (gimnospermas) e ipês (angiospermas) são plantas produtoras de grãos de pólen. Musgos e samambaias formam esporos.

b) Plantas como samambaias produzem esporos que germinam formando prótalos, geralmente hermafroditas. Os grãos de pólen germinam formando tubos polínicos.

origem:Unicamp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta. Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado. Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo.

a) Que resultados foram obtidos nesse experimento? Por quê?
b) A que classe de macromoléculas pertence o amido?
c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada?

resposta:a) O quadrado iluminado realizou fotossíntese, produziu amido e este, reagindo com o iodo, adquiriu a cor azul-violeta. O restante da folha não mostrou reação positiva ao amido.

b) O amido é um polissacarídeo.

c) O amido é armazenado em órgãos de reserva, tais como raízes tuberosas (mandioca), caules do tipo tubérculo (batata-inglesa), sementes (feijão, arroz, milho), etc.

origem:Unicamp-2008
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:Doenças transmitidas por picadas de artrópodes são comuns ainda nos dias de hoje, como é o caso da malária, da dengue e da febre maculosa. Outra doença transmitida por picada de artrópode é a peste bubônica, também conhecida como peste negra, epidemia que causou a morte de parte da população européia na Idade Média. A peste bubônica é provocada por uma bactéria transmitida pela picada de pulga, o hospedeiro intermediário, que se contamina ao se alimentar do sangue de ratos infectados.
a) Aponte, entre as doenças citadas, aquela transmitida de forma semelhante à peste bubônica e explique como ela é transmitida.
b) Indique duas características exclusivas dos artrópodes, que os diferenciam dos outros invertebrados.

resposta:a) A doença é a febre maculosa. Essa doença é transmitida por um artrópode (carrapato), que se contamina sugando o sangue de capivaras que, como o rato, atuam como reservatórios do parasita. Em seguida, a bactéria é transmitida para o homem pela picada do carrapato.

b) - Exoesqueleto quitinoso.
- Apêndices articulados, como patas e antenas.
- Sofrem ecdise.

 


morfologia sistema circulatorio arterias, veias e coração