Banco de dados de questões do vestibular
questões de vestibulares
|
 

Questões Unifesp

REF. Pergunta/Resposta
origem:UNIFESP-2005
tópico:
ecologia

sub-grupo:

pergunta:I. A comunidade de São Januário, localizada no médio São Francisco, é formada basicamente por mulheres de todas as idades, por meninos e homens velhos. II. Próximo à nascente do rio, existem somente peixes detritívoros (alimentam-se de detritos). À medida que o rio se alarga, podem ser vistos peixes que se alimentam de algas, plantas, artrópodes e até de outros peixes. III. As cercárias, larvas da esquistossomose, alojam-se nos tecidos de alguns caramujos. Esses tecidos abrigam grande quantidade de cercárias, por possuírem fibras musculares menos justapostas. Três importantes conceitos em Ecologia estão presentes nas afirmações apresentadas. Tais conceitos podem ser identificados em I, II e III, respectivamente, como: (A) migração, habitat e comensalismo. (B) população, sucessão e nicho ecológico. (C) população, nicho ecológico e habitat. (D) comunidade, predação e nicho ecológico. (E) comunidade, teia alimentar e parasitismo.

resposta:C

origem:UNIFESP
tópico:
Genética

sub-grupo:

pergunta:Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação.
Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que “para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus da AIDS” e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS.


resposta:São organismos que receberam e incorporaram gene(s) de uma outra espécie em seu genoma.
b) O vírus da AIDS não infecta plantas porque nas plantas não há receptores de membrana para que o vírus possa reconhecê-la e fixar-se, com posterior infecção.
Contudo, se fosse possível a infecção, a planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS devido à ação digestiva que o mesmo sofreria.
Em nosso tubo digestório existem enzimas que digeririam o RNA viral, bem como as glicoproteínas e lipídeos nele encontrados.


origem:UNIFESP
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem:

a) DNA e membrana plasmática, porém só as células do intestino e do parênquima foliar possuem ribossomos.
b) DNA, ribossomos e mitocôndrias, porém só a célula do parênquima foliar possui parede celular.
X c) DNA, membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria e a célula do parênquima foliar possuem parede celular.
d) membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria possui parede celular.
e) membrana plasmática e ribossomos, porém só a célula do intestino possui mitocôndrias.

resposta:C

origem:Unifesp
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:A Síndrome de Down caracteriza-se pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos indivíduos afetados. Esse problema pode ser decorrente da não-disjunção do cromossomo 21 em dois momentos durante a formação dos gametas. Considerando a ocorrência de tal não-disjunção, responda.

a) Em quais momentos ela pode ocorrer?
b) Utilize os contornos a seguir para representar uma das duas possibilidades, indicando na lacuna pontilhada qual delas foi escolhida para ser representada.



resposta:a) A não disjunção cromossômica pode ocorrer na primeira ou na segunda divisão da meiose.
b) Observe os esquemas adiante:



origem:Unifesp
tópico:
Medicina e Saúde

sub-grupo:

pergunta:Considere as quatro afirmações seguintes. I. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV. II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para se evitar o contágio pelo HIV. III. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamentação. IV. Nem todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

resposta:E

origem:Unifesp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Insetos

pergunta:A revista "Ciência Hoje" (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito 'Aedes aegypti'.
a) Cite uma doença transmitida por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.

resposta:
a) O mosquito 'Aedes aegypti' é o transmissor da dengue e da febre amarela.
b) As substâncias liberadas pela queima da vela de andiroba são capazes de diminuir o apetite das fêmeas dos mosquitos. Desta forma, os pernilongos atacarão com menor voracidade o ser humano. Assim, a produção dos ovos destes mosquitos, que depende do sangue ingerido pelos animais, será menor e haverá diminuição da densidade populacional destes vetores. Conseqüentemente, diminuirá, portanto, a proliferação das doenças por eles veiculadas.

origem:Unifesp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Insetos

pergunta:Os quadrinhos retirados da "Folha de S. Paulo" (03.10.2001) fazem referência ao exoesqueleto.
a) O exoesqueleto é uma característica exclusiva dos insetos? Justifique.
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presença do exoesqueleto.

resposta:a) Exoesqueleto não é estrutura exclusiva de insetos, pois ocorre também em outros artrópodes como crustáceos e aracnídeos, além de aparecer em representantes do filo moluscos (ostras, caramujos) e celenterados (corais).
b) O exoesqueleto confere proteção contra o ataque de predadores. Porém, limita o crescimento e, muitas vezes, a locomoção do animal.

origem:Unifesp
tópico:
Citologia

sub-grupo:Água nas Células

pergunta:Um ser humano adulto tem de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizada
a) no meio intracelular.
b) no líquido linfático.
c) nas secreções glandulares e intestinais.
d) na saliva.
e) no plasma sangüíneo.


resposta:A

origem:Unifesp
tópico:
Microbiologia

sub-grupo:Vírus

pergunta:Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células procarióticas.
a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida?
b) Justifique sua resposta.

resposta:
a) A afirmação não é válida.
b) Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, não podendo, portanto, ter surgido antes das células.

origem:Unifesp-2005
tópico:
Biologia (não classificadas)

sub-grupo:

pergunta:No tubo 1 existe uma solução contendo células de fígado de boi. Em 2, há uma solução de células extraídas de folhas de bananeira.




Você deseja eliminar completamente todos os constituintes dos envoltórios celulares presentes em ambos os tubos. Para isso, dispõe de três enzimas digestivas diferentes:

C: digere carboidratos em geral.
L: digere lipídios.
P: digere proteínas.

Para atingir seu objetivo gastando o menor número possível de enzimas, você deve adicionar a 1 e 2, respectivamente:
a) 1 = C; 2 = P.
b) 1 = L; 2 = C.
c) 1 = C e P; 2 = C e L.
d) 1 = C e P; 2 = C, L e P.
e) 1 = L e P; 2 = C, L e P.

resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Citologia

sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

pergunta:Considere as duas afirmações que seguem.
I. A energia luminosa é transformada em energia química.
II. A energia química acumulada é transformada em outra forma de energia química, que permite sua utilização imediata.

É correto afirmar que
a) I corresponde à fotossíntese e II, à quimiossíntese. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.
b) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.
c) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos simultâneos.
d) I corresponde à quimiossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.
e) I corresponde à fotossíntese e II, à fermentação. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.

resposta:C

origem:Unifesp
tópico:
Zoologia

sub-grupo:Mamiferos

pergunta:Mamíferos e angiospermas são considerados grupos de grande sucesso adaptativo, em parte, devido aos seus mecanismos de reprodução. Com relação à reprodução sexuada,
a) descreva como ocorre a fecundação num mamífero.
b) descreva como ocorre a fecundação numa angiosperma.

resposta:a) Nos mamíferos a fecundação é interna e envolve a união, no interior do organismo feminino, dos gametas masculino móvel (espermatozóid
e) e feminino imóvel (óvulo). O desenvolvimento é direto e ocorre, em geral, no interior do útero materno.
b) Em angiospermas a fecundação é dupla e ocorre no interior da flor, mais precisamente no interior do ovário, onde estão localizados os óvulos. Nestas estruturas se localizam os gametas femininos, a oosfera e os núcleos polares. Os gametas masculinos representados pelos dois núcleos espermáticos contidos no tubo polínico, fecundam, respectivamente, a oosfera originando o embrião 2N e os núcleos polares originando o endosperma 3N.

 


Próxima Página »

Página 1 de 15




anatomia sistema circulatorio