Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Fgv-2008

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fgv
tópico:
Citologia

sub-grupo:

pergunta:Sob condições experimentais adequadas, é possível fazer com que certos tipos celulares se dividam por mitose. Para isso, tais células são colocadas em frascos contendo meio de cultura e outras drogas necessárias à indução da divisão celular.
Com o objetivo de obter células para observar a mitose, um laboratorista adotou o seguinte procedimento: colocou uma amostra de sangue humano tratado com anticoagulante em um tubo de ensaio e, em seguida, centrifugou o tubo para precipitar os elementos mais pesados. Ao final do processo, observou-se o conteúdo do tubo e verificou-se a existência de três frações bem distintas. As hemácias, mais pesadas, ocupavam a fração 1 do tubo. Acima destas, uma fina camada de linfócitos formava a fração 2. A fração 3 era constituída pelo plasma sangüíneo.
Para observar células em divisão, o laboratorista deverá adicionar aos frascos de cultura
a) apenas a fração 1.
b) apenas a fração 2.
c) apenas a fração 3.
d) a fração 1 mais a fração 3.
e) qualquer uma das três frações.

resposta:[B]

origem:Fgv
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Sovar a massa do pão significa amassá-la vigorosamente, batê-la contra o tampo de uma mesa até que fique bem compactada. Segundo os cozinheiros, se a massa não for bem sovada, o pão "desanda", não "cresce".
Esse procedimento justifica-se, pois permite a mistura adequada dos ingredientes,
a) dentre os quais leveduras aeróbicas estritas que, misturadas à massa, realizam respiração aeróbica, convertendo os carboidratos da receita em CO‚ e água. O CO‚ permanece preso no interior da massa, aumentando o seu volume.
b) dentre os quais bactérias fermentadoras que, misturadas à massa, realizam fermentação láctica, convertendo a lactose do leite da receita em CO‚ e ácido lático. O CO‚ permanece preso no interior da massa, aumentando o seu volume.
c) dentre os quais leveduras aeróbicas facultativas que, misturadas à massa, realizam respiração aeróbica, convertendo os carboidratos da receita em CO‚ e água. O CO‚ permanece preso no interior da massa, aumentando o seu volume.
d) além de propiciar um ambiente anaeróbico adequado para as leveduras anaeróbicas facultativas realizarem fermentação alcoólica, convertendo os carboidratos da receita em CO‚ e álcool. O CO‚ permanece preso no interior da massa, aumentando o seu volume.
e) além de incorporar à massa o ar atmosférico. Nesse ambiente aeróbico, leveduras aeróbicas estritas realizam fermentação alcoólica, convertendo os carboidratos da receita em CO‚ e álcool. O CO‚ permanece preso no interior da massa, aumentando o seu volume.

resposta:[D]

origem:Fgv
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O gráfico apresenta a taxa de transpiração de uma planta ao longo de um certo período de tempo.




Pode-se afirmar que, nessa planta, no intervalo
a) A-B, os estômatos estão se abrindo.
b) A-B, a transpiração é apenas estomática.
c) A-B, a transpiração é estomática e cuticular.
d) B-C, os estômatos estão se fechando.
e) B-C, a transpiração é apenas estomática.

resposta:[C]

 


« Página Anterior |