Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrj-1997

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrj
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em uma lagoa costeira, foram medidas as concentrações na água de algumas substâncias tóxicas. Os peixes dessa lagoa também foram analisados para as mesmas substâncias.
Os resultados dessas medições estão apresentados na tabela a seguir:




Os peixes analisados são todos carnívoros.
Por que a concentração das substâncias tóxicas nos peixes é maior do que a observada nas águas da lagoa?

resposta:Os peixes carnívoros se alimentam de outros animais, incluindo alguns filtradores como mexilhões e ostras. Cada um desses animais concentra grandes quantidades de substâncias dissolvidas na água. Os peixes, ao consumirem muitos desses filtradores, acabam acumulando grandes quantidades de substâncias que estavam dissolvidas na água.

origem:Ufrj
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O gráfico a seguir mostra a sobrevivência dos indivíduos na Europa em relação à idade, em duas épocas diferentes, século XV e século XX. Agora observe as figuras A e B, que representam a distribuição de freqüências das diferentes faixas etárias de dois países no século XX:




Qual desses dois países apresenta uma distribuição de freqüências das faixas etárias compatível com a curva de sobrevivência do país europeu no século XV? Justifique sua resposta.

resposta:O país da figura A. Na Europa do séc. XV, a falta de higiene, a fome e uma assistência médica deficiente provocavam grandes taxas de mortalidade infantil, causando diferenças acentuadas entre as primeiras classes de idade.

origem:Ufrj
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A glicoquinase e a hexoquinase são duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose. Ambas são enzimas intracelulares que fosforilam a glicose formando glicose 6-fosfato (G6P).

Dependendo da enzima produtora, a G6P pode ser degradada na via da glicólise para gerar energia, ou então ser usada para síntese de glicogênio.

A glicólise ocorre nos tecidos em geral e a síntese de glicogênio ocorre principalmente no fígado. A síntese do glicogênio somente acontece quando existe excesso de glicose no sangue. Essa é uma forma de armazenar esse açúcar.

Observe a figura a seguir, que apresenta as velocidades de reação dessas duas enzimas em função da concentração da glicose. Níveis normais de glicose no sangue estão ao redor de 4mm.




Qual das duas enzimas gera G6P para síntese de glicogênio hepático? Justifique sua resposta.

resposta:A hexoquinase possui uma grande afinidade pela glicose, ou seja, ela atinge a velocidade máxima com uma concentração muito pequena de glicose. A glicoquinase exibe uma afinidade bem menor pois somente atinge sua velocidade máxima em concentrações bem mais altas do substrato. Logo, a enzima que contribui para a formação de glicogênio hepático é a glicoquinase, pois esta somente produz G6P com máxima eficiência quando há excesso de glicose no sangue.

origem:Ufrj
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Os dois cartuns de Garry Larson, apresentados a seguir, ilustram duas visões diferentes do processo evolutivo:




No cartum A, movidos pelo excesso de população, vários animais atiram-se ao mar realizando assim um suicídio coletivo. Um dos animais, entretanto, possui uma bóia. No cartum B, algumas criaturas aquáticas jogavam beisebol e, por acidente, a bola foi lançada à terra. Para que o jogo prossiga é preciso que alguém recupere a bola.
Qual dos cartuns dá uma interpretação lamarckista do processo evolutivo e qual dá uma interpretação darwinista? Justifique sua resposta.

resposta:O cartum A representa a evolução darwinista, isto é, na população existia um indivíduo com uma mutação - a bóia - que permitirá sua sobrevivência e possivelmente a sobrevivência da sua espécie. No cartum B, está implícito que a necessidade condicionará a evolução, isto é, para recuperar a bola os animais aquáticos eventualmente terão que invadir o ambiente terrestre. Esta é uma visão tipicamente lamarckista.

origem:Ufrj
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Pela equação Hardy-Weinberg, p£+ 2pq + q£= 1, onde p e q são as freqüências de dois alelos. Com essa equação podemos calcular a freqüência de um genótipo sabendo a freqüência de um dos alelos, ou vice-versa, desde que a população esteja em equilíbrio.
Numa determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg nasceram 10.000 crianças; uma dessas crianças apresentou uma doença, a fenilcetonúria, determinada por um gene autossômico recessivo.
Calcule a freqüência de indivíduos de fenótipo normal portadores do gene causador da fenilcetonúria nessa população.

resposta:Freqüência de homozigotos recessivos:

aa = 1/10000 = 0,0001

Logo q£ = 0,0001; q = Ë(0,0001) = 0,01

Como p + q = 1, a freqüência do gene dominante é:
1 - 0,01 = 0,99

Como a freqüência do heterozigoto em uma população em equilíbrio é 2pq, a resposta é:

2 × 0,99 × 0,01 = 0,019 ou 1,9%

 


« Página Anterior |