Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufu-2001

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Com relação aos dois tipos fundamentais de divisão celular, a mitose e a meiose, faça o que se pede

a) Apresente três diferenças básicas que caracterizam cada um desses processos. (Faça uma tabela).

b) Mencione apenas para a mitose o nome de suas diferentes fases e sua seqüência correta.

resposta:a) Observe a tabela a seguir:




b) Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Assinale a alternativa correta.
a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.


resposta:[A]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas.
Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução?

resposta:O estudo comparado de registros fósseis e a análise comparativa das seqüências de bases nitrogenadas do DNA de espécies distintas pode permitir a determinação do grau de parentesco evolutivo.

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Fator limitante pode ser definido como sendo aquele que, por estar num certo instante em menor quantidade em relação aos demais, limita o processo, determinando seu rendimento ou velocidade. Na fotossíntese a velocidade da reação (taxa de fotossíntese) pode ser limitada por fatores que dependem e que não dependem das plantas. Responda:

a) Qual é o principal fator limitante, que depende das plantas, na fase de "claro", e qual é o principal fator limitante na fase de "escuro"?

b) Cite os quatro principais fatores limitantes da fotossíntese, considerados externos, que não dependem da planta.

resposta:a) O principal fator limitante dependente do vegetal na fase fotoquímica da fotossíntese é a quantidade de clorofila. Na fase química o fator em questão é a disponibilidade enzimática para a redução do CO‚.

b) São fatores limitantes externos: luz, H‚O, CO‚ e temperatura ambiental, além de outros como a disponibilidade de sais minerais no solo e na água.

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Observe a genealogia abaixo sobre uma família que apresenta pessoas afetadas por uma anomalia hereditária.




A anomalia em questão é transmitida por meio de um gene
a) recessivo ligado ao cromossomo X.
b) autossômico recessivo.
c) dominante ligado ao cromossomo X.
d) autossômico dominante.


resposta:[C]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Na espécie humana, a distrofia muscular de Duchenne é uma doença condicionada por um gene recessivo localizado no cromossomo X, que acarreta degeneração e atrofia dos músculos. Os homens afetados começam a apresentar os sintomas na primeira infância e não se reproduzem porque morrem antes de atingir o período reprodutivo.
Analise as afirmativas abaixo.

I - A distrofia muscular de Duchenne é uma doença que ocorre quase que exclusivamente em meninos.
II - Devido à inativação ao acaso de um cromossomo X, que ocorre nas células das fêmeas dos mamíferos (hipótese de Lyon), as mulheres heterozigotas para o gene da distrofia muscular de Duchenne podem apresentar graduações da característica.
III - A distrofia muscular de Duchenne é uma doença que ocorre exclusivamente no sexo masculino.

São corretas as afirmativas
a) apenas III.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e II.

resposta:[D]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:De acordo com a Teoria de Hardy-Weimberg, em uma população em equilíbrio genético as freqüências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações. Para tanto, é necessário que
a) a população seria infinitamente grande, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
b) o tamanho da população seja reduzido, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
c) a população seria infinitamente grande, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
d) a população seja de tamanho reduzido, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.


resposta:[A]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Com relação às Pteridófitas podemos dizer que o gametófito é
a) desenvolvido, maior que o esporófito e denominado cormo.
b) reduzido e sempre chamado de protalo.
c) múltiplo e conhecido como soros, haplóides
d) muito pequeno e denominado estômio.


resposta:[B]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Com relação à AIDS é correto afirmar que
a) não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusão sangüínea ou outra via diferente do sexo.
b) é uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse, grupo. A AIDS praticamente não ocorre, em mulheres jovens, com nível universitário.
c) o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso em comum (troca) de roupas íntimas.
d) o uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é ainda hoje um dos principais métodos para se evitar o contágio.

resposta:[D]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I - O AIA (ácido indolilacético) nem sempre estimula o crescimento vegetal, podendo também inibi-lo, dependendo de sua concentração e do órgão onde atua.
II - Citocinina é um nome geralmente dado a certas substâncias naturais ou sintéticas que nos vegetais estimulam divisões celulares.
III - Os efeitos mais marcantes da ação do etileno nos vegetais referem-se à quebra de dormência de sementes e à formação de frutos partenocárpicos.

a) I e III estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) II e III estão corretas.
d) I e II estão corretas.

resposta:[D]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Baseando-se na embriologia do Anfioxo, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta das fases.
a) Mórula - Gástrula - Blástula - Nêurula.
b) Mórula - Blástula - Gástrula - Nêurula.
c) Blástula - Mórula - Nêurula - Gástrula.
d) Blástula - Nêurula - Mórula - Gástrula.

resposta:[B]

origem:Ufu
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Nesse Filo, os animais apresentam simetria bilateral, são não-segmentados, protostômios, triblásticos, acelomados. Eles apresentam órgãos com funções especializadas e células excretoras organizadas num sistema excretor. É o primeiro grupo na escala evolutiva a apresentar um sistema excretor e uma cefalização. Assinale a alternativa que apresenta o nome do táxon acima mencionado.
a) Celenterados.
b) Nematelmintos.
c) Platelmintos
d) Anelídeos


resposta:[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 2