Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Unicamp-1993

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um pesquisador, estudando morcegos frugívoros em uma área de mata, estimou o tamanho da população através de amostras coletadas em armadilhas montadas sempre no mesmo mês, no mesmo local e nas mesmas circunstâncias. A cada ano, de 1981 a 1990, foram sucessivamente apreendidos nas armadilhas e liberados em seguida: 75, 73, 80, 74, 38, 30, 25, 23, 35 e 46 animais. O pesquisador registrou também vários fatos ocorridos na região: seca acentuada em 1981, pulverização aérea de inseticida em um canavial vizinho em 1983, eliminação de parte da mata nativa para implantação de um pomar em 1987. Com base nessas informações:
a) Construa um gráfico com os dados de coleta no período de estudo.
b) Admitindo-se que o número de morcegos capturados é diretamente proporcional ao tamanho da população, elabore uma hipótese que explique as oscilações observadas.

resposta:a) Observe o gráfico a seguir que relaciona o período considerado e o número de morcegos capturados e marcados.




b) A seca registrada em 81 comprometeu a floração e a frutificação das plantas nativas da região que fornecem alimento para os morcegos.
Pulverização em canavial diminui o número de insetos polinizadores. A recuperação da população de morcegos ocorre após a criação de um pomar na região em questão em 87.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Considerando que a informação genética é igualmente carregada pelo óvulo e pelo espermatozóide, responda:
a) Por que o óvulo é geralmente muito maior do que o espermatozóide?
b) Como essa diferença aparece durante a gametogênese?

resposta:a) Porque acumula vitelo para nutrir o embrião no início do desenvolvimento
b) Ocorre intensa síntese de proteínas durante o período de intérfase por que passam as ovogônias

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O nitrogênio é essencial à vida e, embora aproximadamente 79% da atmosfera terrestre seja nitrogênio gasoso (N‚), apenas poucas bactérias e algas são capazes de utilizá-lo nessa forma.
a) Sob que forma o nitrogênio é obtido por plantas e animais?
b) Para que os seres vivos utilizam o nitrogênio?

resposta:a) As plantas absorvem principalmente nitratos do solo. Animais obtém nitrogênio através da alimentação.
b) Produção de aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Estima-se que uma única planta de milho, com O,4kg de peso seco, absorve 130 a 180 litros de água ao longo de sua vida. Sabendo-se que apenas cerca de 2% de toda a água absorvida é utilizada na fotossíntese e em outras atividades metabólicas, qual o destino do excedente de água? Indique a trajetória da água na planta e as estruturas envolvidas.

resposta:O excesso de água pode ser armazenado nos parênquimas aqüíferos, utilizada no transporte da seiva elaborada e eliminado na transpiração.
A água é absorvida pela raiz, segue aos vasos lenhosos (xilema) e é conduzida até o parênquima clorofiliano das folhas. O excedente é eliminado através da cutícula e dos estômatos.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma certa quantidade de água de lagoa com amebas foi colocada em frascos numerados de 1 a 5. Foram adicionadas quantidades crescentes de sais a partir do frasco 2 até o 5. Observando-se, em seguida, as amebas ao microscópio, constatou-se uma gradual diminuição na velocidade de formação de vacúolos pulsáteis a partir do frasco 2. No frasco 5 não se formavam esses vacúolos.
a) Qual a principal função do vacúolo pulsátil?
b) O que aconteceria se as amebas do frasco l não tivessem a capacidade de formar vacúolos? Por quê?
c) Por que no frasco 5 não se formavam vacúolos?

resposta:a) Osmorregulação.
b) Tende a explodir, pois a água penetra pela membrana plasmática por osmose.
c) O meio deve estar isotônico ou hipertônico em relação ao citoplasma das amebas.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As abelhas vivem em colônias constituídas por indivíduos de três castas: a rainha, os zangões e as operárias. Sabendo-se que as fêmeas férteis de Apis mellifera têm 32 cromossomos, indique o número cromossômico dos indivíduos de cada uma das castas e descreva como ocorre a diferenciação em castas nesses insetos.

resposta:Rainha: 2n = 36, fêmea fértil e produzida a partir de larva fêmea alimentada com geléia real.

Operária: 2n = 36, fêmea estéril e produzida a partir de larva fêmea alimentada com mel e pólen.

Zangão: n = 18, macho fértil e produzido por partenogênese.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Culturas de cana são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração do ambiente, como, por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique.

resposta:A cultura de milho porque as sementes plantadas são resultantes de reprodução sexuada, processo que aumenta a variabilidade genética na descendência.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma mulher deu à luz um menino com hemofilia. Como nenhum de seus parentes próximos era hemofílico, ela supôs que o problema teria surgido porque o pai da criança trabalhava em uma usina nuclear e teria ficado exposto a radiações que alteraram seu material genético. A mulher tem razão? Justifique.

resposta:Não, porque o gene para a hemofilia, recessivo e ligado ao cromossomo X, estava presente justamente na mulher portadora. O Pai não poderia ser o responsável, pois transmite ao filho homem o cromossomo Y.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A figura a seguir mostra o esquema do corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico:




a) A célula é proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique.
b) Se esta célula estivesse em intensa atividade de síntese protéica, que organelas estariam mais desenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por quê?

resposta:a) Vegetal porque possui membrana celulósica e plastos.
b) Retículo endoplasmático rugoso que é rico em ribossomos responsáveis pela produção de proteínas e mitocôndrias para a produção de energia para o trabalho celular.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O zumbido do vôo de um pernilongo é produzido pelo movimento de suas asas. Essa intensa atividade muscular, requerendo alto consumo de oxigênio, é compatível com o tipo de sistema circulatório dos insetos? Explique.

resposta:Os insetos possuem circulação aberta, lenta e sangue sem pigmento respiratório, o que é incompatível com o alto consumo de oxigênio por esses animais. O alto consumo para a produção de energia na respiração celular é possível graças ao sistema respiratório traqueal que leva o oxigênio diretamente às células dos tecidos.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Quando intensamente parasitada por Giardia lamblia , uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.
a) Qual é esta região?
b) De que maneira se adquire esta parasitose?
c) Qual o processo de reprodução que ocorre neste parasita?

resposta:a) Jejuno-íleo no Intestino delgado.
b) Ingestão de cistos do parasita no alimento mal lavado ou na água bebida sem tratamento.
c) Assexuada através da multiplicação do núcleo no interior do cisto de reprodução e de dispersão.

origem:Unicamp
tópico:
Biologia

sub-grupo:Imunologia

pergunta:Jararaca, cascavel, coral e urutu são exemplos de cobras venenosas que ocorrem no Brasil. Se picada por uma delas, a vítima deve ser tratada com soro antiofídico. O soro antiofídico poderia ser denominado vacina antiofídica? Explique.

resposta:Não. O soro contém anticorpos prontos para uso terapêutico e a vacina é profilática e contém antígenos que estimulam o organismo a produzir ativamente anticorpos.

 


Próxima Página »

Página 1 de 2