Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Unifesp-2003

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O jornal "Folha de S.Paulo" (23.09.2002) noticiou que um cientista espanhol afirmou ter encontrado proteínas no ovo fóssil de um dinossauro que poderiam ajudá-lo a reconstituir o DNA desses animais.

a) Faça um esquema simples, formado por palavras e setas, demonstrando como, a partir de uma seqüência de DNA, obtém-se uma proteína.
b) A partir de uma proteína, é possível percorrer o caminho inverso e chegar à seqüência de DNA que a gerou? Justifique.

resposta:a) Observe a figura a seguir:




b) Não. Sendo o código genético degenerado, diferentes trincas de nucleotídeos especificam o mesmo aminoácido.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:No heredograma seguinte, a pessoa A possui uma mutação no DNA de todas as suas mitocôndrias, que faz com que a produção de energia para os músculos seja deficiente, ocasionando dificuldades motoras para os portadores do problema. Essa pessoa casou-se com outra, aparentemente normal. O casal (P) teve filhos (F1) e estes, por sua vez, também tiveram filhos (F2).

Mutação 

do DNA


a) Copie o heredograma, pintando quais serão as pessoas afetadas pela doença em F1 e em F2
b) Justifique sua resposta.

resposta:a) Observe a figura a seguir:




b) O tipo de herança se justifica, pois apenas o DNA mitocondrial, presente no óvulo (gameta feminino) será transmitido à descendência.

origem:Unifesp
tópico:
Fisiologia

sub-grupo:Circulação

pergunta:Entre os vertebrados, a conquista da endotermia (homeotermia) representou, para os grupos que a possuem, um passo evolutivo decisivo para a conquista de ambientes antes restritivos para os demais grupos.

a) Copie a tabela e a preencha com as características dos grupos apontados quanto ao número de câmaras (cavidades) do coração.




b) Explique sucintamente como o número de câmaras do coração e a endotermia podem estar correlacionados.

resposta:a) Observe a figura a seguir:




b) O aumento do número de cavidades cardíacas e a presença de circulação fechada, dupla e completa permitiram um transporte mais eficiente de O‚ aos tecidos, fato fundamental no desenvolvimento da homeotermia.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Segundo dados da ONU, Botsuana, na África, possui hoje quase 40% de sua população entre 20 e 30 anos de idade contaminada com o vírus da AIDS.
A idade em que os casais têm filhos nesse país corresponde à faixa dos 18 aos 30 anos e, em Botsuana, não existe o acesso da população a drogas de controle da progressão do vírus HIV (os chamados "coquetéis"). A previsão é de que a taxa de infecção e de mortalidade pela AIDS em Botsuana permaneça igual nos próximos 30 anos.

a) Copie o gráfico e faça nele um esquema de como seria a pirâmide etária do país sem o vírus HIV, considerando igual a proporção entre homens e mulheres no país.




b) Considerando as informações e as condições dadas, faça um segundo esquema da pirâmide etária de Botsuana no ano de 2020.

resposta:Observe os gráficos adiante:



origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Cientistas criaram em laboratório um bacteriófago (fago) composto que possui a cápsula protéica de um fago T2 e o DNA de um fago T4. Após esse bacteriófago composto infectar uma bactéria, os fagos produzidos terão

a) a cápsula protéica de qual dos fagos? E o DNA, será de qual deles?
b) Justifique sua resposta.

resposta:a) Os bacteriofagos produzidos pela bactéria infectada terão a cápsula protéica e o DNA do fago T4.
b) Durante a infecção, apenas o DNA do fago T4 penetra na bactéria hospedeira. O DNA do fago, passa a comandar a produção da nova linhagem viral.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em uma mulher, após a menopausa, ocorre a falência das funções ovarianas. Responda:

a) Como estarão as concentrações dos hormônios estrogênio, progesterona, folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) em uma mulher, após a menopausa, caso não esteja sendo submetida a tratamento de reposição hormonal?
b) Explique o mecanismo que leva a essas concentrações.

resposta:a) Após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona diminuem e, conseqüentemente, as taxas dos hormônios FSH e LH, secretados pela adenoipófise, permanecerão altas.
b) A queda da taxa dos hormônios ovarianos, estimula a secreção das gonadotrofinas hipofisárias. Esse mecanismo de controle é denominado feed-back ou retroalimentação negativa.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Os gráficos A, B e C correspondem à taxa de fotossíntese de três plantas diferentes ocorrendo em três ambientes distintos.




Gráficos da taxa fotossintética em função da temperatura da folha em três espécies de plantas de três ambientes distintos.
(Modificado de Ricklefs, R. 1993. "A Economia da Natureza".)

Considere os grandes biomas terrestres existentes no planeta e responda.

a) Em quais biomas estão presentes as plantas representadas nos gráficos A, B e C?
b) Cite pelo menos três características morfológicas que se espera encontrar nas folhas da planta representada no gráfico C.

resposta:a) Gráfico A: a planta desenvolve-se em ambiente temperado, como uma floresta temperada caducifólia ou floresta de conífera (Taiga).
Gráfico B: a planta desenvolve-se em ambiente de altas temperaturas, como um deserto.
Gráfico C: a planta apresenta uma grande valência ecológica, pode ser um vegetal de savana (cerrado).

b) Cutícula espessa, epiderme com pêlos, parênquima paliçádico bem desenvolvido, estômatos em criptas e situados na epiderme inferior.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um botânico tomou dois vasos, A e B, de uma determinada planta. O vaso A permaneceu como controle e no vaso B foi aplicada uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vaso A permaneceu igual e a do vaso B apresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância.
Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da planta B:

I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta.
II. A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas.
III. A principal via de captação de CO‚ para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese.

A explicação correta corresponde a
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

resposta:[C]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d água abundantes no interior dessas matas (3).

No texto, as informações 1, 2 e 3, referentes a essa espécie, relacionam-se, respectivamente, a
a) habitat, habitat, nicho ecológico.
b) habitat, nicho ecológico, nicho ecológico.
c) habitat, nicho ecológico, habitat.
d) nicho ecológico, habitat, habitat.
e) nicho ecológico, habitat, nicho ecológico.

resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O grande aquecimento global verificado nos últimos 25 anos aponta o homem como o principal responsável pelas mudanças climáticas observadas no planeta atualmente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

a) os principais agentes do aquecimento global são o aumento de CO‚ e de gases contendo enxofre liberados diariamente. A quantidade de vapor d água atmosférico, que em princípio poderia também influenciar, não tem apresentado grandes alterações a longo prazo, pelas próprias características que possui o ciclo da água no planeta.
b) a destruição da camada de ozônio pelo uso continuado de CFCs (clorofluorcarbonos) é apontada, juntamente com o aumento da liberação de CO‚ por combustíveis fósseis, como um dos principais agentes promotores do aquecimento global.
c) poeira e pequenas partículas em suspensão eliminadas com a poluição configuram-se, juntamente com o vapor d água misturado ao enxofre, como os principais responsáveis pelo efeito estufa desregulado, que aumenta o aquecimento no planeta.
d) a contenção do uso de combustíveis fósseis e o controle da liberação de gás metano por material em decomposição e pelos lixões das áreas urbanas são apontados como fatores importantes para deter o aumento do aquecimento global.
e) o excesso de CO‚ liberado e o aquecimento global por ele provocado inibem, a longo prazo, a expansão das florestas. Além disso, o aumento das queimadas libera mais CO‚ e deixa vastas áreas descobertas, piorando o efeito estufa desregulado.

resposta:[D]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metro de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta os grãos de pólen trazidos da primeira flor.

O texto descreve duas interações biológicas e um processo, que podem ser identificados, respectivamente, como
a) inquilinismo, mutualismo e polinização.
b) inquilinismo, comensalismo e fecundação.
c) parasitismo, mutualismo e polinização.
d) parasitismo, comensalismo e fecundação.
e) parasitismo, comensalismo e polinização.

resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Considere um organismo que esteja posicionado numa teia alimentar exclusivamente como consumidor secundário. Para sua sobrevivência, necessita de água, carbono, oxigênio e nitrogênio. O número mínimo de organismos pelos quais esses elementos passam antes de se tornarem disponíveis, da forma em que se encontram em sua fonte na natureza, para esse consumidor secundário, será

resposta:[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 2