Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Unifesp-2006

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um exemplo clássico de alelos múltiplos é o sistema de grupos sangüíneos humano, em que o alelo IÞ, que codifica para o antígeno A, é co-dominante sobre o alelo Iß, que codifica para o antígeno B. Ambos os alelos são dominantes sobre o alelo i, que não codifica para qualquer antígeno. Dois tipos de soros, anti-A e anti-B, são necessários para a identificação dos quatro grupos sangüíneos: A, B, AB e O.
a) Complete o quadro a seguir com os genótipos e as reações antigênicas (represente com os sinais + e -) dos grupos sangüíneos indicados.




b) Embora 3 alelos distintos determinem os grupos sangüíneos ABO humanos, por que cada indivíduo é portador de somente dois alelos?

resposta:a) Observe o quadro a seguir:





b) Cada indivíduo possui um par de cromossomos homólogos que, por sua vez, apresentam os genes alelos.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento.
Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental.
a) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral preexistente.
b) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus.
c) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.
d) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucléico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula.
e) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula protéica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucléico viral é liberado.

resposta:[C]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:O Brasil é apontado por cientistas de todo o mundo como um dos países de maior biodiversidade do planeta. Sobre essa diversidade de organismos, foram feitas as afirmações seguintes.

I. A diversidade é produto de processos evolutivos mediados por mecanismos de seleção natural.
II. Assim como a especiação, a colonização de novas áreas é um processo que aumenta a biodiversidade.
III. A alta biodiversidade nos trópicos surgiu porque os solos são muito ricos em nutrientes nessas regiões e, por isso, permitem a instalação de florestas de grande porte.
IV. Existem grupos de organismos em que o número de espécies ainda não é totalmente conhecido no Brasil, como os insetos. Em contrapartida, estima-se que todos os vertebrados de nossa fauna já estejam catalogados.
V. Extinção, perda de habitat e competição com espécies introduzidas (não-nativas) estão entre os fatores que conduzem à perda da biodiversidade.

Estão corretas:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) II, III e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.

resposta:[A]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Assinale o gráfico que representa corretamente a quantidade de DNA no núcleo de uma célula de mamífero durante as fases da meiose. Considere M(I) = 1 divisão e M(II) = 2 divisão.

resposta:[B]

origem:Unifesp
tópico:
Genetica

sub-grupo:células-tronco

pergunta:Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias após.
("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.)

A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:
a) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.
b) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.
c) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.
d) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.
e) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.

resposta:[A]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Numa célula animal, a seqüência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é:
a) lisossomos ë mitocôndrias ë plastos.
b) plastos ë peroxissomos ë mitocôndrias.
c) complexo golgiense ë lisossomos ë mitocôndrias.
d) mitocôndrias ë lisossomos ë complexo golgiense.
e) lisossomos ë complexo golgiense ë mitocôndrias.

resposta:[C]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:"Ave brasileira" conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal "Folha de S. Paulo" (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se confirme, podemos afirmar corretamente que
a) essa descoberta revoluciona o conhecimento sobre a evolução dos vertebrados. Até agora, admitia-se que as aves surgiram a partir dos dinossauros e, portanto, não poderiam ter convivido com eles.
b) a descoberta é revolucionária por derrubar a teoria de que as aves descendem dos répteis. Como ambos conviveram num mesmo período, passa-se então a postular que aves tenham descendido diretamente de um grupo mais antigo, possivelmente dos peixes pulmonados.
c) essa convivência derruba a informação mais aceita atualmente de que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que não há indícios da presença de dinossauros no passado. Até o momento, não foi localizado fóssil algum desses répteis em nosso território.
d) existe certa inadequação na manchete. O fato de os fósseis serem tão antigos quanto os dinossauros não prova que houve convivência entre aves e esses répteis, principalmente porque as evidências de dinossauros em nosso território são ainda fracas.
e) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum.

resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Observe o gráfico e assinale a alternativa que contém legendas que explicam corretamente as diferenças observadas.

resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Leia os dois trechos de uma reportagem.

Trecho 1:
(...) a represa Guarapiranga está infestada por diferentes tipos de plantas. A mudança da paisagem é um sinal do desequilíbrio ecológico causado principalmente por esgotos não tratados que chegam ao local.

Trecho 2:
O gerente da qualidade de águas da Cetesb (...) esteve na represa ontem e mediu a concentração de oxigênio em 9,4 mm/l. O normal seria ter uma concentração entre 7mm/l e 7,5mm/l, e a máxima deveria ser de 8 mm/l.
("Folha de S. Paulo", 05.08.2005.)

Explique:
a) a associação que existe entre o aumento de plantas e o esgoto não-tratado que chega ao local.
b) o aumento da concentração de oxigênio na água.

resposta:a) O esgoto funciona como fonte de nutrientes para os vegetais.

b) Os nutrientes provocam a proliferação excessiva de algas, protistas responsáveis pela oxigenação da água.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma fita de DNA tem a seguinte seqüência de bases 5 ATGCGT3 .
a) Considerando que tenha ocorrido a ação da DNA-polimerase, qual será a seqüência de bases da fita complementar?
b) Se a fita complementar for usada durante a transcrição, qual será a seqüência de bases do RNA resultante e que nome recebe esse RNA se ele traduzir para síntese de proteínas?

resposta:a) 3 TACGCA5 .

b) 5 AUGCGU3 . O RNA que será utilizado na tradução é o RNAm (RNA mensageiro).

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?
b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.

resposta:a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.

b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.

origem:Unifesp
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Agentes de saúde pretendem fornecer um curso para moradores em áreas com alta ocorrência de tênias ( Taenia solium ) e esquistossomos ( Schistosoma mansoni ). A idéia é prevenir a população das doenças causadas por esses organismos.
a) Em qual das duas situações é necessário alertar a população para o perigo do contágio direto, pessoa-a-pessoa? Justifique.
b) Cite duas medidas - uma para cada doença - que dependem de infra-estrutura criada pelo poder público para preveni-las.

resposta:a) Taenia solium . A ingestão de ovos, eliminados nas fezes de outras pessoas, pode provocar a cisticercose.

b) Taenia solium : Educação, saneamento básico e fiscalização de frigoríficos.
Schistosoma mansoni : Saneamento básico e educação.

 


Próxima Página »

Página 1 de 2