Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Unirio-1998

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma doença humana rara é introduzida em uma família quando uma mulher normal se casa com um homem afetado. Esse casal tem 5 filhos, 2 mulheres e 3 homens. Todas as filhas mulheres são afetadas por essa doença. Uma das filhas se casa com um homem normal e tem 7 filhos, sendo 4 homens, dos quais 2 são afetados, e 3 mulheres, das quais somente uma é normal. O irmão mais velho, afetado pela doença, casa-se com uma mulher normal e tem 2 filhos, uma mulher afetada e um homem normal. A irmã mais nova, também afetada pela doença, se casa com um homem normal e tem 3 filhos, uma moça normal e 2 homens, um normal e outro afetado. Observando a genealogia, pode-se dizer que o modo de herança mais provável seja de herança ligada do X dominante. Justifique essa conclusão, desenhe o heredograma dessa família considerando o gene (A) normal e o gene (a) mutado e apresente os prováveis progenes, assim como a probabilidade de filhos afetados para o casamento entre os últimos primos, a filha afetada do irmão mais velho e o filho afetado da irmã mais nova.
Para o heredograma, utilize a simbologia: quadrados e círculos brancos para, respectivamente, homens e mulheres normais, quadrados e círculos hachurados para homens e mulheres afetados.

resposta:Observe o heredograma adiante:




A probabilidade de descendentes afetados do casamento entre os últimos primos (XAXa - XAY) será:
Filhas: 100% afetadas (XAXA, XAXa)
Filhos: 50% afetados (XAY) e 50% normais (XaY).

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A ____________ é uma enzima proteolítica do ___________ que surge a partir de um precursor, _______________, quando em meio_________.

Assinale a opção que completa perfeitamente as lacunas da sentença anterior.
a) pepsina, suco gástrico, pepsinogênio, ácido.
b) ptialina, suco gástrico, amilase salivar, ácido.
c) gastrina, suco gástrico, glicogênio, ácido.
d) mucina gástrica, estômago, pepsinogênio, básico.
e) amilase pancreática, intestino, amilase salivar, básico.

resposta:[A]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Se colocarmos uma célula animal e outra vegetal em uma solução de NaCØ a 1,5%, observaremos que:
a) ambas as células permanecem intactas por estarem mergulhadas em uma solução isotônica.
b) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal arrebenta num fenômeno denominado de plasmoptose, a célula vegetal sofre turgência.
c) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal murcha, ficando com a superfície enrugada, a célula vegetal sofre plasmólise.
d) o volume de ambas as células aumenta devido à entrada de água por osmose e, enquanto a célula animal sofre hemólise, a célula vegetal sofre turgência.
e) ao serem colocadas em uma solução hipertônica, a célula animal perde água e murcha, enquanto que a célula vegetal, protegida pela parede celular, permanece intacta.

resposta:[C]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Os vírus são entidades que só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Fora delas, deixam de apresentar tais propriedades e podem até cristalizar-se, como os minerais. Os vírus são importantes agentes causadores de doenças humanas, dentre as quais podem apontar:
a) AIDS, sarampo e difteria.
b) sarampo, catapora e herpes.
c) cólera, febre amarela e tétano.
d) febre amarela, sarampo e tétano.
e) disenteria bacilar, hanseníase e poliomielite.

resposta:[B]

origem:Unirio
tópico:
Histologia

sub-grupo:

pergunta:Um cientista, ao descobrir um novo ser vivo, teve como incumbência classificá-lo de acordo com o sistema de Lineu. O ser foi então classificado como:

MONERA - SCHYZOPHYTA - AUTOTRÓFICO

Ele chegou a tal conclusão por se tratar de um organismo:
a) procarionte, unicelular, de reprodução predominantemente assexuada e capaz de realizar fotossíntese.
b) procarionte, unicelular, de reprodução predominantemente sexuada e que retira a molécula orgânica já digerida do ambiente.
c) procarionte, unicelular, sem parede celular, de respiração anaeróbica facultativa.
d) eucarionte, unicelular, com parede celular, de respiração anaeróbica e quimiossintetizantes.
e) eucarionte, pluricelular, com parede celular, de reprodução predominantemente assexuada e capaz de realizar fotossíntese.

resposta:[A]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma mulher grávida sofre irradiação com raios-X. No momento da irradiação, o embrião estava sob a forma de gástrula, e somente as células da ectoderme foram atingidas. Poderão sofrer mutação os tecidos:
a) nervoso, conjuntivo e epiderme.
b) nervoso e do aparelho circulatório.
c) nervoso, de revestimento da boca, nariz, ânus e epiderme.
d) conjuntivo, do aparelho urinário e muscular.
e) de revestimento do tubo digestivo, urinário e reprodutivo.

resposta:[C]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Assinale o período da Era Paleozóica em que surgiram os primeiros vertebrados conhecidos.
a) Ordoviciano.
b) Cambriano.
c) Siluriano.
d) Devoniano.
e) Jurássico.

resposta:[A]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em uma palestra, um ecologista discursou sobre a importância da preservação de cada Biociclo da Biosfera. Cite e defina resumidamente, em cerca de 2 linhas, cada um deles.

resposta:Espinociclo - é o Biociclo terrestre que se divide em província superficial e província subterrânea.

Talassociclo - é o Biociclo das águas salgadas, constituído pelos sistemas litorâneo e abissal.

Limnociclo - é o Biociclo das águas doces, dividindo-se em província lótica e província lêntica.

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Células de levedura Saccharomyces cerevisiae podem sobreviver tanto aeróbica quanto anaerobicamente. Qual das duas formas é mais vantajosa à célula? Justifique a sua resposta.

resposta:Energicamente a respiração aeróbica é mais vantajosa, pois neste tipo de respiração a glicose é degradada via Ciclo de Krebs indo até a cadeia respiratória, sendo totalmente hidrolisada em CO‚ e H‚O, havendo a produção total de 38 mol de ATP para cada molécula de glicose. A respiração anaeróbica compreende apenas a glicólise, quando o piruvato (ácido pirúvico) formado se decompõe, no caso de células de S.cerevisiae , em etanol, havendo a formação de apenas 2 ATPs para cada mol de glicose.

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:Imunologia

pergunta:A partir do recente surto de sarampo na cidade do Rio de Janeiro, o governo decidiu iniciar uma campanha de imunização das crianças. A imunização contra diversos tipos de doenças é atingida através de vacinação, que consiste em injetar no organismo:
a) o soro obtido através do sangue de animais criados em laboratório, como macacos, onde recebem grande quantidade de antígenos e anticorpos específicos.
b) o plasma retirado de pessoas que já tiveram a doença, para que o organismo produza antígenos e anticorpos específicos.
c) um agente químico eficaz no combate à doença já instalada e que produza no corpo uma reação para a fabricação de anticorpos específicos.
d) vírus ou bactérias mortos ou atenuados que, reconhecidos pelo organismo como antígenos, induzem a produção de anticorpos específicos.
e) vírus ou bactérias vivos, em quantidade pequena, para provocar a doença de forma branda, pois o corpo imunizado produzirá anticorpos específicos.

resposta:[D]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma região hostil, desabitada, com rochas nuas, que vai passando por mudanças gradativas, dando origem a comunidades mais complexas, favorecendo o desenvolvimento de plantas maiores e também o estabelecimento de animais maiores é um exemplo de:
a) comunidade clímax.
b) ecossistema complexo.
c) nicho ecológico.
d) competição ecológica.
e) sucessão ecológica.

resposta:[E]

origem:Unirio
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A sinfilia é um tipo da associação que pode ser exemplificada na relação existente entre:
a) algas e fungos.
b) formigas e pulgões de plantas.
c) tubarão e lampreias.
d) tubarão e peixe-piloto.
e) anêmona do mar e peixe-palhaço.

resposta:[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 2