Questões de Química Inorgânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Química Inorgânica

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufrj-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Tabela Periódica
pergunta:Identifique, entre os três elementos químicos mencionados, aquele que pertence ao terceiro período da tabela periódica. Escreva seu símbolo e o número total de elétrons do seu nível mais energético.



resposta:- Silício (Si). Número de elétrons no nível mais energético: 4

vestibular Ufrj-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Oxi-redução
pergunta:"Retrato do artista quando jovem" é um romance do escritor irlandês James JoY2O3ce, publicado em 1914, e que, segundo alguns críticos, retrata a infância e adolescência do autor, na figura do personagem principal, Stephen Dedalus. O trecho a seguir transcreve uma pequena parte de um extenso sermão de uma das missas freqüentadas por Stephen no colégio interno:CH o fogo do inferno, conquanto retenha a intensidade do seu calor, arde eternamente nas trevas. É uma tempestade que nunca mais acaba de trevas de negras chamas e de negra fumaça do enxofre a arder por entre as quais os corpos estão amontoados uns sobre os outros sem uma nesga de ar CHO texto do sermão deve ser interpretado do ponto de vista literário, e não do ponto de vista científico. Considerando que, no texto apresentado, a expressão "enxofre a arder" indicaria a reação de combustão do enxofre, embora seja quimicamente impossível ocorrer combustão nas condições descritas,
I.escreva a equação balanceada da reação de combustão de enxofre e indique a variação do número de oxidação do enxofre nessa reação;
II.transcreva do texto o trecho que caracteriza a impossibilidade de ocorrer a combustão do enxofre, justificando a sua resposta.



resposta:I. S(s) + O2(g) → SO2(g) ; variação do número de oxidação S: 0 → +4. II. "sem uma nesga de ar": não é possível ocorrer a combustão na ausência de oxigênio.

vestibular Ufrj-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Solubilidade
pergunta:Na produção industrial de álcool combustível, a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, além do etanol, são formados como subprodutos os álcoois: n-butanol, n-pentanol e n-propanol. Indique a ordem de saída destes compostos, durante a destilação fracionada do meio fermentado, realizada à pressão atmosférica. Justifique a sua resposta.



resposta:Após o etanol, a ordem de saída é: n-propanol, n-butanol, e n-pentanol. Justificativa: o ponto de ebulição de alcóois primários não ramificados aumenta com o tamanho da cadeia.

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:Provavelmente, o sabão foi encontrado por algum curioso nas cinzas de uma fogueira usada para assar animais como porcos, javalis, cabras, etc. Este curioso, vendo nas cinzas aquela massa "diferente" e pensando que se tratava de comida, deve tê-la colocado na boca. Gosto horrível! Cuspiu, tentou tirá-la da boca com a mão, com água, esfregando vigorosamente. Surpresa! As palmas de suas mãos ficaram clarinhas, limpas como nunca antes haviam estado. Sabe-se, hoje, que os álcalis presentes nas cinzas reagem com gorduras levando à formação de sabão. Este método foi muito usado por nossos bisavós, que misturavam, num tacho, cinzas e gordura animal, deixando "cozinhar" por várias horas. Atualmente, uma das maneiras de se preparar um sabão é reagir o hidróxido de sódio com a tripalmitina (gordur


a). Nesta reação formam-se glicerol e sabão (sal de ácido orgânico).

a) Escreva a fórmula do sal orgânico formado na reação descrita.
b) Partindo de 1,2 x 10-4 mol de gordura e 5,0 x 10-4 mol de NaOH, calcule a quantidade, em mol, do sal orgânico formado.


resposta:a) O sal descrito é o palmitato de sódio b) 3,6 . 10-4 mol.

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:O sabão, apesar de sua indiscutível utilidade, apresenta o inconveniente de precipitar o respectivo sal orgânico insolúvel em água que contenha íons cálcio dissolvidos. Em época recente, foram desenvolvidos os detergentes, conhecidos genericamente como alquilsulfônicos, solúveis em água e que não precipitam na presença de íons cálcio.


a) Dê o símbolo e o nome do elemento químico que aparece na fórmula de um detergente alquilsulfônico e que não aparece na fórmula de um sabão.
b) Considerando que a fórmula de um certo detergente alquilsulfônico é C2H2sub>5O4XNa, cuja massa molar é 288 g/mol, calcule a massa molar do elemento X. Dados: massas molares em g/mol H=1; C=12; O=16; Na=23



resposta:a) O elemento químico que aparece no detergente e não no sabão é enxofre: S b) X = 32g/mol

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Solubilidade
pergunta:As "margarinas", muito usadas como substitutos da manteiga, contêm gorduras vegetais hidrogenadas. A diferença fundamental entre uma margarina "light" e outra "normal" está no conteúdo de gordura e de água. Colocou-se em um tubo de ensaio uma certa quantidade de margarina "normal" e, num outro tubo de ensaio, idêntico ao primeiro, colocou-se a mesma quantidade de margarina "light". Aqueceram-se em banho-maria os dois tubos contendo as margarinas até que aparecessem duas fases, como esquematizado na figura.


a) Reproduza, na resposta, a figura do tubo correspondente à margarina "light", identificando as fases lipídica e aquosa.
b) Admitindo que as duas margarinas tenham o mesmo preço e considerando que este preço diz respeito, apenas, ao teor da gordura de cada uma, em qual delas a gordura custa mais e quantas vezes (multiplicação) este preço é maior do que na outra?


resposta:a) A margarina "light" contém menos gorduras vegetais hidrogenadas do que a margarina "normal". O tubo que corresponde à margarina "light" é: b) Margarina "light": fase lipídica: 4 unidades de volume. Margarina "normal": fase lipídica: 8 unidades de volume. A gordura da margarina "light" custa mais que a gordura da margarina "normal". O preço é duas vezes maior.

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Oxi-redução
pergunta:A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto orgânico, hidrossolúvel, estável ao aquecimento moderado apenas na ausência de oxigênio ou de outros oxidantes. Pode ser transformada em outros produtos pelo oxigênio do ar, em meio alcalino ou por temperaturas elevadas. Durante processos de cozimento, alimentos que contêm vitamina C apresentam perdas desta vitamina, em grande parte pela solubilização na água e, também, por alterações químicas. Em função disto, para uso doméstico, deve-se evitar o cozimento prolongado, altas temperaturas e o preparo do alimento com muita antecedência ao consumo. A análise quantitativa do ácido ascórbico em sucos e alimentos pode ser feita por titulação com solução de iodo, I2. A seguinte equação representa a transformação que ocorre nesta titulação.


a) Esta reação é de oxidorredução? Justifique. Diferentemente da maioria dos ácidos orgânicos, a vitamina C não apresenta grupo carboxílico em sua molécula.
b) Escreva uma equação química correspondente à dissociação iônica do ácido ascórbico em água, que justifique o seu caráter ácido.


resposta:a)Trata-se de uma reação de oxidorredução. O carbono sofre oxidação e o iodo redução. Logo há variação do número de oxidação. b) A hidroxila ligada a carbono de dupla apresenta caráter ácido. Uma dissociação iônica do ácido ascórbico pode ser:

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:A ingestão de cloreto de sódio, na alimentação, é essencial. Excessos, porém, causam problemas, principalmente de hipertensão. O consumo aconselhado para um adulto, situa-se na faixa de 1100 a 3300mg de sódio por dia. Pode-se preparar uma bela e apetitosa salada misturando-se 100g de agrião (33mg de sódio), 100g de iogurte (50mg de sódio) e uma xícara de requeijão cremoso (750mg de sódio), consumindo-a acompanhada com uma fatia de pão de trigo integral (157mg de sódio):


a) Que percentual da necessidade diária mínima de sódio foi ingerido?
b) Quantos gramas de cloreto de sódio deveriam ser adicionados à salada, para atingir o consumo diário máximo de sódio aconselhado?



resposta:a) Massa de sódio ingerido na salada com pão: m = 30mg + 50mg + 750mg + 157mg = 990mg Cálculo da porcentagem de sódio ingerida (considerando o mínimo de 1100mg de sódio) 1100mg ____ 100% 990mg _____ x x = 90%O porcentual da necessidade diária mínima de sódio será de 90%.b) Massa de sódio que deve ser acrescida para satisfazer a necessidade máxima de 3300mg: m' = 3300mg - 990mg = 2310mg = 2,310g de Na Massa molar de NaCg = (22,990+35,453)g/mol = 58,443g/mol58,443g de NaCg ____ 22,990 de Na x ___________ 2,310g de Na x = 5,872g de NaCg

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:A expressão "omega-3" (Ÿ3) parece ter sido definitivamente incorporada ao vocabulário moderno. Ela se refere a ácidos orgânicos de cadeia longa encontrados em óleos de peixes marinhos. Já foi comprovado que estas substâncias protegem os esquimós da Groenlândia contra doenças cardiovasculares. Surge daí o estímulo que hoje se faz para que as populações ocidentais incluam, pelo menos uma vez por semana, peixe no seu cardápio. O ácido eicosapentaenóico, EPA, é um ácido graxo poli-insaturado do tipo Ÿ3, podendo ser representado por C20:5Ÿ3. Esta fórmula indica que a molécula do mesmo possui 20 átomos de carbono e 5 duplas ligações, e que a primeira dupla ligação localiza-se no carbono 3 da cadeia (linear), enumerando-se a partir da extremidade oposta do radical carboxila.


a) Represente uma fórmula estrutural possível do ácido graxo representado por C18:3Ÿ3. Sabe-se que compostos orgânicos que contêm duplas ligações podem reagir com iodo, I2 adicionando-o as duplas ligações.
b) Quantos moles de I2 reagem, por completo, com 5,56g do ácido C18:3Ÿ3 do item a?



resposta:a) Uma fórmula estrutural do ácido graxo representado por C18:3Ÿ3 é: A primeira dupla ligação localiza-se no carbono 3 a partir da extremidade oposta do radical carboxila. As outras duplas ligações podem estar situadas em outros carbonos diferentes do exemplo acima. b) A fórmula molecular do ácido é: CˆH310O2, com massa molar = 278g/mol. Para cada mol do ácido, temos um consumo de 3mol de I2 pois a ácido tem três duplas ligações em sua cadeia.

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:
pergunta:Uma receita de biscoitinhos Petit Four de laranja leva os seguintes ingredientes: A densidade aparente da "massa" recém preparada e antes de ser assada é de 1,10g/cm¤. Entende-se por densidade aparente a relação entre a massa da "massa" ou do ingrediente, na "forma" em que se encontra, e o respectivo volume ocupado.


a) Qual o volume ocupado pela "massa" recém preparada, correspondente a uma receita?
b) Como se justifica o fato da densidade aparente da "massa" ser diferente da média ponderada das densidades aparentes dos constituintes?


resposta:a) Cálculo da "massa" recém-preparada para uma receita: 360g + 6g + 1g + 100g + 90g + 100g + 3g = 660g Como a densidade aparente da "massa" recém-preparada é 1,10g/cm¤, temos: 1cm¤ ______ 1,10g x __________ 660g x = 600cm¤b) A densidade aparente da "massa" recém-preparada não é a medida das densidades aparentes dos constituintes, porque o ingrediente isolado está em uma certa "forma" e a massa está em uma "forma" diferente. Quando os ingredientes são misturados, aparecem novas interações intermoleculares que podem fazer variar o volume total.

vestibular Unicamp-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Gases
pergunta:Considerando a questão anterior, se o carbonato ácido de amônio (hidrogenocarbonato de amônio) se decompõe totalmente pela ação do calor formando amônia, água e gás carbônico, todos no estado gasoso:


a) Escreva a equação química que representa esta reação.
b) Determine o volume total de gases produzidos pela decomposição do carbonato ácido de amônio em um forno a 227°C, à pressão ambiente de 1atm. Massa molar do carbonato ácido de amônio = 79g/mol.



resposta:a) A equação química do processo: NH4HCBaCO3(s) → NH3(g) + CO2(g) + H2O(g)b) Cálculo da quantidade em mol de gases na decomposição de 6g de NH4HCBaCO3: 79g _____ 3mol de gases 6g ______ x x = 0,23mol Cálculo do volume total de gases utilizando a equação de estado (ClapeY2O3ron): pV = nRT 1 atm.V = 0,23mol . 0,082 atm.L/K.mol . 500K V = 9,43L

vestibular Ufc-2003
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Gases
pergunta:Uma das ações desejadas para contribuir com a diminuição dos níveis de CO2 da atmosfera terrestre consiste em promover sua utilização em processos limpos. Nesse sentido, pesquisas recentes apontam para a possibilidade do seu uso como gás trocador de calor, em substituição aos gases refrigerantes convencionais, que causam danos adicionais ao meio ambiente. Com relação ao CO2, é correto afirmar que:


a) sua molécula é angular, e a hibridação do átomo de carbono é sp¤.
b) quando dissolvido em água destilada, origina uma solução alcalina.
c) um mol de moléculas de CO2 contém exatamente 6,02 . 102¤ átomos.
d) as ligações químicas presentes na molécula são do tipo covalente apolar.
e) quando submetido a altas pressões, apresenta comportamento distinto de um gás ideal.



resposta:[E]