Questões de Química Inorgânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Química Inorgânica

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:No início do século passado, foram desenvolvidas diversas armas químicas, dentre as quais o gás fosgênio. Sabe-se que 9,9 g deste gás ocupam 2,24 L, nas condições normais de temperatura e pressão, e que é constituído apenas por átomos de carbono, oxigênio e cloro. Dadas as massas molares C = 12 g×mol-1, O = 16 g×mol-1e Cg = 35,5 g×mol-1, a fórmula mínima correta para este gás é:


a) C2OCl2.
b) C2OCg.
c) CBaCO3Cg.
d) COCl2.
e) CO2Cl2.



resposta:[D]

vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Solubilidade
pergunta:A preparação de um chá utilizando os já tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os seguintes processos:


a) filtração e dissolução.
b) filtração e extração.
c) extração e filtração.
d) extração e decantação.
e) dissolução e decantação.



resposta:[C]

vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:O ferro é um elemento químico usado na confecção de utensílios há séculos. Um dos problemas para sua utilização é a tendência à oxidação. Dentre os produtos de oxidação possíveis, dois óxidos - óxido 1 e óxido 2 - apresentam, respectivamente, 70,0% e 77,8% em ferro. Dadas as massas molares Fe = 56 g×mol-1 e O = 16 g×mol-1, as fórmulas mínimas para os óxidos 1 e 2 são, respectivamente:


a) Fe2BaCO3 e FeO.
b) Fe2BaCO3 e Fe3O4.
c) Fe3O4 e Fe2BaCO3.
d) Fe3O4 e FeO.
e) FeO e Fe2BaCO3.



resposta:[A]

vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:propridades da Matéria
pergunta:A amônia (NH3) pode ser biologicamente produzida, sendo encontrada em excrementos de seres humanos e de outros animais. Esta substância apresenta caráter alcalino, podendo reagir com outros gases presentes na atmosfera, responsáveis pela chuva ácida. As reações de neutralização desta base com os ácidos sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNBaCO3) produzem, respectivamente, os sais:


a) NH3HSO4 e NH3NBaCO3.
b) NH3HSBaCO3 e (NH3)2NO2.
c) (NH4)2SBaCO3 e NH4NBaCO3.
d) (NH4)2SO4 e NH4(NO2)2.
e) (NH4)2SO4 e NH4NBaCO3.



resposta:[E]

vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:Estima-se que a quantidade de metanol capaz de provocar a morte de um ser humano adulto é de cerca de 48 g. O adoçante aspartame (M[aspartame] = 294 g×mol-1) pode, sob certas condições, reagir produzindo metanol (M[metanol] = 32 g×mol-1), ácido aspártico (M[ácido aspártico] = 133 g×mol-1) e fenilalanina, segundo a equação apresentada a seguir:C4HˆO5N2+ + 2X Ï →CH3OH + C4H‡O4N + C‰HO2N


a) Identifique o reagente X na equação química apresentada e calcule a massa molar da fenilalanina. (Dadas as massas molares, em g×mol-1: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.)
b) Havendo cerca de 200 mg de aspartame em uma lata de refrigerante light, calcule a quantidade mínima de latas desse refrigerante necessária para colocar em risco a vida de um ser humano adulto. (Suponha que todo o aspartame contido no refrigerante será decomposto para a produção do metanol.)



resposta:(a) C4HˆO5N2+ + 2X →CH3OH + C4H‡O4N + C‰HO2N 294 g + 2X = 32 g + 133 g + 165 g 2X = 36; X = 18 g. Logo, X = H2O.(b) C4HˆO5N2+ + 2X →CH3OH + C4H‡O4N + C‰HO2N 294 g --------------------- 32 g 200x10-4 g --------------------- m m = 0,02177 g -------- 1 lata de refrigerante 48 g -------- n n = 2204,87 = 2205 latas de refrigerante.

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Combinações
pergunta:No laboratório de química, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado na figura, que simula a fabricação do bicarbonato de sódio, um produto químico de grande importância industrial. O frasco II, imerso em um banho de água e gelo, contém solução aquosa com carbonato de amônio e 23,4 g de cloreto de sódio. O frasco I, gerador de gás carbônico, contém "gelo seco", que quando borbulhado na solução do frasco II causa uma reação, produzindo como único produto sólido o bicarbonato de sódio. Decorrido o tempo necessário de reação, os cristais foram separados e secados, obtendo-se 25,2 g de NaHCBaCO3. Considerando que reagente limitante é NaCg, o rendimento percentual desse processo, corretamente calculado pelo grupo de alunos, foi igual a


a) 85%.
b) 80%.
c) 75%.
d) 70%.
e) 39%.


resposta:[C]

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Estequiometria
pergunta:Reações de óxido-redução são aquelas que ocorrem com transferência de elétrons. Essas reações nos acompanham a todo o momento, fazendo parte de muitos mecanismos do nosso organismo e até quando deixamos exposta ao ar uma fruta cortada. Para compreender melhor esse fenômeno, um aluno misturou etanol e soluções aquosas de dicromato de potássio e ácido sulfúrico em um tubo de ensaio. Com os dados coletados do experimento e após consulta a livros de química, o aluno montou a seguinte tabela: A soma dos índices estequiométricos da equação da reação devidamente balanceada e a classificação desta reação quanto ao calor envolvido são, respectivamente,


a) 29 e endotérmica.
b) 31 e endotérmica.
c) 29 e exotérmica.
d) 31 e exotérmica.
e) 33 e exotérmica.


resposta:[D]

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Concentrações e Soluções
pergunta:A nanotecnologia é a tecnologia em escala nanométrica (1 nm = 10-5ª m). A aplicação da nanotecnologia é bastante vasta: medicamentos programados para atingir um determinado alvo, janelas autolimpantes que dispensam o uso de produtos de limpeza, tecidos com capacidade de suportar condições extremas de temperatura e impacto, são alguns exemplos de projetos de pesquisas que recebem vultuosos investimentos no mundo inteiro.Vidro autolimpante é aquele que recebe uma camada ultrafina de dióxido de titânio. Essa camada é aplicada no vidro na última etapa de sua fabricação. A espessura de uma camada ultrafina constituída somente por TiO2 uniformemente distribuído, massa molar 80 g/mol e densidade 4,0 g/cm¤, depositada em uma janela com dimensões de 50 × 100 cm, que contém 6 × 102¡ átomos de titânio (constante de Avogadro = 6 × 102¤ mol-1) é igual a


a) 4 nm.
b) 10 nm.
c) 40 nm.
d) 80 nm.
e) 100 nm.



resposta:[C]

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Formulas Químicas
pergunta:Existem diferentes formas pelas quais a água pode fazer parte da composição dos sólidos, resultando numa grande variedade de substâncias encontradas na natureza que contêm água ou elementos que a formam. A água de estrutura é denominada de água de hidratação, que difere muito da água de absorção ou adsorção. A água de constituição é uma forma de água em sólidos, que é formada quando estes se decompõem pela ação de calor.


a) O NaHCBaCO3 e Ca(OH)2 são sólidos que apresentam água de constituição. Escreva as equações, devidamente balanceadas, que evidenciam essa afirmação, sabendo-se que na decomposição do bicarbonato de sódio é produzido um óxido de caráter ácido.
b) No tratamento pós-operatório, um medicamento usado para estimular a cicatrização é o sulfato de zinco hidratado, ZnSO4 . xH2O. A análise desse sólido indicou 43,9 % em massa de água. Determine neste composto o número de moléculas de água por fórmula unitária. Dadas massas molares (g/mol): ZnSO4 = 161,5 e H2O = 18,0.



resposta:a) 2NaHCBaCO3 → Na2CBaCO3 + CO2 + H2O óxido ácido Ca(OH)2 → CaO + H2Ob) ZnSO4.xH2O -------- xH2O 161,5 g ---------------- x .18 g 100 g ----------------- 43,9 g x = 4

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Gases
pergunta:Devido aos atentados terroristas ocorridos em Nova Iorque, Madri e Londres, os Estados Unidos e países da Europa têm aumentado o controle quanto à venda e produção de compostos explosivos que possam ser usados na confecção de bombas. Dentre os compostos químicos explosivos, a nitroglicerina é um dos mais conhecidos. É um líquido à temperatura ambiente, altamente sensível a qualquer vibração, decompondo-se de acordo com a equação:2 C3Hsub>5(NBaCO3)3 (g) → → 3 N2+(g) + 1/2 O2(g) + 6 CO2(g) + 5 H2O(g)Considerando-se uma amostra de 4,54 g de nitroglicerina, massa molar 227 g/mol, contida em um frasco fechado com volume total de 100,0 mL:


a) calcule a entalpia envolvida na explosão. Dados:
b) calcule a pressão máxima no interior do frasco antes de seu rompimento, considerando-se que a temperatura atinge 127°C. Dado: R = 0,082 atm.L.K-1 . mol-1.


resposta:a) 28,46 kJb) P = 47,6 atm

vestibular Unifesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Estequiometria
pergunta:Na preparação de churrasco, o aroma agradável que desperta o apetite dos apreciadores de carne deve-se a uma substância muito volátil que se forma no processo de aquecimento da gordura animal. (R, R' e R": cadeias de hidrocarbonetos com mais de 10 átomos de carbono.) Esta substância é composta apenas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando 0,5 mol desta substância sofre combustão completa, forma-se um mol de moléculas de água. Nesse composto, as razões de massas entre C e H e entre O e H são, respectivamente, 9 e 4.


a) Calcule a massa molar desta substância.
b) A gordura animal pode ser transformada em sabão por meio da reação com hidróxido de sódio. Apresente a equação dessa reação e o seu respectivo nome. Dadas massas molares (g/mol): C = 12, H = 1 e O = 16.


resposta:a) M = 56g/molb) Hidrólise básica da gordura ou saponificação:

vestibular Unesp-2006
tópico:Química Inorgânica

sub-grupo:Oxi-redução
pergunta:Uma das maneiras de verificar se um motorista está ou não embriagado é utilizar os chamados bafômetros portáteis. A equação envolvida na determinação de etanol no hálito do motorista está representada a seguir.----- split---


a) Considerando os reagentes, escreva a fórmula química e o nome do agente redutor.
b) Calcule a variação do número de oxidação do crômio e forneça os valores para os coeficientes x e Y2O3 na equação apresentada.


resposta:a) De acordo com o equilíbrio, temos:CH3CH2OH --- (oxidação) --- CH3CHO Nox do C = - 1 Nox do C = +1 Obs.: O carbono do grupo funcional é que sofre oxidação. Conclusão: CH3CH2OH; etanol ou álcool etílico, é agente redutor.b) K2Cr2O‡ --- (redução) --- Cr2(SO4)3 Nox do Cr = +6 Nox do Cr = +3 Cada mol de Cr recebe 3 mols de elétrons; 3 mols de CH3CH2OH oxidam e formam 3 mols de CH3CHO, logo, Y2O3 = 3. Três mols de CH3CH2OH perdem 6 mols de elétrons para 2 mols de Cr (ou 1 mol de Cr2), logo, x = 1.