Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: FUVEST

(Fuvest-2ª-fase-2006) Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes:5°C, 15°C e 25°C. O gráfico abaixo foi construído a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas.

a) Nos sapos, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração mudam durante o ano.
- Justifique essa afirmação, com base nos dados do gráfico.
b) Um sapo inalou gás oxigênio radioativo.
Qual será a primeira substância, diferente de gás oxigênio, a ser identificada nas mitocôndrias das células desse sapo?

resposta:a) Em temperaturas mais baixas, maior é a dissolução do O2 na água, conseqüentemente, a entrada de O2 pela pele do sapo é a predominante (respiração cutânea). Em temperaturas mais elevadas, a dissolução do O2 na água é menor e, conseqüentemente, o sapo intensifica a respiração pulmonar para obter o O2 necessário.
b) O O2 une-se ao hidrogênio, na crista mitocondrial, formando a água, no processo denominado cadeia respiratória.




(Fuvest-2ª-fase-2006) No heredograma, estão representadas pessoas que têm uma doença determinada por um alelo mutante dominante em relação ao alelo normal.



resposta:a) A doença tem padrão de herança autossômica; tal conclusão é resultante da análise do caráter do indivíduo II-5.
Se a doença fosse ligada ao sexo dominante, mães normais gestariam crianças de sexo masculino sempre normais.
b) Os indivíduos III-7 e III-8 são Aa, isto é, são heterozigotos.
c) Afetado – dominante:
A Normal – recessivo:
a Probabilidade da criança, de sexo feminino, ser aa (normal) é igual a 1/4 ou 25%.




(Fuvest-2ª-fase-2006) No desenho abaixo, estão representados dois cromossomos de uma célula que resultou da 1ª divisão da meiose de um indivíduo heterozigótico AaBb.

Esquematize esses cromossomos, com os genes mencionados, a) no final da interfase da célula que originou a célula do desenho.
b) nas células resultantes da 2ª divisão meiótica da célula do desenho.
c) em todas as células resultantes da meiose que originou a célula do desenho.


resposta:



(Fuvest-2ª-fase-2004) Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com pH 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi adicionado ácido clorídrico (HCl), de modo a se obter um pH final em torno de 2. Nos tubos 1 e 2, foi adicionado macarrão; nos tubos 3 e 4, foi adicionada carne; nos tubos 5 e 6, foi adicionada manteiga. Os tubos foram mantidos por duas horas à temperatura de 36°C. Ocorreu digestão apenas no tubo 1.

a) Qual foi o órgão do animal utilizado na experiência?
b) Que alteração é esperada na composição químicada urina de um cão que teve esse órgão removido cirurgicamente? Por quê?
c) Qual foi a substância que a enzima purificada digeriu?


resposta:a) O órgão utilizado na experiência foi o pâncreas.
b) Espera-se um aumento na quantidade de glicose presente na urina excretada (glicosúria). Tal fato pode ser evidenciado porque o pâncreas produz e secreta a insulina, que é o hormônio que controla a taxa de glicose no organismo.
O distúrbio hormonal verificado com a retirada do pâncreas é o diabete mellitus.
c) A substância digerida é o hidrato de carbono, sob a ação da amilase pancreática.




(Fuvest-2ª-fase-2004) “Os genomas de dois parasitas que causam a esquistossomose foram seqüenciados, um passo que pode levar a vacinas para tratar e erradicar a doença. A esquistossomose causa mais enfermidade do que qualquer outra doença parasitária, com exceção da malária.”(New Scientist, 20/09/03) a) O que significa dizer que os genomas dos dois parasitas foram seqüenciados?
b) A que reinos de seres vivos pertencem os agentes causadores da malária e da esquistossomose?
c) Qual é a maneira mais comum de uma pessoa contrair malária?
d) Como uma pessoa contrai esquistossomose?


resposta:a) Significa dizer que foi obtida a seqüência completa das bases do DNA dos parasitas.
b) A malária é doença causada pelo protozoário chamado Plasmodium pertencente ao reino Protista.
A esquistossomose é provocada pelo verme Schistosoma mansoni, incluído no reino Animal. c) Picada do mosquito Anopheles (mosquito-prego fêmea) contaminado com o parasita.
d) Nadando em águas contaminadas com as larvas cercárias.



(Fuvest-2ª-fase-2004) A figura abaixo esquematiza o coração de um mamífero.

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio?
b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico?
c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do coração para os pulmões?
d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões?


resposta:a) B (átrio esquerdo)
b) A (átrio direito)
c) III (artéria pulmonar)
d) IV (veia pulmonar)




(Fuvest-2ª-fase-2004) Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mm Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio?
b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 mm Hg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)?
c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica?
d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?


resposta:a) O abaixamento do pH para 7,2 diminui a saturação da oxiemoglobina, isto é, o sangue passa a ceder mais oxigênio aos tecidos.
b) Cerca de 10%.
c) A respiração celular libera CO2 , que ocasiona a queda do pH sangüíneo, ou seja, a acidose respiratória. d) O pH mais baixo do sangue facilita a liberação mais rápida de O2 aos tecidos celulares.




(Fuvest-2ª-fase-2004) O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y.


a) Tomando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II?
b) Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles?
c) Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse.


resposta:Resolução a) Os impulsos nervosos propagam-se no sentido de II para I. b) A transmissão do impulso na sinapse é feita por neurotransmissores. c) Os neurotransmissores são secretados pelas terminações do axônio.



(Fuvest-2ª-fase-2004) O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira pólen. b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o grão de pólen inicia o desenvolvimento do tubo polínico. c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto. d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a união de gametas masculino e feminino e que dará origem à semente.

resposta:



(Fuvest-2ª-fase-2004)
a) O esquema mostra, de maneira simplificada, o ciclo de que elemento químico?
b) Que informação, dada pelo esquema, permite identificar esse elemento químico?
c) Cite duas classes de macromoléculas presentes nos seres vivos, que contenham esse elemento químico.


resposta:a) O esquema mostra o ciclo do elemento químico nitrogênio (N).
b) O elemento químico nitrogênio é fixado biologicamente por bactérias e cianobactérias.
c) Proteínas e ácidos nucléicos (DNA e RNA) são macromoléculas orgânicas que contêm nitrogênio em sua composição química.




(Fuvest-2ª-fase-2004) Num ambiente aquático, vivem algas do fitoplâncton, moluscos filtradores, peixes carnívoros e microrganismos decompositores.
Considerando um átomo de carbono, desde sua captura como substância inorgânica até sua liberação na mesma forma, depois de passar por forma orgânica, indique:
a) a substância inorgânica que é capturada do ambiente, a maior seqüência de organismos nessa comunidade, pela qual esse átomo passa e a substância inorgânica que é liberada no ambiente;
b) os processos que um único ser vivo, dessa comunidade, pode realizar para capturar e eliminar esse átomo.


resposta:a) A substância inorgânica capturada do ambiente é o CO2 (dióxido de carbono); a maior seqüência de organismos será: fitoplâncton ® moluscos filtradores ® peixes carnívoros ® decompositores; e a substância liberada será o CO2 (dióxido de carbono).
b) Os processos da fotossíntese e da respiração celular são responsáveis, respectivamente, pela captura e eliminação do CO2 (dióxido de carbono). Os únicos seres capazes de realizar os dois processos são os componentes do fitoplâncton.



(Fuvest-2ª-fase-2004) As três cores de pelagem de cães labradores (preta, marrom e dourada) são condicionadas pela interação de dois genes autossômicos, cada um deles com dois alelos: Ee e Bb. Os cães homozigóticos recessivos ee não depositam pigmentos nos pêlos e apresentam, por isso, pelagem dourada. Já os cães com genótipos EE ou Ee apresentam pigmento nos pêlos, que pode ser preto ou marrom, dependendo do outro gene: os cães homozigóticos recessivos bb apresentam pelagem marrom, enquanto os com genótipos BB ou Bb apresentam pelagem preta. Um labrador macho, com pelagem dourada, foi cruzado com uma fêmea preta e com uma fêmea marrom. Em ambos os cruzamentos, foram produzidos descendentes dourados, pretos e marrons.
a) Qual é o genótipo do macho dourado, quanto aos dois genes mencionados?
b) Que tipos de gameta e em que proporção esse macho forma?
c) Qual é o genótipo da fêmea preta?
d) Qual é o genótipo da fêmea marrom?

resposta:a) Macho dourado: ee Bb
b) Gametas formados pelo macho: 50% eB e 50% eb
c) Genótipo da fêmea preta: Ee Bb
d) Genótipo da fêmea marrom: Ee bb




(Fuvest-2ª-fase-2004) Bactérias (Escherichia coli) foram cultivadas durante várias gerações em um meio de cultura na qual toda a fonte de nitrogênio era o isótopo pesado 15N. De uma amostra dessas bactérias (amostra A), extraiuse o DNA que foi submetido a uma técnica de centrifugação que permite separar moléculas de DNA de acordo com sua densidade. O restante das bactérias foi transferido para um meio de cultura em que todo o nitrogênio disponível era o isótopo normal 14N. Retirouse uma segunda amostra (amostra B), quando as bactérias completaram uma divisão celular nesse novo meio e uma terceira amostra (amostra C), quando as bactérias completaram duas divisões celulares. O DNA das bactérias das amostras B e C foi também extraído e centrifugado. A figura mostra o resultado da centrifugação do DNA das três amostras de bactérias.

a) Por que, na amostra B, todo o DNA tem uma densidade intermediária entre o que é constituído apenas por 14N e o que contém apenas 15N?
b) Considerando que, na amostra C, a quantidade de DNA separada na faixa inferior é X, que quantidade de DNA há na faixa superior?

resposta:a) As moléculas de DNA presentes no tubo B apresentam densidade intermediária, indicando que possuem uma cadeia leve, contendo 14N, e uma cadeia pesada, contendo 15N, devido ao processo de replicação semiconservativa.
b) Na faixa inferior, X indica densidade intermediária; na faixa superior, há X de DNA com densidade inferior (14N).



(FUVEST) Os dois processos que ocorrem na meiose, responsáveis pela variabilidade genética dos organismos que se reproduzem sexuadamente, são:

a) duplicação dos cromossomos e pareamento dos cromossomos homólogos.
X b) segregação independente dos pares de cromossomos homólogos e permutação entre os cromossomos homólogos.
c) separação da dupla-hélice da molécula de DNA e replicação de cada uma das fitas.
d) duplicação dos cromossomos e segregação independente dos pares de cromossomos homólogos.
e) replicação da dupla-hélice da molécula de DNA e permutação entre os cromossomos homólogos.

resposta:B



(Fuvest) A carência de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas são, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos números I, II e III?

a) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. E
b) I - vit. E ,II - vit. B, III - vit. A
c) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. A
d) I - vit. A ,II - vit. B, III - vit. E
e) I - vit. C ,II - vit. B, III - vit. A

resposta:C



(Fuvest) Que medidas devem ser adotadas para evitar

a) a ascaridíase?
b) a esquistossomose? Justifique suas respostas.

resposta:a) Saneamento básico, lavar as mãos antes da alimentação e lavar bem os alimentos.
b) Saneamento básico e lagoas infestadas por caramujos transmissores.



(Fuvest) O 'Ancylostoma' é um parasita intestinal que provoca o "amarelão", doença que se pode adquirir:

a) por picada de um hemíptero (barbeiro).
b) comendo carne de porco mal cozida.
c) comendo carne bovina contaminada.
d) por picada de pernilongo.
e) andando descalço

resposta:E



(Fuvest) Os platelmintos parasitas 'Schistosoma mansoni' (esquistossomo) e 'Taenia sollium' (têni

a) apresentam

a) a espécie humana como hospedeiro intermediário.
b) um invertebrado como hospedeiro intermediário.
c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo.
d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados.
e) um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.

resposta:C



(Fuvest) Na meiose de uma espécie de planta formam-se 16 tétradres ou bivalentes. Qual o número diplóide da espécie?

a) 4.
c) 8.
c) 16.
d) 32.
e) 64.

resposta:D







« anterior | próxima »