Questões de biologia
Origem: Pucsp
(Pucsp) No interior da célula, o ATP produzido em um processo (I) é utilizado na síntese de enzimas digestivas (II) e no mecanismo de digestão de partículas fagocitadas (III).Três componentes celulares relacionados direta e respectivamente com I, II e III são:
a) mitocôndria, ribossomo e lisossomo.
b) mitocôndria, cromossomo e lisossomo.
c) cloroplasto, cromossomo e lisossomo.
d) cloroplasto, lisossomo e ribossomo.
e) cromossomo, mitocôndria e ribossomo.
resposta:A
(Pucsp) Considere os seguintes orgânulos celulares:
I. LISOSSOMO
II. COMPLEXO DE GOLGI
III. CLOROPLASTO
IV. MITOCÔNDRIA
A síntese de ATP (adenosina trifosfato) ocorre normalmente:
a) apenas em III.
b) apenas em IV.
c) apenas em II e III.
d) apenas em III e IV.
e) em I, II, III e IV.
resposta:D
(Pucsp) No interior da célula, o ATP produzido em um processo (I) é utilizado na síntese de enzimas digestivas (II) e no mecanismo de digestão de partículas fagocitadas (III).Três componentes celulares relacionados direta e respectivamente com I, II e III são:
a) mitocôndria, ribossomo e lisossomo.
b) mitocôndria, cromossomo e lisossomo.
c) cloroplasto, cromossomo e lisossomo.
d) cloroplasto, lisossomo e ribossomo.
e) cromossomo, mitocôndria e ribossomo.
resposta:A
(Pucsp) Uma colônia de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá origem a uma nova colônia de pólipos.
A descrição anterior refere-se a um
a) cnidário, que apresenta alternância de gerações.
b) cnidário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.
c) espongiário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.
d) espongiário, que apresenta alternância de gerações.
e) platielminte, que apresenta reprodução sexuada e assexuada, sem alternância de gerações.
resposta:A
(Pucsp) Ao analisar detalhadamente uma baleia e um golfinho, um estudante fez as seguintes afirmações:
I - ambos apresentam esqueleto cartilaginoso;
II - ambos apresentam mandíbulas;
III - apenas o golfinho apresenta homeotermia;
IV - ambos apresentam glândulas mamárias.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.
resposta:E
(Pucsp) O gráfico a seguir mostra o espectro de absorção de luz pelas clorofilas a e b em função dos diferentes comprimentos de onda que compõem a luz branca:
Comprimento de onda (m˜)/luz
390 - 430 é violeta
430 - 470 é azul
470 - 540 é verde
540 - 600 é amarela
600 - 650 é laranja
650 - 760 é vermelha
Três plantas da mesma espécie são colocadas em um mesmo ambiente e passam pelo seguinte tratamento luminoso:
planta I: recebe exclusivamente luz verde;
planta II : recebe exclusivamente luz vermelha;
planta III: recebe exclusivamente luz amarela. Com relação a essas plantas,
pode-se prever que
a) I produzirá mais oxigênio que II e III.
b) II produzirá mais oxigênio que I e III.
c) III produzirá mais oxigênio que I e II.
d) apenas a planta III produzirá oxigênio.
e) I, II e III produzirão a mesma quantidade de oxigênio.
resposta:B
(Pucsp) O gráfico a seguir representa as taxas de fotossíntese e respiração de uma planta, em função da intensidade luminosa
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que
a) no intervalo I, a planta produz mais glicose e mais oxigênio que nos intervalos II e III.
b) no intervalo I, a planta consome mais glicose e mais gás carbônico que nos intervalos II e III.
c) no intervalo I, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos intervalos II e III.
d) no intervalo II, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos intervalos I e III.
e) nos intervalos II e III, a planta produz mais glicose e consome mais gás carbônico que no intervalo I.
resposta:E
(Pucsp) A partir da análise comparativa entre plantas dos grupos:
I - briófitas
II - pteridófitas
III - angiospermas
pode-se afirmar que
a) I, II e III apresentam vasos condutores de seiva.
b) I, II e III apresentam raiz e caule diferenciados.
c) I, II e III apresentam a geração diplóide mais desenvolvida que a geração haplóide.
d) apenas II e III apresentam flor e fruto.
e) apenas I apresenta fase gametofítica mais desenvolvida que a fase esporofítica.
resposta:E
(Pucsp) Algumas plantas, através de variação e seleção natural, conseguiram mostrar uma grande adaptação às condições de vida terrestre. Em suas raízes e caules encontramos xilema e floema bem desenvolvidos. Suas estruturas reprodutoras atraem uma série de agentes que contribuem na polinização. Além disso, apresentam fruto, o que garante a dispersão das sementes.
A partir da leitura do texto, cinco estudantes do 2° grau fizeram as afirmações a seguir. Assinale a afirmação errada.
a) As plantas em questão não são Gimnospermas.
b) Essas plantas apresentam transporte eficiente de seivas bruta e elaboradas.
c) As referidas plantas podem se Dicotiledôneas.
d) Esses vegetais apresentam flores diferenciadas.
e) As referidas plantas não apresentam flores com estames.
resposta:E
(Pucsp) Um vegetal conhecido como "cipó-chumbo" tem aspecto filamentoso e produz flores e frutos. Suas raízes são do tipo haustório e penetram até o floema da planta sobre a qual vive.
O "cipó-chumbo" é uma
a) angiosperma epífita, cujas raízes lhe dão suporte, não causando nenhum prejuízo à outra planta.
b) angiosperma hemiparasita, pois retira a seiva bruta da planta sobre a qual vive.
c) gimnosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta.
d) gimnosperma hemiparasita, que retira a seiva bruta da planta hospedeira.
e) angiosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta.
resposta:E
(Pucsp) Em fevereiro deste ano, um grupo de pesquisadores divulgou ao mundo a ovelha Dolly, obtido por meio da técnica de clonagem.
Esses pesquisadores retiraram o núcleo da célula de uma ovelha (A) e o implantaram num óvulo colhido de uma outra ovelha (B), do qual o núcleo fora previamente removido. Esse óvulo fora posteriormente implantado no útero de uma terceira ovelha (C), originando Dolly.
A partir dos dados envolvidos no experimento realizado pelos pesquisadores, pode-se prever que Dolly apresente
a) constituição cromossômica da ovelha A e DNA mitocondrial da ovelha B.
b) constituição cromossômica e DNA mitocondrial da ovelha A.
c) constituição cromossômica e DNA mitocondrial da ovelha B.
d) constituição cromossômica da ovelha A e DNA mitocondrial da ovelha C.
e) constituição cromossômica e DNA mitocondrial correspondente a uma mistura das três ovelhas.
resposta:A
(Pucsp) No vaga-lume há um gene que determina produção de luciferase, enzima responsável pela oxidação da substância luciferina, levando à produção de luz.
Através da engenharia genética, esse gene foi transferido para uma célula vegetal e, a partir desta, obteve-se uma planta inteira. Após ser regada com solução de luciferina, a referida planta começou a emitir luz.
O resultado desse experimento indica que a planta
a) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram RNA e luciferase.
b) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram DNA e luciferase.
c) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que possibilitou às células da planta a produção de luciferase.
d) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que não possibilitou a produção de RNA e nem de luciferase.
e) não expressou o gene do vaga-lume.
resposta:C
(Pucsp) "O século XX proporcionou uma série de pesquisas na área genética.
Em 1928, Griffith realizou um importante experimento que envolvia transformações em bactérias. Esse experimento, retomado por Avery e colaboradores, em 1944, foi a base para a descoberta da molécula formadora do material genético.
Nos anos 50, Watson e Crick apresentaram o modela da dupla-hélice dessa molécula, abrindo caminho para que, na década seguinte, se demonstrasse como o gene, através de sua seqüência de bases nitrogenadas, controla a produção de proteínas.
Nas duas últimas décadas, o avanço biotecnológico permitiu aos cientistas a manipulação do material genético e a transferência de um gene de uma espécie para outra."
Considere os itens abaixo:
I. estrutura da molécula do DNA;
II. descoberta do código genético;
III. DNA como molécula constituinte do gene;
IV. obtenção de organismos transgênicos.
O texto faz referência
a) apenas aos itens I, II e III.
b) apenas aos itens I, II e IV.
c) apenas aos itens I, III e IV.
d) apenas aos itens II, III e IV.
e) a todos os itens considerados.
resposta:E
(Pucsp) Em um experimento, foram introduzidos certos genes da hidra em ovos de planária. Desses ovos, desenvolveram-se vermes portadores de tentáculos e de cnidoblastos com filamento urticante. Das células de vermes adultos, foram isoladas moléculas de RNA e de proteína da hidra.
Com relação a esse experimento, NÃO é correto afirmar que
a) os genes da hidra se expressaram na planária.
b) segmentos de DNA da hidra apresentaram capacidade de replicação durante a embriogênese da planária.
c) os genes da hidra apresentaram transcrição no organismo da planária.
d) ocorreu tradução do código genético da hidra no organismo da planária.
e) a hidra e a planária nele utilizadas são organismos transgênicos.
resposta:E
(Pucsp) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.
É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu seqüenciamento (uma simples soletração). (...)
(LEITE, Marcelo. "De volta ao seqüenciamento." Folha de S. Paulo - 20/10/2002.)
O autor refere-se às proteínas como ''atores do drama molecular'' e ao DNA como "diretor de cena". Essa referência deve-se ao fato de
a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
b) o DNA controlar a produção de proteínas e
também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
c) o material genético ser constituído por proteínas.
d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.
e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.
resposta:E
(Pucsp) O gráfico abaixo refere-se à porcentagem da forma escura ou melânica da mariposa 'Biston betularia', durante várias décadas, numa área de grande desenvolvimento industrial.
Até aproximadamente 1930, a área era dominada pela forma clara da mariposa e, a partir desse período, sua população começou a declinar.

A partir da análise do gráfico e das informações contidas no trecho anterior, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A expansão de indústrias favoreceu o aumento populacional da forma melânica.
b) Com o desenvolvimento industrial, a seleção natural passou a desfavorecer a forma clara.
c) O gene que determina a forma melânica passou, por volta de 1930, a apresentar vantagem seletiva sobre o gene que determina a coloração clara.
d) O declínio da população de mariposas claras, por volta de 1930, deveu-se ao fato de a poluição tê-las tornado alvo mais fácil dos predadores do que as mariposas melânicas.
e) A expansão da população de mariposas melânicas não tem relação com a mudança ambiental, sendo devida à dominância do gene que determina a forma melânica sobre o gene que determina a forma clara.
resposta:E
(Pucsp) O esquema a seguir representa um dos ciclos biogeoquímicos que ocorrem nos ecossistemas.

Nesse esquema, os espaços I e II devem ser substituídos correta e respectivamente por:
a) oxigênio e consumidores primários.
b) água e consumidores primários.
c) dióxido de carbono e produtores.
d) oxigênio e produtores.
e) dióxido de carbono e consumidores primários.
resposta:C
(Pucsp-1998) questoes
Os gráficos a seguir mostram os efeitos do aumento de gás carbônico presente no ar inspirado por uma pessoa sobre a quantidade média de ar
inspirado (gráfico 1) e sobre a freqüência média de inspirações por minuto (gráfico 2).
A análise dos dois gráficos permite afirmar que
a) o aumento da quantidade de ar inspirado e o aumento na freqüência de
inspirações independem da quantidade de gás carbônico presente no ar inspirado.
b) o aumento da concentração de gás carbônico no ar inspirado
leva a um aumento na quantidade de ar inspirado e também a um aumento da freqüência de inspirações.
c) o aumento da concentração de gás
carbônico no ar inspirado leva a uma alteração na quantidade de ar inspirado e não provoca alteração na freqüência de inspirações.
d) o
aumento da concentração de gás carbônico no ar inspirado provoca diminuição de ventilação pulmonar, o que torna menos eficiente o aproveitamento
de oxigênio.
e) quanto menor a concentração de gás carbônico no ar inspirado, maior a ventilação pulmonar e, portanto, mais eficiente o
aproveitamento de oxigênio.
resposta:[B]
(Pucsp-1998) Uma colônia de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá origem a uma nova colônia de pólipos.
A descrição anterior refere-se a um
a) cnidário, que apresenta alternância de gerações.
b) cnidário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.
c) espongiário, que apresenta exclusivamente reprodução sexuada.
d) espongiário, que apresenta alternância de gerações.
e) platelminte, que apresenta reprodução sexuada e assexuada, sem alternância de gerações.
resposta:[A]
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