Questões de biologia
Origem: UFRJ
(UFRJ) Uma equipe de pesquisadores de vários países desenvolveu um tomate transgênico que contém três vezes mais betacaroteno que o fruto comum. O betacaroteno é uma substância que o corpo transforma em determinada vitamina. A falta dessa vitamina está associada a problemas do coração, da visão e de alguns tipos de câncer. Segundo a UNICEF, até 2 milhões de crianças com menos de quatro anos deixariam de morrer anualmente se ingerissem mais a referida vitamina.
Adaptado de "O GLOBO". Rio, 29 de maio 2000.
O texto refere-se à vitamina
a) A.
b) B6.
c) C.
d) D.
e) B1.
resposta:A
(Ufrj) Um pesquisador determinou as variações nas concentrações de ADN ao longo do tempo, em células do ovário e do epitélio intestinal de um animal. As variações na quantidade de ADN em cada célula nos dois casos estão registradas nas figuras 1 e 2.
Qual das figuras (1 ou 2) corresponde às células do ovário e qual corresponde ao epitélio intestinal. Justifique.
resposta:A figura 1 corresponde ao epitélio intestinal, pois a quantidade de ADN inicialmente é duplicada e volta ao valor inicial, caracterizando uma divisão celular por mitose. A figura 2 corresponde às células do ovário, pois a quantidade final de ADN é igual à metade da quantidade inicial, indicando a ocorrência da divisão celular por meiose.
(Ufrj) O esquema a seguir ilustra o processo de segmentação e clivagem em

Fonte: AMABIS e MARTHO. "Curso Básico de Biologia". 1985.< br>
a) mamíferos.
b) anfíbios.
c) anfioxo.
d) aves.
e) répteis.
resposta:B
(Ufrrj) São tecidos originados do mesoderma:
a) cartilaginoso, epidérmico, muscular e nervoso.
b) sangüíneo, ósseo, cartilaginoso e muscular.
c) nervoso, muscular, epidérmico e sangüíneo.
d) muscular, ósseo, cartilaginoso e epidérmico.
e) epidérmico, nervoso, sangüíneo e ósseo.
resposta:B
(Ufrj) As halobactérias são classificadas como halófilas extremas porque vivem em ambientes com uma concentração muito alta de Na+. Nessas bactérias, ao contrário do que ocorre na maioria das células, existem sistemas enzimáticos que bombeiam o K+ para o seu interior de tal forma que [K+]interior>[Na+]exterior. Em geral nas outras espécies de microrganismo essas concentrações são iguais. De que forma o mecanismo de concentração de K+ é importante para as halobactérias?
resposta:A maior concentração de K+ no interior das halobactérias cria um gradiente osmótico que num ambiente de alta concentração salina, favorece a entrada de água nas células.
(Ufrj) O diagrama a seguir mostra como se passa a absorção de glicose e de Na+ numa célula do epitélio intestinal. As células possuem um transportador que liga-se simultaneamente a estes solutos e os transfere para o citoplasma.
Em seguida, a membrana plasmática, que contém bombas de sódio (enzima Na+K+ATPase), ativamente transporta o Na+ para o sangue.
Em casos severos de desidratação, como por exemplo no cólera, ocorre tanto a perda de água quanto a de Na+.
Examinando o diagrama, explique por que, nesses casos, a reposição de água é feita com mistura de açúcar e sal, ao invés de água pura.
resposta:Na desidratação severa, a hidratação com água contendo sal e açúcar tem a finalidade de repor o sódio (Na+) perdido e fornecer glicose como combustível extra já que a absorção desse ion consome energia.
(Ufrj) A tabela a seguir mostra o consumo de O2 de um certo animal em diferentes temperaturas ambientes:
Esse animal é endotérmico (homeotérmico) ou ectotérmico (pecilotérmico)? Justifique sua resposta com base nos dados da tabela.
resposta:O animal é endotérmico. A tabela mostra que em temperaturas mais baixas o consumo de oxigênio é maior do que em temperaturas mais altas. Logo, houve aumento da taxa de metabolismo, liberando mais energia e calor para compensar a perda para o ambiente. Os animais ectotérmicos não regulam sua temperatura interna.
(Ufrj) Numa sauna é possível aumentar a umidade do ambiente simplesmente atirando água numa superfície aquecida (pedras, por exemplo). Quando isso ocorre, a temperatura da superfície corporal aumenta imediatamente.
Por que ocorre esse aumento?
resposta:Quando aumenta a umidade do ambiente, o suor na superfície da pele não evapora, o que elimina uma forma importante de refrigeração superficial.
(Ufrj) As duas curvas do gráfico abaixo representam um experimento relacionando a taxa metabólica de dois animais de espécies diferentes (animal A e animal
B) com a temperatura ambiente. A taxa metabólica foi determinada pelo consumo de oxigênio.
Qual das curvas (A ou
B) pode ser associada ao animal endotérmico e qual corresponde ao animal ectotérmico. Justifique suas respostas.
resposta:As curva B corresponde ao animal endotérmico, que possui sistemas de regulação da termogênese, nos quais à medida em que a temperatura ambiente sobe, diminui o consumo de oxigênio. Já o animal ectotérmico é representado pela curva A, onde a taxa metabólica é diretamente proporcional à temperatura ambiente.
(Ufrj) Os peixes apresentam grande variedade de adaptações a modos de vida diferentes no ambiente marinho. Entre os peixes carnívoros existem aqueles adaptados à captura de presas graças ao nado rápido (grupo 1), e outros que capturam suas presas permanecendo imóveis e dissimulados sobre o substrato em água rasas (grupo 2). Na tabela estão apresentados os valores da proporção (superfície branquial / massa corporal), de quatro espécies de peixes.
Admitindo que no ambiente onde vivem essas espécies não existe variação significativa na disponibilidade de oxigênio, determine quais as espécies que pertencem ao grupo 1 e ao grupo 2. Justifique sua resposta.
resposta:As espécies A e D pertencem ao grupo 1, pois a natação ativa exige taxas altas de metabolismo com grande consumo de oxigênio, obtido através da grande superfície branquial. As espécies B e C são do grupo 2, cujo gasto de oxigênio é menor, pois permanecem imóveis por longos períodos.
(Ufrj) O gráfico a seguir apresenta duas curvas que sugerem uma relação de causa e efeito entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão: uma delas estuda o número de cigarros consumidos por ano, por indivíduo, e a outra reflete o número de mortes devido a câncer de pulmão por 100.000 habitantes, por ano.
a) Faça uma análise comparativa das duas curvas, no período 1920-1960, que justifique essa relação de causa e efeito.
b) Faça o mesmo tipo de análise para o período 1960-1980.
resposta:a) a relação de causa e efeito se justifica pois o aumento sistemático do número de cigarros consumidos por ano no período 1920-1960 é acompanhado por um aumento sensível no número de mortes devidas a câncer de pulmão.
b) no período 1960-80 a quantidade de cigarros fumados por ano se estabiliza; esse comportamento é acompanhado pelo número de mortes devidas a câncer, que também se estabiliza.
(Ufrj) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e, em sua hemolinfa, não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina - pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um consumo elevado de oxigênio.
Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo.
resposta:O sistema respiratório dos insetos é traqueal. Neste sistema o oxigênio é conduzido pelas ramificações das traquéias diretamente às células. O "sangue" transporta nutrientes, hormônios e excretas.
(Ufrj) Na história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, os répteis apresentam soluções definitivas para alguns "problemas" que ainda mantinham os anfíbios dependentes do ambiente aquático. Dentre as soluções dos répteis podemos citar: a pele queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e a eliminação de catabólitos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa solubilidade.
Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.
resposta:Fecundação interna; ovo amniota e/ou ovo com casca; catabólito nitrogenado na forma da ácido úrico.
(Ufrs) Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio a outro, é necessária a liberação, na fenda sináptica, de mediadores químicos. Um desses mediadores é a
a) insulina.
b) tirosina.
c) vasopressina.
d) acetilcolina.
e) histamina.
resposta:D
(Ufrj) A vasectomia é um processo de esterilização masculina que consiste no corte ou obstrução dos canais deferentes. Embora cause esterilidade, a vasectomia não afeta a atividade sexual masculina.
1.

Explique por que o uso de preservativos ("camisinhas") é fortemente recomendado mesmo em pacientes que se tornaram estéreis após realização de vasectomia.
resposta:O uso de preservativos previne a transmissão e o contágio por doenças sexualmente transmissíveis.
(Ufrj) Uma pessoa só contrai o cólera se ingerir água contendo, no mínimo, 108 vibriões, o microorganismo causador dessa doença. No entanto, se uma pessoa beber água contendo bicarbonato de sódio - um antiácido - são necessários apenas 104 vibriões para iniciar a doença.
Por que ocorre essa diferença?
resposta:A água que contém o bicarbonato de sódio, que é básico, neutraliza parte do suco gástrico (que é ácido) no estômago. Normalmente, a acidez do suco gástrico seria suficiente para matar uma fração dos vibriões; porém, na presença de bicarbonato, mais vibriões sobrevivem.
(Ufrj) As tabelas a seguir apresentam as frequências de mortes (número de mortes por 100.000 habitantes) na população dos Estados Unidos da América em dois momentos:

Observando os dados, podemos perceber que houve mudanças radicais nas várias freqüências.
O advento dos antibióticos contribui para alterar significativamente as freqüências de mortes de algumas das doenças apresentadas nas tabelas.
Identifique essas doenças. Justifique sua resposta.
resposta:Gripe e pneumonia, tuberculose, gastroenterite, doenças renais e difteria. Estas são doenças que direta ou indiretamente são causadas por agentes infecciosos, sensíveis aos antibióticos. Nas infecções virais, os antibióticos são eficientes em combater as infecções bacterianas decorrentes.
(Ufrj) As epidemias possuem características próprias, que dependem de sua origem. O gráfico a seguir representa o número de casos relatados numa determinada região, em função do tempo, de dois tipos de epidemia, A e B.

Uma das curvas corresponde a uma epidemia de cólera, num local em que há uma fonte comum de água contaminada. A outra curva representa a transmissão de gripe, uma doença que é transmitida de um hospedeiro ao outro.
O gráfico mostra também que, nos dois casos, as epidemias foram controladas.
Indique qual curva corresponde à epidemia de cólera e qual corresponde à da gripe. Justifique sua resposta.
resposta:A curva A representa a epidemia de cólera, pois vários indivíduos expostos à mesma fonte de água contaminam-se simultaneamente ou num curto período de tempo. A curva B mostra o contágio de um hospedeiro ao outro, o que consome mais tempo, pois requer que o vírus primeiro se replique num indivíduo até que atinja um número suficientemente grande para que seja transmitido ao próximo.
(Ufrj) "SURTO DE CÓLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGUÁ
Num período de apenas 12 dias, entre 26 de março e 7 de abril, mais de 290 habitantes da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, foram parar em hospitais com forte diarréia e uma perigosa desidratação. O cólera voltou a atacar - e com força".
(Adap.: Rev. Época: 12/4/99. p. 68.)
a) Identifique o reino a que pertence o agente etiológico do Cólera.
b) Cite duas formas de prevenção contra essa doença.
resposta:O 'Vibrio cholerae' é uma bactéria, organismo unicelular e procariota, pertencente ao Reino Monera.
b) Lavar bem os alimentos ingeridos crus, beber água tratada, uso de instalações sanitárias e saneamento básico são medidas adequadas para se evitar as doenças diarreicas de veiculação hídrica.
próxima »