Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufrj

(Ufrj) O gráfico a seguir apresenta duas curvas que sugerem uma relação de causa e efeito entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão: uma delas estuda o número de cigarros consumidos por ano, por indivíduo, e a outra reflete o número de mortes devido a câncer de pulmão por 100.000 habitantes, por ano.
a) Faça uma análise comparativa das duas curvas, no período 1920-1960, que justifique essa relação de causa e efeito.
b) Faça o mesmo tipo de análise para o período 1960-1980.

resposta:a) a relação de causa e efeito se justifica pois o aumento sistemático do número de cigarros consumidos por ano no período 1920-1960 é acompanhado por um aumento sensível no número de mortes devidas a câncer de pulmão.
b) no período 1960-80 a quantidade de cigarros fumados por ano se estabiliza; esse comportamento é acompanhado pelo número de mortes devidas a câncer, que também se estabiliza.



(Ufrj) A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir:
a) Explique por que o método da tabela é um dos menos seguros.
b) O método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez. Explique por quê.

resposta:
a) Porque o ciclo menstrual das mulheres não é sempre regular.
b) A pílula é o único método que impede a liberação do gameta através de hormônios que interferem no ciclo menstrual.



(Ufrj) A maior parte dos métodos anticoncepcionais que utiliza uma abordagem bioquímica ou fisiológica aplica-se à mulher. Um exemplo muito conhecido é a pílula anticoncepcional que lança mão de misturas de estrogênio e progesterona para inibir a ovulação.

Por que é mais difícil elaborar uma estratégia semelhante para o homem?

resposta:Em primeiro lugar, a produção de espermatozóides é constante, e, em segundo lugar, qualquer abordagem química visando a supressão do gameta masculino deveria ser total pois cada ejaculação contém milhões de espermatozóides e basta a existência de um espermatozóide viável para que ocorra fecundação.



(Ufrj) Em 1988, um relatório mundial mostrou que milhões de crianças morriam devido a doenças infecciosas e parasitárias associadas à pobreza e à fome. Estima-se que 15 crianças morreram durante os 30 segundos que você levou para ler este parágrafo.

O risco de as crianças de comunidades pobres adquirirem essas doenças é maior durante o desmame, pois é nesse momento que a criança deixa de receber anticorpos maternos e um alimento balanceado. Após o desmame, que outro fator é responsável por esse risco? Justifique sua resposta.


resposta:A água contaminada. Durante a amamentação com leite materno a criança recebe um produto adequado pois é nutricionalmente balanceado, contendo também linfócitos e imunoglobulinas maternas e sobretudo um produto livre de microorganismos. Quando a criança recebe outros alimentos em forma de papas ou leite artificial, fica sujeita ao risco de contaminação porque freqüentemente esses alimentos são dissolvidos em água contaminada.



(Ufrrj) "TRÊS GERAÇÕES DE CATADORES DE LIXO. MAIS DE 700 CRIANÇAS SÃO EXPLORADAS EM LIXÕES E UNICEF LANÇA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO " BRONQUITE E ALERGIA
A poeira levantada pelos caminhões quando depositam o lixo é contaminada e pode levar a criança até mesmo a desenvolver pneumonia. PARASITAS
O Berne (comum em animais) entra nas crianças através da mosca varejeira, provocando lesões crônicas pela pele.
VERMINOSE
O pé no chão, a mão suja na boca e a comida contaminada fazem com que as crianças sofram com vermes e parasitas intestinais.
HEPATITE A
Mãos sujas e restos de comida provocam a doença.
AIDS E HEPATITE B E C
Acidentes com agulhas ou recipientes com sangue contaminado podem provocar doenças.
INFECÇÕES NA PELE PROVOCADAS PELA SUJEIRA
Nos casos mais graves, a bactéria pode entrar na corrente sangüínea provocando infecções graves como pneumonia e septicemia.
(Adaptado do jornal O GLOBO, 27/05199.) A reportagem anterior cita algumas doenças que afligem as pessoas que trabalham e vivem em lixões. Sobre essas doenças foram feitas três afirmativas:

I) Todas essas doenças são causadas por animais.
II) Se as crianças andassem calçadas e tivessem bons hábitos de higiene poderiam trabalhar nos lixões sem o perigo de adquirir qualquer uma das doenças citadas.
III) No quadro foram citadas doenças de contágio direto e indireto.
IV) Na reportagem não foi citada nenhuma doença causada por protozoário.

Estão corretas somente as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV.

resposta:C



(Ufrj) Existem casos de pessoas contaminadas com agentes causadores de doenças infecciosas (tais como a aids, a sífilis, a malária e a doença de Chagas) que não apresentam os sintomas da doença. Esses portadores assintomáticos, em geral, desconhecem sua condição de possuidores de agentes patogênicos.

Explique por que a existência de portadores assintomáticos é um componente que dificulta o controle de doenças transmissíveis.

resposta:Por não apresentarem sintomas, os portadores sãos não tomam precauções que evitem a transmissão dos organismos patogênicos para outros organismos.



(Ufrj) João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água "doce") utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: "Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água "doce" ou salgada e o mesmo acontece com os peixes. Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?"

João, ao formular tais questões, não lembrava que
a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico.
b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre.
c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar.
d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior.
e) os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.

resposta:B



(Ufrj) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça.

Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.

resposta:Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolve a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias carbonatadas, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sangüínea, utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto.



(Ufrj) A classificação dos animais pode ser feita baseando-se em critérios distintos. Entre eles utilizam-se o número de folhetos embrionários, a presença ou não de cavidade celômica e a origem embrionária da boca. A seguir observa-se uma árvore filogenética criada a partir desses critérios.


(Adap.: LINHARES, Sergio e GEWANDSNADJER, Fernando. "Biologia hoje". São Paulo, Ática, 1998. p. 55.)
Qual desses três critérios citados foi utilizado para separar a árvore filogenética em dois ramos no ponto indicado pela seta? Justifique.


resposta:Evolução do blastóporo. Nos protostômios como Moluscos, Anelídeos, etc o blastóporo origina a boca. Em deuterostômios (equinodermos e cordados) o blastóporo do embrião, origina o ânus, sendo a boca uma neoformação.



(Ufrj) Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia.
a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;
b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;
d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.

resposta:D



(Ufrj) Os insetos constituem a classe mais numerosa de artrópodes, mantendo com o homem profundas relações, benéficas ou não. Entre os malefícios, causados pelos insetos, estão doenças como:
malária, dengue, elefantíase e doença de Chagas. Indique medidas profiláticas apropriadas para as doenças anteriormente citadas. Justifique suas indicações.

resposta:As medidas profiláticas indicadas para malária, dengue e elefantíase, doenças transmitidas por mosquitos vetores, são: usar telas em portas e janelas; drenar locais alagados; evitar água acumulada em pneus, latas e jarros; manter os reservatórios de água tampados...
Quanto à Doença de Chagas, cujo vetor é o barbeiro, deve-se evitar as construções rurais de pau a pique; tratar os doentes infectados; controlar a qualidade do sangue usado em transfusões...



(Ufrj) Analisando a charge a seguir, que retrata o Ministro Serra como garoto do tempo, identifique:


a) duas doenças transmitidas por mosquitos.
b) duas doenças causadas por bactérias.

resposta:
a) Dengue e Febre Amarela.
b) Cólera ou Meningite ou Leptospirose.



(Ufrj) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e, em sua hemolinfa, não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina - pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um consumo elevado de oxigênio. Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo.

resposta:O sistema respiratório dos insetos é traqueal. Neste sistema o oxigênio é conduzido pelas ramificações das traquéias diretamente às células. O "sangue" transporta nutrientes, hormônios e excretas.



(Ufrj) Estrutura, função e grupo de animal, representados na figura a seguir, apresentam-se relacionados em
a) célula flama - respiração - insetos.
b) tubos de Malpighi - respiração - aranhas.
c) tubos de Malpighi - excreção - insetos.
d) célula flama - excreção - aranhas.
e) tubos de Malpighi - respiração - inseto.

resposta:C



(Ufrj) No ciclo reprodutivo da maioria dos vegetais observa-se uma alternância de gerações que é mostrada, de forma simplificada, no esquema a seguir.



Em qual das fases - gametófito ou esporófito - não encontramos pares de cromossomos homólogos? Justifique sua resposta.



resposta:Na fase de gametófito, pois ela é resultante de células que sofreram meiose, divisão celular onde ocorre a separação dos cromossomos homólogos e redução de seu número à metade.



(Ufrj) Existe um certo órgão do aparelho digestivo dos animais vertebrados que tem uma função equivalente à dos lisossomos das amebas e de outros protozoários.
a) Identifique esse órgão.
b) Que característica funcional é comum aos lisossomos e a esse órgão?

resposta:a) O estômago
b) Os lisossomos e o estômago realizam a digestão de proteínas em meio ácido.



(Ufrj) O vírus da gripe que ataca os seres humanos tem uma proteína HA que se liga à molécula da glicoforina, uma proteína abundante nas hemácias. No entanto, o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.

Explique por que o vírus da gripe não consegue replicar-se nas hemácias.



resposta:As hemácias não têm núcleo nem ADN cromossomial e portanto não podem replicar-se. Assim, na falta de ADN e outras organelas acessórias à replicação, um vírus não poderia replicar-se.



(Ufrj) Em uma espécie de levedura (fungo) utilizada na produção de cerveja foi identificada uma linhagem mutante, denominada 'petit' (do francês pequeno). A linhagem 'petit' não apresentava atividade mitocondrial. O gráfico relaciona as taxas de crescimento das linhagens original e 'petit' à concentração de oxigênio no meio de cultura. Ambos os eixos utilizam unidades arbitrárias.

1. Explique as causas das diferenças entre as taxas de crescimento das duas linhagens.

mitocondria


resposta:Sem atividade mitocondrial a linhagem 'petit' é incapaz de realizar respiração celular, obtendo ATP (energi
a) através da fermentação. Como a fermentação gera um menor saldo de ATP do que a respiração celular, o crescimento da desta linhagem é mais lento e não é influenciado pela concentração de O2.



(Ufrj) A cachaça é obtida pela fermentação da cana-de-açúcar por uma levedura. O produto final é uma mistura que contém fragmentos do glicídio inicial, como o álcool etílico, o metanol e outras substâncias.

Quando essa mistura é mal destilada, a cachaça pode causar intoxicações graves nos consumidores, devido à presença de metanol.

Considerando os tipos de degradação de glicídios nos seres vivos, explique por que a degradação de glicose nas nossas células não produz metanol.

resposta:Nas nossas células a degradação da glicose, por respiração aeróbica, é completa e por isso não se formam fragmentos orgânicos como o metanol.







« anterior | próxima »