Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: UNESP

(UNESP/2005) Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de

a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.

resposta:D



(UNESP/2005) Há alguns meses, foi lançado no mercado um novo produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. À época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é isento de:

a) colesterol e carboidratos.
b) lactose e colesterol.
c) proteínas e colesterol.
d) proteínas e lactose.
e) lactose e carboidratos.

resposta:B



(UNESP/2005) Uma das técnicas utilizadas para estudos em biologia molecular é a reação de PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase). Nesta reação, a fita dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90oC e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntese de novas moléculas de DNA. O processo se repete várias vezes, sempre a temperaturas ao redor de 90oC, e produz milhares de cópias da fita de DNA. A mecanização e o emprego desta técnica permitiram o desenvolvimento do projeto Genoma Humano. Considerando que, nessa técnica, a enzima DNA polimerase deve manter-se estável e atuar sob temperatura elevada, é possível deduzir que essa enzima foi obtida de:

a) alguma espécie de bactéria.
b) vírus bacteriófagos.
c) algum tipo de vírus infectante de células eucariontes.
d) células-tronco mantidas in vitro.
e) células de animais adaptados a climas quentes.

resposta:A



(UNESP/2005) Galinhas poedeiras de granja são mantidas em confinamento e sob condições ambientais que estimulam a postura de ovos para a comercialização. Nas granjas, os machos são descartados, pois não têm valor comercial. Porém, no sítio, galos e galinhas caipiras são mantidos soltos no terreno, e os ovos, quando chocados, eclodem em novos pintinhos. Sabendo-se que nas células somáticas de uma galinha (Gallus gallus) há 76 cromossomos e que na superfície da gema do ovo há uma região chamada blastodisco, a partir da qual se desenvolve o embrião, os números de cromossomos no blastodisco de ovos de galinhas de granja e de ovos fertilizados de galinhas caipiras são, respectivamente,

a) 38 e 76.
b) 38 e 152.
c) 76 e 76.
d) 76 e 152.
e) 152 e 76

resposta:A



(UNESP) qual o nicho ecologico do cavalo marinho?

resposta:não sei - comente



(Unesp) Uma das doenças mais comuns entre as tripulações que participaram das grandes navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:

a) beribéri.
b) anemia.
c) escarlatina.
d) escorbuto.
e) raquitismo.

resposta:D



(Unesp) Na charge a seguir, extraída da Revista ""Saúde"" (fevereiro de 1996, p. 130, Seção Humor Spacca), encontram-se à venda, em forma de pastilhas, de comprimidos e de cápsulas, vitaminas extraídas de vegetais.



a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?
b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B1 e K?


resposta:a) São ricos em vitamina A: cenoura, pêssego, abóbora, etc. A vitamina C pode ser encontrada no limão, na laranja, acerola, entre outras frutas cítricas.

b) A ingestão regular das vitaminas B1 e K podem evitar, respectivamente, o beribéri e hemorragias.



(Unesp) Um determinado medicamento, recentemente lançado no mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.

a) Qual é e onde é produzida a substância que realiza a emulsificação dos lipídios?
b) Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem?


resposta:a) A emulsificação das gorduras é realizada pela bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

b) A carência de vitamina A causa cegueira noturna e xeroftamia. A falta de vitamina K causa dificuldade de coagulação sangüínea.



(Unesp) No Brasil está largamente distribuída a espécie 'Schistosoma mansoni', em especial no Nordeste e no Leste. Este platelminto causa a Esquistossomose, conhecida como "barriga d'água".

a) Quais os tipos de larvas do ciclo do 'Schistosoma mansoni'?
b) Qual o destino destas larvas?

resposta:a) O 'S. mansoni' apresenta durante sua evolução as larvas miracídio e cercária.
b) A larva MIRACÍDIO é infestante para determinados gêneros de caramujos de água doce onde se multiplica por pedogênese. As larvas resultantes são as CERCÁRIAS que abandonam o caramujo e podem penetrar ativamente pela pele humana.



(Unesp) Existe uma frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: "Se nadou e depois coçou, é porque pegou". Esta frase refere-se à infecção por:

a) 'Plasmodium vivax'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia sollium'.
e) 'Ancylostoma duodenale'.

resposta:C



(Unesp) No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando. Pergunta-se:

a) A informação recebida pela mãe é correta? Justifique sua resposta.
b) Que parasita o menino apresentava e a que filo pertence o animal em questão?

resposta:a) Errada. Tratam-se de pedaços (anéis ou proglotes) de solitária.
b) Platelminto parasita cujo nome científico é 'Taenia sollium'.



(Unesp) Considere a afirmação:
"O ciclo de vida se completa em um único hospedeiro". Trata-se de:

a) 'Plasmodium falciparum'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia solium'.
e) 'Ascaris lumbricoides'.

resposta:E



(Unesp) Com relação à divisão celular, podemos afirmar que

a) a mitose só ocorre em organismos com reprodução sexuada.
b) a mitose permite variabilidade genética, principal diferença do processo em relação à meiose.
c) na meiose não há associação de cromossomos homólogos com troca de partes entre eles, fato que só ocorre na mitose.
d) na meiose não ocorre segregação de genes.
e) o objetivo do processo mitótico é o crescimento do organismo e do processo meiótico é a formação de gametas.

resposta:E



(Unesp) Em relação ao processo de divisão celular, podemos afirmar que:

a) a mitose consiste em duas divisões celulares sucessivas.
b) os óvulos e os espermatozóides são produzidos por divisões mitóticas.
c) durante a meiose não ocorre a permutação ou "crossing-over".
d) a meiose é um processo que dá origem a quatro células haplóides.
e) durante a mitose as cromátides irmãs não se separam.

resposta:D



(Unesp) Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão na seqüência correta de acontecimentos.


Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem seqüencial totalmente correta?
a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2.
b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2.
c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4.
d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.

resposta:C



(Unesp) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de
a) mórula.
b) gástrula.
c) nêurula.
d) formação do celoma.
e) formação da notocorda.

resposta:A



(Unesp) A figura representa o esquema de um corte transversal de um embrião de cordado na fase de nêurula.

Observe o esquema e responda.

a) Que estrutura se originará da porção embrionária apontada pela seta I, e que denominação receberá, nos mamíferos adultos, a estrutura indicada na seta II?
b) Quais as fases da embriogênese que antecedem à fase de nêurula?

resposta:a) A seta I indica o tubo neural que originará o sistema nervoso. A seta II indica a notocorda que, na maioria dos vertebrados adultos, será substituída pela coluna vertebral.

b) Fertilização, Segmentação e Gastrulação.



(Unesp) O desenho a seguir representa o esquema de um embrião de cordado seccionado transversalmente. No adulto, uma das estruturas está relacionada com o sistema nervoso e a outra, com o sistema de sustentação. Dê o nome das estruturas assinaladas e responda como elas se originaram no embrião.



resposta:A seta A representa o tubo neural que é originado a partir de uma invaginação do ectoderma dorsal do embrião. A seta B indica a notocorda que surge por evaginação do tecido mesentodérmico do teto do arquêntero embrionário.



(Unesp) O desenho a seguir representa o esquema de um embrião de cordado seccionado transversalmente. No adulto, uma das estruturas está relacionada com o sistema nervoso e a outra, com o sistema de sustentação. Dê o nome das estruturas assinaladas e responda como elas se originaram no embrião.

resposta:A seta A representa o tubo neural que é originado a partir de uma invaginação do ectoderma dorsal do embrião. A seta B indica a notocorda que surge por evaginação do tecido mesentodérmico do teto do arquêntero embrionário.







próxima »