Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Unesp

(Unesp) Um esportista percorreu alguns quilômetros numa manhã ensolarada de verão, acompanhado de seu cachorro. Após a corrida, o esportista estava suando e o cachorro com a língua de fora. Do ponto de vista fisiológico, que relação existe entre o fato do esportista suar e o cachorro colocar a língua de fora, após a execução de um exercício físico? Explique o que acontece em ambos os casos.

resposta:O esportista e o cachorro perdem calor em excesso respectivamente por sudorese e ofegação já que cães não possuem glândulas sudoríparas em toda a superfície de sua pele.



(Unesp) Considere os mecanismos relacionados com a manutenção da temperatura corporal do homem.

I - Relaxamento dos músculos involuntários. .
II - Diminuição da taxa de metabolismo. .
III - Contrações musculares involuntárias. .
IV - Respiração ofegante. .
V - Aumento da taxa de metabolismo.

Os mecanismos que permitirão manter a temperatura corporal de um homem em uma sauna, submetida a uma temperatura acima de 40°C são, apenas,
a) III, IV e V.
b) I, II e V.
c) I, II e IV.
d) I, IV e V.
e) II, III e IV.

resposta:C



(Unesp) Os jabutis (Reptil-Quelônio), no Sudeste do Brasil, são ativos na estação quente e chuvosa, permanecendo praticamente imóveis na estação fria e seca.
a) Que tipo de regulação térmica possuem os jabutis?
b) Explique este comportamento de acordo com as diferentes condições climáticas.

resposta:
a) Jabutis são Répteis heterotérmicos ou pecilotérmicos.
b) Os jabutis não possuem a capacidade de regular a temperatura corpórea. No frio apresentam diminuição do metabolismo ficando imóveis. No calor a taxa metabólica se eleva tornando possível maior atividade.



(Unesp) No interior do Estado do Mato Grosso, um pescador, após comer um sanduíche, entrou nas águas de um rio a fim de se refrescar. Não muito distante do local, um jacaré, após abundante refeição, à base de peixes e aves da região, repousava sobre as areias da margem do rio. Considerando-se que as temperaturas da água do rio e da areia eram, respectivamente, de 18°C e 45°C e que as enzimas digestivas do homem e do jacaré têm sua temperatura ótima entre 35°C e 40°C, deseja-se saber:
a) se o jacaré teria alguma dificuldade na digestão do alimento se permanecesse no rio após a sua refeição. Justifique.
b) para o pescador, qual seria o local mais apropriado para realizar a digestão do sanduíche, no rio ou às suas margens? Por quê?

resposta:
a) Sendo o jacaré um animal heterotérmico, sua temperatura se iguala à da água dificultando a atividade enzimática durante a digestão.
b) Para o homem qualquer lugar seria adequado para a digestão. Sendo organismo homeotérmico a temperatura de seu corpo permanece estável, apesar das variações ambientais.



(Unesp) A figura adiante representa o esquema geral do sistema respiratório de indivíduos adultos de determinado grupo animal.
a) A que grupo animal refere-se o esquema?
b) Qual a relação entre o sistema respiratório e o circulatório, nesse grupo animal? Justifique sua resposta.

resposta:a) O esquema refere-se ao sistema respiratório traqueal que ocorre nos animais da classe dos Insetos.
b) Não há relação entre os sistemas respiratório e circulatório em insetos pois a hemolinfa não contém pigmentos transportadores de gases.



(Unesp) Observe a seqüência:

Baseando-se no sentido das setas que representam um processo evolutivo dos vertebrados, cite um aspecto evolutivo:
a) referente à respiração dos répteis, em relação aos anfíbios;
b) referente à circulação nas aves e mamíferos, em relação aos répteis.

resposta:a) Répteis são vertebrados com respiração exclusivamente pulmonar. Anfíbios apresentam, durante seu desenvolvimento, respiração branquial (larv
a), cutânea e pulmonar (adulto).
b) Aves e mamíferos apresentam circulação dupla e completamente separada. Répteis possuem circulação dupla e incompleta, ou seja, há mistura de sangue arterial e venoso.



(Unesp) O que ocorre quando se envolve a cabeça de um sapo e a cabeça de uma ave com sacos plásticos durante uma hora, impossibilitando a inalação de oxigênio? Explique sua resposta.

resposta:O sapo sobrevive porque possui, além da respiração pulmonar, uma eficiente respiração cutânea que lhe garante a oxigenação do sangue. A ave morre porque só dispõe de respiração pulmonar.



(Unesp) Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta:
a) Trata-se da respiração traqueal, observada nos insetos.
b) Trata-se da respiração cutânea, observada em répteis.
c) Trata-se da respiração cutânea, observada em anelídeos (oligoquetos) como a minhoca.
d) Trata-se da respiração por brânquias, observada em anfíbios.
e) Trata-se da respiração por filotraquéias, observada em anfíbios.

resposta:C



(Unesp) Em condições normais e encontrando-se desperta, uma pessoa pode parar de respirar na hora em que desejar fazê-lo.
a) A pessoa seria capaz de produzir anoxia total, simplesmente parando de respirar?
b) Justifique sua resposta.

resposta:Não. O contrôle dos movimentos respiratórios é autônomo e executado pelo bulbo raquidiano localizado no tronco cerebral.



(Unesp) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para
a) facilitar a flutuação.
b) proteção contra predadores.
c) evitar perda de calor.
d) evitar perda de água.
e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

resposta:C



(Unesp) Existe um dito popular que pergunta: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Sendo a galinha uma ave, do ponto de vista biológico e evolutivo, a alternativa correta para responder a essa questão é:
a) o ovo, pois as aves são todas ovíparas.
b) o ovo, pois as aves descendem dos répteis, que também põem ovos.
c) a galinha, pois o ovo surgiu nas aves posteriormente.
d) o ovo, que deu origem às aves e depois aos répteis.
e) a galinha, pois os répteis que originaram as aves não punham ovos.

resposta:B



(Unesp) Em ambiente escuro, foram colocados Serpentes Opistoglifodontes e Solenoglifodontes, na presença de Anuros e pequenos Roedores.
a) Qual a correlação presa-predador mais viável?
b) Justifique sua resposta, baseando na morfo-fisiologia dos animais.

resposta:
a) Serpente solenoglifodonte x roedores.
b) Estas serpentes possuem a fosseta lacrimal (loreal) que permite a percepção do calor emanado por suas presas de sangue quente.



(Unesp) Ovo com casca e placenta foram duas características importantes que surgiram durante a evolução dos animais vertebrados. Responda, para cada uma delas, em qual grupo surgiu e qual a importância de seu aparecimento.

resposta:Ovo com casca surge na classe dos Répteis e representa, entre outras características, a conquista do meio terrestre. Placenta surge nos Mamíferos e garante o desenvolvimento embrionário no interior do corpo da mãe sendo responsável pela nutrição, respiração e excreção do(s) descendente(s).



(Unesp) O esquema a seguir representa a cabeça de uma serpente com a posição de algumas estruturas. Analisando o esquema, responda e justifique se o mesmo representa uma serpente venenosa ou não. Identifique também as estruturas assinaladas.

resposta:Serpente venenosa porque apresenta pupila vertical e fosseta lacrimal (loreal) que lhe permite perceber as emanações de calor de suas presas de sangue quente.
Estruturas:
seta A - narina
seta B - fosseta lacrimal
seta C - órgão de Jacobson



(Unesp) Um menino colocou a mão em um buraco onde havia uma cobra e, apesar de não tê-la tocado, foi picado por ela. Seu pai, um biólogo, mesmo sem ver a cobra, deduziu que ela era peçonhenta e socorreu o filho, tratando-o com soro antiofídico.
a) Que característica desse réptil levou o pai a deduzir que se tratava de cobra peçonhenta? Cite outra característica morfológica facilmente identificada na maioria dessas cobras.
b) Qual é a substância imunológica presente no soro antiofídico responsável pela inativação do veneno? Como este soro é produzido?

resposta:a) Serpentes peçonhentas possuem dentes inoculadores de veneno que deixam marcas características no local da picada. Além disso, são atraídas por animais homeotermos por possuírem, geralmente, uma fosseta loreal. Estes répteis apresentam também, em geral, a cabeça triangular, escamas ásperas, pupilas verticais e cauda que termina abruptamente.
b) O soro contém anticorpos específicos para neutralizar o veneno da cobra. Em institutos especializados, cavalos, bois ou cabras recebem pequenas doses do veneno e passam a produzir ativamente os anticorpos que constituirão o soro antiofídico.



(Unesp) O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com danos à saúde dos seres vivos e, em especial, à do homem. Entre estes agentes poluidores estão os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercúrio e, entre os óxidos de carbono, o mais perigoso, que é o monóxido de carbono (CO).
a) De que forma o monóxido de carbono poderá ser prejudicial à saúde humana quando inspirado pelo homem?
b) Como os metais pesados poderão prejudicar o meio ambiente?

resposta:a) O monóxido de carbono (CO) se combina com a hemoglobina tornando-a inutilizável para o transporte de oxigênio.
b) Metais pesados são substâncias não biodegradáveis e, quando assimilados pelos seres vivos, apresentam efeito cumulativo nas cadeias alimentares. Tal efeito pode causa prejuízos incalculáveis para a biodiversidade, principalmente para os elos finais das cadeias e teias alimentares.



(Unesp) A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. Pergunta-se:
a) O que significa cada uma das palavras: Síndrome, Imunodeficiência, Adquirida?
b) Cite duas maneiras pelas quais se pode adquirir AIDS.

resposta:a) SÍNDROME - conjunto de sinais e sintomas relacionados com a presença do vírus HIV no organismo humano. IMUNODEFICIÊNCIA - falência do sistema imunológico responsável pela defesa do organismo. ADQUIRIDA - AIDS é uma virose transmissível.
b) Relações sexuais, transfusões sangüíneas, uso de seringas entre drogados e via placentária da mãe para o filho.



(Unesp) Com relação às cáries dentárias, pode-se dizer que:
a) todas as cáries produzem, inicialmente, sensações dolorosas que tendem a desaparecer à medida que a destruição atinge a dentina.
b) uma vez instaladas, é aconselhável o uso do fio dental no seu tratamento.
c) é o resultado de interação entre dente, bactérias patogênicas e dieta alimentar.
d) sua evolução não afeta outras partes do organismo.
e) as cáries que se instalam em dentes da primeira dentição não necessitam ser tratadas, uma vez que esses dentes serão substituídos pelos dentes da dentição permanente.

resposta:C



(Unesp) As doenças sífilis e cólera são causadas por bactérias, mas apresentam diferentes formas de contágio. Quais são essas formas?

resposta:Sífilis - causada pela bactéria 'Treponema pallidum' é transmitida por contato sexual, transfusões sangüíneas e via placentária da mãe para o filho.

Cólera - ingestão de água e alimentos contaminada com fezes humanas de doentes ou portadores da bactéria 'Vibrio cholerae'.







« anterior | próxima »