Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: UNIFESP

(UNIFESP) Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação.
Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que “para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus da AIDS” e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS.


resposta:São organismos que receberam e incorporaram gene(s) de uma outra espécie em seu genoma.
b) O vírus da AIDS não infecta plantas porque nas plantas não há receptores de membrana para que o vírus possa reconhecê-la e fixar-se, com posterior infecção.
Contudo, se fosse possível a infecção, a planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS devido à ação digestiva que o mesmo sofreria.
Em nosso tubo digestório existem enzimas que digeririam o RNA viral, bem como as glicoproteínas e lipídeos nele encontrados.




(UNIFESP) Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem:

a) DNA e membrana plasmática, porém só as células do intestino e do parênquima foliar possuem ribossomos.
b) DNA, ribossomos e mitocôndrias, porém só a célula do parênquima foliar possui parede celular.
X c) DNA, membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria e a célula do parênquima foliar possuem parede celular.
d) membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria possui parede celular.
e) membrana plasmática e ribossomos, porém só a célula do intestino possui mitocôndrias.

resposta:C



(Unifesp) A Síndrome de Down caracteriza-se pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos indivíduos afetados. Esse problema pode ser decorrente da não-disjunção do cromossomo 21 em dois momentos durante a formação dos gametas. Considerando a ocorrência de tal não-disjunção, responda.

a) Em quais momentos ela pode ocorrer?
b) Utilize os contornos a seguir para representar uma das duas possibilidades, indicando na lacuna pontilhada qual delas foi escolhida para ser representada.



resposta:a) A não disjunção cromossômica pode ocorrer na primeira ou na segunda divisão da meiose.
b) Observe os esquemas adiante:





(Unifesp) Considere as quatro afirmações seguintes. I. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadas pelo vírus HIV. II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para se evitar o contágio pelo HIV. III. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto e pela amamentação. IV. Nem todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

resposta:E



(Unifesp) A revista "Ciência Hoje" (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito 'Aedes aegypti'.
a) Cite uma doença transmitida por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.

resposta:
a) O mosquito 'Aedes aegypti' é o transmissor da dengue e da febre amarela.
b) As substâncias liberadas pela queima da vela de andiroba são capazes de diminuir o apetite das fêmeas dos mosquitos. Desta forma, os pernilongos atacarão com menor voracidade o ser humano. Assim, a produção dos ovos destes mosquitos, que depende do sangue ingerido pelos animais, será menor e haverá diminuição da densidade populacional destes vetores. Conseqüentemente, diminuirá, portanto, a proliferação das doenças por eles veiculadas.



(Unifesp) Os quadrinhos retirados da "Folha de S. Paulo" (03.10.2001) fazem referência ao exoesqueleto.
a) O exoesqueleto é uma característica exclusiva dos insetos? Justifique.
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presença do exoesqueleto.

resposta:a) Exoesqueleto não é estrutura exclusiva de insetos, pois ocorre também em outros artrópodes como crustáceos e aracnídeos, além de aparecer em representantes do filo moluscos (ostras, caramujos) e celenterados (corais).
b) O exoesqueleto confere proteção contra o ataque de predadores. Porém, limita o crescimento e, muitas vezes, a locomoção do animal.



(Unifesp) Um ser humano adulto tem de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizada
a) no meio intracelular.
b) no líquido linfático.
c) nas secreções glandulares e intestinais.
d) na saliva.
e) no plasma sangüíneo.


resposta:A



(Unifesp) Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células procarióticas.
a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida?
b) Justifique sua resposta.

resposta:
a) A afirmação não é válida.
b) Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, não podendo, portanto, ter surgido antes das células.



(Unifesp) Considere as duas afirmações que seguem.
I. A energia luminosa é transformada em energia química.
II. A energia química acumulada é transformada em outra forma de energia química, que permite sua utilização imediata.

É correto afirmar que
a) I corresponde à fotossíntese e II, à quimiossíntese. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.
b) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.
c) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos simultâneos.
d) I corresponde à quimiossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.
e) I corresponde à fotossíntese e II, à fermentação. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.

resposta:C



(Unifesp) Mamíferos e angiospermas são considerados grupos de grande sucesso adaptativo, em parte, devido aos seus mecanismos de reprodução. Com relação à reprodução sexuada,
a) descreva como ocorre a fecundação num mamífero.
b) descreva como ocorre a fecundação numa angiosperma.

resposta:a) Nos mamíferos a fecundação é interna e envolve a união, no interior do organismo feminino, dos gametas masculino móvel (espermatozóid
e) e feminino imóvel (óvulo). O desenvolvimento é direto e ocorre, em geral, no interior do útero materno.
b) Em angiospermas a fecundação é dupla e ocorre no interior da flor, mais precisamente no interior do ovário, onde estão localizados os óvulos. Nestas estruturas se localizam os gametas femininos, a oosfera e os núcleos polares. Os gametas masculinos representados pelos dois núcleos espermáticos contidos no tubo polínico, fecundam, respectivamente, a oosfera originando o embrião 2N e os núcleos polares originando o endosperma 3N.



(Unifesp) Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem
a) DNA e membrana plasmática, porém só as células do intestino e do parênquima foliar possuem ribossomos.
b) DNA, ribossomos e mitocôndrias, porém só a célula do parênquima foliar possui parede celular.
c) DNA, membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria e a célula do parênquima foliar possuem parede celular.
d) membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria possui parede celular.
e) membrana plasmática e ribossomos, porém só a célula do intestino possui mitocôndrias.

resposta:C



(Unifesp) As bolhas microscópicas de gás carbônico eliminadas pela levedura na massa contribuem para tornar o pão macio. Em relação à organização celular e ao modo de obtenção dos alimentos, leveduras são organismos, respectivamente,
a) eucariontes unicelulares e autótrofos.
b) eucariontes unicelulares e heterótrofos.
c) procariontes unicelulares e heterótrofos.
d) procariontes coloniais e autótrofos.
e) procariontes coloniais e heterótrofos.

resposta:B



(Unifesp) Considere os grandes biomas do Brasil:
cerrados, florestas, pampas e caatingas.

a) Em qual deles espera-se encontrar maior abundância de anfíbios?
b) Justifique sua resposta, relacionando as características do ambiente com as deste grupo de vertebrados.

resposta:a) Florestas.
b) Anfíbios são adaptados a ambientes úmidos, típicos de biomas florestais.



(Unifesp) Os gráficos A, B e C correspondem à taxa de fotossíntese de três plantas diferentes ocorrendo em três ambientes distintos.
fotossíntese
Gráficos da taxa fotossintética em função da temperatura da folha em três espécies de plantas de três ambientes distintos. (Modificado de Ricklefs, R. 1993. "A Economia da Natureza".) Considere os grandes biomas terrestres existentes no planeta e responda.
a) Em quais biomas estão presentes as plantas representadas nos gráficos A, B e C?
b) Cite pelo menos três características morfológicas que se espera encontrar nas folhas da planta representada no gráfico C.

resposta:
a) Gráfico A: a planta desenvolve-se em ambiente temperado, como uma floresta temperada caducifólia ou floresta de conífera (Taig
a). Gráfico B: a planta desenvolve-se em ambiente de altas temperaturas, como um deserto. Gráfico C: a planta apresenta uma grande valência ecológica. pode ser uma vegetal de savana (cerrado).
b) Cutícula espessa, epiderme com pêlos, parênquima paliçádico bem desenvolvido, estômatos em criptas e situados na epiderme inferior.



(Unifesp) As bolhas microscópicas de gás carbônico eliminadas pela levedura na massa contribuem para tornar o pão macio. Em relação à organização celular e ao modo de obtenção dos alimentos, leveduras são organismos, respectivamente,
a) eucariontes unicelulares e autótrofos.
b) eucariontes unicelulares e heterótrofos.
c) procariontes unicelulares e heterótrofos.
d) procariontes coloniais e autótrofos.
e) procariontes coloniais e heterótrofos.

resposta:B



(Unifesp) Mamíferos e angiospermas são considerados grupos de grande sucesso adaptativo, em parte, devido aos seus mecanismos de reprodução. Com relação à reprodução sexuada,
a) descreva como ocorre a fecundação num mamífero.
b) descreva como ocorre a fecundação numa angiosperma.

resposta:
a) Nos mamíferos a fecundação é interna e envolve a união, no interior do organismo feminino, dos gametas masculino móvel (espermatozóide) e feminino imóvel (óvulo). O desenvolvimento é direto e ocorre, em geral, no interior do útero materno.
b) Em angiospermas a fecundação é dupla e ocorre no interior da flor, mais precisamente no interior do ovário, onde estão localizados os óvulos. Nestas estruturas se localizam os gametas femininos, a oosfera e os núcleos polares. Os gametas masculinos representados pelos dois núcleos espermáticos contidos no tubo polínico, fecundam, respectivamente, a oosfera originando o embrião 2N e os núcleos polares originando o endosperma 3N.



(Unifesp) Que partes de uma planta são ingeridas em uma refeição constituída de batatinha, cenoura, milho verde, grãos de feijão e alcachofra?
angiospermas


resposta:D



(Unifesp) Com relação à técnica de criação de organismos geneticamente modificados (transgênicos), o caderno Mais! do jornal "Folha de S. Paulo" (07.10.2001) afirmou:

"O que torna a técnica tão atrativa e produtora de ansiedade é que qualquer gene de qualquer espécie pode ser transferido para qualquer outra espécie". Essa afirmação
a) não é válida, se as espécies forem de filos diferentes.
b) não é válida, se as espécies forem de classes diferentes.
c) é válida, desde que as espécies sejam do mesmo reino.
d) é válida, desde que as espécies sejam da mesma ordem.
e) é válida para todas as espécies, independentemente de sua classificação.

resposta:E



(Unifesp) Nos exames para teste de paternidade, o DNA, quando extraído do sangue, é obtido
a) das hemácias e dos leucócitos, mas não do plasma.
b) das hemácias, dos leucócitos e do plasma.
c) das hemácias, o principal componente do sangue.
d) dos leucócitos, principais células de defesa do sangue.
e) dos leucócitos e das globulinas, mas não das hemácias.

resposta:D







próxima »