Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Unifesp

(Unifesp-2006) Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias após.
("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.)

A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:
a) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.
b) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.
c) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.
d) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.
e) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.

resposta:[A]



(Unifesp-2006) Numa célula animal, a seqüência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é:
a) lisossomos ë mitocôndrias ë plastos.
b) plastos ë peroxissomos ë mitocôndrias.
c) complexo golgiense ë lisossomos ë mitocôndrias.
d) mitocôndrias ë lisossomos ë complexo golgiense.
e) lisossomos ë complexo golgiense ë mitocôndrias.

resposta:[C]



(Unifesp-2006) "Ave brasileira" conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal "Folha de S. Paulo" (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se confirme, podemos afirmar corretamente que
a) essa descoberta revoluciona o conhecimento sobre a evolução dos vertebrados. Até agora, admitia-se que as aves surgiram a partir dos dinossauros e, portanto, não poderiam ter convivido com eles.
b) a descoberta é revolucionária por derrubar a teoria de que as aves descendem dos répteis. Como ambos conviveram num mesmo período, passa-se então a postular que aves tenham descendido diretamente de um grupo mais antigo, possivelmente dos peixes pulmonados.
c) essa convivência derruba a informação mais aceita atualmente de que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que não há indícios da presença de dinossauros no passado. Até o momento, não foi localizado fóssil algum desses répteis em nosso território.
d) existe certa inadequação na manchete. O fato de os fósseis serem tão antigos quanto os dinossauros não prova que houve convivência entre aves e esses répteis, principalmente porque as evidências de dinossauros em nosso território são ainda fracas.
e) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum.

resposta:[E]



(Unifesp-2006) Observe o gráfico e assinale a alternativa que contém legendas que explicam corretamente as diferenças observadas.



resposta:[E]



(Unifesp-2006) Leia os dois trechos de uma reportagem.

Trecho 1:
(...) a represa Guarapiranga está infestada por diferentes tipos de plantas. A mudança da paisagem é um sinal do desequilíbrio ecológico causado principalmente por esgotos não tratados que chegam ao local.

Trecho 2:
O gerente da qualidade de águas da Cetesb (...) esteve na represa ontem e mediu a concentração de oxigênio em 9,4 mm/l. O normal seria ter uma concentração entre 7mm/l e 7,5mm/l, e a máxima deveria ser de 8 mm/l.
("Folha de S. Paulo", 05.08.2005.)

Explique:
a) a associação que existe entre o aumento de plantas e o esgoto não-tratado que chega ao local.
b) o aumento da concentração de oxigênio na água.

resposta:a) O esgoto funciona como fonte de nutrientes para os vegetais.

b) Os nutrientes provocam a proliferação excessiva de algas, protistas responsáveis pela oxigenação da água.



(Unifesp-2006) Uma fita de DNA tem a seguinte seqüência de bases 5 ATGCGT3 .
a) Considerando que tenha ocorrido a ação da DNA-polimerase, qual será a seqüência de bases da fita complementar?
b) Se a fita complementar for usada durante a transcrição, qual será a seqüência de bases do RNA resultante e que nome recebe esse RNA se ele traduzir para síntese de proteínas?

resposta:a) 3 TACGCA5 .

b) 5 AUGCGU3 . O RNA que será utilizado na tradução é o RNAm (RNA mensageiro).



(Unifesp-2006) Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?
b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.

resposta:a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.

b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.



(Unifesp-2006) Agentes de saúde pretendem fornecer um curso para moradores em áreas com alta ocorrência de tênias ( Taenia solium ) e esquistossomos ( Schistosoma mansoni ). A idéia é prevenir a população das doenças causadas por esses organismos.
a) Em qual das duas situações é necessário alertar a população para o perigo do contágio direto, pessoa-a-pessoa? Justifique.
b) Cite duas medidas - uma para cada doença - que dependem de infra-estrutura criada pelo poder público para preveni-las.

resposta:a) Taenia solium . A ingestão de ovos, eliminados nas fezes de outras pessoas, pode provocar a cisticercose.

b) Taenia solium : Educação, saneamento básico e fiscalização de frigoríficos.
Schistosoma mansoni : Saneamento básico e educação.



(Unifesp-2006) Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas "carnívoras" atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo.
Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
a) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.
b) O nitrogênio é importante para a alimentação de vegetais em geral, sendo absorvido pelas raízes ou folhas. Plantas carnívoras que não capturam animais morrerão por falta desse alimento.
c) Havendo acréscimo de nitrogênio ao solo, as plantas carnívoras são capazes de absorvê-lo pelas raízes. Com esse nitrogênio, produzirão o alimento de que precisam, sem a necessidade de capturas.
d) O nitrogênio integra a estrutura de proteínas e lipídeos que servirão de alimento para as plantas. Daí a importância de as carnívoras efetivamente capturarem os animais.
e) O nitrogênio é usado pelas plantas carnívoras e demais plantas como complemento alimentar. Existem outros nutrientes mais importantes, como o fósforo e o potássio, que são essenciais e não podem faltar aos vegetais.

resposta:[A]



(Unifesp-2006) Muitas gelatinas são extraídas de algas. Tais gelatinas são formadas a partir de polissacarídeos e processadas no complexo golgiense sendo, posteriormente, depositadas nas paredes celulares.
a) Cite o processo e as organelas envolvidos na formação desses polissacarídeos.
b) Considerando que a gelatina não é difundida através da membrana da célula, explique sucintamente como ela atinge a parede celular.

resposta:a) Os polissacarídeos são produzidos durante a fotossíntese, a qual ocorre nos cloroplastos. Os açúcares são transportados pelo retículo até o Complexo de Golgi onde serão armazenados e modificados.

b) O Complexo de Golgi elimina os açúcares em grânulos de secreção, os quais se fundem à membrana plasmática e depositam os polissacarídeos na parede celular.



(Unifesp-2006) O termo "vermes" é aplicado indistintamente para designar invertebrados alongados e de corpo mole, principalmente do grupo dos anelídeos. Na charge, os "vermes" desenhados provavelmente são larvas de insetos.




Sobre esses dois grupos, anelídeos e insetos, podemos afirmar corretamente que
a) ambos apresentam o corpo segmentado e revestido por um exoesqueleto. Nos anelídeos terrestres esse exoesqueleto é bastante fino e flexível e nos insetos é quitinoso e rígido, conferindo proteção e sustentação.
b) o padrão vermiforme das larvas de insetos é a principal evidência de que os artrópodes, grupo ao qual os insetos pertencem, surgiram a partir dos anelídeos, pois reproduzem um estágio anterior da evolução.
c) observamos mais insetos, o que nos dá a falsa impressão de um maior número de espécies desse grupo. Porém, o número de espécies de anelídeos conhecidas é superior, pois inclui muitos grupos marinhos e terrestres.
d) a segmentação do corpo está presente em ambos e a organização do sistema nervoso é semelhante. Os insetos, porém, possuem exoesqueleto, caráter evolutivo de importância fundamental no grupo.
e) os anelídeos são terrestres e aquáticos e a maioria das espécies alimenta-se de detritos, estando no final da cadeia alimentar. Já os insetos são aéreos e terrestres e a maioria é herbívora, sendo, portanto, consumidores primários.



resposta:[D]



(Unifesp-2006) A figura esquematiza o fluxo de energia através de um ecossistema. Esse fluxo é mediado por processos fisiológicos nos organismos.




Os retângulos representam grupos de organismos e as flechas, o fluxo de energia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os fluxos aos processos ocorrentes nos organismos e representados por X, Y e Z.
a) X: excreção; Y: respiração; Z: digestão.
b) X: respiração; Y: digestão; Z: excreção.
c) X: respiração; Y: excreção; Z: digestão.
d) X: excreção; Y: digestão; Z: respiração.
e) X: digestão; Y: respiração; Z: excreção.



resposta:[B]



(Unifesp-2006) Os gatos possuem 38 cromossomos, com o sistema XX/XY de determinação sexual. No desenvolvimento embrionário de fêmeas, um dos cromossomos X é inativado aleatoriamente em todas as células do organismo. Em gatos domésticos, a pelagem de cor preta (dominante) e amarela (recessiva) são determinadas por alelos de um gene localizado no cromossomo X. Fêmeas heterozigóticas para cor da pelagem são manchadas de amarelo e preto. Um geneticista colocou um anúncio oferecendo recompensa por gatos machos manchados de amarelo e preto. A constituição cromossômica desses gatos é
a) 37, YO.
b) 37, XO.
c) 38, XX.
d) 39, XXY.
e) 39, XXX.

resposta:[D]



(Unifesp-2006) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (U.V.) por uma proteína e por um ácido nucléico.




Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é
a) 2.400 Angstrons.
b) 2.500 Angstrons.
c) 2.600 Angstrons.
d) 2.700 Angstrons.
e) 2.800 Angstrons.



resposta:[C]



(Unifesp-2006) Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente.
("Veja", 10.08.2005.)

Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam
a) constantes na população, dominantes, e estejam correlacionadas à sobrevivência do indivíduo.
b) afetadas pela seleção natural, genéticas e de maior freqüência na população.
c) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade.
d) transmissíveis à descendência, inalteráveis pelo ambiente e estáveis nas gerações.
e) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo.

resposta:[E]



(Unifesp-2006) Os gráficos I e II representam a freqüência de plantas com flores de diferentes cores em uma plantação de cravos (I) e rosas (II).




Os padrões de distribuição fenotípica são devidos a:
a) I: 1 gene com dominância;
II: 1 gene com dominância incompleta.
b) I: 1 gene com dominância incompleta;
II: vários genes com interação.
c) I: 1 gene com dominância incompleta;
II: 1 gene com alelos múltiplos.
d) I: 3 genes com dominância incompleta;
II: vários genes com interação.
e) I: 2 genes com interação;
II: 2 genes com dominância incompleta.



resposta:[B]



(Unifesp-2006) Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vírus HIV depois de receber transfusão de sangue (...). A contaminação da mulher pode ter ocorrido em razão da chamada "janela imunológica".
("Folha de S. Paulo", 06.08.2005.)

Janela imunológica é o nome dado ao período compreendido entre a infecção do organismo e o início da formação de anticorpos contra o agente infeccioso.
Considerando tais informações e o que se conhece sobre a infecção por HIV, podemos afirmar corretamente que
a) essa fatalidade poderia ter sido evitada se o sangue do doador tivesse passado, antes, por testes sorológicos para a detecção de HIV.
b) a ação do HIV no organismo é justamente destruir o sistema imune. Por isso, são feitos testes para detecção do vírus e não de anticorpos.
c) a mulher já estava com o sistema imune fragilizado, o que facilitou ainda mais a entrada e a instalação de agentes infecciosos, aqui, no caso, do HIV.
d) o doador era portador do HIV e os testes não detectaram a infecção. Ter feito o teste recentemente não garante total segurança, devendo-se, portanto, evitar a exposição a situações de risco.
e) transfusões de sangue hoje são um dos principais meios de transmissão do HIV. Isso demonstra a necessidade de campanhas para alertar doadores e receptores de sangue sobre os cuidados a serem tomados.

resposta:[D]



(Unifesp-2006) É consenso na Ciência que a vida surgiu e se diversificou na água e, somente depois, os organismos conquistaram o ambiente terrestre. Considere os seguintes grupos de animais: poríferos, moluscos, anelídeos, artrópodes e cordados. Considere os seguintes grupos de plantas: algas verdes, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
a) Quais deles já existiam antes da conquista do ambiente terrestre?
b) Cite duas adaptações que permitiram às plantas a conquista do ambiente terrestre.

resposta:a) Poríferos, moluscos, anelídeos, artrópodes e cordados possuíam representantes no meio aquático. Considerando as plantas, existiam as algas verdes.

b) - cutículas e estômatos;
- tubo polínico;
- tecido vascular;
- raiz, caule e folhas.



(Unifesp-2005) Compare as duas mensagens seguintes.
- "Compre o telefone celular XYZ: tira fotos, baixa músicas e se conecta à internet. Muito melhor que os outros: a evolução do celular."
- "A biodiversidade global, tal como a vemos hoje, é resultado da evolução da vida no planeta."

Considerando o ponto de vista biológico, podemos afirmar corretamente que os conceitos de evolução expressos nas duas mensagens são

a) os mesmos: a evolução biológica sempre agrega melhorias a partir de características pré-existentes, aperfeiçoando-as. Isso se dá basicamente por mutações.
b) parecidos: enquanto um produtor visa melhorar seu produto, a evolução tem por finalidade produzir organismos melhores a partir da seleção de mutações benéficas e adaptativas.
c) semelhantes: embora a evolução não vise à melhoria, o fato é que as características selecionadas são sempre melhores que as anteriores, resultando em organismos atuais melhores que seus ancestrais.
d) distintos: evoluir biologicamente significa "mudar no tempo", e não necessariamente melhorar. Uma característica será melhor que outra somente se interpretada num contexto histórico e ambiental.
e) diferentes: evoluir não significa que um único indivíduo tenha todas as melhorias. As características adaptativas são diferentes nos indivíduos e a população como um todo é que se apresenta melhorada.

resposta:[D]







« anterior | próxima »