Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Unifesp

(Unifesp-2005) A revista "Veja" (28.07.2004) noticiou que a quantidade de imunoglobulina extraída do sangue dos europeus é, em média, de 3 gramas por litro, enquanto a extraída do sangue dos brasileiros é de 5,2 gramas por litro.
Assinale a hipótese que pode explicar corretamente a causa de tal diferença.

a) Os europeus tomam maior quantidade de vacinas ao longo de sua vida.
b) Os brasileiros estão expostos a uma maior variedade de doenças.
c) Os antígenos presentes no sangue do europeu são mais resistentes.
d) Os anticorpos presentes no sangue do brasileiro são menos eficientes.
e) Os europeus são mais resistentes às doenças que os brasileiros.

resposta:[B]



(Unifesp-2005) Em um cruzamento de um indivíduo AA com outro aa, considerando que o alelo A é dominante sobre a, a proporção fenotípica observada em F‚ significa exatamente que:

a) 25% da prole expressam o fenótipo determinado pelo alelo dominante e 75% não o expressam.
b) em 25% da prole, o fenótipo recessivo é mascarado pelo fenótipo dominante.
c) 75% da prole expressam o fenótipo determinado pelo alelo A e 25% não o expressam.
d) em 50% da prole, o fenótipo dominante é mascarado pelo fenótipo recessivo.
e) 50% da prole possuem um único tipo de alelo e 50% possuem outro tipo de alelo.

resposta:[C]



(Unifesp-2005) Nas bactérias, a cadeia respiratória encontra-se associada à membrana plasmática e os ácidos nucléicos estão associados ao citoplasma.

a) É assim também em um protista, em um animal e em um vegetal? Justifique.
b) A clonagem de bactérias, comparada à clonagem de animais, é um processo mais complexo ou mais simples?
Justifique.

resposta:a) Nos eucariontes o núcleo é organizado e revestido por um envoltório membranoso, a carioteca. A cadeia respiratória nestes organismos ocorre no interior das mitocôndrias, organóides citoplasmáticos, e os ácidos nucléicos ocorrem, principalmente, no interior do núcleo.

b) A cissiparidade ocorre nas bactérias. É um processo simples que forma indivíduos idênticos. A clonagem de animais mais evoluídos, a partir de células adultas, como na ovelha Dolly, é artificial e mais complexo.



(Unifesp-2004) Um pesquisador pretende comparar o número de estômatos abertos nas folhas de plantas do Cerrado em diferentes épocas do ano. Nessa região, o inverno corresponde ao período de menor pluviosidade e menor temperatura. Pode-se afirmar corretamente que ele encontrará maior número de plantas com estômatos abertos
a) no inverno, pois os dias mais curtos induzem a abertura estomática para que haja maior captação de luz.
b) no inverno, pois as altas temperaturas do verão induzem o fechamento dos estômatos, evitando a perda d água.
c) no inverno, pois a menor quantidade de água disponível no solo induz a abertura dos estômatos para captação da umidade atmosférica.
d) no verão, pois temperaturas mais altas e maior quantidade de água disponível aumentam a eficiência fotossintética.
e) no verão, pois a planta absorve água em excesso e todo o excedente deve ser perdido, para evitar acúmulo de água no parênquima.

resposta:[D]



(Unifesp-2004) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a "decifração do código genético humano". A informação, da maneira como foi veiculada, está
a) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
b) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos.
c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
e) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.

resposta:[C]



(Unifesp-2004) Suponha que você queira inventar uma pomada que elimine, ao mesmo tempo, as bactérias saprófitas e os fungos que existem na sola do pé e tenha, para combinar nessa pomada, os princípios ativos e seus modos de ação discriminados no quadro.




Das combinações relacionadas, aquela que contém somente princípios ativos eficientes para você atingir seu objetivo é
a) M, N e P.
b) N, O e P.
c) O, P e Q.
d) M, N e Q.
e) M, O e Q.



resposta:[D]



(Unifesp-2004) Com a conquista do ambiente terrestre, surgiram novos mecanismos de excreção nos vertebrados, diferentes daqueles até então presentes nos organismos marinhos. Sobre tal processo de excreção, foram feitas as cinco afirmações seguintes.

I. Nos mamíferos, a epiderme com poros representa um importante órgão acessório na excreção, já que, além dos rins, parte significativa da uréia é eliminada pelo suor.
II. A uréia é um composto menos tóxico que a amônia, porém, sua síntese requer maior gasto energético. A excreção de amônia pelos peixes e de uréia pelos mamíferos encontra-se diretamente relacionada aos ambientes em que vivem.
III. A maior parte dos compostos nitrogenados que sai do corpo de um mamífero encontra-se sob a forma de urina. A outra parte encontra-se nas fezes, que constituem parte importante do mecanismo de excreção nesses animais.
IV. A excreção de ácido úrico pelas aves é a mais econômica em termos da quantidade de água eliminada com as excretas. Isso explica porque, nesses animais, a alça de Henle dos rins é bem menos desenvolvida que nos mamíferos.
V. O metabolismo dos carboidratos e lipídeos produz essencialmente CO‚ e água. Assim, os sistemas de excreção desenvolveram-se nos animais como adaptação basicamente para a eliminação do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos.

Estão corretas apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, IV e V.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.

resposta:[E]



(Unifesp-2004) Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:
a) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais freqüente de alimento.
b) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pêlos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.

resposta:[A]



(Unifesp-2004) Veja a tirinha seguinte, a respeito do processo febril.




A temperatura de nosso corpo é considerada normal entre 36,0 e 37,3 °C. Durante a febre, essa temperatura pode se elevar, chegando até mesmo a ultrapassar os 40 °C. Sobre esse processo, é correto afirmar que
a) a elevação da temperatura corpórea se dá como resposta a um processo infeccioso e é produzida pela energia liberada na migração intensa de leucócitos e macrófagos para a área da infecção.
b) a elevação da temperatura corpórea se dá por aumento da atividade das mitocôndrias e, caso essa elevação ultrapasse os 40 °C, processos bioquímicos vitais serão comprometidos irreversivelmente.
c) é um importante mecanismo de defesa, pois a elevação da temperatura aumenta a taxa de divisão celular e são produzidas mais células de defesa para combater a infecção.
d) imediatamente antes de a temperatura se elevar, o corpo se resfria até alguns graus abaixo de 36,0 °C, o que causa calafrios. A morte do agente infeccioso se dá pelo choque térmico.
e) nem sempre a febre representa aumento de temperatura. Isso ocorre nas infecções por vírus (gripes e febre amarela, por exemplo), mas não ocorre nas infecções por microorganismos (malária, por exemplo).



resposta:[B]



(Unifesp-2004) Observe a figura, que se refere ao ciclo da água em escala global.




(Valores entre parênteses expressos em bilhões de bilhões de gramas [10¢©] e bilhões de bilhões de gramas por ano. Modificado de R. G. Barry & R. J. Chorley. Atmosphere, Weather and Climate, 1970.)

Pela análise da figura, pode-se concluir que a quantidade de água que evapora por ano da superfície da Terra para a atmosfera .................... a quantidade precipitada. A energia .................... pela água promove sua evaporação. Posteriormente, a condensação do vapor formado .................... a energia potencial da água na forma de calor. A .................... e não a .................... determina o fluxo de água através do ecossistema.

Nesse texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por
a) ... supera ... absorvida ... absorve ... precipitação ... evaporação
b) ... supera ... liberada ... libera ... evaporação ... precipitação
c) ... iguala ... liberada ... absorve ... precipitação ... evaporação
d) ... iguala ... liberada ... libera ... precipitação ... evaporação
e) ... iguala ... absorvida ... libera ... evaporação ... precipitação



resposta:[E]



(Unifesp-2004) No ambiente terrestre, uma aranha, uma abelha e uma alface estão sujeitas às mesmas condições ambientais. Qual das afirmações sobre as adaptações que evitam a perda de água e que permitem as trocas gasosas nesses organismos está correta?
a) Enquanto as traquéias da abelha e da aranha levam o oxigênio do ar diretamente às células, na alface o ar é absorvido pelos estômatos e transportado com a água pelos feixes vasculares antes de tornar o oxigênio disponível para a planta.
b) Na abelha e na aranha, a perda de água é evitada pelo exoesqueleto, na alface, pela cutícula da epiderme. Tanto o exoesqueleto quanto a cutícula fornecem também sustentação a esses organismos.
c) Na alface, a perda de água é controlada exclusivamente pelos estômatos. Na abelha, a menor atividade de vôo também controla a perda de água e a aranha, por sua vez, vive apenas em ambientes com alta umidade.
d) Na aranha e na abelha, os inúmeros pêlos que revestem o corpo somente evitam a perda de água. Os pêlos da raiz de uma alface, ao contrário, permitem a absorção de água.
e) Tanto na abelha quanto na aranha, e também na alface, o ar absorvido já entra em contato diretamente com as células, o que permite que as trocas gasosas sejam muito rápidas. Na abelha, isso é importante para o vôo.

resposta:[E]



(Unifesp-2004) Considere as definições seguintes.

I. Pirâmide de números: expressa o número de indivíduos por nível trófico.
II. Pirâmide de biomassa: expressa a massa seca ("peso seco") de matéria orgânica por nível trófico (g/m£).
III. Pirâmide de energia: expressa a energia acumulada por nível trófico (kJ/m£).

Se o fluxo de energia no Cerrado brasileiro for representado por esses três tipos de pirâmides, o resultado obtido quanto à forma de cada uma será:



resposta:[A]



(Unifesp-2004) As bananeiras, em geral, são polinizadas por morcegos.
Entretanto, as bananas que comemos são produzidas por partenocarpia, que consiste na formação de frutos sem que antes tenha havido a fecundação. Isso significa que:
a) essas bananas não são derivadas de um ovário desenvolvido.
b) se as flores fossem fecundadas, comeríamos bananas com sementes.
c) bananeiras partenocárpicas não produzem flores, apenas frutos.
d) podemos identificar as bananas como exemplos de pseudofruto.
e) mesmo sem polinizadores, ocorre a polinização das flores de bananeira.

resposta:[B]



(Unifesp-2004) Leia as quatro afirmações seguintes sobre a divisão de uma célula somática em um animal adulto.

I. Após a citocinese, o núcleo de uma das células resultantes apresenta sobrecarga de atividade, pois deve produzir novamente todas as organelas citoplasmáticas, uma vez que elas ficaram no citoplasma da outra célula formada.
II. Caso não haja formação de actina e de miosina pela célula, tanto a mitose quanto a citocinese serão comprometidas.
III. Não apenas o DNA nuclear é replicado na interfase. O mesmo acontece com o DNA das mitocôndrias, que sofrerão um processo de divisão muito semelhante ao que ocorre nas bactérias.
IV. As membranas nucleares das duas células resultantes provêm de partes da membrana plasmática que se rompem durante a citocinese e envolvem os dois conjuntos de cromossomos.

Estão corretas somente
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

resposta:[C]



(Unifesp-2004) O tratamento da leucemia por meio dos transplantes de medula óssea tem por princípio a transferência de células-tronco da medula de um indivíduo sadio para o indivíduo afetado. Tal procedimento fundamenta-se no fato de que essas células-tronco
a) podem ser usadas para a clonagem de células sadias do paciente.
b) não serão afetadas pela doença, já que foram diferenciadas em outra pessoa.
c) secretam substâncias que inibem o crescimento celular.
d) podem dar origem a linfócitos T que, por sua vez, ingerem os leucócitos em excesso.
e) podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sangüíneas.

resposta:[E]



(Unifesp-2004) No grão de arroz que ingerimos, o amido contido em seu interior encontra-se armazenado, inicialmente,
a) dentro do vacúolo da célula vegetal.
b) em grânulos dispersos pelo citoplasma.
c) no estroma dentro dos cloroplastos.
d) nos espaços intercelulares da semente.
e) nas vesículas do complexo de Golgi.

resposta:[C]



(Unifesp-2004) HIV e HPV são vírus responsáveis por duas das principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo), respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunicação divulgaram que foi liberado, apenas para testes, o uso de um gel que impediria o contágio pelo vírus da AIDS por meio do ato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ânus, possui substâncias que reconhecem e destroem a cápsula protéica do vírus.
Considerando tal mecanismo de ação, pode-se afirmar corretamente que:
a) princípio de ação semelhante poderia ser usado para a produção de medicamentos contra o HPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas não seria eficiente contra a sífilis.
b) a prevenção da gonorréia, doença para a qual também não há vacina, poderia ser feita por um gel que apresentasse o mesmo mecanismo de ação.
c) embora a cápsula protéica seja destruída, se o material genético do vírus continuar íntegro, isso é suficiente para que ele infecte novas células naquele meio.
d) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberará a população do uso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas não como método contraceptivo.
e) o uso do gel, se der resultados, será mais eficiente que o uso de uma possível vacina na diminuição da incidência da doença, já que não incorre na inoculação de vírus mortos ou atenuados no corpo humano.

resposta:[A]



(Unifesp-2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre cor de pele na espécie humana.

A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
("Scientific American Brasil", vol. 6, novembro de 2002.)

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes idéias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas.
c) neodarwinistas.
d) lamarckistas.
e) sobre especiação.

resposta:[D]



(Unifesp-2004) Observe atentamente os dois gráficos apresentados.

Gráfico 1: Cobertura da vacinação contra sarampo em menores de um ano no Brasil, de 1980 a 1997.

Gráfico 2: Taxa da incidência anual de sarampo em menores de um ano no Brasil, de 1982 a 1997.




(Programa Nacional de Imunizações, Ministério da Saúde.)

a) O gráfico 2 indica claramente a ocorrência de epidemias de sarampo em dois anos distintos no Brasil. Para reduzir rapidamente e de imediato o número de doentes durante uma epidemia, é mais eficiente o uso do soro ou da vacina? Justifique.
b) Considere, nos dois gráficos, o ano de 1997. É mais correto supor que, ao longo desse ano, os resultados representados no gráfico 1 tenham influenciado os resultados representados no gráfico 2 ou o inverso? Justifique.

Imunologia

resposta:a) O uso de soro, pois já apresenta anticorpo específico, levando a uma reação mais rápida. A vacina, que contém antígeno, induz a produção de anticorpos.
b) Os resultados representados no gráfico 1 não devem ter influenciado no gráfico 2, pois a cobertura de vacinação foi alta, porém não houve queda relevante no índice da doença.







« anterior | próxima »