Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufc

(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
A MITOCÔNDRIA, que é uma das mais importantes organelas celulares, possui DNA, RNA e ribossomos, o que a torna apta à síntese protéica. Dentre as alternativas a seguir, assinale as que exemplificam outros processos que ocorrem na mitocôndria.

01. Ciclo de Krebs.
02. Intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio.
04. Glicólise.
08. Fosforilação oxidativa.
16. Regulação osmótica da célula.

Soma ( )

resposta:01 + 08 = 09



(Ufc) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre os componentes celulares.

I. A membrana plasmática é uma estrutura lipoprotéica que funciona como uma barreira seletiva entre o meio externo e o citoplasma.
II. A parede celular secundária é elástica de modo a permitir o crescimento da célula.
III. Os plastos são organelas citoplasmáticas, pigmentadas ou não, presentes somente nas algas.
IV. As mitocôndrias são delimitadas por 2 membranas lipoprotéicas e estão presentes em algas, fungos, protozoários, plantas e animais.
V. O núcleo é uma organela obrigatória em todas as células vivas.

A alternativa que contém as afirmativas corretas é:
a) I e IV
b) II e III
c) V e IV
d) IV e II
e) III e I

resposta:A



(Ufc) Recifes são ambientes resistentes à ação de ondas e correntes marinhas, estando entre os ecossistemas mais produtivos. Podem ter origem biogênica ou não. Recifes biogênicos são formados por organismos marinhos (animais e vegetais) providos de esqueleto calcáreo.
(Ciência Hoje, jan-fev 200, pág. 19.)

O filo animal mais representativo na formação de recifes e sua respectiva classe é:
a) Arthropoda - Crustacea.
b) Mollusca - Gastropoda.
c) Cnidaria - Anthozoa.
d) Mollusca - Cephalopoda.
e) Cnidaria - Scyphozoa.

resposta:C



(Ufc) Alguns hidrozoários coloniais, como a 'Obelia sp'., ocorrem na natureza sob a forma de pólipos e medusas.
a) Como uma colônia destes hidrozoários se origina? E como esta colônia dá origem a novas colônias?
b) Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual a sua função?

resposta:
a) A colônia é originada por meio da reprodução assexuada, por brotamento, do pólipo. Pólipos adultos, pelo mesmo processo, produzem as medusas. Estas são as formas livres e sexuadas, apresentando fecundação externa e desenvolvimento indireto. O desenvolvimento do zigoto forma a larva plânula livre. Após a fixação desta ao fundo oceânico, inicia-se, por brotamento, a formação de uma nova colônia de Obelias.
b) Cnidoblasto. Sua função é defesa e captura de alimento.



(Ufc) O processo de "sucessão ecológica" compreende uma série de estágios do desenvolvimento de uma comunidade. Com relação a esse fenômeno:
a) estabeleça a diferença entre a "sucessão primária" e a "sucessão secundária".
b) explique o significado do termo "comunidade clímax".

resposta:Sucessão ecológica primária é o estabelecimento de uma comunidade em um ambiente que nunca fora habitado. São exemplos a transformação de uma lagoa em uma floresta e a formação de uma vegetação sobre uma rocha nua. Secundária é a sucessão que ocorre em áreas devastadas naturalmente, ou pela atividade humana. Exemplo: áreas reflorestadas.



(Ufc) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Esta caracterização refere-se a:
a) micorrizas.
b) liquens.
c) bolores.
d) briófitas.
e) protozoários.

resposta:B



(Ufc) "Até recentemente, o aparecimento das baleias era um dos mistérios mais inexplicáveis enfrentados pelos biólogos evolucionários. Sem pelos e membros posteriores, e incapazes de ir à terra sequer para um gole de água fresca, os cetáceos atuais são um desvio dramático da norma dos mamíferos" ("Scientific American" Brasil, n.1, 2002, pág. 64.)

A característica marcante que inclui os cetáceos na classe dos mamíferos, apesar de sua aparência pisciforme, está relacionada ao fato desses animais:
a) respirarem o ar.
b) serem triblásticos.
c) serem celomados.
d) apresentarem circulação fechada.
e) terem reprodução sexuada.

resposta:A



(Ufc) "Nenhum dos fatos definidos da seleção orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies - nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou às raças que os possuem". (Alfred Russel Wallace, 1867)

O texto anterior é uma defesa intransigente do princípio:
a) darwinista da seleção natural.
b) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.
c) mendeliano da segregação dos caracteres.
d) darwinista da seleção sexual.
e) lamarckista do uso e do desuso.

resposta:A



(Ufc) Assinale a opção que se refere à principal contribuição de Charles Darwin à teoria da evolução.
a) A seleção natural atua como a principal força criadora das mudanças evolutivas.
b) Existe em todos os organismos um impulso interior para a perfeição.
c) A vida é gerada contínua e espontaneamente de forma muito simples.
d) Todos os organismos têm capacidade de adaptar-se ao ambiente.
e) Os caracteres adquiridos transformam-se em hereditários.

resposta:A



(Ufc) A seleção natural pode agir sobre a diversidade das populações de maneiras diferentes. Numa delas, as condições do ambiente favorecem um fenótipo extremo, diferente do que representa a média da população. Esta forma de seleção é denominada:
a) estabilizadora.
b) disruptiva.
c) direcional.
d) sexual.
e) diversificadora.

resposta:C



(Ufc) Assinale a alternativa que associa corretamente as paisagens brasileiras com suas respectivas descrições: (1) mata dos cocais (2) mata atlântica (3) cerrado (4) caatinga (5) manguezal
(a) há pouca pluviosidade, as chuvas ocorrem no inverno e pode haver prolongados períodos de seca.
(b) apresenta solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados.
(c) ocorre entre a Floresta Amazônica e a caatinga, nos estados de Piauí e Maranhão, sendo o babaçu a planta predominante.
(d) compreende 25% do território nacional, na parte central do Brasil, com solo pobre em nutrientes e rico em alumínio.
(e) formado(a) por árvores de grande porte, ocorrendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

a) 1c; 2e; 3d; 4a; 5b
b) 1b; 2a; 3d; 4e; 5c
c) 1e; 2c; 3a; 4d; 5b
d) 1a; 2b; 3c; 4d; 5e
e) 1e; 2d; 3c; 4b; 5a

resposta:A



(Ufc) Analise a tabela a seguir, que mostra a situação da biodiversidade vegetal em alguns países megadiversos.
DIVERSIDADE E ENDEMISMO DE ESPÉCIES DE PLANTAS SUPERIORES*

fitogeografia
*Considerando o total de 250.000 espécies no mundo; **Os 17 países de megadiversidade têm entre 155.475 e 183.025 espécies endêmicas, ou seja, de 62,2 a 73,2% da diversidade global de plantas superiores.
(Fonte: adaptado de Mittermeir et.al. (1997). Relatório da "Conservation International", capítulo II - Situação da Diversidade Biológica Brasileira.)

A partir da análise da tabela, assinale a alternativa correta.
a) O número de espécies restritas ao território brasileiro é bem maior do que aquele de espécies restritas ao território da Indonésia.
b) A combinação dos dois critérios (diversidade e endemismo) coloca o Brasil no 1° lugar na classificação dos países megadiversos.
c) Considerando a magnitude das áreas dos Estados Unidos e do Equador, pode-se dizer que os números de espécies totais são diretamente proporcionais à área de cada país.
d) O Brasil possui mais de 50% da diversidade vegetal do planeta.
e) Os dados de endemismo da Colômbia e da Indonésia indicam a ocorrência das mesmas espécies nos dois países.

resposta:B



(Ufc) No semi-árido brasileiro, é comum a presença de uma vegetação caducifólia conhecida como Caatinga. As perguntas a seguir estão relacionadas com plantas que compõem esse tipo de vegetação. O gráfico apresenta dados hipotéticos sobre a produção de etileno de uma dada planta e o índice pluviométrico da região onde vive esta planta, durante o período de um ano.
caatinga

a) Com base no gráfico apresentado, o que ocorrerá com as folhas e a taxa de fotossíntese da planta, entre os meses de agosto e dezembro? Justifique sua resposta.
b) Cite duas características morfológicas adaptativas das folhas de plantas de ambientes áridos.
c) A figura 1 exemplifica plantas que vivem na Caatinga. De acordo com a figura, cite uma estratégia apresentada pela planta b e uma apresentada pela planta d, que permitem a sua sobrevivência por longos períodos de seca.

resposta:
a) Queda de folha e da taxa de fotossíntese. De acordo com o gráfico, nos meses de agosto a dezembro a precipitação é muito baixa, portanto, ocorre um estresse hídrico severo. Sabe-se que o estresse hídrico pode elevar a produção de etileno. Este, geralmente, está relacionado com a abcisão foliar. Portanto, como o gráfico mostra, a diminuição de água eleva a produção de etileno que causa a queda das folhas e com isso ocorre queda da taxa de fotossíntese.
b) Folhas coriáceas, folhas com cutícula espessa na epiderme, xilema proeminente, folhas ricas em esclerênquima (fibras), estômatos em criptas geralmente situados na face inferior das folhas, folhas de tamanho reduzido, folhas com muitos tricomas etc., são exemplos de características morfológicas adaptativas foliares em ambientes áridos.
c) A planta b é um cactus, que possui tecido especializado em armazenar água (parênquima aquífero) permitindo-lhe resistir a longos períodos de seca. Além disso, as folhas foram transformadas em espinhos, o que reduz a perda d'água. A planta d no entanto, apresenta um sistema radicular profundo o que lhe permite buscar água em profundidades maiores. Apresenta também uma parte aérea relativamente pequena em relação ao sistema radicular. Essas características, especialmente o sistema radicular extenso e profundo, permitem a sua sobrevivência por períodos maiores de seca.



(Ufc) O gráfico adiante mostra a influência da intensidade luminosa na velocidade da fotossíntese de uma determinada planta, em condições uniformes de CO2 e temperatura.
bioquímicos
Analisando o gráfico é correto afirmar que:
a) há uma relação direta e constante entre a intensidade luminosa e a velocidade de fotossíntese.
b) após uma determinada faixa de intensidade de luz, acontece o ponto de saturação luminosa.
c) um aumento da concentração de CO2 disponível não influencia no perfil gráfico mostrado.
d) para reversão do ponto de saturação, é necessário uma intensidade luminosa ainda maior.
e) há uma relação inversa entre a intensidade luminosa e a velocidade da fotossíntese.

resposta:B



(Ufc) As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que:
01. a ausência de tecido especializado para o transporte de seivas, explica, pelo menos em parte, o seu pequeno porte;
02. independem da água para a reprodução;
04. são classificadas como FANERÓGAMAS, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores);
08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados;
16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas).
Soma ( )

resposta:01 + 16 = 17



(Ufc) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Esta caracterização refere-se a:
a) micorrizas.
b) liquens.
c) bolores.
d) briófitas.
e) protozoários.

resposta:B



(Ufc) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.
a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes?
b) Por que alguns fungos como 'Aspergillus flavus' e 'A. parasiticus', que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.

resposta:
a) Os fungos são organismos heterótrofos que se reproduzem por esporos em pelo menos uma fase de sua vida. Junto com as bactérias eles têm papel importante nos ecossistemas pois são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica participando da circulação de matéria na natureza.
b) Os fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo após a eliminação dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicação no homem.
c) Assemelham-se aos animais pois são heterótrofos e não conseguem produzir seu próprio alimento como as plantas fazem. No entanto, há fungos que, como as plantas, formam e lançam seus esporos ao vento.



(Ufc) A evolução nas plantas caracterizou-se pelo surgimento, nos organismos mais recentes, de determinados caracteres morfológicos. Existem termos botânicos que por si só dispensam maiores explicações, significando exatamente esses caracteres evolutivos.

Considere as 2 (duas) colunas a seguir.

( 1 ) angiosperma
( 2 ) sifonógama
( 3 ) fanerógama
( 4 ) traqueófita

( A ) tecidos especializados para o transporte de seiva
( B ) órgãos reprodutores visíveis - as flores
( C ) formação do tubo polínico para a ocorrência da fecundação
( D ) sementes encerradas dentro do fruto

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre as 2 (duas) colunas.
a) 1 B, 2 A, 3 D e 4 C
b) 1 D, 2 C, 3 B e 4 A
c) 1 C, 2 D, 3 B e 4 A
d) 1 A, 2 B, 3 C e 4 D
e) 1 D, 2 C, 3 A e 4 B

resposta:B



(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

Os tecidos conjuntivos são abundantes em substância intercelular, originam-se do mesoderma (mesênquima) e têm, geralmente, funções de sustentação e de ligar um tecido a outro. São exemplos de tecido conjuntivo:

01. Ósseo.
02. Muscular.
04. Epitelial.
08. Adiposo.
16. Sangüíneo.

Soma ( )

resposta:
08 + 16 = 24
alteração na resposta sugerida, veja nos comentários







« anterior | próxima »