Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Uff

(Uff) Examine as seguintes afirmativas referentes ao ciclo celular:
I) Quando uma célula sai da subfase S da interfase, apresenta o dobro de DNA.
II) Se a célula não estiver em processo de divisão, ocorre pouca atividade metabólica no núcleo interfásico.
III) Divisão celular é um processo que sempre dá origem a duas células geneticamente iguais.
IV) Na anáfase da primeira divisão da meiose não ocorre divisão dos centrômeros.
V) As células germinativas sofrem mitose.

As afirmativas verdadeiras são as indicados por:

a) I e ll
b) l e Ill
c) I, IV e V
d) II e III
e) Il, III e V

resposta:C



(Uff) As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados.
Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01.

Cientistas acreditam que dentro de alguns anos poderão produzir células suficientes para tratar pacientes com doenças graves no coração, no fígado ou nos pulmões.

a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta.
b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas?


resposta:a) Blástula, porque o maior número de células indiferenciadas (células-tronco) são encontradas nessa fase.
b) As células da musculatura cardíaca originam-se do mesoderma, já as do fígado originam-se do endoderma.



(Uff) Ao se injetar o núcleo de uma célula diferenciada de uma rã em um ovo de outra rã, não fertilizado e cujo núcleo tenha sido removido, ocorrerá: a) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado proveniente da célula diferenciada contém DNA cuja composição de bases nitrogenadas é diferente da célula-ovo; b) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado não contém determinados genes, removidos durante a diferenciação; c) a formação de um clone de células não diferenciadas, uma vez que o núcleo injetado não possui alguns genes, removidos durante a diferenciação; d) a formação de um girino normal a partir do ovo, uma vez que o núcleo injetado contém toda a informação (DNA) necessária à formação do girino; e) a expulsão do núcleo injetado por meio de exocitose realizada pela célula-ovo.

resposta:D



(Uff) As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados.
Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01.

Cientistas acreditam que dentro de alguns anos poderão produzir células suficientes para tratar pacientes com doenças graves no coração, no fígado ou nos pulmões.


a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta.
b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas?

resposta:
a) Blástula, porque o maior número de células indiferenciadas (células-tronco) são encontradas nessa fase.
b) As células da musculatura cardíaca originam-se do mesoderma, já as do fígado originam-se do endoderma.



(Uff) Considere os grupos de animais:

- o grupo (a), correspondente aos crustáceos que regulam a osmolaridade de seus líquidos corporais somente em uma faixa estreita de variações de osmolaridade do meio ambiente;
- o grupo (b), correspondente à maioria dos invertebrados marinhos que estão em equilíbrio osmótico com o meio ambiente;
- o grupo (c), correspondente aos vertebrados marinhos que regulam ativamente a osmolaridade de seus líquidos corporais.

O gráfico, a seguir, representa a relação entre a osmolaridade dos líquidos corporais e a osmolaridade do meio ambiente em que se encontram estes três grupos de animais: A relação entre a osmolaridade do meio ambiente e a osmolaridade dos líquidos corporais dos animais correspondentes aos grupos (a), (
b) e (
c) está representada, respectivamente, pelas linhas indicadas por:
a) III, II, I
b) III, I, II
c) II, I, III
d) II, III, I
e) I, II, III

resposta:B



(Uff) "Durante dois meses, 80 milhões de caranguejos invadem a Ilha Christmas, território australiano, no Oceano Índico. Ocupam estradas, devoram a vegetação e entram nas casas. Parece pesadelo, mas não é." ("Superinteressante", julho de 1999)

Pode-se afirmar que, em sua grande maioria, os caranguejos apresentam respiração:
a) pulmonar
b) traqueal
c) cutânea
d) branquial
e) traqueopulmonar

resposta:D



(Uff) Um sério risco a que está exposto o trabalhador rural em nosso país é o de acidentes com animais peçonhentos. Dentre estes um dos mais temíveis e agressivos do gênero é a cobra surucucu. Com relação à surucucu, considere as proposições:

1 - Pertence ao gênero Bothrops e seu veneno tem potente ação neurotóxica e coagulante.
2 - Pertence ao gênero Crotalus e seu veneno tem ação neurotóxica e homolítica.
3 - Seu veneno tem ação proteolítica e coagulante e o antiofídico específico é o soro antibotrópico.
4 - O princípio ativo do seu veneno provoca intensa dor no local da inoculação, podendo haver gangrena, especialmente no caso de se utilizar torniquetes.

As proposições que estão corretas são as indicadas por:

a) 2 e 3
b) 1, 2 e 4
c) 3 e 4
d) 1 e 4
e) 2, 3 e 4

resposta:C



(Uff) "O cinegrafista alemão que retornou ao seu país, vindo da África com uma grave doença infecciosa, morreu no dia 6 de agosto. Os médicos do hospital onde ele estava internado informaram que a causa da morte foi febre amarela, e não uma infecção pelo vírus Ebola, como havia sido cogitado na semana passada. Foi a primeira vez em 53 anos que ocorreu um caso de febre amarela na Alemanha." ("O Globo", 07/08/99)
a) Especifique o agente etiológico da febre amarela.
b) Na área urbana, o vetor da febre amarela também transmite outra infecção muito comum nas grandes cidades brasileiras. Identifique este vetor e esta outra doença.
c) Mencione os procedimentos de prevenção contra a febre amarela.

resposta:
a) A febre amarela tem como agente etiológico uma vírus.
b) O mosquito 'Aedes aegypti' transmite a febre amarela e a dengue
c) Destruição dos mosquitos adultos e de suas larvas, além da vacinação, são medidas profiláticas contra as doenças citadas.



(Uff) O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como "sapinho". À mãe da criança, tranqüilizando-a corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:
a) protozoários
b) bactérias
c) vírus
d) fungos
e) algas unicelulares

resposta:D



(Uff) Algumas doenças, antes consideradas sob controle, tornaram-se endêmicas em virtude, principalmente, da proliferação de seus vetores. Assinale a opção em que são nomeadas doenças cujos vetores de transmissão pertencem à mesma classe animal.
a) Esquistossomose / Cisticercose / Malária
b) Esquistossomose / Malária / Doença de Chagas
c) Doença de Chagas / Leishmaniose / Tuberculose
d) Febre tifóide / Leptospirose / Peste bubônica
e) Leishmaniose / Malária / Filariose

resposta:B



(Uff) As mais diversas fontes de informação, vêm abordando os fatores relacionados às doenças do sistema cardiovascular. Especial atenção tem sido dispensada ao infarto agudo do miocárdio (IAM). Recentemente uma emissora de televisão divulgou estatísticas que apontavam o Brasil como recordista mundial de IAM. Nessa oportunidade mereceu destaque a notícia de uma vítima de IAM com menos de quarenta anos de idade, ilustrando a preocupação com a incidência crescente desta doença, agora, em jovens desta faixa etária.
a) Explique o papel predisponente ao IAM representado por cada um dos fatores indicados a seguir: 1) sedentarismo
2) fumo (nicotina)
3) sal
4) estresse

b) Esclareça o papel do colesterol no desenvolvimento do IAM.

resposta:a) 1) desestimula o sistema circulatório dificultando o desenvolvimento dos desvios (vias colaterais)
2) (nicotina) ação vasoconstritora
3) retenção de líquido aumentando o volume sangüíneo circulante.
4) reação do sistema nervoso autônomo aumentando catecolaminas que causam hipertensão e alterações no ritmo cardíaco.
b) O colesterol contribui na formação das placas de ateroma (gordura que estreita o calibre das artérias) reduzindo o fluxo sangüíneo. Propicia a formação de coágulos determinando tromboses e enfartos.



(Uff) Cigarros viram droga nos E.U.A.

Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) .... Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96.

Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.

a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cárdio-respiratório.
b) Os fumantes "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares.
c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono.
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar.
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.

resposta:B



(Uff) "Durante dois meses, 80 milhões de caranguejos invadem a Ilha Christmas, território australiano, no Oceano Índico. Ocupam estradas, devoram a vegetação e entram nas casas. Parece pesadelo, mas não é."
("Superinteressante", julho de 1999)

Pode-se afirmar que, em sua grande maioria, os caranguejos apresentam respiração:
a) pulmonar
b) traqueal
c) cutânea
d) branquial
e) traqueopulmonar

resposta:D



(Uff) Sabe-se que as membranas celulares podem possuir especializações que conferem propriedades importantes aos tecidos. Dentre essas especializações, algumas são estruturalmente mantidas por componentes do citoesqueleto.
Ao se tratar células do epitélio intestinal com substâncias inibidoras da polimerização de actina, verificou-se a redução da taxa de absorção de nutrientes.
Explique por que ocorreu a diminuição da absorção intestinal de nutrientes.


resposta:O filamento de actina é o principal componente do citoesqueleto, responsável pela manutenção da estrutura das microvilosidades. Com a utilização de um inibidor da polimerização de actina, houve uma significativa redução da formação das microvilosidades - estruturas celulares responsáveis pelo aumento da superfície de absorção intestinal.



(Uff) O esquema a seguir representa a participação de organelas no transporte de proteínas de uma célula eucariótica.


a) Nomeie as estruturas indicadas, respectivamente, pelos números 1, 2, 3, 4, e 5, identificando as organelas envolvidas na síntese de enzimas lisossomais.
b) Cite uma função de cada uma das estruturas 1, 2 e 5.

resposta:a) 1 - Retículo Endoplasmático Rugoso;
2 - Complexo de Golgi;
3 - Vesícula de secreção;
4 - Vesícula endocítica;
5 - Lisossoma.
As organelas envolvidas na síntese de enzimas lisossomais são: Retículo Endoplasmático Rugoso e Complexo de Golgi.
b) Retículo Endoplasmático Rugoso - síntese de proteínas ou glicosilação de proteínas ou endereçamento de proteínas. Complexo de Golgi - glicosilação de proteínas ou síntese de polissacarídeos ou produção de grânulos de secreção; Lisossoma - digestão intracelular.



(Uff) Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:
a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.
b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.
c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.
d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucléico do vírus seja transcrito.
e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.

resposta:C



(Uff) Considere preparações idênticas de mitocôndrias hepáticas isoladas mantidas, adequadamente, em duas condições distintas:

I) em presença de glicose e ADP;
II) em presença de ácido cítrico (citrato) e ADP.
Indique a condição em que se verifica maior consumo de oxigênio. Justifique a resposta.

resposta:O consumo de oxigênio é maior em presença de ácido cítrico e ADP. O ácido cítrico é um intermediário do ciclo de Krebs, via metabólica que ocorre na mitocôndria. Nesta via, serão utilizadas moléculas de NAD e FAD que serão reoxidadas na cadeia respiratória, tendo o oxigênio como aceptor final dos elétrons. A liberação de energia na cadeia respiratória é fundamental para a produção de ATP a partir de ADP e P‹. Por outro lado, a glicose é metabolizada no citoplasma das células (glicólise), não havendo enzimas mitocondriais capazes de oxidá-la diretamente.



(Uff) Mediu-se, em diferentes instantes e na presença de nutrientes adequados, a concentração de oxigênio no citoplasma e no interior da mitocôndria de uma célula estritamente aeróbica. No instante T, adicionou-se uma substância S ao sistema. Os resultados observados na experiência descrita estão representados no gráfico adiante.

A variação do nível do ATP intracelular nesta experiência está representada pelo gráfico:
mitocondria


resposta:A



(Uff) A mutação em um gene humano provoca cegueira. Com a utilização de técnicas de genética clássica e molecular, verificou-se que este gene está localizado no genoma mitocondrial. Sabe-se que todas as mitocôndrias dos indivíduos afetados pela cegueira não possuem o gene normal, mas sim o gene mutado.
a) Informe a percentagem de filhas e filhos cegos de um casal: I) cuja mulher é normal e o homem é cego;
II) cuja mulher é cega e o homem é normal.


b) Justifique as respostas ao item a.

resposta: a) I) filhas: 0%
filhos: 0%

II) filhas: 100%

filhos: 100%


b) Em seres humanos, a herança do genoma mitocondrial é, exclusivamente, materna, pois as mitocôndrias do espermatozóide não penetram no óvulo. Portanto, o pai não transmitirá esta característica (cegueir
a) para a sua prole. Por outro lado, no caso de a mãe ser afetada (ceg
a), esta característica será transmitida para todos os seus filhos.







próxima »