Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Uff

(Uff) Uma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento indiscriminado, mudou o combustível de seus altos-fornos, substituindo carvão vegetal por carvão mineral. Após algum tempo ocorreram alterações ecológicas graves em um lago próximo, observando-se, até mesmo, a morte de peixes. Tais ocorrências observadas são conseqüência:
a) da diminuição de resíduos orgânicos na água do lago, o que acarreta menor demanda bioquímica de oxigênio (DBO);
b) do aquecimento de água do lago promovido pela maior formação de dióxido de carbono na combustão (efeito estuf
a);
c) da formação de ácido clorídrico na água do lago a partir de produtos liberados na combustão, levando à diminuição do pH;
d) do acúmulo, na água do lago, de elementos minerais derivados do combustível utilizado, tais como, selênio e chumbo;
e) da formação de ácido sulfúrico na água do lago a partir de óxidos de enxofre liberados na combustão.

resposta:E



(Uff) Um grupo de biólogos pretende avaliar a contaminação marinha por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias lipossolúveis e, potencialmente, carcinogênicas.
a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que menciona os animais a serem escolhidos, preferencialmente, como bioindicadores pelo grupo de biólogos.
( ) camarão e cianofíceas
( ) mexilhão e peixes
( ) zooplâncton e algas

b) Explique cada escolha feita no item anterior.

resposta:
a) mexilhão e peixes
b) Os mexilhões (mariscos) são organismos filtradores, isto é, filtram a água para se alimentarem, concentrando, portanto, os poluentes. Os poluentes lipossolúveis são, também, absorvidos pelos produtores e consumidores primários marinhos, passando para os consumidores secundários e assim por diante. Como cada organismo de um nível tráfico superior geralmente alimenta-se de diversos organismos de nível trófico inferior, o peixe, por estar no nível tráfico superior, tende a acumular quantidades elevadas de poluentes.



(Uff) Em laboratórios de pesquisa é comum realizar-se o cultivo de diferentes microorganismos, como protozoários e bactérias. Para tanto, em determinado laboratório preparou-se um meio de cultura estéril (livre de contaminantes), contendo, inclusive, os fatores nutricionais adequados. Em experiência realizada neste laboratório e representada no gráfico a seguir, iniciou-se o cultivo de uma certa bactéria no instante h = 0, acompanhando-se o desenvolvimento de sua população em função do tempo.

duas espécies de bactérias


a) Assinale, nos parênteses correspondentes, toda alternativa que, a partir da análise do gráfico, interpreta um aspecto do crescimento desta população de bactérias.
( ) O segmento B representa o período no qual ocorreu a maior taxa de multiplicação das bactérias.
( ) No segmento C, o índice de crescimento da população é igual a 1.
( ) No segmento D, o índice de crescimento da população é menor que 1.

b) Explique cada escolha feita no item anterior, considerando as alterações ocorridas no meio de cultura durante a experiência.

resposta:
a) O segmento B representa o período no qual ocorreu a maior taxa de multiplicação das bactérias.
No segmento C, o índice de crescimento da população é igual a 1.
No segmento D, o índice de crescimento da população é menor que 1.

b) Em B ocorre maior taxa de multiplicação, pois existem nutrientes em concentrações adequadas para o crescimento elevado, Em C o índice de crescimento é igual a 1 porque o crescimento da população está limitado pelo meio, tendo em vista a existência de menor concentração de nutrientes em função do grande número de bactérias presentes. Em D o índice de crescimento é menor do que 1, pois o meio encontra-se com insuficiência de nutrientes e com grande quantidade de resíduos tóxicos produzidos pelas bactérias, o que resulta em alta mortalidade bacteriana.
Obs.: índice de crescimento é a razão entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.



(Uff) Dados obtidos em expedições científicas que fizeram um levantamento da fauna e flora oceânicas - desde o litoral até as regiões abissais - permitiram estimar a densidade da população de vários seres marinhos, em função de profundidade média em que foram coletados. Alguns dos gráficos seguintes foram elaborados a partir de informações obtidas nessas expedições.

 Dados obtidos em expedições científicas que fizeram um levantamento da fauna e flora oceânicas

Dentre esses gráficos, identifique o mais compatível, respectivamente, com a distribuição populacional de:
a) peixes em geral;
b) fitoplâncton. Justifique sua resposta.

resposta:a) Gráfico 3. Os peixes, em geral, distribuem-se em maior número no ambiente marinho com até 200 m de profundidade. Essa maior densidade populacional deve-se à maior riqueza em plâncton, nécton e bentos, que servem de alimento para muitas espécies de peixes. No entanto, peixes são encontrados em outras regiões mais profundas, até mesmo nas zonas abissais.

b) Gráfico 1 - O fitoplâncton é encontrado em zonas de até 200 m de profundidade. Em zonas de maior profundidade, ocorre escassez de luz, o que impede a fotossíntese e a proliferação desses organismos.



(Uff) O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como "sapinho". À mãe da criança, tranqüilizando-a corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:

a) protozoários
b) bactérias
c) vírus
d) fungos
e) algas unicelulares


resposta:D



(Uff) Quanto se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:

a) pupila
b) cristalino
c) córnea
d) íris
e) globo ciliar

resposta:D



(Uff-1999) Dois grupos de sementes de estévia foram submetidos, alternadamente, a dez lampejos de luz nos comprimentos de onda de 660 nm (vermelho curto) e 730 nm (vermelho longo). No primeiro grupo, iniciou-se a experiência com o lampejo correspondente ao vermelho longo e no segundo grupo, o primeiro lampejo foi o correspondente ao vermelho curto. Após este tratamento, as sementes de estévia apresentaram alterações fisiológicas importantes.

a) Que substâncias presentes nas sementes respondem aos estímulos luminosos usados nessa experiência?

b) Que efeito fisiológico importante o programa de iluminação exerce sobre as sementes em cada um dos dois grupos? Justifique a resposta.

resposta:a) Os fitocromos.

b) Ao absorver luz a 660 nm, o fitocromo vermelho curto é convertido em fitocromo vermelho longo (a forma ativa do pigmento) que está relacionado a várias atividades fisiológicas das plantas como, por exemplo, a germinação das sementes. As duas formas do pigmento são interconversíveis:




No 1¡. grupo a germinação estará ativa pois a 10 iluminação ocorreu a 660 nm, convertendo o pigmento à forma ativa. Já no 2¡. grupo, a 10¡. iluminação ocorreu a 730 nm, convertendo o pigmento à forma inativa, impedindo, assim, a germinação das sementes. Independentemente de quantos lampejos forem dados, as sementes respondem somente ao último deles.





(Uff-1997) questoes O vírus da AIDS, cuja estrutura é representada a seguir, parasita os linfócitos, células diretamente envolvidas na defesa do organismo.





Com relação a este vírus considere as proposições:

1 - O vírus da AIDS é um retrovirus capaz de produzir molde de DNA, pela ação da enzima transcriptase reversa, a partir do RNA.
2 - Certas substâncias como o A.Z.T., conseguem frear a reprodução viral, devido à transcriptase.
3 - Após sintetizar o DNA viral (fita única), o RNA do vírus da AIDS se desintegra (degradação), ocorrendo posteriormente a formação de um provirus de DNA.
4 - O envoltório externo do vírus da AIDS, constituído por moléculas de lipídios, associadas a proteínas é dispensável para a penetração viral na célula.

As proposições que estão corretas são as indicadas por:
a) 1 e 2
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 4
d) 1, 2 e 3
e) 1, 2, 3 e 4



resposta:[D]



(Uff-1997) Cigarros viram droga nos E.U.A.

Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) ....
Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96.

Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.
a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cárdio-respiratório.
b) Os fumantes "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares.
c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono.
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar.
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.

resposta:[B]



(Uff-1997) Considere as seguintes proposições:

1 - Em nenhuma hipótese a calvície ocorre na mulher, por se tratar de herança ligada ao sexo.
2 - Um homem calvo (homozigoto) transmite a característica da calvície a todos os filhos homens nascidos de seu casamento com uma mulher não calva.
3 - A calvície é dominante no sexo masculino
4 - A calvície pode ser originada por causas ambientais, mas na maioria dos casos é claramente hereditária.
5 - Uma mulher será calva se seus pais forem calvos e se sua mãe (heterozigota) possuir um de seus genitores calvo.

Concluiu-se com relação a estas proposições que:
a) Apenas a 2, a 3 e a 4 são corretas.
b) Apenas a 1, a 2 e a 3 são corretas.
c) Apenas a 1, a 3 e a 4 são corretas.
d) Apenas a 1, a 2 , a 3 e a 4 são corretas.
e) Apenas a 2, a 3, a 4 e a 5 são corretas.

resposta:[E]



(Uff-1997) Quando se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:
a) pupila
b) cristalino
c) córnea
d) íris
e) globo ciliar

resposta:[D]



(Uff-1997) I - Nadadeira de baleia
II - Membro torácico do leão
III - Asa da borboleta
IV - Asa do morcego

Dentre as estruturas anteriores, os órgãos homólogos são os indicados por:
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I, II e IV
d) III e IV apenas
e) I e II apenas

resposta:[C]



(Uff-1997) Na antiga União Soviética, no dia 26 de abril de 1986, aconteceu um grande acidente nuclear - a explosão de um dos reatores da Usina de Chernobyl. A população local sofreu os efeitos danosos da radiação. Além disso, material radioativo foi lançado à atmosfera e levado pelo vento a vários países vizinhos, afetando a vida de milhares de pessoas.
Considere o fato abordado no texto e analise as proposições:

1 - Em casos como esse há a liberação de vários elementos radioativos, como o césio 137, o estrôncio 90 e o iodo 131.
2 - O estrôncio 90 se comporta quimicamente como o cálcio, seguindo o mesmo ciclo biológico desse mineral, sendo rapidamente absorvido pelos vegetais.
3 - Os efeitos da radiação aparecem na pele sob a forma de eritemas, ulcerações e necroses. Além dos casos de morte e invalidez, ao longo do tempo, encontra-se o aumento do número de casos de câncer e de más-formações congênitas.

Com relação a estas proposições pode-se afirmar que:
a) Apenas 1 e a 2 são corretas.
b) Apenas 1 e a 3 são corretas.
c) Apenas 2 e a 3 são corretas.
d) Apenas 3 é correta.
e) Todas são corretas.

resposta:[E]



(Uff-1997) Assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.
a) No deserto, a vegetação é esparsa e à noite observa-se queda de temperatura.
b) A zona entre dois ecossistemas é chamada ecótono.
c) São exemplos de floresta pluvial tropical: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
d) Nas savanas, há alternância entre plantas e arbustos.
e) As tundras são características do hemisfério norte. Nelas a vegetação se desenvolve o ano todo, caracterizando-se pela presença de gimnospermas.

resposta:[E]



(Uff-1997) Um sério risco a que está exposto o trabalhador rural em nosso país é o de acidentes com animais peçonhentos. Dentre estes, um dos mais temíveis e agressivos do gênero é a cobra surucucu.
Com relação à surucucu, considere as proposições:

1 - Pertence ao gênero Bothrops e seu veneno tem potente ação neurotóxica e coagulante.
2 - Pertence ao gênero Crotalus e seu veneno tem ação neurotóxica e homolítica.
3 - Seu veneno tem ação proteolítica e coagulante e o antiofídico específico é o soro antibotrópico.
4 - O princípio ativo do seu veneno provoca intensa dor no local da inoculação, podendo haver gangrena, especialmente no caso de se utilizar torniquetes.

As proposições que estão corretas são as indicadas por:
a) 2 e 3
b) 1, 2 e 4
c) 3 e 4
d) 1 e 4
e) 2, 3 e 4

resposta:[C]



(Uff-1997) Em relação à ciclose, na célula vegetal, é INCORRETO dizer que
a) o exame a fresco não possibilita a sua observação.
b) sua velocidade aumenta com o aumento da temperatura e da luminosidade.
c) temperaturas baixas e ausência de oxigênio são fatores que retardam ou até anulam o movimento dos orgânulos citoplasmáticos onde ocorre a fotossíntese.
d) é uma corrente citoplasmática, contínua num certo sentido, na qual vemos o fluxo contínuo de cloroplastos.
e) experimentalmente ela pode ser observada na folha da Elódea no microscópio óptico.

resposta:[A]



(Uff-1997) Considere os seguintes meios de transmissão de doenças:

1 - ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas;
2 - contaminação através de fezes de inseto em lesões na pele;
3 - picada de mosquito palha ou Birigui;
4 - relações sexuais.

As protozoozes correspondentes aos meios de transmissão indicados por 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:
a) amebíase, doença de Chagas, leishmaniose e tricomoniase
b) giardíase, malária, leishmaniose e toxoplasmose
c) toxoplasmose, doença de Chagas, malária e amebíase
d) amebíase, toxoplasmose, leishmaniose e giardíase
e) leishmaniose, malária, doença de Chagas e amebíase

resposta:[A]



(Uff-1997) Considere um gato siamês, que difere de outras raças de gatos por sua pelagem característica: escura nas patas, no focinho e no pavilhão auditivo, contrastando com o resto do corpo, onde é clara. As regiões escuras são as mais frias e nelas a substância que controla a produção do pigmento responsável pela pelagem escura é ativa, enquanto nas claras, que são quentes, essa substância é inativa.
Pela sua ação no escurecimento da pelagem do animal, conclui-se que essa substância é:
a) um glicídio
b) um lipídio
c) uma enzima
d) um glicosaminoglicano
e) uma vitamina

resposta:[C]



(Uff-1997) Numere a coluna inferior, relacionando-a com a superior.

Indivíduos:
1 - 45, X
2 - 46, XX
3 - 49, XXXXX
4 - 49, XXXXY
5 - 47, XXX

Quantidade de cromatinas sexuais (corpúsculos de Barr)
( ) quatro
( ) duas
( ) nenhuma
( ) uma
( ) três

Assinale a opção que apresenta a seqüência correta de numeração.
a) 2, 4, 1, 3, 5
b) 3, 5, 1, 2, 4
c) 2, 3, 1, 4, 5
d) 3, 2, 1, 4, 5
e) 2, 1, 3, 4, 5

resposta:[B]







« anterior | próxima »