Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufla

(Ufla-2003) A humanidade sempre sofreu o efeito nocivo das doenças causadas pelos microrganismos. Apesar do desenvolvimento das vacinas e antibióticos, as doenças de origem microbiana constituem um sério problema. Não somente "velhas doenças" ressurgem, como também novos casos surpreendem a comunidade científica, como ocorreu com a AIDS e, mais recentemente, com a "pneumonia asiática".

Se você fosse colocado diante de duas escolhas:
a) eliminar todos os microrganismos da Terra e b) deixar todos eles, qual seria sua opção? Justifique sua resposta, considerando os benefícios e problemas causados pelos microrganismos.

resposta:A escolha seria o item (b), pois apesar do desenvolvimento de novas doenças existe a possibilidade de reprodução de microorganismos para o controle biológico, assim como haveria a importância para o sistema ecológico, devido as relações ecológicas existentes.



(Ufla-2003) Um bioma é um tipo peculiar de ecossistema com características distintas em relação à temperatura, pluviosidade, tipo de solo e grau de luminosidade da região onde ele ocorre.
O gráfico adiante representa valores médios de temperatura (em graus centígrados) e pluviosidade (em milímetros de chuva) em quatro biomas amostrados durante o período de um ano. Baseado nesses valores, pode-se esperar que os pontos 1, 2, 3 e 4 refiram-se, respectivamente, aos biomas:




a) Floresta boreal; deserto; floresta temperada; floresta tropical.
b) Deserto; floresta boreal; floresta temperada; floresta tropical.
c) Floresta boreal; floresta temperada; deserto; floresta tropical.
d) Floresta tropical; deserto; floresta temperada; floresta boreal.
e) Floresta temperada; floresta tropical; deserto; floresta boreal.



resposta:[A]



(Ufla-2003) Coloque no parênteses V (Verdadeira) ou F (Falsa) em cada proposição, e indique a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O grupo das briófitas é formado por representantes de pequeno porte que vivem preferencialmente em solos secos e ambientes ensolarados e possuem flores, sementes e frutos.
( ) Samambaias, avencas e xaxins são alguns dos mais conhecidos exemplos de plantas do grupo das pteridófitas; o corpo das plantas desse grupo é diferenciado em raízes, caules e folhas e não produzem sementes.
( ) As gimnospermas são plantas tipicamente terrestres e vivem preferencialmente em ambientes frios ou temperados; o corpo da planta é dotado de raízes, caules e folhas; essas plantas não produzem frutos.
( ) As angiospermas compreendem representantes como a roseira, os capins, a laranjeira. As plantas desse grupo são as únicas que produzem frutos e classificam-se em monocotiledôneas e dicotiledôneas.

a) V - V - F - V
b) F - V - F - V
c) F - F - V - V
d) V - F - V - F
e) F - V - V - V

resposta:[E]



(Ufla-2003) São considerados triblásticos os animais que formam três folhetos germinativos na fase embrionária. Na seqüência de desenvolvimento desses folhetos, serão formados os diferentes tecidos e órgãos animais.




Baseado no quadro acima, responda
a) se somente 3 é verdadeira.
b) se somente 2 é verdadeira.
c) se somente 1 e 3 são verdadeiras.
d) se somente 2 e 3 são verdadeiras.
e) se 1, 2 e 3 são verdadeiras.



resposta:[B]



(Ufla-2003) Considere as proposições seguintes.

I. O enunciado da Primeira Lei de Mendel diz que os alelos de um gene separam-se durante a formação dos gametas.
II. O enunciado da Segunda Lei de Mendel diz que quando dois ou mais genes estão envolvidos, cada um atua e segrega independentemente dos demais.
III. A fase da meiose, responsável pela ocorrência da Segunda Lei de Mendel, é a Anáfase I.

Assinale:
a) se somente I e II estiverem corretas.
b) se somente I e III estiverem corretas.
c) se somente I estiver correta.
d) se somente II e III estiverem corretas.
e) se I, II e III estiverem corretas.

resposta:[A]



(Ufla-2003) Selecione a alternativa que apresenta a ordem CORRETA dos termos que completam as afirmações abaixo.

1. Charles Darwin e Alfred Wallace propuseram a .................... como um mecanismo essencial para o processo evolutivo.
2. .................... é uma modificação evolutiva que pode aumentar as chances de sobrevivência e sucesso reprodutivo de um organismo.
3. .................... são evidências que suportam a teoria evolutiva.
4. O processo de especiação pode ocorrer por .................... dos indivíduos de uma população.

a) adaptação; seleção natural; genes; clonagem.
b) seleção natural; competição; fósseis; extinção.
c) extinção; adaptação; genes; isolamento reprodutivo.
d) seleção natural; adaptação; genes; extinção.
e) seleção natural; adaptação; fósseis; isolamento reprodutivo.

resposta:[E]



(Ufla-2003) No milho, a textura da semente pode ser lisa devido ao alelo "Su" e rugosa devido ao alelo "su". A cor da semente pode ser amarela devido ao alelo "Y" e branca devido ao alelo "y". A planta pode ser alta devido ao alelo "Br" e baixa devido ao alelo "br".
Uma planta pura, alta, de semente lisa e amarela, foi cruzada com outra planta pura, baixa, de semente rugosa e branca. Na geração F, observaram-se 100% das plantas altas, de semente lisa e amarela. Se as plantas da geração F forem intercruzadas, o número de gametas produzidos pelas plantas F e a proporção fenotípica esperada na geração F‚ será, respectivamente:

a) 4 e 3:3:3:1:1:1
b) 8 e 27:9:9:9:3:3:3:1
c) 8 e 9:3:3:1
d) 16 e 9:3:3:1
e) 16 e 27:9:9:9:3:3:3:1

resposta:[B]



(Ufla-2003) "As fanerógamas são didaticamente divididas em órgãos que, por sua vez, são constituídos por grupos de tecidos." Analise cada proposição considerando-a V (verdadeira) ou F (falsa) com relação aos tecidos vegetais e assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.

( ) Os tecidos de sustentação promovem a manutenção da forma do organismo; apresentam na sua constituição os vasos lenhosos e os vasos liberianos.
( ) Nas angiospermas, o organismo resulta do desenvolvimento de um embrião contido na semente que, por sua vez, origina-se de sucessivas divisões mitóticas ocorridas em um zigoto.
( ) As gimnospermas (como os pinheiros) e certas angiospermas dicotiledôneas (como o abacateiro) apresentam meristemas secundários.
( ) A epiderme, além de promover defesa contra o ataque de microrganismos e contra a perda excessiva de água, pode desempenhar outras funções, principalmente quando se adapta e forma os chamados anexos epidérmicos.
( ) Quanto à disposição e à forma das células, pode-se observar nas folhas dois tipos de parênquimas clorofilianos: paliçádico e lacunoso.

a) F - V - F - V - V
b) V - F - V - F - F
c) F - V - V - V - V
d) V - V - F - F - F
e) V - F - V - F - V

resposta:[C]



(Ufla-2003) Considerando que uma célula 2n = 4 iniciou um processo de divisão celular e se encontra na fase esquematizada adiante, responda:




a) Que tipo de divisão está ocorrendo? Justifique.
b) Qual evento importante deverá ocorrer imediatamente após essa fase?
c) Qual o resultado esperado ao fim do processo?



resposta:a) metáfase
b) separação das cromátides-irmãs
c) formação de duas células iguais com 4 cromossomos



(Ufla-2003) A primeira coluna apresenta macromolécula e a segunda, a menor unidade que a forma. Associe as colunas e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.

( ) ácido desoxirribonucléico
( ) celulose
( ) proteína

( 1 ) aminoácido
( 2 ) nucleotídeo
( 3 ) monossacarídeo
( 4 ) ácido graxo

a) 2 - 4 - 1
b) 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2
d) 2 - 3 - 1
e) 4 - 2 - 3

resposta:[D]







« anterior | próxima »