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Questões de biologia

Origem: Unicamp

(Unicamp) O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta.
Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado.
Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo.
a) Que resultados foram obtidos nesse experimento?
Por quê?
Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br b) A que classe de macromoléculas pertence o amido?
c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada?


resposta:a) A região quadrada, que ficou exposta à luz, adquiriu coloração azul-violeta, o que não ocorreu no restante da folha.
Nesta área iluminada, ocorreu fotossíntese, com produção de glicose, posteriormente armazenada sob a forma de amido, que reagiu com a solução de iodo.
Na parte Vestibulando Web www.
vestibulandoweb.
com.
br coberta da folha, não houve fotossíntese, e as células consumiram suas reservas de amido nos processos metabólicos.
b) Trata-se de um carboidrato do grupo dos polissacarídeos.
c) O amido é estocado com freqüência nas raízes e nos caules.
Pode haver também reserva de amido em folhas, frutos e sementes.




(Unicamp) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.

a) Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão?
b) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções.
c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.


resposta:a) Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenóides. A vitamina "A" é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.

b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.

c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo.
Vegetais: sementes.



(Unicamp) Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.
(Adaptado de: Bueno, E. A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.)

a) Que nutriente é esse?
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente?
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.


resposta:a) Vitamina C (ácido ascórbico)
b) Escorbuto
c) Sangramento gengival, queda dos dentes, problemas gastrointestinais.



(Unicamp) Considerando a anatomia e a fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos seguintes métodos é contraceptivo: vasectomia, ligação de trompas e pílulas anticoncepcionais.

resposta:Vasectomia impede a eliminação de sêmem com espermatozóides.

Ligação das tubas uterinas impede a união dos gametas masculino e feminino.

Pílula anticoncepcional contém hormônios ovarianos (combinação de estrogênio e progesterona) que agem inibindo a função hipofisária (secreção de FSH e LH) e, portanto não ocorrerá a ovulação que é regulada por esses hormônios.



(Unicamp) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. As parasitoses a seguir podem ser diagnosticadas por esse exame? Justifique sua resposta, em cada caso.

a) Esquistossomose;
b) Ascaridiose;
c) Doença de Chagas.

resposta:Ascaridiose e Esquistossomose sim pois os ovos dos respectivos parasitas são eliminados para o meio ambiente juntamente com as fezes dos hospedeiros. A doença de Chagas não pode ser diagnosticada através do exame de fezes pois o 'Tripanossoma cruzi' está presente, principalmente no coração e no sangue das pessoas doentes.



(Unicamp) No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características estas decorrentes da parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim", e ainda, "Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina".

a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca?
b) Tendo em vista que esta parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquirí-la? Por quê?

resposta:a) Os vermes parasitas do Jeca são: 'Ancylostoma duodenale' e 'Necator americanus'
b) A profilaxia para o Amarelão é o uso de calçados pois a transmissão se faz, principalmente, através de larvas infestantes do solo.



(Unicamp) Os telejornais noticiaram recentemente que a seca acentuada de 1995 causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas.

a) Essa explicação está correta ou errada? Justifique
b) A que outra parasitose se aplica o modo de transmissão sugerida no texto?

resposta:a) Errada. A malária é transmitida ao homem através da picada de fêmeas infectadas do mosquito-prego (Gênero 'Anopheles'). A água represada poderia ser a causa do aumento dos insetos vetores.
b) Esquistossomose cuja transmissão se dá através de caramujos de água doce.



(Unicamp) Uma criança, depois de passar férias em uma fazenda, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vírus ou bactéria. A doença regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por 'Ascaris lumbricoides' (lombrig

a) e por 'Enterobius vermicularis' (oxiúro). A mãe foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia.

a) Qual poderia ter sido o verme responsável? Justifique sua resposta.
b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.

resposta:a) O verme responsável pelo quadro clínico da criança é o 'Ascaris lumbricoides', vulgarmente chamado lombriga. Durante sua evolução no corpo humano o parasita passa por estágios larvários que migram, via circulação sanguínea, pelo fígado, coração e pulmões. Nos pulmões podem causar afecções respiratórias.
b) 'Ancilostoma duodenale' e 'Necator americanus', causadores do amarelão, apresentam ciclo vital semelhante ao do Ascaris, podendo causar os mesmos sintomas no paciente.



(Unicamp) Considere as duas fases da meiose, de um organismo com 2n=6 cromossomos, esquematizadas a seguir e responda:



a) Que fases estão representadas na figura A e na B? Justifique.
b) Que tipo de alteração aparece em uma das figuras? Em relação ao cromossomos, como serão as células resultantes de um processo de divisão com essa alteração?
c) Dê um exemplo de anomalia que seja causada por este tipo de alteração na espécie humana, cujo número normal de cromossomos é 2n=46.

resposta:a) Fig. A - Anáfase I de meiose onde se observa a disjunção dos cromossomos homólogos. Fig. B - Anáfase II com disjunção de cromátides.
b) Na fig. B não ocorreu a separação das cromátides-irmãs em um dos cromossomos indicados. Esse fato leva a formação de aneuploidias, ou seja, células haplóides com um cromossomo a mais (n + 1) e com um cromossomo a menos (n - 1).
c) Síndrome de Down (2A,XX + 21 ou 2A,XY+21) e Síndrome de Turner (2A, X 0)



(Unicamp) Analise a seguinte figura de cromossomos:



a) Que fenômeno celular está sendo mostrado na figura?
b) Em que tipo de divisão celular ocorre esse fenômeno? Por quê?
c) Qual é a importância desse fenômeno para os seres vivos?

resposta:a) O fenômeno mostrado na figura são os quiasmas resultantes da permutação ou crossing-over entre cromossomos homólogos.
b) Meiose. Nesse tipo de divisão que acontece o pareamento entre cromossomos homólogos, permitindo a troca de segmentos entre eles.
c) Recombinação entre cromossomos homólogos, gerando novas combinações gênicas. A variabilidade decorrente, submetida à seleção natural, resulta na adaptação dos seres vivos ao meio.



(Unicamp) As fases iniciais do desenvolvimento embrionário do anfioxo estão representadas nas figuras a seguir:



a) Identifique essas fases.
b) Descreva as diferenças de cada uma delas em relação à fase anterior.

resposta:
a) A: Zigoto
B: Mórula
C: Blástula
D: Gástrula
E: Nêurula

b) O zigoto origina uma mórula após entrar em segmentação (ou clivagem), sendo a mórula pluricelular e sem cavitação interna.
A blástula, originada à partir da mórula, apresenta uma camada celular externa (blstoderm
e) e uma cavidade denominada blastocele.
A gástrula, formada por embolia, à partir da blástula, apresenta dois folhetos, ectoderme e endoderme, uma cavidade (arquêntero) e um orifício, o blastóporo.
Segue-se a nêurula que apresenta três folhetos germinativos: ectoderme, endoderme e mesoderme, formam-se o tubo neural, a notocorda e os somitos mesodérmicos.



(Unicamp) As fases iniciais do desenvolvimento embrionário do anfioxo estão representadas nas figuras a seguir:

a) Identifique essas fases.
b) Descreva as diferenças de cada uma delas em relação à fase anterior.


resposta:a) A: Zigoto
B: Mórula
C: Blástula
D: Gástrula
E: Nêurula

b) O zigoto origina uma mórula após entrar em segmentação (ou clivagem), sendo a mórula pluricelular e sem cavitação interna.
A blástula, originada à partir da mórula, apresenta uma camada celular externa (blstoderme) e uma cavidade denominada blastocele.
A gástrula, formada por embolia, à partir da blástula, apresenta dois folhetos, ectoderme e endoderme, uma cavidade (arquêntero) e um orifício, o blastóporo.
Segue-se a nêurula que apresenta três folhetos germinativos: ectoderme, endoderme e mesoderme, formam-se o tubo neural, a notocorda e os somitos mesodérmicos.



(Unicamp) O gráfico a seguir representa a eliminação de CO2 pela respiração de dois animais vertebrados, A e B, com relação à temperatura ambiente.
a) Como se denominam os animais A e B com relação à regulação de temperatura corporal?
b) Dê um exemplo de animal do tipo A e um do tipo B.

resposta:a) Animal A - Homeotérmico, Animal B - Heterotérmico ou Pecilotérmico.
b) Homeotérmicos são os Mamíferos e as Aves. Heterotérmicos são todos os invertebrados, os Peixes, Anfíbios e os Répteis



(Unicamp) O gráfico a seguir representa a concentração iônica da hemolinfa de dois insetos aquáticos, com relação à concentração do meio ao seu redor:
a) Com relação à salinidade da água, onde deve viver o inseto A? E o inseto B?
b) O que deve ter acontecido com o inseto A, a partir do ponto I assinalado na curva? Por quê?
c) Como os insetos mantêm a concentração iônica da hemolinfa diferente da concentração do meio?

resposta:a) Animal A - água doce, Animal B - manguezal
b) Perda da capacidade de regular a salinidade da hemolinfa porque não consegue eliminar o excesso de NaC+ do organismo.
c) Transporte ativo de íons.



(Unicamp) Os dois gráficos a seguir referem-se à velocidade da reação A+B Ï C+D, que ocorre em animais de uma mesma espécie, quando suas temperaturas variam. O gráfico número 1 representa a reação em um indivíduo que, além dos reagentes A e B, possui o polipeptídeo E, que não ocorre no indivíduo do gráfico número 2.


V = velocidade de formação do produto C em mg/hora.
Baseado nos gráficos, responda:
a) Em que grupo de substâncias pode ser classificado o polipeptídeo E?
b) Dê duas justificativas para a sua classificação.

resposta:
a) Enzima
b) Os catalisadores biológicos atuam dentro de uma faixa "ótima" de temperatura (gráfico 1). Sem o catalisador a reação é lenta como mostra o gráfico 2.



(Unicamp) Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: (a) branquial
(b) pulmonar
(c) traqueal
(d) através da superfície do corpo.
a) Quais desses sistemas captam o O2 dissolvido na água e quais captam o O2 do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão e medusa.
c) Os sapos, na fase adulta, apesar de respirarem por pulmões, podem obter cerca de 25% do oxigênio necessário por outro meio. Cite esse meio.

resposta:
a) Os sistemas respiratórios que captam oxigênio da água são: branquial e epiderme (superfície do corpo). Os sistemas traqueal, cutâneo (pel
e) e pulmonar captam oxigênio do ar.
b) Minhocas: respiração cutânea pela superfície do corpo.
Baratas: respiração traqueal.
Camarão: respiração branquial.
Medusas: respiração pela superfície do corpo.

c) Anfíbios, como os sapos, possuem respiração pulmonar, cutânea e buco-faríngea.



(Unicamp) A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
a) Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas.
b) Além do pulmão, que outras estruturas permitem trocas gasosas nos animais?

resposta:
a) As fibras de amianto alojam-se na luz dos alvéolos pulmonares. O oxigênio que chega à cavidade alveolar difunde-se para os capilares sangüíneos, enquanto o dióxido de carbono contido nos capilares sangüíneos difunde-se à cavidade alveolar. Conseqüentemente, o sangue venoso é transformado em arterial, fenômeno denominado hematose.
b) Brânquias (nos caramujo, na lagosta, nos peixes e anfíbios jovens), Bexiga natatória (nos peixes fisóstomos), filotraquéias (em aranhas e escorpiões), traquéias (nos insetos), superfície do corpo (nas esponjas, águas-vivas, planárias, lombrigas e minhocas), placenta (nos embriões de mamíferos) etc.



(Unicamp) Indique as classes de vertebrados nas quais podemos encontrar coração com três câmaras e analise comparativamente duas características gerais dessas classes.

resposta:Coração com três câmaras ocorre em:

Anfíbios, vertebrados com respiração cutânea e pulmonar além de excretarem uréia, portanto adaptados a ambientes úmidos.

Répteis não crocodilianos, vertebrados com pele grossa e respiração exclusivamente pulmonar, uricotélicos e adaptados ao ambiente terrestre.





(Unicamp) Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos. (Adaptado do site http://www.projetotamar.org.br)
a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.
b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.
c) A extinção de espécies pode ocorrer mesmo sem influência da ação humana. Cite um processo natural que pode levar à extinção de uma espécie.

resposta:a) Ovos de répteis apresentam casca calcárea protetora e anexos embrionários como âmnio, alantóide e cório.
b) Tartarugas marinhas apresentam os apêndices locomotores adaptados para a natação.
c) A extinção de uma espécie pode ocorrer através de fatores bióticos como degeneração genética e incapacidade reprodutiva ou relações ecológicas desarmônicas como competição, predatismo e parasitismo. Alterações abióticas tais como glaciações, regressões marítimas, secas prolongadas, vulcanismo, terremotos, incêndios, tempestades de areia etc, também podem causar extinções naturais.







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