Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Anatomia

(Curso-de-Anatomia) Quando movemos a planta do pé para longe do plano mediano, isto é, quando a dirigimos superolateralmente, estamos praticando:

(A) Flexão plantar
(B) Eversão.
(C) Inversão.
(D) Rotação.
(E) Dorsiflexão.

resposta:B
Comentário:A questão cobra conhecimento dos movimentos do pé. A eversão é dirigir o pé superolateralmente, a inversão é dirigi-lo inferolateralmente, rotar é rodar em torno de seu eixo e dorsiflexão e flexão plantar é a extensão e a flexão do pé.



(Curso-de-Anatomia) O rádio é um osso longo que possui diversos acidentes ósseos em sua parte distal, principalmente acidentes relacionados a impressões e sulcos de músculos. Assinale o item que possua o acidente ósseo que não está presente na parte distal do rádio:

(A)Sulco do músculo ancôneo.
(B)Sulco do músculo extensor dos dedos.
(C)Sulco do músculo extensor do indicador.
(D)Sulco do músculo extensor radial curto do carpo.
(E)Sulco do músculo extensor radial longo do carpo.

resposta:A
Comentário:O rádio é um osso que em sua parte distal tem origem de diversos músculos principalmente extensores. A questão cobra o conhecimento do relevo da parte distal do rádio e pede especificamente o conhecimento dos sulcos de músculos presentes na região.



(Curso-de-Anatomia) A ciência que estuda as configurações dos padrões da crista dérmica é conhecida como dermatoglifia. Os dedos apresentão dobras cutâneas que são formadas por ou pela:

(A)Punho.
(B)Tabaqueira anatômica.
(C)Ossos da fileira distal do carpo.
(D)Ossos da fileira proximal do carpo.
(E)Junções das falanges.

resposta:E
Comentário:
A questão se refere as dobras cutâneas que são reflexos das estruturas ósseas da mão oferecendo padrões anatômicos de acordo com as estruturas.



(Curso-de-Anatomia) No úmero existe uma região onde se situa o tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial, esta região está entre o tubérculo maior e tubérculo menor. Assinale a opção que cita esta estrutura:

(A) Crista intertubercular.
(B) Tuberosidade deltóide.
(C) Sulco intertubercular.
(D) Colo anatômico do úmero
(E) Tuberosidade deltóide

resposta:C
Comentário:A questão preza pelo conhecimento do relevo do úmero e adiciona algumas informações que serão úteis em planos mais avançados da anatomia como passagem de estruturas.



(Curso-de-Anatomia) Assinale a alternativa que contenha o osso do carpo que se caracteriza por seu processo proeminente em forma de gancho:

(A) Capitato.
(B) Hamato.
(C) Piramidal.
(D) Escafóide.
(E) Psiforme.

resposta:B
Comentário:O osso do carpo que se caracteriza por um processo proeminente é o hamato e o nome da estrutura é hâmulo do Hamato.



(Curso-de-Anatomia) Marque a opção que denomina os nódulos arredondados ou ovais que se desenvolvem em certos tendões e que podem ser confundidos com pequenas fraturas na clínica:

(A) Falange.
(B) ossos curtos.
(C) Tuberosidades.
(D) Processos ósseos.
(E) Sesamóides.

resposta:E
Comentário:A questão se refere aos ossos sesamóides que são de extrema importância, pois podem ser confundidos com pequenas fraturas na clínica provocando erros médicos absurdos.Estes ossos protegem os tendões de gastos excessivos e alteram o ângulo do tendão à medida que ele passa para sua fixação distal.



(Curso-de-Anatomia) Os ossos são estruturas ricamente vascularizadas e supridas por artérias. Por isto existe uma estrutura responsável pela entrada de artérias dividindo-se em ramos dirigidos longitudinalmente que suprirão o osso de sangue.Assinale o nome desta estrutura:

(A) Sindesmose
(B) Epífise
(C) Suturas ósseas
(D) Forame nutrício
(E) Fóvea

resposta:D
Comentário A questão aborda a importância do forame nutrício e mostra que o osso é um órgão vivo e de grande metabolismo ao contrário do que é pensado popularmente.



(Curso-de-Anatomia) Quando nos referimos a este osso dizemos que ele tem o corpo translúcido e recobre partes da segunda até a sétima costelas, é um osso triangular e situa-se na face posterolateral do tórax. Assinale a opção do osso que estamos descrevendo:

(A) Vértebra.
(B) Escápula.
(C) Esterno.
(D) Clavícula.
(E) Ocipital.

resposta:B
Comentário:Esta questão simples descreve e localiza a escápula no corpo humano.Este osso conecta a clavícula ao úmero e é amplamente móvel.



(Curso-de-Anatomia) O membro inferior é constituído de quatro partes principais: o quadril, a coxa, a perna e o pé, estas regiões possuem três funções básicas.
Assinale o item que contenha essas funções: (A) Sustentação do peso, proteção de órgãos torácicos e manutenção do equilíbrio.
(B) Manipulação apurada de objetos, locomoção e conexão do esqueleto axial com o membro superior.
(C) Locomoção, manipulação apurada de objetos e sustentação do peso.
(D) Sustentação do peso, manutenção do equilíbrio e locomoção.
(E) Inserção para músculos e ligamentos, proteção de órgãos torácicos e locomoção.


resposta:D
comentário: A questão aborda a função do membro inferior no organismo que são basicamente três, sustentação, locomoção e equilíbrio.
Para a anatomia não é apenas necessário conhecer os relevos e localizações ,mas principalmente é necessário conhecer suas funções.




(Curso-de-Anatomia) O ílio, osso em forma de leque possui vários acidentes ósseos geralmente associados a passagem de nervos e inserções de músculos.
Assinale a opção que contenha acidentes ósseos do íleo: (A) Linha glútea anterior, face auricular para o sacro e linha arqueada.
(B) Asa, incisura do acetábulo e linha arqueada.
(C) Face sinfisal, asa e linha pectínea (D) Linha glútea posterior, linha pectínea e crista obturatória.
(E) Face sinfisal, linha glútea inferior e crista obturatória.


resposta:A
comentário: A pergunta se refere ao relevo ósseo do íleo que é um osso articulado com o sacro e é ponto de inserção para músculos glúteos sendo de grande importância o conhecimento deste relevo.




(Curso-de-Anatomia) O ílio é um osso de grande utilidade na clínica para a obtenção de fragmentos óssoes para enxertos ósseos e também de obtenção de medula óssea.
Geralmente utilizam-se dois pontos, um que se localiza posteriormente no fundo de uma depressão na pele a 4 cm ao plano mediano e outra ao nível da quarta vértebra lombar (ponto mais elevado palpado posteriormente).
Marque a opção que contenha estes dois pontos do ílio: (A) Linha glútea superior e espinha ilíaca ântero-superior.
(B) Asa do íleo e tuberosidade ilíaca.
(C) Espinha ilíaca antero-superior e espinha ilíaca póstero-superior.
(D) Eminência íliopúbica e espinha ilíaca póstero-inferior.
(E) Crista ilíaca e espinha ilíaca póstero-superior.
Gabarito:E
comentário: A pergunta se refere à aplicação dos conhecimentos anatômicos na clínica.
O ílio é um osso importante,tal como o esterno , para a obtenção de medula óssea no corpo humano e também para a remoção de fragmentos ósseos para enxerto.
Os dois pontos a serem conhecidos são a crista ilíaca e a espinha ilíaca póstero-superior, tais como seus níveis e identificações de depressões no corpo.


resposta:E
comentário: A pergunta se refere à aplicação dos conhecimentos anatômicos na clínica.
O ílio é um osso importante,tal como o esterno , para a obtenção de medula óssea no corpo humano e também para a remoção de fragmentos ósseos para enxerto.
Os dois pontos a serem conhecidos são a crista ilíaca e a espinha ilíaca póstero-superior, tais como seus níveis e identificações de depressões no corpo.




(Curso-de-Anatomia) No quadril existe uma estrutura óssea que sustenta o corpo quando estamos sentados e pode ser palpada acima da porção medial da prega glútea.
Marque a opção com o nome da estrutura de que estamos falando: (A) Tubérculo púbico.
(B) Tuberosidade isquiática.
(C) Espinha isquiática.
(D) Espinha ilíaca póstero-inferior.
(E) Ramo inferior do osso púbico.


resposta:B
comentário: A questão cobra conceitos como o de prega glútea,que é uma prega cutânea proeminente que delimita a nádega e se refere à pontos de palpação para a localização de estruturas que é absolutamente importante na clínica e pede para nomear a estrutura descrita.




(Curso-de-Anatomia) Um homem de 33 anos sofreu um acidente frontal de automóvel e deu entrada na emergência do hospital queixando-se de dor e impedido de ficar em pé.
O exame físico mostrou o membro inferior afetado aparentando ser menor, aduzido, ligeiramente fletido e rodado medialmente.
Marque a opção que contenha o diagnóstico correto do caso clínico: (A) Fratura cominutiva da extremidade proximal da tíbia.
(B) Fratura do colo da fíbula.
(C) Fratura de epífise distal do fêmur.
(D) Fratura da borda posterior do acetábulo.
(E) Fratura transversa de maléolo.


resposta:D
comentário: O caso clínico descreve perfeitamente o paciente com luxação posterior da articulação do quadril com fratura na borda posterior do acetábulo.
Este tipo de fratura é comum em quedas de grande altura sobre os pés e em acidentes automobilísticos frontais.




(Curso-de-Anatomia) O fêmur é o osso mais longo, mais forte e mais pesado do corpo humano.
A altura de uma pessoa é aproximadamente quatro vezes maior que o comprimento de seu fêmur.
Assinale a opção que contenha apenas acidentes ósseos do fêmur: (A) Tubérculo adutor, tuberosidade glútea, linha do músculo sóleo e esporão.
(B) Linha intertrocantérica, linha arqueada, linha vertical e epicôndilo lateral.
(C) Crista intertrocantérica, epicôndilo lateral, linha glútea inferior e tubérculo abdutor.
(D) Esporão, linha áspera, linha pectínea e fóvea da cabeça.
(E) Face poplítea, face sinfisal, linha glútea posterior e tuberosidade glútea.


resposta:D
comentário: A pergunta cobra o conhecimento dos relevos ósseos do fêmur importantes na articulação com o quadril e o joelho e também como inserções de músculos.




(Curso-de-Anatomia) Uma senhora de 62 anos tropeçou em um tapete de sua casa e deu entrada no pronto socorro com o membro inferior afetado em rotação lateral e notavelmente menor que o outro membro inferior.
Ela não conseguia andar ou ficar de pé.
De acordo com o caso clínico assinale o diagnóstico mais provável: (A) Fratura do colo da fíbula.
(B) Fraturas cominutivas da tíbia.
(C) Fratura de colo de fêmur.
(D) Fratura da borda posterior do acetábulo (E) Fratura de maléolo lateral.


resposta:C
comentário: A questão aborda um caso clínico com descrição clássica de fratura de colo de fêmur.
No caso esta fratura pode ter sido facilitada por fragilidade óssea devido a osteoporose, tratava-se de uma mulher idosa.
É importante conhecer as condições do membro como encurtamento e rotação lateral para não confundir com fraturas de acetábulo ou luxações no quadril que geralmente apresenta encurtamento ,membro fletido, aduzido e rotado medialmente.
É importante dizer ainda que casos de fratura do fêmur podem levar a embolia pulmonar devido a gordura da medula óssea amarela que ganha a circulação sangüínea, estes casos devem apresentar muita cautela por parte do médico.




(Curso-de-Anatomia) Durante uma partida de futebol um jogador escorregou e caiu forçando o pé a uma posição extremamente invertida sofrendo uma fratura de Pott.
Assinale o item que contenha a melhor descrição da lesão: (A) Tálus inclinado rompendo maléolo medial.
(B) Fratura de tíbia e fíbula em seus terços médios.
(C) Fratura de tálus e calcâneo.
(D) Tálus inclinado vigorosamente contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento.
(E) Fratura exposta da tíbia também conhecida como fratura de pára-choque.


resposta:D
comentário: A fratura de Pott é uma fratura de fíbula que vai de 2 a 6 cm proximais à extremidade distal do maléolo lateral.
Este tipo de fratura é comum em esportes e caracteriza-se por queda forçando o pé a uma posição muito invertida, isto causa laceração dos ligamentos do tornozelo e inclinação vigorosa do tálus contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento.




(Curso-de-Anatomia) Um homem embriagado de 45 anos chocou seu carro frontalmente contra um poste e quando pisava no freio provocou uma dorsiflexão acentuada de seu pé durante a batida.
Assinale a opção que contenha o osso provavelmente este homem fraturou durante o acidente: (A) Fratura de colo do tálus.
(B) Avulsão de falanges distais (C) Fratura de diáfise de tíbia.
(D) Fratura de maléolo lateral.
(E) Fratura de diáfise de fíbula.


resposta:A
comentário: O caso clínico descreve uma dorsiflexão acentuada que caracteriza a fratura de colo de tálus.
Este tipo de questão é muito importante, pois relaciona a realidade das emergências hospitalares com questões de anatomia.




(Curso-de-Anatomia) O corpo do tálus tem formato cubóide.
Sua superfície superior em forma de roldana é freqüentemente chamada de tróclea.
Assinale a opção que contenha ossos que se articulam com o tálus: (A) Tíbia, falanges, cuneiforme lateral e fíbula.
(B) Fíbula, tíbia, navicular e calcâneo.
(C) Calcâneo, cuneiforme medial, piramidal e psiforme.
(D) Navicular, cuneiforme intermédio, calcâneo e fíbula.
(E) Cubóide, navicular, calcâneo, tíbia.


resposta:B
comentário: A pergunta pede relações do tálus com outros ossos do membro inferior.
Isto é importante para ter uma visão geral do esqueleto do pé e como este se relaciona com a perna já que esta é uma região de fraturas comuns.




(Curso-de-Anatomia) O ptério é um importante ponto de referência clínica porque o ramo anterior da artéria meníngea média está localizada entre as lâminas da dura máter.
Esta área é uma região de articulação de quatro ossos.
Marque a opção que contenha os quatro ossos desta região: (A) Frontal, esfenóide, temporal e pterigóide.
(B) Parietal, lacrimal, occipital e esfenóide.
(C) Esfenóide, frontal, parietal e temporal.
(D) Temporal, occipital, frontal e lacrimal.
(E) Occipital, parietal, etmóide e esfenóide.


resposta:C
comentário: A questão aborda uma região de grande importância clínica, o ptério.
É de grande importância então saber os ossos que se articulam nesta região para obter sua aplicação na clínica.
Em caso de fraturas no ptério a artéria meníngea média pode ser lacerada.








« anterior | próxima »