Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Bioquímica

(Ufc) Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:

estrutura molecular da tiamina

a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta.

resposta:a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.

b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.



(Ufv) Recentemente a engenharia genética possibilitou a transferência de genes controladores da rota de biossíntese da provitamina A para o genoma do arroz. Deste modo foi produzido o chamado "Golden Rice", ou arroz dourado. De acordo com os autores do projeto, o consumo desse tipo de arroz poderia amenizar os problemas de carência dessa vitamina em populações de países subdesenvolvidos. Em relação à provitamina A, é INCORRETO afirmar que:

a) está associada ao beta-caroteno.
b) sua deficiência está normalmente associada ao escorbuto.
c) pode ser encontrada como provitamina na cenoura e abóbora.
d) sua deficiência está associada à xeroftalmia.
e) não é biossintetizada pelo organismo humano.

resposta:B



(Unesp) Uma das doenças mais comuns entre as tripulações que participaram das grandes navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:

a) beribéri.
b) anemia.
c) escarlatina.
d) escorbuto.
e) raquitismo.

resposta:D



(Cesgranrio) Em 16/08/94 o jornal FOLHA DE SÃO PAULO apresentou uma reportagem sobre a vitamina A. O artigo dava destaque às conseqüência benéficas de suplemento periódico dessa vitamina. Porém abordava, também, problemas causados pela ingestão excessiva da mesma, e doenças provenientes de sua ingestão deficitária.
A vitamina A, por sua "natureza química", armazena seu excesso ingerido em determinado "órgão" do corpo humano gerando problemas orgânicos, bem como sua falta acarreta "problemas carenciais".

Com base na afirmação destacada, assinale a opção correta que relaciona, respectivamente, a natureza química, o órgão acumulador do excesso e a hipovitaminose (problema carencial), correspondentes a esta vitamina.

a) lipossolúvel, fígado e cegueira noturna.
b) lipossolúvel, baço e bócio endêmico.
c) lipossolúvel, pâncreas e escorbuto.
d) hidrossolúvel, pâncreas e beriberi.
e) hidrossolúvel, fígado e raquitismo.

resposta:A



(Fuvest) A carência de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas são, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos números I, II e III?

a) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. E
b) I - vit. E ,II - vit. B, III - vit. A
c) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. A
d) I - vit. A ,II - vit. B, III - vit. E
e) I - vit. C ,II - vit. B, III - vit. A

resposta:C



(Ufpe) A desnutrição ou a subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias que são essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas. Analise as proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.

I) O ácido fólico age sobretudo na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de maturação das hemácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico.
II) O caroteno atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele.
III) A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e leite e também pela ação da luz solar sobre a pele. Sua deficiência provoca o raquitismo.

Marque o item correto.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Estão corretas I e II.
e) Estão corretas II e III.

resposta:C



(Uece) Relacione a coluna 1 com a coluna 2, relativas às vitaminas e seus efeitos carenciais:

Coluna 1
I. Vitamina "A"
II. Vitamina "D"
III. Vitamina "B"
IV. Vitamina "C"

Coluna 2
( ) xeroftalmia
( ) polineurite
( ) raquitismo
( ) escorbuto



resposta:B



(Ufv) Com relação às vitaminas, assinale a alternativa CORRETA:

a) a vitamina K é encontrada em vegetais folhosos e no alho, mas também é sintetizada naturalmente pela flora bacteriana do intestino delgado.
b) todas as vitaminas são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo das aminas.
c) uma das funções da vitamina A é aumentar a absorção intestinal de cálcio e fosfato.
d) cegueira noturna é um sintoma característico de deficiência de vitamina B1 (tiamina).
e) a beribéri, uma espécie de neurite, é causada pela deficiência da vitamina E.

resposta:A



(Pucsp) Associe as vitaminas apresentadas na coluna A, aos males causados pela deficiência dessas substâncias, relacionados na coluna B

Coluna A
1 - vitamina C
2 - vitamina A
3 - vitamina D
4 - vitamina K

Coluna B
( ) Escorbuto
( ) Hemorragia
( ) Cegueira noturna
( ) Raquitismo


resposta:B



(Fei) A xeroftalmia é caracterizada pela secura da camada córnea do globo ocular. A xeroftalmia é determinada por uma deficiência de vitamina:
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

resposta:A



(UECE) Observe as funções a seguir:

I - Estimula a síntese do colágeno
II - Estimula a migração química
III - Facilita a absorção do ferro
IV - Participa da fosforilação oxidativa
V - Aumenta a disponibilidade energética

Indique a opção que contém a vitamina detentora de todas as funções anteriores:
a) vitamina K
b) vitamina D
c) vitamina B12
d) vitamina C

resposta:D



(Ufmg) Esta tabela refere-se ao teor de minerais e vitaminas, expressos em mg por 100g de parte comestível de alguns alimentos.



Com base nos dados dessa tabela, assinale a alternativa que contém uma recomendação alimentar INADEQUADA.

a) Abacate para pessoas que sofrem de béri-béri.
b) Couve para alguém com osteoporose e xeroftalmia.
c) Goiaba para quem sofre de escorbuto.
d) Grão-de-bico para pessoas anêmicas.

resposta:A



(Unicamp) Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.
(Adaptado de: Bueno, E. A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.)

a) Que nutriente é esse?
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente?
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.


resposta:a) Vitamina C (ácido ascórbico)
b) Escorbuto
c) Sangramento gengival, queda dos dentes, problemas gastrointestinais.



(Uerj) Um médico holandês observou, no final do século XIX, que galinhas alimentadas com arroz polido, ou descascado, apresentavam os sintomas de uma doença conhecida como beribéri, que era curada com a ingestão da película, ou casca, retirada dos grãos do arroz.

A substância necessária em pequenas quantidades na dieta para evitar o beribéri, é a vitamina denominada:

a) E
b) C
c) B1
d) A


resposta:C



(Unirio) Tomando uma grande dose de vitamina A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo efeito, necessitando de reposições diárias dessa vitamina.

Essa diferença na forma de administração se deve ao fato de a vitamina:

a) A ser necessária em menor quantidade.
b) A ser sintetizada no próprio organismo.
c) A ser lipossolúvel e ficar armazenada no fígado.
d) C ser mais importante para o organismo.
e) C fornecer energia para as reações metabólicas.


resposta:C



(Ufrn) A hemorragia decorrente da ingestão de trevo doce por bovinos e ovinos se deve ao dicumarol, substância presente nesse vegetal e que exerce ação antagonista à vitamina

a) E
b) B12
c) B1
d) K


resposta:D



(Uerj) VITAMINAS
"Megadoses de desconfiança"

Utilização de tratamento alternativos e práticas de terapia ortomolecular provocam polêmica entre médicos. ("Época", 14/09/98)

Algumas vitaminas, entre elas o ácido ascórbico e o tocoferol ou vitamina E, são preconizadas em doses elevadas pelos defensores da chamada medicina ortomolecular, com o objetivo de prevenir uma série de doenças provocadas, segundo eles, por um acúmulo de radicais livres no organismo.

A utilização com essa finalidade está baseada na seguinte propriedade química dos compostos citados:
a) oxidante
b) redutora
c) detergente
d) emulsionante

resposta:B



(FGV) Um grupo de pesquisadores constatou os seguintes sintomas de avitaminose em diferentes populações da América do Sul: escorbuto, raquitismo e cegueira noturna.

Para solucionar esses problemas propuseram fornecer as seguintes vitaminas, respectivamente:
a) C, D, E
b) C, D, A
c) E, B, A
d) A, B, E
e) C, B, A

resposta:B



(Unesp) Na charge a seguir, extraída da Revista ""Saúde"" (fevereiro de 1996, p. 130, Seção Humor Spacca), encontram-se à venda, em forma de pastilhas, de comprimidos e de cápsulas, vitaminas extraídas de vegetais.



a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?
b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B1 e K?


resposta:a) São ricos em vitamina A: cenoura, pêssego, abóbora, etc. A vitamina C pode ser encontrada no limão, na laranja, acerola, entre outras frutas cítricas.

b) A ingestão regular das vitaminas B1 e K podem evitar, respectivamente, o beribéri e hemorragias.







« anterior | próxima »