Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Tópicos de Neurologia

(Curso-de-Anatomia) Quais as conexões da medula espinal com os nervos espinais (por onde saem ou entram as porções sensitiva e motora dos nervos espinais)?

resposta:As conexões da medula com os nervos espinais se dão a partir dos sulcos lateral anterior e posterior. Neste local, filamentos radiculares unemse para formar as raízes ventral (anterior) e dorsal (posterior) dos nervos espinais.
Os nervos espinais abandonam a coluna através de forames intervertebrais. A raiz ventral dos nervos espinais apresentam fibras motoras (eferentes) cujos corpos celulares se encontram na coluna anterior da substância cinzenta da medula. Já a raiz dorsal apresenta somente fibras sensitivas (aferentes), cujos corpos celulares se encontram agrupados no gânglio sensitivo da própria raiz dorsal, formando uma dilatação nesta.



(Curso-de-Anatomia) Por que se diz que a segmentação da medula espinal é incompleta? O que é um segmento medular?

resposta:A segmentação da medula é dita incompleta uma vez que não houve separação total entre seus segmentos. Cada segmento medular representa a parte da medula que faz conexão com seu nervo espinal correspondente.
A segmentação é um processo que se originou no curso da evolução (exemplo: anelídeos – minhocas) e que depois foi sendo perdida, mas não totalmente. No homem, cada vértebra é um resquício de um segmento, mas a medula não sofre segmentação completa.



(Curso-de-Anatomia) Por que a medula espinal, no adulto, não ocupa todo o canal vertebral? Como se dá a formação da cauda eqüina?

resposta:A medula não ocupa todo o espaço disponível no canal medular (terminando no nível da segunda vértebra lombar – L2), pois a partir do 4o mês de gestação a medula e a coluna vertebral passam a se desenvolver em ritmos diferentes, sendo que a coluna cresce mais rapidamente que a medula.
Após a vértebra L2, restam apenas meninges e raízes nervosas dos últimos nervos espinais, formadas ao redor do cone medular e do filamento terminal. Essa região é chamada cauda eqüina.



(Curso-de-Anatomia) O que são e quais são as meninges? Quais as principais características de cada uma das meninges?

resposta:Meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem a medula e o encéfalo. Existem 3 tipos de meninges:


-DuraMáter: é a mais externa e também a mais espessa e resistente, uma vez que predominam fibras colágenas. Esta meninge envolve a medula como um dedo de luva (saco dural), terminando em fundo cego ao nível da vértebra S2. Os prolongamentos laterais da duramáter envolvem as raízes dos nervos espinais e se continuam com o epineuro (tecido conjuntivo que envolve os nervos).
-Aracnóide: meninge intermediária. Dela partem fibras delicadas (trabéculas) que unem esta à meninge mais interna, a piamáter.
-PiaMáter: meninge mais interna e mais fina, em contato íntimo com a superfície do encéfalo e da medula espinal. Esta meninge penetra na fissura mediana anterior da medula, e continuase caudalmente ao final da medula, formando o filamento terminal, que é esbranquiçado, e termina no ligamento coccígeo. A piamáter também origina o ligamento denticulado, uma prega longitudinal localizada lateralmente à medula, que permite sua fixação.



(Curso-de-Anatomia) Quais são os espaços meníngicos? Qual a localização e o conteúdo de cada um deles?

resposta:Existem 3 espaços meníngicos:

-Epidural: também chamado extradural, uma vez que localizase entre a duramáter e o periósteo (camada óssea mais externa da vértebra) do canal vertebral. Neste espaço encontrase tecido adiposo e também o plexo venoso vertebral interno.
-Subdural: espaço virtual entre a duramáter e a aracnóide, contendo pouca quantidade de líquido.
-Subaracnóideo: espaço entre a aracnóide e a piamáter, contendo líquor.



(Curso-de-Anatomia) Qual a localização e a constituição do tronco encefálico? Como é dividido?

resposta:O tronco encefálico localizase entre a medula e o diencéfalo, ventralmente ao cerebelo. É formado por corpos de neurônios agrupados em núcleos e fibras nervosas (que se agrupam em feixes, também chamados tractos/fascículos/lemniscos). Muitos dos núcleos que formam o tronco encefálico originam fibras nervosas que formam os nervos cranianos.


O tronco encefálico dividese em:
Bulbo: região caudal
Mesencéfalo: região cranial
Ponte: entre o bulbo e o mesencéfalo



(Curso-de-Anatomia) O que é o bulbo e quais os seus limites? Quais os nn. cranianos que emergem dessa região?

resposta:O bulbo, também chamado bulbo raquídeo ou medula oblonga é a região caudal do tronco encefálico, com formato de cone, onde se origina a medula espinal.
Superiormente encontrase com a ponte, separada desta pelo sulco bulbopontíneo. Inferiormente, limitase com a medula imediatamente acima do filamento radicular e do 1o nervo espinal (cervical). Do bulbo emergem 4 nervos cranianos:

-IX Glossofaríngeo
-X Vago
-XI Acessório
-XII Hipoglosso



(Curso-de-Anatomia) O que são os tubérculos dos núcleos grácil e cuneiforme? Onde se localizam estas estruturas?

resposta:A área posterior do bulbo é dividida pelo sulco intermédio em fascículo grácil e fascículo cuneiforme. Estes fascículos são constituídos por fibras nervosas ascendentes, provenientes da medula, que terminam em duas massas de substância cinzenta, os núcleos grácil (medial) e cuneiforme (laterais).



(Curso-de-Anatomia) Onde se situa a ponte? Que estruturas a ponte apresenta em sua vista ventral que a caracteriza? Qual o n. craniano que emerge entre a ponte e os pedúnculos cerebelares?

resposta:A ponte situase entre o bulbo e o mesencéfalo. Localizase ventralmente ao cerebelo, repousando sobre o osso occipital e o dorso da sela túrcica do osso esfenóide.
A superfície ventral da ponte é caracterizada pelo sulco basilar, que aloja a artéria basilar.
A base da ponte é caracterizada por numerosos feixes transversais que convergem para cada lado formando o pedúnculo cerebelar, ou braço da ponte. Entre a ponte e seu “braço” encontramos o V nervo cranial (Trigêmio).



(Curso-de-Anatomia) Onde se localiza o mesencéfalo? Quais nervos cranianos emergem dessa região?

resposta:O mesencéfalo corresponde à região cranial do tronco encefálico, interposto entre a ponte e o cérebro. Dele emergem 2 nervos craniais:
-III Oculomotor
-IV Troclear



(Curso-de-Anatomia) Como é formado o IV ventrículo? Que estruturas compõem seu teto e seu assoalho?

resposta:O quarto ventrículo corresponde a cavidade do rombencéfalo, localizado entre o bulbo, a ponte e o cerebelo. O assoalho do IV ventrículo (fossa ovóide) é composto pelas estruturas:



(Curso-de-Anatomia) O que são: colículo facial, trígono do vago, trígono do hipoglosso, área vestibular?

resposta:
-Colículo facial: dilatação da eminência medial formando uma elevação arredondada medialmente à fóvea superior, corresponde às fibras do nervo facial que contornam o núcleo do nervo abducente.
-Trígono do nervo vago: área triangular de coloração acinzentada, lateralmente ao trígono do nervo hipoglosso e caudalmente à fóvea inferior, corresponde ao núcleo dorsal do nervo vago.
-Trígono do hipoglosso: área triangular de vértice inferior na parte caudal da eminência medial, corresponde ao núcleo do nervo hipoglosso.
-Área vestibular: grande área triangular lateral que se estende lateralmente ao sulco limitante de cada lado em direção aos recessos laterais, correspondendo aos núcleos do nervo vestíbulococlear.



(Curso-de-Anatomia) Quais as comunicações do IV ventrículo?

resposta:O IV ventrículo apresenta 4 comunicações:

- caudal: canal central do bulbo
- cranial: aqueduto cerebral (III ventrículo)
- lateral: espaço subaracnóideo, forames de Luschka
- mediana: espaço subaracnóideo, forames de Magendie



(Curso-de-Anatomia) O que são os colículos superiores e inferiores? Qual a localização dessas estruturas? Com quais estruturas telencefálicas fazem ligação? Com quais funções estão relacionados?

resposta:São 4 eminências arredondadas (corpos quadrigêmios) separadas por dois sulcos perpendiculares em forma de cruz. Os braços dos colículos superiores e inferiores (feixes de fibras nervosas) ligamse a cada lado do hemisfério cerebral (diencéfalo). Os colículos superiores conectamse aos corpos geniculados laterais e os colículos inferiores aos corpos geniculados mediais.



(Curso-de-Anatomia) Como é dividido o mesencéfalo? Onde está a substância negra?

resposta:O mesencéfalo é dividido em tecto e pedúnculos cerebrais. A substância negra é uma área escura formada por neurônios que contêm melanina. Esta região separa o tegmento da base do pedúnculo.



(Curso-de-Anatomia) Quais as funções, a localização e as partes do cerebelo?

resposta:O cerebelo é o órgão responsável pelo equilíbrio e coordenação dos movimentos. Localizase posteriormente ao tronco encefálico, repousando sobre a fossa cerebelar do osso occipital. É composto por 3 partes:

- Vérmis: porção mediana
- Hemisférios cerebelares (2): massas laterais



(Curso-de-Anatomia) O que são pedúnculos cerebelares, como podem ser divididos e quais estruturas ligam ao cerebelo?

resposta:Pedúnculos cerebelares são estruturas que ligam o cerebelo ao tronco encefálico. Os inferiores ligam o cerebelo á medula e bulbo, enquanto os médios e superiores ligam o cerebelo à ponte e mesencéfalo.



(Curso-de-Anatomia) O que são e quais são os núcleos centrais do cerebelo?

resposta:O centro do cerebelo é constituído por substância branca, formando o corpo medular do cerebelo. Esta região é dividida em 4 núcleos centrais;

- fastigial
- globoso
- emboliforme
- denteado



(Curso-de-Anatomia) O que são fissuras cerebelares? O que separam as fissuras pósterolateral e a fissura prima?

resposta:Fissuras cerebelares são sulcos profundos que delimitam os lóbulos do cerebelo. Ocorrem 2 fissuras distintas:

- pósterolateral: separa o lobo flóculonodular do corpo do cerebelo
- prima: divide o corpo do cerebelo em lobo anterior e lobo posterior







« anterior | próxima »