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Questões de física

Origem: Fgv

(Fgv-1996) Segundo a lenda, Ícaro, desobedecendo às instruções que recebera, voou a grandes alturas, tendo o Sol derretido a cera que ao seu corpo colava as asas, assim provocando sua queda ao Mar Egeu. Não obstante, os pontos da superfície terrestre de maior altitude, como os cumes das montanhas, geralmente são mais frios, comparativamente aos de semelhante latitude.
Indique a afirmação que contém causa correta do fenômeno.
a) Deve-se a temperatura inferior à gradativa dissipação do calor proveniente do núcleo da Terra, que está em elevada temperatura.
b) Deve-se a temperatura inferior de tais pontos à noite que é mais fria.
c) A existência da força da gravidade representa importante papel na explicação da temperatura inferior de tais pontos.
d) Os pontos de elevada altitude não recebem menor incidência direta de energia solar, mas a incidência de energia refletida pela Terra é efetivamente menor, assim explicando-se sua temperatura inferior.
e) A existência da força de gravidade nada tem a ver com a ocorrência de temperaturas inferiores em tais pontos, além do mais, as massas de ar quente tem movimento ascensional, contrário, pois, ao sentido da gravidade, assim transportando, por convecção, calor dos pontos mais baixos aos mais altos. A ocorrência dessas temperaturas inferiores é explicada pela transparência da atmosfera à irradiação solar.

resposta:[D]



(Fgv-1996) Considere duas montagens, X e Y, cada qual com um cilindro vertical de grandes dimensões, e contendo um foguete de dimensões desprezíveis em relação aos cilindros, disposto também verticalmente, com seu eixo longitudinal coincidindo com o do respectivo cilindro e inicialmente em repouso. Cada foguete dispõe de um único sistema de propulsão, consistente de: 1) um recipiente solidário à estrutura do foguete, com uma única abertura voltada para trás, no caso, para baixo, 2) um sistema injetor de combustível e comburente e, 3) um sistema de início de combustão. No que importa à questão, as montagens X e Y diferem exclusivamente quanto à pressão, idealmente, em qualquer instante, mesmo com a combustão em andamento nos dois foguetes: atmosférica em X e vácuo em Y. Os foguetes, respectivos combustíveis, comburentes e sistemas de combustão são iguais. Em dado instante inicia-se a combustão simultaneamente em ambos os foguetes. A propulsão dos dois foguetes é suficiente para movimentá-los à pressão atmosférica.
Assinale a alternativa correta.
a) O foguete Y não entrará em movimento, pois tal movimento se basearia no princípio da ação e reação, sendo esta inexistente, no presente caso, pois o vácuo é incapaz de suportar ou reagir à qualquer força.
b) O foguete Y terá, em uma primeira etapa, velocidade menor que a de X.
c) O foguete Y terá, em qualquer etapa, velocidade igual a de X.
d) O foguete Y terá, em qualquer etapa, velocidade maior que a de X.
e) A velocidade do foguete X inicialmente será maior que a de Y, até atingir a velocidade limite, a partir de então, permanecerá constante, e, após certo tempo, será superada pela de Y.

resposta:[D]



(Fgv-1996) João, cidadão responsável, entende ser obrigação de todos fazer o que está ao seu alcance para promover o bem comum. Por outro lado, considera prejudicial ao interesse do respectivo proprietário, bem como ao de toda a sociedade, o desnecessário consumo ou desgaste de qualquer bem. Contudo, é obrigado a utilizar-se de seu carro para ir ao trabalho. Consulta-o, pois, sobre uma forma de dirigir que concilie as exigências de horário, à conveniência de reduzir a poluição do ar, o desgaste do carro e do patrimônio público e, se possível, de economizar combustível.
Indique a alternativa a ser apresentada por João.

Quanto à forma de dirigir: para as alternativas a), b), c), d)

a) Evitar variações de velocidade, especialmente as bruscas, para: 1) reduzir o desgaste mecânico do veículo, dos pneus e da via pública; 2) não elevar desnecessariamente a concentração de partículas na atmosfera, provenientes do solo e do desgaste dos pneus; 3) reduzir a desnecessária produção de poluentes gasosos, oriundos da combustão no motor.
b) Evitar variações bruscas da velocidade para: 1) reduzir o desgaste mecânico do veículo, dos pneus e da via pública; 2) não elevar desnecessariamente a concentração de partículas na atmosfera, provenientes do solo e do desgaste dos pneus; 3) reduzir a desnecessária produção de poluentes gasosos, oriundos da combustão no motor; e 4) minimizar a soma das diminuições de energia cinética do carro.
c) Evitar velocidade elevada, para aumentar a segurança, contudo, uma vez adotada tal recomendação, duvidosos são os efeitos das medidas preconizadas na alternativa a) e, se reais, absolutamente irrelevantes.
d) Evitar mudanças de direção, por exemplo, sucessivas mudanças de faixas, apenas para reduzir o consumo de pneus, pois tais mudanças não afetam a quantidade de movimento do carro.

Quanto à manutenção do carro.

e) Manter o motor regulado e os pneus na pressão recomendada, para reduzir o desgaste mecânico de ambos e o consumo de combustível, contudo, uma vez observadas tais recomendações, a influência das variações da velocidade escalar sobre o consumo de combustível é desprezível, pois o carro movimenta-se em um campo gravitacional, conservativo, portanto, a energia utilizada é a função da posição inicial e final.

resposta:[B]



(Fgv-1996) Em um refrigerador, que estava ligado e em perfeito funcionamento, Paulo colocou, em pontos equivalentes, e em termos de refrigeração, uma garrafa com água mineral gaseificada e um frasco contendo iogurte batido e adoçado. Após três dias, Paulo tomou um gole do iogurte e, em seguida, da água.
Indique a alternativa correta.
a) O citado iogurte deve provocar sensação de mais frio quando estiver adoçado com produtos altamente energéticos, como açúcar ou mel.
b) O citado iogurte deve provocar sensação de menos frio, em conseqüência do seu teor de gordura, sendo esta sensação acentuada pelo aumento deste teor, tendo em vista o efeito inibidor da gordura à percepção do frio.
c) O citado iogurte não deve provocar sensação de menos frio quando estiver adoçado com produtos de baixo teor energético, como adoçantes dietéticos.
d) Independentemente do teor de gordura ou do adoçante empregado, a água deve provocar uma sensação de menos frio, por possuir calor específico mais elevado que o do citado iogurte.
e) Independentemente do teor de gordura ou do adoçante empregado, a água deve provocar uma sensação de mais frio, por possuir calor específico mais elevado do que o citado iogurte.

resposta:[E]



(Fgv-1995) O gráfico representa a velocidade, em função do tempo, de uma bola de 100 g, que colide contra um anteparo, durante o intervalo de t‚ a t„.

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A força média exercida pela bola durante o intervalo de t‚ a t„, teve módulo, em newtons, igual a
a) 1,5 × 10³
b) 1,5 × 10¦
c) 3 × 10²
d) 3 × 10(a quarta potencia)
e) 6 × 10³



resposta:[C]



(Fgv-1995) A energia mecânica dissipada durante a colisão é, em joules, igual a
a) 1,5 × 10­¢
b) 2 × 10²
c) 3 × 10­¢
d) 3 × 10²
e) 4 × 0­¢

resposta:[A]



(Fgv-1995) É dado um sistema Sideal constituído por:

I. um cilindro;
II. um pistão; e
III. uma massa invariável de gás, aprisionado pelo pistão no cilindro.

Admita positiva toda energia fornecida a S e negativa a que é fornecida por S. Considere Q e T, respectivamente, calor e trabalho trocados por S. Nessas condições é correto que, para S, qualquer que seja a transformação
a) isométrica, Q e T são nulos.
b) a soma T+ Q é igual a zero.
c) adiabática Q = 0 e T pode ser nulo.
d) isobárica, T+ Q = 0.
e) isotérmica, Q = 0 e T pode ser nulo.

resposta:[C]



(Fgv-1995) O extremo X de um fio é fixado numa fonte de pulsos transversais, e o outro extremo, Y, é fixado a outra fonte. Simultaneamente, X e Y são postos a oscilar, o primeiro com freqüência "f" e amplitude "a" e o segundo com freqüência 2 f e amplitude a/2. Assim, chamando de Ö e de os comprimentos de ondas das ondas que se propagam dos extremos X e Y respectivamente, é correto que
a) Ö = 2 e não pode ocorrer onda estacionária.
b) Ö = 1/2 e não pode ocorrer onda estacionária.
c) Ö = 2 e pode ocorrer onda estacionária.
d) Ö = 1/2 e pode ocorrer onda estacionária.
e) Ö = e pode ocorrer onda estacionária.

resposta:[A]



(Fgv-1995) Um olho hipermétrope tem o ponto próximo a
50 cm. Esse olho deveria utilizar lente de contato de x dioptrias para observar objetos a 25 cm. Então, x vale
a) - 2,0
b) - 1,0
c) 1,0
d) 1,5
e) 2,0

resposta:[E]



(Fgv-1995) Três fios metálicos resistivos R, R‚ e Rƒ cujas características são fornecidas pelo quadro a seguir, são submetidos a uma mesma tensão elétrica U · 0, e dissipam, respectivamente, as potências P, P‚ e Pƒ.


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Entre as potências valem as relações
a) P = P‚ = Pƒ
b) P = 1/2 P‚ = Pƒ
c) P = 2 P‚ = 1/2 Pƒ
d) P = 1/2 P‚ = 4 Pƒ
e) P = P‚ = 2 Pƒ



resposta:[D]



(Fgv-1995) Dois longos condutores elétricos paralelos a uma agulha magnética, estão no mesmo plano horizontal da agulha, que equidista dos condutores. A agulha é livre para girar em torno de seu centro de massa e tem seu extremo norte apontado para o norte geográfico da Terra e se encontra no equador terrestre.

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Quando nos condutores se manifesta corrente do Sul para o Norte geográfico e de mesma intensidade, o pólo norte da agulha, tende a
a) deslocar-se para baixo.
b) permanecer em repouso.
c) deslocar-se para cima.
d) deslocar-se para leste.
e) deslocar-se para oeste.



resposta:[B]



(Fgv-1997) Uma nave espacial transmite dados da superfície de Marte a uma freqüência de 6 × 10¦ seg­¢. Quanto demorará para que as ondas de rádio alcancem uma estação terrestre localizada a 9 × 10¨ km de distância?
a) 10 segundos
b) 60 segundos
c) 2,5 minutos
d) 5 minutos
e) 10 minutos

resposta:[D]



(Fgv-1997) Quando um nadador sai da água em um dia quente com brisa, ele experimenta um efeito de esfriamento. Por que?
a) A água estava fria.
b) A água em sua pele evapora.
c) A temperatura do ar é mais baixa do que a temperatura da água.
d) Nadador não se alimentou adequadamente antes de nadar.
e) O sol está encoberto.

resposta:[B]



(Fgv-1997) Conforme os dados da tabela a seguir e presumindo que os diversos meios de transporte necessitam de gasolina ou diesel para funcionarem, qual deles você recomendaria que o governo apoiasse se seu objetivo fosse o de melhorar o uso de recursos não-renováveis?

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a) Automóvel
b) Ônibus interurbano
c) Trem
d) Avião
e) Depende do custo da gasolina



resposta:[B]



(Fgv-2001) Um automóvel de 1720 kg entra em uma curva de raio r = 200m, a 108km/h. Sabendo que o coeficiente de atrito entre os pneus do automóvel e a rodovia é igual a 0,3, considere as afirmações:

I - O automóvel está a uma velocidade segura para fazer a curva.
II - O automóvel irá derrapar radialmente para fora da curva.
III - A força centrípeta do automóvel excede a força de atrito.
IV - A força de atrito é o produto da força normal do automóvel e o coeficiente de atrito.

Baseado nas afirmações acima, responda
a) Apenas I está correta.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Estão corretas I, III e IV.
e) Estão corretas II, III e IV.

resposta:[E]



(Fgv-2001) Dois trabalhadores, (A) e (B), erguem um bloco de massa M a uma altura h do solo. Cada um desenvolve um arranjo diferente de roldanas.

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Outros trabalhadores começam uma discussão a respeito do que observam e se dividem segundo as idéias:

I - O trabalhador (A) exerce a mesma força que o trabalhador (B).
II - O trabalho realizado pela força-peso sobre o bloco é igual nos dois casos.
III - O trabalhador (B) irá puxar mais corda que o trabalhador (A).
IV - Não importa o arranjo, em ambos os casos os trabalhadores puxarão a corda com a mesma tensão.

A alternativa correta é:
a) Apenas II e III estão corretas
b) I e II estão corretas
c) Apenas III está errada
d) Apenas IV e II estão corretas
e) Somente I está correta



resposta:[A]



(Fgv-2001) Um veículo de massa 1500kg gasta uma quantidade de combustível equivalente a 7,5. 10§J para subir um morro de 100m e chegar até o topo. O rendimento do motor do veículo para essa subida será de:
a) 75%
b) 40%
c) 60%
d) 50%
e) 20%

resposta:[E]



(Fgv-2001) Um bate-estacas de 500kg cai de uma altura de 1,8m. O bloco se choca sobre uma estaca e leva 50 milésimos de segundo para atingir o repouso, Qual é a força exercida pelo bloco na estaca?
a) 3,6. 10(a quarta potencia)N
b) 4,0. 10(a quarta potencia)N
c) 6,0. 10(a quarta potencia)N
d) 3000 N
e) 5000 N

resposta:[C]



(Fgv-2001) O dono de um posto de gasolina recebeu 4000Ø de combustível por volta das 12 horas, quando a temperatura era de 35°C. Ao cair da tarde, uma massa polar vinda do Sul baixou a temperatura para 15°C e permaneceu até que toda a gasolina fosse totalmente vendida. Qual foi o prejuízo, em litros de combustível, que o dono do posto sofreu?
(Dados: coeficiente de dilatação do combustível é de 1,0. 10­³ °C­¢)
a) 4Ø
b) 80Ø
c) 40Ø
d) 140Ø
e) 60Ø

resposta:[B]







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