Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de física

Origem: UEPG

(UEPG-2004) As metas de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidas em 2000 na maior reunião de chefes de estado da história. Elas devem ser cumpridas até 2015. No Brasil, em relação à meta de acesso à água o desempenho foi fraco. A meta é reduzir pela metade a proporção da população sem acesso à água potável, atingindo 92% dos domicílios em 2015. O país aumentou de 83% para 87% a taxa das casas com água potável entre 1990 a 2001.
(Adaptado da "Folha de S. Paulo", 8/7/2003)

O aumento do poder de compra eleva o poder aquisitivo de utensílios domésticos que acabam contribuindo para a economia de energia e tempo. Um dos exemplos é a utilização da panela de pressão, permitindo que os alimentos sejam cozidos em água potável muito mais rapidamente do que em panelas abertas convencionais.

Com relação à água em ebulição, dentro da panela de pressão, pode-se dizer que
a) a temperatura de ebulição é igual à de uma panela aberta.
b) a pressão exercida no seu interior é igual à pressão externa.
c) a temperatura interna é maior que a temperatura de ebulição de uma panela aberta.
d) o tempo para iniciar a ebulição da água independe do tipo de panela utilizada.
e) a temperatura de ebulição é mantida a 100 °C no interior da panela de pressão.

resposta:[C]



(UEPG-2004) Durante o dia, quando um raio luminoso solar, atravessando a camada atmosférica, atinge a poluída cidade de São Paulo, sua trajetória provável, devido ao fenômeno da refração, é descrita em uma das figuras a seguir. Assinale a alternativa que representa essa provável trajetória.

Refração

resposta:[C]



(UEPG-2004) A ampliação da rede de trem metropolitano (metrô) na cidade de São Paulo, visa reduzir o caos do congestionamento urbano, melhorar o transporte coletivo da população e contribuir com a melhoria da qualidade do ar.

Considere uma composição do trem em movimento entre duas estações seguidas, partindo do repouso na Estação Tiradentes e parando na Estação Luz. O esboço gráfico velocidade × tempo que melhor representa o movimento é:



resposta:[B]



(UEPG-2004) Um cidadão brasileiro resolve construir uma bicicleta com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e de sua própria saúde. A bicicleta possui uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira (D) movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira (T). O rendimento da roda traseira depende do tamanho relativo das coroas.

Dos esquemas das coroas representadas a seguir, a roda traseira que dá o maior número de voltas por pedaladas é:



resposta:[D]



(UEPG-2004) Um estudante paulista resolve construir um termômetro e criar uma escala termométrica arbitrária "SP" utilizando a data da fundação da cidade de São Paulo, 25 de janeiro de 1554. Adotou como ponto fixo do gelo o número 25 e como ponto fixo do vapor o número 54.
A relação de conversão entre as escala "Celsius" e "SP" é:

imagem não disponivel


a) tc/50 = (tsp - 25)/29
b) tc/100 = (tsp - 54)/29
c) tc/100 = (tsp - 25)/29
d) tc/100 = (tsp - 25)/79
e) tc/50 = (tsp - 25)/54

Termometria

resposta:[C]



(UEPG-2004) Dirigindo seu carro na Avenida Paulista, um motorista observa pelo espelho plano retrovisor uma perua com a inscrição AMBULÂNCIA solicitando passagem. O motorista vê por meio do espelho a palavra escrita corretamente. Na perua a palavra AMBULÂNCIA está escrita da seguinte forma:

Espelhos Planos

resposta:[C]



(UEPG-2004) Os versos a seguir lembram uma época em que a cidade de São Paulo tinha iluminação a gás:

"Lampião de gás!
Lampião de gás!
Quanta saudade
Você me traz.

Da sua luzinha verde azulada
Que iluminava a minha janela
Do almofadinha, lá na calçada
Palheta branca, calça apertada"
(Zica Bergami)

Quando uma "luzinha cor verde azulada" incide sobre um cartão vermelho, a cor da luz absorvida é:
a) verde e a refletida é azul
b) azul e a refletida é verde
c) verde e a refletida é vermelha
d) verde azulada e nenhuma é refletida
e) azul e a refletida é vermelha

resposta:[D]



(UEPG-2004) Na pista de corrida de Fórmula 1 da cidade de São Paulo, o piloto Rubens Barrichello num determinado trecho atinge a velocidade de 280km/h. Sem deslizamento, a velocidade do pneu em relação à pista no ponto de contato A é:

imagem não disponivel


a) zero km/h
b) 100 km/h
c) 140 km/h
d) 280 km/h
e) 560 km/h



resposta:[A]



(UEPG-2004) Nos primeiros tempos de desenvolvimento da cidade de São Paulo, os habitantes desciam de barco no rio Tamanduateí e subiam a pé até a igreja do Pátio do Colégio, localizado no alto do morro.

imagem não disponivel


Para um habitante da cidade, de massa m, o trabalho resistente realizado pela força peso para subir o morro é:
Dados:
g: aceleração da gravidade
trabalho da força peso  = mgh
 < 0: resistente
 > 0: motor

a)  = - mgdcosš
b)  = - mgdsenš
c) = - mgdtgš
d)  = - mgd
e)  = - mgd/2

Trabalho e energia

resposta:[B]



(UEPG-2004) Quando a água da chuva corre pelo rio Tiête, na cidade de São Paulo, ela inicia um percurso de 700 km até desembocar no rio Paraná.
Supondo que a velocidade da água, em média, é de 4 km/h, o tempo que deverá ser gasto no percurso para a água chegar ao rio Paraná, aproximadamente, é:
a) 5 dias
b) 6 dias
c) 7 dias
d) 8 dias
e) 9 dias

resposta:[C]



(UEPG-2004) No início do século XX, a indústria e o comércio da cidade de São Paulo possibilitaram uma qualidade de vida melhor para seus habitantes. Um dos hábitos saudáveis, ligados à higienização bucal, foi a utilização de tubos de pasta dental e as respectivas escovas de dente.

Considerando um tubo contendo pasta dental de densidade homogênea, uma pessoa resolve apertá-lo. A pressão exercida sobre a pasta, dentro do tubo, será
a) maior no fundo do tubo, se se apertar no fundo.
b) menor no fundo do tubo, se se apertar perto do bico de saída.
c) maior no meio do tubo, se se apertar no meio.
d) menor no fundo do tubo, se se apertar no meio.
e) igual em todos os pontos, qualquer que seja o local apertado.

resposta:[E]



(UEPG-2005) Avalia-se que uma pessoa sentada resolvendo uma prova consome, em média 3 cal/min. Nestas condições, de acordo com a tabela apresentada, se for utilizado o tempo integral de três horas e trinta minutos para resolver uma prova o consumo de calorias equivale, aproximadamente, à soma de:

imagem não disponivel


a) BIG MAC, GREEN SALAD e KETCHUP
b) McMAX, McFRITAS GRANDE e KETCHUP
c) HAMBURGER, COCA-COLA e TORTA DE MAÇÃ
d) HAMBURGER, GUARANÁ e GREEN SALAD
e) HAMBURGER, McFRITAS GRANDE e KETCHUP

Calorimetria

resposta:[C]
Obs.: A questão utiliza incorretamente cal, quando o correto seria kcal. (Nota do consultor)



(UEPG-2005) Em um final de semana de verão, com uma leve brisa soprando do mar para a terra, um grupo de jovens estudantes encontrava-se acampado na beira da praia sob forte incidência de raios solares. Lembrando-se de que o calor específico da água é bem maior do que o da terra, os jovens observaram atentamente alguns fenômenos, buscando relacioná-los com explicações e comentários apresentados pelo professor de Ciências numa aula.

Foram coletadas as seguintes proposições para os fenômenos observados:

I. Durante o dia, a temperatura da terra é maior do que a da água porque o calor específico da terra é maior do que o da água.
II. À noite, a temperatura da água é menor do que a da terra porque o calor específico da água é menor que o da terra.
III. Após o pôr-do-sol, a terra se resfria mais rapidamente do que a água do mar, porque o calor específico da água é bem maior do que o da terra.
IV. Durante o dia, percebia-se na praia, uma brisa soprando do mar para a terra. Uma possível justificativa é porque a massa de ar junto a terra está mais aquecida do que a massa de ar junto ao mar.

Indique a alternativa que apresenta a(s) proposição(ções) correta(s) para os fenômenos observados pelos estudantes:
a) I, II, III e IV
b) Apenas III e IV
c) Apenas II e III
d) Apenas I e III
e) Apenas I

resposta:[B]



(UEPG-2005) Uma pessoa solicita numa lanchonete um hambúrguer e um copo de refrigerante com cubos de gelo. A temperatura dos cubos de gelo e o refrigerante são iguais. Não existindo perdas de calor durante a fusão do gelo no refrigerante, o fenômeno físico que se observa no sistema (refrigerante + gelo) indica que
a) a temperatura do sistema mantém-se constante durante a fusão do gelo.
b) a temperatura do sistema aumenta.
c) a temperatura do sistema diminui.
d) a temperatura do gelo mantém-se constante e do refrigerante aumenta.
e) a temperatura do sistema sempre aumenta.

resposta:[A]



(UEPG-2005) Quando você está na lanchonete tomando um refrigerante num copo com canudo, o líquido sobe em direção à sua boca, em virtude de
a) a pressão no interior da sua boca ser maior do que a pressão atmosférica.
b) a pressão atmosférica e da sua boca serem iguais.
c) a pressão atmosférica ser variável em função do volume do refrigerante.
d) a pressão atmosférica ser maior que a pressão na boca e "empurrar" o líquido no canudo.
e) a pressão atmosférica da sua boca não interferir ao tomar o refrigerante.

resposta:[D]



(UEPG-2005) Um skatista está andando em uma pista horizontal, com velocidade constante. Num certo instante (t), ele lança uma bola, que, do seu ponto de vista, sobe verticalmente alguns metros, enquanto o skatista caminha em trajetória retilínea e velocidade constante. No instante (t‚), a bola retorna à mesma altura que foi lançada. Desprezando os efeitos da resistência do ar, no instante (t‚), o ponto que a bola estará e a trajetória realizada, visto por um observador fixo no solo, são:

imagem não disponivel


a) X; parabólica
b) Y; retilínea
c) Z; retilínea
d) X; retilínea
e) Y; parabólica



resposta:[E]



(UEPG-2005) Em Física, a definição trabalho da força peso é igual ao produto da força pelo deslocamento realizado e o co-seno do ângulo formado entre ambos.
Considere na figura a seguir um jovem que realiza um carregamento de um corpo de peso P na trajetória ABCD indicada.

imagem não disponivel


Dado:
Trabalho da força peso: p = P . d . cosš
cos 0° = 1
cos 90° = 0
cos 180° = -1

a) Nulo, dependendo da distância d(BC)
b) Nulo, independente da distância d(ABCD)
c) Nulo, dependendo da distância d(ABCD)
d)  = p.d(BC), independente da distância d(AB)
e)  = p.d(ABCD), dependendo da distância d(AB)

Trabalho e energia

resposta:[B]



(UEPG-2005) Um jovem motoqueiro quebra acidentalmente o espelho retrovisor de sua moto. Desejando reparar o estrago, lembra-se de ter notado que sua irmã possuía um espelho do tamanho idêntico ao quebrado e decide instalar na moto. Observando a imagem no espelho, percebeu que algo estava errado, uma vez que o espelho quebrado sempre apresentara imagens menores e direitas, enquanto que o novo espelho apresenta imagens direitas e maiores para objetos próximos e imagens menores e invertidas para objetos distantes.

De acordo com o descrito, o espelho quebrado e o espelho substituído eram, respectivamente,
a) convexo e côncavo.
b) côncavo e plano.
c) plano e convexo.
d) convexo e plano.
e) côncavo e convexo.

resposta:[A]



(UEPG-2005) Neste momento milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo. A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper esse círculo vicioso, é fundamental unir toda a sociedade. Só dessa forma será possível garantir a condição básica de direito à vida: viver sem fome.
(ONU - "8 Objetivos do Milênio - 8 Jeitos de mudar o Mundo")

A alimentação diária de um jovem deve conter 2400 quilocalorias (kcal) de nutrientes energéticos para que os seus órgãos possam desenvolver suas funções.
A unidade caloria (cal) é utilizada no campo da Física relacionada com o conceito de trabalho e energia. Outra unidade relacionada com a noção de trabalho e energia é conhecida por
a) ampere
b) joule.
c) newton.
d) volt.
e) watt.

resposta:[B]







próxima »