Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de física

Origem: Ufc

(Ufc-1996) Dois veículos, A e B, estão emparelhados, no tempo t = 0, em um ponto situado ao longo de uma estrada horizontal reta. A figura a seguir mostra como as velocidades de A e B variaram com o tempo, a partir do instante inicial. Analise as opções a seguir e assinale as que você achar corretas.

imagem não disponivel


01. Os dois veículos percorreram distâncias iguais após viajarem durante 60 minutos.
02. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem, os dois veículos estão novamente emparelhados.
04. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem ambos os veículos estão a uma mesma velocidade.
08. Ao fim dos 30 minutos iniciais de viagem as acelerações dos veículos apontam em sentidos opostos.

Soma ( )



resposta:01 + 04 + 08 = 13



(Ufc-1996) Três esferas condutoras de raios R, 3R e 5R e eletrizadas, respectivamente, com quantidade de cargas iguais a - 15 ˜C, - 30 ˜C e + 13 ˜C estão muito afastadas entre si. As esferas são então interligadas por fios metálicos de capacitância desprezível até que o sistema atinge completo equilíbrio. Nessa situação, determine o valor da quantidade de carga, em microcoulombs, da esfera de raio 3R.

resposta:32/3 ˜C.



(Ufc-1996) Considere dois tubos sonoros, um aberto e outro fechado, ambos do mesmo comprimento e situados no mesmo ambiente. Se o som de freqüência fundamental emitido pelo tubo aberto tem comprimento de onda de 34 cm, qual o comprimento de onda, em centímetros do som de freqüência fundamental emitido pelo tubo fechado?

resposta:68 cm



(Ufc-1996) Uma escultura de 2,18 m de altura foi fotografada com uma câmara abastecida com filme para slide. A imagem gravada no slide tem 2 cm de altura. Para ver essa imagem numa tela, o fotógrafo dispõe de um projetor de slides de lente biconvexa, delgada, com distância focal de 10 cm. Se o fotógrafo deseja ver a imagem da escultura, na tela, em seu tamanho natural, a que distância da tela, em metros, deve ficar a lente do projetor?

resposta:12 m.



(Ufc-1996) Um motor que movimenta uma bomba hidráulica recebe, da COELCE, uma potência elétrica média, Pr, a fim de elevar 1000 litros de água a uma altura h = 5 m, no tempo Ðt = 100 segundos. Se o conjunto (motor + bomba) apresenta um rendimento de 50%, determine, em quilowatts, o valor da potência média recebida, Pr. Considere a aceleração da gravidade, g = 10 m/s², e a densidade da água, › = 1000 kg/m³.

resposta:1,0 kW



(Ufc-1996) Um pequeno motor, M, recebe de uma bateria ideal, B, 35 W de potência elétrica, dos quais somente 10 W são transformados em trabalho mecânico. A resistência elétrica interna do motor é ôhmica e vale 16 ². Determine, em volts, a força eletromotriz da bateria.



resposta:20 V



(Ufc-1996) Uma bola de borracha com massa m = 0,5 kg cai de uma altura H = 3,2 m e retorna a uma altura h = 1,8 m após colidir com o solo. Se o tempo de contato da bola com o solo foi de 0,25 s, determine o valor em newtons, da força média exercida pelo solo sobre a bola. Use a aceleração da gravidade, g = 10 m/s².

resposta:28 N.



(Ufc-1996) Um trem composto de uma locomotiva de comprimento L e de 19 vagões, todos também de comprimento L, está se deslocando, com aceleração constante, em um trecho da ferrovia. Um estudante, parado à margem da estrada e munido de equipamento adequado, mediu a velocidade do trem em dois instantes: Vi = 15 m/s quando passou por ele a extremidade dianteira do trem e, 20 segundos mais tarde, Vf = 25 m/s, quando ele passou a extremidade traseira. Determine em metros, o comprimento L de cada vagão. Despreze o espaço entre os vagões.

resposta:20 m.



(Ufc-1996) Numa placa retangular de 100 cm × 200 cm, são cortados setores circulares, todos de mesmo raio, resultando na peça mostrada na figura. A placa tem espessura uniforme e é construída de um material homogêneo. Determine, em centímetros, as coordenadas x e y, do centro de massa da peça.



resposta:x = 100 cm
y = 50 cm



(Ufc-1996) O sistema solar tem 4,5 x 10ª anos de idade. Os primeiros hominídeos surgiram na Terra há cerca de 4,5 milhões de anos.
Imagine uma escala em que o tempo transcorrido entre o surgimento do sistema solar e a época atual corresponda a um ano de 365 dias. De acordo com tal escala, há quantas horas os hominídeos surgiram na Terra? Aproxime sua resposta para um número inteiro apropriado.

resposta:9 h



(Ufc-1996) No circuito a seguir, um gerador de f.e.m. E = 68 V e resistência interna r = 0,5 ² está alimentando a associação em paralelo, a qual é constituída por uma lâmpada L, que dissipa uma potência P (L) = 126 W, um ferro de solda F, consumindo uma potência P (F) = 189 W, e um refrigerador G, que consome a potência P (G) = 315 W. A potência total fornecida pelo gerador é P = 680 W. Determine o valor, em amperes, da maior corrente dentre as que circulam pelos aparelhos anteriores mencionados.



resposta:5,0 A



(Ufc-1996) Considere o arranjo mostrado na figura a seguir, onde vemos um tubo sonoro T, ao qual está ajustado o êmbolo E, que pode ser movido convenientemente, e uma fonte F, que emite som freqüência constante f. Utilizando esse arranjo, um estudante verificou que deslocando o êmbolo para a direita, desde a posição em que Ø é igual a zero, a primeira ressonância ocorreu na posição em que Ø=؁=18cm. Supondo que o estudante continue a deslocar o êmbolo para a direita, em qual valor subsequente Ø‚, em centímetros, ocorrerá uma nova ressonância?

Ondas Estacionárias

resposta:54 cm



(Ufc-1996) Um recipiente contém uma dada quantidade de gás ideal à pressão atmosférica p³ e à temperatura t³ = 27 °C. O recipiente possui um dispositivo que permite a saída ou a entrada de gás de modo a manter a pressão interna sempre constante. O sistema é aquecido até atingir uma temperatura t, e, durante esse processo, 1/6 da quantidade inicial de gás escapa do recipiente. Determine, em graus Celsius, a temperatura t. Use t °C = T - 273, onde T é a temperatura absoluta. Despreze qualquer possível dilatação do recipiente.

resposta:87 °C.



(Ufc-1996) No diagrama a seguir temos uma bateria B, que acende a lâmpada L, quando fechamos a chave S. A corrente que passa pela lâmpada passa também pela lâmina bimetálica A. Após algum tempo, a dilatação da lâmina aquecida pela corrente faz com que sua extremidade livre se afaste do ponto 1 e se ligue, imediatamente, ao ponto 2. Com isso, a lâmpada L apaga, e o motor M começa a funcionar. Mas a corrente que passa pelo motor passa igualmente pela lâmina bimetálica C (idêntica a lâmina A), que aparece até interromper o circuito. Ambas as correntes, a do motor e a da lâmpada, são iguais. Faça um gráfico da corrente I, que passa pela lâmpada, como função do tempo t, no caso da chave S permanecer ligada.



resposta:Observe a figura a seguir:





(Ufc-1996) Nas figuras 1 e 2 a seguir, são mostradas, como função do tempo, as quantidades de movimento lineares, pAi, pBi, pCi, pDi, pAf, pBf, pCf, pDf (onde os índices i e f indicam respectivamente, os valores iniciais e finais) relativas a duas colisões ocorridas, uma entre as partículas A e B e outra, entre C e D. Ambas as colisões são frontais, ao longo de uma reta horizontal. Ambos os gráficos estão numa mesma escala.
Calcule a razão F/F‚, onde F e F‚ são, respectivamente, os valores médios da força de interação entre as partículas durante as colisões mostradas nas figuras 1 e 2.



resposta:4



(Ufc-2001) No circuito mostrado abaixo, o capacitor está inicialmente descarregado. A chave S é ligada e o capacitor começa a ser carregado pela bateria (de força eletromotriz igual a E) cuja resistência interna é desprezível. No instante em que a diferença de potencial no capacitor atingir o valor 1/3 E, a corrente no resistor R será:
a) nula
b) E/3R
c) 2E/3R
d) 3E/R
e) 3E/2R



resposta:[C]



(Ufc-2001) Uma granada explode no ar quando sua velocidade é v³. A explosão dá origem a três fragmentos de massas iguais. Imediatamente depois da explosão os fragmentos têm as velocidades iniciais, v, v‚ e vƒ, contidas num mesmo plano, indicadas na figura abaixo. Assinale a opção correta para o valor de v³.
a) 2,0 km/s
b) 1,6 km/s
c) 1,2 km/s
d) 0,8 km/s
e) 0,4 km/s



resposta:[E]



(Ufc-2001) A figura abaixo representa uma onda harmônica que se propaga, para a direita, em uma corda homogênea. No instante representado, considere os pontos da corda indicados: 1, 2, 3, 4 e 5. Assinale a afirmativa correta.
a) Os pontos 1 e 3 têm velocidade nula
b) Os pontos 2 e 5 têm velocidade máxima
c) O ponto 4 tem velocidade maior que o ponto 1
d) O ponto 2 tem velocidade maior que o ponto 3
e) Os pontos 1 e 3 têm velocidade máxima



resposta:[E]



(Ufc-2001) A iluminação de uma sala é fornecida por duas lâmpadas idênticas 1 e 2, ligadas em série. Suponha que as resistências das lâmpadas não variam. Em um dado ponto da sala, a lâmpada 2 brilha com intensidade I³. Se adicionarmos a lâmpada 3, idêntica às primeiras e em série com elas, a intensidade I, com a qual brilhará a lâmpada 2, naquele mesmo ponto será:
a) 1 I³/4
b) 4 I³/9
c) 2 I³/3
d) 3 I³/4
e) 3 I³/2

resposta:[B]







próxima »