Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de física

Origem: Ufpe

(Ufpe-1996) Qual a grandeza física correspondente à quantidade Ë(5RT/M), onde R é dado em joule.mol­¢.K­¢, T em K e M em kg/mol?
a) Volume
b) Energia
c) Pressão
d) Aceleração
e) Velocidade

resposta:[E]



(Ufpe-1996) Um caminhão com velocidade de 36 km/h é freado e pára em 10 s. Qual o módulo da aceleração média do caminhão durante a freada?
a) 0,5 m/s²
b) 1,0 m/s²
c) 1,5 m/s²
d) 3,6 m/s²
e) 7,2 m/s²

resposta:[B]



(Ufpe-1996) Um terremoto normalmente dá origem a dois tipos de ondas, s e p, que se propagam pelo solo com velocidades distintas. No gráfico a seguir está representada a variação no tempo da distância percorrida por cada uma das ondas a partir do epicentro do terremoto. Com quantos minutos de diferença essas ondas atingirão uma cidade situada a 1500 km de distância do ponto 0?

imagem não disponivel


a) 5
b) 4
c) 3
d) 2
e) 1

Movimento Uniforme

resposta:[D]



(Ufpe-1996) Um corpo de massa M em repouso explode em dois pedaços. Como conseqüência, um dos pedaços com massa (3/4)M adquire a velocidade V, para a direita, em relação ao solo. A velocidade adquirida pelo outro pedaço, em relação ao solo, vale:
a) V/4, dirigida para a esquerda;
b) 3V, dirigida para a esquerda;
c) V/4, dirigida para a direita;
d) 3V, dirigida para a direita;
e) zero.

resposta:[B]



(Ufpe-1996) Um bloco de massa M desliza uma distância L ao longo de uma prancha inclinada por um ângulo š em relação à horizontal. Se a aceleração da gravidade vale g, podemos afirmar que durante a descida do bloco o trabalho realizado por sua força peso vale:

imagem não disponivel


a) M g L
b) M g L tg š
c) M g L sen š
d) M g L cos š
e) M g L sec š

Trabalho e energia

resposta:[C]



(Ufpe-1996) Um objeto de massa M = 0,5 kg, apoiado sobre uma superfície horizontal sem atrito, está preso a uma mola cuja constante de força elástica é K = 50 N/m. O objeto é puxado por 10 cm e então solto, passando a oscilar em relação à posição de equilíbrio. Qual a velocidade máxima do objeto, em m/s?

imagem não disponivel


a) 0,5
b) 1,0
c) 2,0
d) 5,0
e) 7,0

Trabalho e energia

resposta:[B]



(Ufpe-1996) Um bloco é solto no ponto A e desliza sem atrito sobre a superfície indicada na figura a seguir. Com relação ao bloco, podemos afirmar:

imagem não disponivel


a) A energia cinética no ponto B é menor que no ponto C;
b) A energia cinética no ponto A é maior que no ponto B;
c) A energia potencial no ponto A é menor que a energia cinética no ponto B;
d) A energia total do bloco varia ao longo da trajetória ABC;
e) A energia total do bloco ao longo da trajetória ABC é constante.

Trabalho e energia

resposta:[E]



(Ufpe-1996) Duas esferas de volumes iguais e densidades d e d‚ são colocadas num recipiente contendo um líquido de densidade d. A esfera 1 flutua e a esfera 2 afunda, como mostra a figura a seguir. Qual das relações entre as densidades é verdadeira?

imagem não disponivel


a) d‚ > d > d
b) d > d‚ > d
c) d‚ > d > d
d) d > d‚ > d
e) d > d > d‚

Arquimedes

resposta:[C]



(Ufpe-1996) Um gás ideal evolui de um estado A (pressão 2p³ e volume V³) até um outro estado C (pressão p³ e volume 2V³). Considere os dois processos ABC e ADC, indicados no diagrama a seguir. Sejam W(ABC) e W(ADC) os trabalhos realizados pelo gás nestes dois processos, respectivamente. Podemos concluir que:

imagem não disponivel


a) W (ABC) = 3W (ADC)
b) W (ABC) = 2W (ADC)
c) W (ABC) = W (ADC)
d) W (ABC) = 4W (ADC)
e) W (ABC) = W (ADC) = 0



resposta:[B]



(Ufpe-1996) Um certo volume de um líquido A, de massa M e que está inicialmente a 20 °C, é despejado no interior de uma garrafa térmica que contém uma massa 2M de um outro líquido, B, na temperatura de 80 °C. Se a temperatura final da mistura líquida resultante for de 40 °C, podemos afirmar que a razão C/C entre os calores específicos das substâncias A e B vale:
a) 6
b) 4
c) 3
d) 1/2
e) 1/3

resposta:[B]



(Ufpe-1996) Qual dos gráficos a seguir melhor representa o que acontece com a pressão no interior de um recipiente contendo um gás ideal, a volume constante, quando a temperatura aumenta?

Gases

resposta:[D]



(Ufpe-1996) Um raio de luz, que incide em uma interface ar-vidro fazendo um ângulo de 60° com a normal, é refratado segundo um ângulo de 30°. Se a velocidade da luz no ar vale c, qual a sua velocidade no vidro?

imagem não disponivel


a) (1,73)²c
b) 1,73c
c) c
d) c/1,73
e) c/(1,73)²

Refração

resposta:[D]



(Ufpe-1996) Uma criança aproxima-se de um espelho plano com velocidade V, na direção da normal ao espelho. Podemos afirmar que sua imagem:
a) Afasta-se do espelho com velocidade V;
b) Aproxima-se do espelho com velocidade V;
c) Afasta-se do espelho com velocidade 2V;
d) Aproxima-se do espelho com velocidade 2V;
e) Afasta-se do espelho com velocidade V/2.

resposta:[B]



(Ufpe-1996) Para instalar uma máquina de lavar roupa são usados fusíveis que desligam automaticamente quando a corrente excede um valor pré-escolhido. A seguir estão indicados alguns valores de fusíveis disponíveis com as correntes máximas que suportam. Se a rede elétrica é de 220 Volts, qual o fusível de menor valor que pode ser usado para instalar uma máquina de 1400 Watts?
a) 2 A
b) 5 A
c) 10 A
d) 15 A
e) 20 A

resposta:[C]



(Ufpe-1996) Com três baterias de força eletromotriz ”=1,5V e com uma resistência R, podemos construir os circuitos a seguir. Para qual deles será maior a potência dissipada pela resistência R?



resposta:[A]



(Ufpe-1996) Uma pessoa atravessa uma piscina de 4,0 m de largura, nadando com uma velocidade de módulo 4,0 m/s em uma direção que faz um ângulo de 60° com a normal. Quantos décimos de segundos levará o nadador para alcançar a outra margem?

Vetorial

resposta:20 ds.



(Ufpe-1996) Em um determinado instante t³ de uma competição de corrida, a distância relativa ao longo da circunferência da pista, entre dois atletas A e B, é 13 metros. Os atletas correm com velocidades diferentes, porém constantes e no mesmo sentido (anti-horário), em uma pista circular. Os dois passam lado a lado pelo ponto C, diametralmente oposto à posição de B no instante t³, exatamente 20 segundos depois. Qual a diferença de velocidade entre eles, medida em cm/s?

Movimento Uniforme

resposta:65 cm/s.



(Ufpe-1996) Qual o período, em segundos, do movimento de um disco que gira 20 rotações por minuto?

resposta:0,3 s



(Ufpe-1996) O gráfico a seguir representa a posição em função do tempo de um objeto em movimento retilíneo. Qual a velocidade média do objeto, em m/s, correspondente aos primeiros quatro segundos?



resposta:1 m/s







próxima »