Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de física

Origem: Ufsc

(Ufsc-1996) Um carro está a 20 m de um sinal de tráfego quando este passa de verde a amarelo. Supondo que o motorista acione o freio imediatamente, aplicando ao carro uma desaceleração de 10 m/s², calcule, em km/h, a velocidade máxima que o carro pode ter, antes de frear, para que ele pare antes de cruzar o sinal.

resposta:72



(Ufsc-1996) Uma mola comprimida no interior de um tubo cilíndrico impulsiona uma bola, projetando-a horizontalmente para fora do tubo. Desprezando-se a resistência do ar, o esquema que representa CORRETAMENTE a(s) força(s) atuante(s) sobre a bola fora do tubo é:

Cinemática

resposta:8



(Ufsc-1996) Um móvel desloca-se ao longo de uma linha reta, sendo sua posição em função do tempo dada pelo gráfico a seguir. Marque as proposições CORRETAS.

imagem não disponivel


01. Nos trechos BC e DE, o movimento foi acelerado.
02. No trecho CD, a velocidade foi constante diferente de ZERO.
04. De A até C, o corpo deslocou-se sempre no mesmo sentido.
08. De B a C, a aceleração foi constante diferente de ZERO.
16. No trecho DE, a velocidade foi negativa.

Soma ( )



resposta:04 + 16 = 20



(Ufsc-1996) Um corpo parte do repouso deslizando do topo de um plano inclinado, de uma altura de 2,7m em relação ao plano horizontal (veja figura a seguir). Devido ao atrito, ele perde 1/3 de sua energia mecânica inicial, no percurso do topo até a base do plano inclinado. Calcule, então, a velocidade, em m/s, com que o corpo chega na base.



resposta:6



(Ufsc-1996) Um corpo de massa m é lançado para cima na vertical, com velocidade inicial V³, alcança altura máxima e cai, voltando à posição inicial. Desprezando a resistência do ar, indique qual dos gráficos a seguir representa corretamente a variação de sua velocidade em função do tempo.



resposta:2



(Ufsc-1996) Um projétil é lançado do chão com velocidade escalar inicial V³ e ângulo š³ em relação ao plano horizontal. Despreze qualquer forma de atrito. Determine quais das proposições a seguir são CORRETAS.
01. O movimento do projétil se dá em um plano.
02. Quanto maior o ângulo š³, entre 0° e 90°, maior o alcance do projétil.
04. Quanto maior a velocidade escalar inicial V³, maior o alcance do projétil.
08. O tempo de subida do projétil, até o ponto de altura máxima, é igual ao tempo de descida até o chão.
16. Não há conservação de energia mecânica do projétil, pois há uma força externa atuando nele.
32. Caso houvesse resistência do ar, essa faria com que o alcance do projétil fosse maior do que o da situação sem resistência.
64. Caso houvesse resistência do ar, essa faria com que a altura máxima do projétil fosse a mesma da situação sem resistência.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 = 13



(Ufsc-1996) Em um circo, um trapezista A saiu do repouso de uma altura de 20 metros, em relação ao trapezista B, também em repouso inicialmente. Os dois se encontram e partem então juntos para a direita da figura a seguir. Sabendo que a massa de cada um dos trapezistas é 70 kg, determine, em metros, a altura máxima a que ambos vão subir, em relação à altura inicial de B, após se encontrarem (despreze a resistência do ar).

imagem não disponivel


OBS: A figura NÃO está em escala.



resposta:5 m.



(Ufsc-1996) Duas crianças de massas 45 kg e 30 kg usam uma tábua de 2,5 m de comprimento como gangorra. Desprezando a massa da tábua, determine a que distância da criança de 30 kg de massa deve ser colocado o ponto de apoio, para que elas fiquem em equilíbrio, na horizontal, quando sentadas em cada uma das extremidades da tábua. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA.

imagem não disponivel


01. (1,1 m)
02. (0,7 m)
04. (1,0 m)
08. (1,4 m)
16. (1,5 m)

Soma ( )



resposta:16



(Ufsc-1996) Um recipiente cheio de água até a borda tem massa total (água + recipiente) de 1.200 g. Coloca-se dentro do recipiente um pedra de massa 120 g que, ao afundar, provoca o extravasamento de parte do líquido. Medindo-se a massa do recipiente com a água e a pedra, no seu interior, encontrou-se 1.290 g. Calcule o valor da massa específica da pedra em g/cm³, sabendo que a massa específica da água é 1,0 g/cm³.

resposta:4 g/cm¤



(Ufsc-1996) Uma bolinha, carregada negativamente, é pendurada em um dinamômetro e colocada entre duas placas paralelas, carregadas com cargas de mesmo módulo, de acordo com a figura a seguir. O orifício por onde passa o fio, que sustenta a bolinha, não altera o campo elétrico entre as placas, cujo módulo é 4 × 10§ N/C. O peso da bolinha é 2 N, mas o dinamômetro registra 3 N, quando a bolinha alcança o equilíbrio. Assinale as proposições CORRETAS.

imagem não disponivel


01. A placa A tem carga positiva e a B negativa.
02. A placa A tem carga negativa e a B positiva.
04. Ambas as placas têm carga positiva.
08. O módulo da carga da bolinha é de 0,25 × 10­§ C.
16. O módulo da carga da bolinha é de 4,0 × 10­§C.
32. A bolinha permaneceria em equilíbrio, na mesma posição do caso anterior, se sua carga fosse positiva e de mesmo módulo.

Soma ( )



resposta:02 + 08 = 10



(Ufsc-1996) Numa rede elétrica, submetida a uma tensão de 110 V, foi instalado um fusível de 30 A. Quantas lâmpadas de 100 W poderão ser ligadas simultaneamente nesta rede, sem risco de queimar o fusível?



resposta:33



(Ufsc-1996) Considere o circuito a seguir. Qual é a soma das leituras no amperímetro, em A, e no voltímetro, em V, considerando ideais ambos os instrumentos de medida?



resposta:80 A



(Ufsc-1996) Considere um fio retilíneo infinito, no qual passa uma corrente i. Qual é a soma dos valores associados às das proposições VERDADEIRAS?
01. Se dobrarmos a corrente i, o campo magnético gerado pelo fio dobra.
02. Se invertermos o sentido da corrente, inverte-se o sentido do campo magnético gerado pelo fio.
04. O campo magnético gerado pelo fio cai com 1/r², onde r é a distância ao fio.
08. Se colocarmos um segundo fio, também infinito, paralelo ao primeiro e pelo qual passa uma corrente no mesmo sentido de i, não haverá força resultante entre fios.
16. Se colocarmos um segundo fio, também infinito, paralelo ao primeiro e pelo qual passa uma corrente no sentido inverso a i, haverá uma força repulsiva entre os fios.
32. Caso exista uma partícula carregada, próxima ao fio, será sempre diferente de zero a força que o campo magnético gerado pelo fio fará sobre a partícula.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 16 = 19



(Ufsc-1996) Coloca-se um cubo de gelo de massa 50 g e temperatura 0 °C dentro de um copo, contendo 200 g de água a 70 °C. Considerando a ocorrência de trocas de energia apenas entre o gelo e a água, determine a temperatura final de equilíbrio térmico, em °C.

Dados:
calor de fusão do gelo = 80 cal/g.
calor específico da água = 1,0 cal/g°C.

resposta:40 °C.



(Ufsc-1996) Um ladrão escondeu um objeto roubado (suponha que este seja pontual) no fundo de um lago raso, com 23 cm de profundidade. Para esconder o objeto, o ladrão pôs na superfície da água, conforme a figura a seguir, um disco de isopor de raio R. Calcule, em cm, o raio mínimo R para que o objeto não seja visto por qualquer observador fora do lago. Tome o índice de refração da água do lago, em relação ao ar, como Ë(10)/3 e suponha a superfície do lago perfeitamente plana.



resposta:69 cm.



(Ufsc-1996) Um objeto de 3,0 cm de altura é colocado perpendicularmente ao eixo de uma lente convergente, de distância focal 18,0 cm. A distância do objeto à lente é de 12 cm. Calcule o tamanho da imagem, em centímetros, fornecida pela lente.

resposta:9 cm.



(Ufsc-1996) Verifique quais das proposições a seguir são CORRETAS.
01. O som é constituído por ondas mecânicas longitudinais.
02. As ondas mecânicas propagam-se nos meios sólidos, líquidos e gasosos.
04. Uma onda sonora não se propaga no vácuo.
08. A luz muda a direção de sua propagação, quando passa de um meio para outro com diferente índice de refração.
16. Tanto a luz quanto o som são ondas eletromagnéticas.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufsc-1999) Na figura abaixo, dois blocos iguais de massa m trafegam, ambos, com velocidade V constante, num piso, onde os atritos são pequenos e podem ser desprezados. A distância entre eles no nível inferior é d. Ao atingir o nível superior, a distância entre eles passa a ser d e a velocidade V . Sabendo-se que o desnível entre os pisos é h, pode-se afirmar que:

imagem não disponivel


01. o valor de d não depende de h.

02. V = Ë(V² - 2gh)

04. V = V - gh

08. d = Ë[md² - (2ghd²/V².m)]

16. d = Ë[d² - (2ghd²/V²)]

32. d = d

64. d = d - (V²/2g)

Trabalho e energia

resposta:02 + 16 = 18



(Ufsc-1999) Alguma vez já lhe propuseram a questão sobre "um trem trafegando numa via férrea, com velocidade constante de 100km/h, que é avistado por uma vaca que está no meio dos trilhos? Calcule."
É claro que esta pergunta tem por sua imediata reação: "- Calcular o quê?" "E você recebe como resposta: O susto que a vaca vai levar!"
Mas será que ela realmente se assustaria? Para responder a esta questão, desprezando-se os problemas pessoais e psicológicos da vaca, dentre outras coisas, seria necessário conhecer

01. a potência do motor da locomotiva.
02. a distância entre a vaca e a locomotiva quando esta é avistada.
04. o peso da vaca.
08. o vetor velocidade média com que a vaca se desloca.
16. a largura do trem.
32. o comprimento da vaca.
64. o peso do maquinista.

resposta:02 + 08 + 16 + 32 = 58







próxima »