Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Furg

(Furg-1996)
(imagem abaixo)

Uma das características do processo de consolidação da multipolarização do mundo é:
a) o fim dos conflitos regionais, étnicos e religiosos.
b) o fim do enfrentamento leste-oeste.
c) o papel de fomentador do desenvolvimento mundial desenvolvido pelos Estados Unidos da América e pela Comunidade dos Estados Independentes.
d) a busca de alternativas de desenvolvimento sustentado com base nos territórios nacionais.
e) a afirmação das ditaduras militares no chamado Terceiro Mundo.



resposta:[B]



(Furg-1996) Austrália, Guiné, Jamaica e Brasil são responsáveis por cerca de 72% da bauxita produzida anualmente no mundo. Um dos principais fatores para a transformação da bauxita em alumínio é o elevado consumo de energia. No Brasil, a principal área de produção encontra-se na Amazônia Oriental. Com relação a esse processo, coloque V ou F:

( ) Há a tendência mundial de transferência das plantas industriais de produção do alumínio dos países centrais para a periferia devido à abundância de energia nos primeiros e dos benefícios comerciais e sociais nos segundos.

( ) Existe a tendência mundial de transferência das plantas industriais de produção de alumínio dos países periféricos para os países centrais dado o alto nível de degradação ambiental causado pela construção de fontes geradoras de energia e pela grande quantidade de resíduos na extração e beneficiamento da bauxita.

( ) Especificamente no Brasil, foi estruturado um grande complexo de extração, beneficiamento e transporte da bauxita, envolvendo a área do rio Trombetas, o complexo hidroelétrico de Tucuruí e o Terminal de Itaqui, no Maranhão.

( ) Somado ao alargamento de grandes áreas de florestas na Amazônia Oriental brasileira, para a construção de hidroelétricas, o complexo extrativo-metalúrgico da bauxita consome vários milhões de toneladas/ano de carvão vegetal.

( ) Do ponto de vista da riqueza dos recursos minerais, da facilidade de obtenção de energia, através da queima da floresta e do potencial hidroelétrico dos rios da área, e das possibilidades do rápido escoamento da produção para o exterior, a região é um exemplo de que as florestas tropicais úmidas podem ter um desenvolvimento harmônico e auto-sustentável.

A seqüência correta é:
a) F - F - V - V - F
b) F - V - F - V - F
c) V - F - V - F - V
d) V - V - F - F - V
e) F - V - V - V - F

resposta:[A]



(Furg-1996) A China e a França retomaram no ano de 1995 os experimentos com armamentos nucleares. A França realizou seus testes em Mururoa. Pode-se afirmar que Mururoa:
a) localiza-se na Micronésia, constituindo-se numa restinga arenosa.
b) localiza-se na Polinésia, constituindo-se num atol, ou seja, um arquipélago vulcânico.
c) localiza-se na Melanésia, constituindo-se num atol, ou seja, um recife de coral circular, possuindo uma laguna interna que mantém conexão com o mar por meio de canais.
d) constitui-se num recife arenítico, em um substrato vulcânico, em área pertencente à Oceania.
e) localiza-se na Polinésia, constituindo-se num atol, ou seja, um recife de coral circular, possuindo uma laguna interna que mantém conexão com o mar por meio de canais.

resposta:[E]



(Furg-1996) O abalo que destruiu a cidade de Kobe, no Japão, é apenas um dos exemplos da intensa atividade sísmica do globo. Tal atividade não se manifesta com a mesma intensidade em todos os lugares, sendo mais significativa nas áreas
a) de pontos quentes.
b) de limites convergentes.
c) de contato entre placas litosféricas
d) das margens continentais inativas.
e) dos limites divergentes.

resposta:[C]



(Furg-1996) A questão a seguir refere-se ao texto adiante:

"A hidrovia é um projeto que envolve os governos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, com o objetivo de melhorar as condições de navegabilidade entre os portos de Cáceres e Nova Palmira (...). Tais obras poderão aumentar a velocidade do fluxo da água do rio com conseqüências danosas ao meio ambiente. Uma delas seria a aceleração do movimento dos baceros ou batumes, verdadeiras ilhas flutuantes, cuja base é formada por aguapés".
("Ciência Hoje", julho de 1995).

Qual bacia hidrográfica a que texto faz referência?
a) Amazônica.
b) São-franciscana.
c) Araguaia-Tocatins.
d) Platina.
e) Nordestina.

resposta:[D]



(Furg-1996) Relacione as culturas agrícolas com as áreas onde estas são cultivadas no Brasil:

l. arroz
ll. soja
lll. cana-de-açúcar
lV. fumo

( ) planalto meridional e planalto central
( ) planícies e várzeas inundáveis
( ) planalto paulista e Zona da Mata nordestina
( ) encosta da Serra Geral e Recôncavo Baiano

A seqüência correta é
a) III, I, IV, e II
b) I, II, III e IV
c) II, III, IV e I
d) III, IV, II e I
e) II, I, III e IV

resposta:[E]



(Furg-1996) Um dos resultados do processo de modernização na agricultura, iniciado nos anos de 1960, no Brasil, é:
a) a desarticulação da produção por regiões.
b) a autonomia da produção por regiões.
c) a regionalização de produção.
d) a menor circulação de mercadorias.
e) o aumento do uso de máquinas e implementos agrícolas importados.

resposta:[C]



(Furg-1996) As mudanças ambientais globais, bastantes divulgadas atualmente, diferente dos episódios anteriores de mudança global devido
a) à origem antrópica, pois a sociedade urbano-industrial altera os sistema naturais, provocando mudanças que se refletem em escala planetária.
b) aos ritmos da natureza, pois ao longo da história da Terra inúmeras mudanças ambientais globais, arcaram o planeta.
c) aos grandes complexos industriais, que lançam diariamente na atmosfera os gases responsáveis pelas modificações astenosféricas.
d) à bipolarização político-econômica, responsável pelo desenvolvimento de centrais nucleares que ameaçam a sobrevivência do planeta.
e) à ação predatória do homem sobre os oceanos, reduzindo a biodiversidade marinha em escala global.

resposta:[A]



(Furg-1996) Em relação ao domínio morfoclimático das depressões interplanálticas semi-áridas do Nordeste, podemos afirmar que caracteriza-se por
a) vegetação de caatinga, afloramentos rochosos, solos rasos e pedregosos e drenagem intermitente.
b) vegetação de cerrado, interflúvios tabuliformes de vertentes suaves, solos lateríticos e drenagem perene.
c) vegetação de pradarias mistas, ondulações suaves, solos profundos e drenagem temporária.
d) vegetação de savanas, morros baixos e convexos, solos do tipo massapê e drenagem mista.
e) vegetação de cocais, alinhamentos de serras com encostas íngremes, solos podzólicos profundos e drenagem densa do tipo dendrítica.

resposta:[A]



(Furg-1996) A globalização da economia está provocando uma profunda transformação dos espaços industriais em todo o mundo. Recentemente uma grande montadora de automóveis que opera no país anunciou a instalação de uma nova fábrica em Resende (RJ), distante de suas instalações mais antigas no ABCD e Vale do Paraíba. Esse processo é chamado de:
a) descentralização do capital.
b) desconcentração industrial.
c) centralização do capital.
d) esvaziamento industrial.
e) concentração industrial.

resposta:[B]



(Furg-1996) Ao contrário do que presenciamos, no momento nos anos 40 o Estado brasileiro teve importante papel no processo de industrialização. A sua principal intervenção foi na indústria...
a) automotiva.
b) de bens de consumo.
c) têxtil.
d) alimentícia.
e) de base.

resposta:[E]



(Furg-1996) Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada?
a) 1/100.
b) 1/1.000.
c) 1/10.000.
d) 1/100.000.
e) 1/1000.000.

resposta:[A]



(Furg-1996) A questão a seguir refere-se ao texto adiante:

"Diga a verdade, leitor: algum dia você imaginou que entrariam em sua vida, locais como Pappete, Mururoa, Saint Martin? (...) Para minha geração, Afeganistão, capital Cabul, decorava na aula de geografia para esquecer o mais rápido possível. Mas, Pappete, Mururoa e Saint Martin, nem como verbete de aula de geografia. Agora, essas três localidades ocupam os telejornais há três ou quatro dias.(...) A minha dúvida é saber se estamos preparados para dirigir essa ampliação ao infinito da geografia, digamos, familiar.(...) Por falar nisso, quantos ainda são capazes de, sem consulta ao dicionário, dizer o que é um atol?
O tal de MacLuhan era de fato um gênio. Quando criou a expressão aldeia global , a aldeia não era de fato global. Agora, é. Mas de aldeia tem pouco. Afinal aldeia é sinônimo imperfeito de coisa descomplicada, fácil de entender para a sua tribo. A aldeia global é tudo, menos fácil de entender"
(ROSSI, Clóvis. "Global mas não aldeia". Folha de São Paulo, 10/09/1995, p.1-2)

A "ampliação da geografia" a que o autor se refere representa:
a) a importância estratégica que assumiram, pós-guerra fria, os pequenos países insulares citados no texto.
b) o desenvolvimento das telecomunicações, que permitem o acesso à informação dos locais mais distantes do planeta.
c) a importância crescente do conhecimento dos acidentes geográficos devido aos problemas ambientais que afetam a Terra.
d) ao surgimento de inúmeros Estados nacionais, como conseqüência do desaparecimento dos grandes impérios no inicio da década.
e) ao desaparecimento das fronteiras entre os países, tornando todos os povos importantes para a tomada de decisões no planeta.

resposta:[B]



(Furg-1996) Desde o início da década a ONU vem patrocinando uma série de conferências mundiais para tratar de temas de grande interesse: meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro - 1992), população e desenvolvimento (Cairo - 1994). A realização dessas conferências, num momento de transformações políticas, econômicas e sociais, indica que
a) os países desenvolvidos apresentam as suas posições para serem seguidas pelos demais países que têm apenas direito a voz nas conferências.
b) todos os chefes de Estado estão seguindo as normas impostas pela ONU sobre esses temas.
c) é necessário, nesta fase de transição, um mínimo de ajuste das políticas praticadas pelos Estados nacionais sobre esses temas.
d) a gestão dos espaços mundiais não é mais realizada pelos Estados nacionais e sim pelas grandes corporações representadas pelo ONU.
e) são os países do Terceiro Mundo que têm interesse na realização dessas conferências, pois elas trazem divisas para as cidades onde são realizadas.

resposta:[C]



(Furg-1997) O território de Hong Kong está sendo devolvido à China em 1997. Este importante centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente
a) à Rússia.
b) à França.
c) ao Japão.
d) aos Estados Unidos.
e) à Grã-Bretanha.

resposta:[E]



(Furg-1997) Quais são os principais gases causadores do chamado efeito estufa da atmosfera?
a) vapor d água, gás carbônico e metano.
b) gás carbônico, amônia e oxigênio.
c) ozônio, gás carbônico e nitrogênio.
d) ozônio, gás carbônico e metano.
e) vapor d água, oxigênio e nitrogênio.

resposta:[A]



(Furg-1997) As coordenadas geográficas, designadas pelos pares de elementos denominados de latitude e longitude, permitem determinar as posições de pontos na superfície terrestre, onde:

I - a latitude é o arco de equador entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar;
II - a longitude é o arco de equador ou de paralelo entre o meridiano de um lugar e o meridiano de Greenwich;
III - a latitude é altura de um ponto em relação ao nível médio do mar;
IV - a latitude é o arco de um meridiano entre o equador e o paralelo de um lugar;
V - a longitude é a distância entre dois lugares.

a) são corretas as afirmativas I e II.
b) são corretas as afirmativas II e III.
c) são corretas as afirmativas I e III.
d) são corretas as afirmativas II e IV.
e) são corretas as afirmativas IV e V.

resposta:[D]



(Furg-1997) Uma pirâmide etária com base larga e ápice estreito revela que a população representada possui
a) alta taxa de natalidade.
b) baixa taxa de natalidade.
c) alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade.
d) baixo crescimento vegetativo.
e) predomínio de população adulta e velha.

resposta:[A]



(Furg-1997) Primeira afirmativa: Somente o controle rigoroso da natalidade poderá reduzir o excedente populacional.
Segunda afirmativa: A História tem demonstrado que o melhor anticoncepcional é a melhoria da qualidade de vida da população.
a) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
b) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa da primeira.
c) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e) As duas afirmativas são falsas.

resposta:[D]







próxima »