Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Puc-rio

(Puc-rio-1999) A FLORESTA DA TIJUCA ESTÁ AMEAÇADA

Dentre as razões da devastação da floresta que cobre o Maciço da Tijuca, podemos apontar:
a) a extração de madeira para uso industrial.
b) o isolamento de algumas áreas para controle dos incêndios sazonais.
c) o avanço da especulação imobiliária e a expansão das favelas.
d) as práticas de reflorestamento e de estabilização de encostas.
e) a construção de infra-estrutura urbana para atender aos projetos de ampliação dos serviços turísticos.

resposta:[C]



(Puc-rio-1999) As rochas, antes de serem trabalhadas pela erosão, são "preparadas" por um conjunto de reações químicas ou fenômenos físicos, para a ação de desgaste.
A essa fase que precede a erosão denominamos:
a) abrasão.
b) intemperismo.
c) orogênese.
d) evapotranspiração.
e) estratificação.

resposta:[B]



(Puc-rio-1999) O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto esta revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.
(Adaptado de SENE, Eustáquio. MOREIRA, João C. "Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Ed. Scipione, 1998.)

Dentre as explicações para esses impactos ambientais, temos:

1. o plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares pré-existentes, favorecendo a proliferação de pragas;
2. os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, onde são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas;
3. a maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados;
4. a utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de microorganismos fundamentais para sua fertilidade.

Estão corretas as afirmativas:
a) 1 e 2.
b) 1 e 3.
c) 1, 2 e 3.
d) 1, 3 e 4.
e) 1, 2, 3 e 4.

resposta:[D]



(Puc-rio-1999) A expansão do cultivo de soja no Brasil pode ser avaliada por meio de análise dos seguintes dados:
(imagem abaixo)

Sobre a expansão da soja assinale a alternativa INCORRETA:
a) a expansão do cultivo da soja, no sul do país, se fez em prejuízo das pequenas propriedades.
b) a expansão da soja se fez em detrimento de áreas produtoras de arroz, feijão, mandioca - produtos importantes para a alimentação básica da população brasileira.
c) o cultivo de soja ocupou importantes áreas da fronteira agrícola, com relações de trabalho assalariadas e objetivando atender ao mercado consumidor externo.
d) a expansão da soja criou condições de preservação ambiental ao alternar suas áreas de cultivo com áreas do cerrado e florestas tropicais úmidas, além de impedir a prática da queimada.
e) o cultivo de soja criou, nas áreas centrais do país, um complexo produtivo que envolve desde o uso de máquinas e insumos agrícolas até a criação de vias mais eficientes de transporte.

Agropecuária

resposta:[D]



(Puc-rio-1999) Leia com atenção o texto.

"Tradicionalmente, tem-se analisado a diversidade regional dos Estados Unidos a partir de quatro grandes conjuntos (Norte, Sul, Meio-Oeste e Oeste) definidos numa perspectiva histórica, em que se valoriza o povoamento original e as paisagens herdadas.
A esta abordagem tradicional acrescentamos outra regionalização que privilegia a abertura da potência americana para o exterior. Trabalhando com a idéia de interfaces, definimos as três que marcam a nova regionalização dos Estados Unidos: a do Atlântico, a do Caribe e a do Pacífico, às quais se contrapõe uma diagonal interior".
(Adaptado de Rua, João in Estados Unidos, crise e recuperação da potência mundial. EDUFF, Niterói, RJ. 1998)
(imagem abaixo)


Com relação às regiões propostas pelo texto, podemos afirmar:

Interface 1 - Esteve orientada para os mercados europeus até finais do século XVIII, quando, através dos Grandes Lagos, voltou-se para o interior; ainda hoje, o papel dirigente das grandes metrópoles dessa região permanece dominante; apresenta constante declínio relativo, e mesmo absoluto, em termos de setores como os do aço e das indústrias têxteis, além de declínio populacional.

Interface 2 - Na costa oeste, encontram-se as metrópoles californianas com desempenho excepcional como ponto de convergência dos fluxos de homens e de capitais entre Ásia, América Latina e América do Norte.

Interface 3 - Definida pelos espaços imensos e pouco povoados, é fortemente marcada pelo peso das atividades agrícolas e ressente-se, não da ausência de cidades, mas da inexistência de uma rede urbana nitidamente hierarquizada; funciona como uma imensa área de ligação entre o Nordeste e o Crescente Periférico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas(s) relacionada(s) com a(s) interface(s):
a) 1.
b) 1 e 2.
c) 1 e 3.
d) 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.

Geopolítica da América do Norte

resposta:[B]



(Puc-rio-1999) Ocorrem hoje mudanças na legislação e na distribuição setorial e espacial do trabalho. Qual das afirmativas é FALSA com relação às tendências do mercado de trabalho, no Brasil?
a) redução do número de pessoas ocupadas no mercado informal de trabalho;
b) adoção da "demissão temporária" e da "demissão voluntária";
c) transferência de postos de trabalho do setor industrial para os setores de comércio e serviços;
d) redução no número de empregos nos bancos e na indústria automobilística em virtude da automação;
e) redução da oferta de empregos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

resposta:[A]



(Puc-rio-1999)
(imagem abaixo)
As condições naturais do Caribe, assim como sua posição em relação à organização econômica e geopolítica, contribuíram para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas voltadas para os mercados consumidores externos.
Com relação ao texto anterior, podemos afirmar que a região caribenha NÃO se destaca:
a) pela indústria do turismo.
b) como refúgio de capitais.
c) por sua posição estratégica.
d) pela produção de material bélico.
e) pela produção primário-exportadora.

Geopolítica da América Central

resposta:[D]



(Puc-rio-1999) A população brasileira cresceu 7% entre o censo de 1991 e o de 1996, atingindo 157 milhões de habitantes. A taxa de crescimento anual foi de 1,38%, a mais baixa já registrada no país. Essas tendências vão provocar mudanças significativas no perfil da população brasileira.
Assinale a alternativa que indica uma dessas mudanças.
a) Aumento percentual de população jovem.
b) Diminuição do contingente de jovens e de velhos.
c) Diminuição da população potencialmente produtiva.
d) Aumento, em números absolutos, do contingente com mais de 65 anos.
e) Manutenção da composição da população por faixas de idade.

resposta:[D]



(Puc-rio-1999) Capital externo são os investimentos, empréstimos ou financiamentos estrangeiros recebidos por um país. Este dinheiro pode ser investido diretamente na produção, emprestado às empresas ou aplicado na Bolsa de Valores. Para ingressar em um país, os investidores trazem seus dólares, compram a moeda do país onde vão investir e fazem suas operações.
A crise mundial, que tem feito o dinheiro circular desatinadamente pelos mercados financeiros mundiais, eclodiu em 1997, na Ásia e em 1998, na Rússia e na América Latina. Os componentes da crise são quase os mesmos nos diferentes países.
(Adaptado de "FOLHA DE SÃO PAULO": 12 de setembro de 1998.)

Com relação aos componentes e às variáveis da crise financeira internacional, NÃO podemos apontar:
a) o capital especulativo que busca altos lucros em prazos curtos.
b) a desvalorização de moedas locais, em relação ao dólar, que provoca inflação e recessão econômica.
c) a fuga de capitais quando os investidores acreditam que se tornou desvantajoso ou arriscado continuar especulando em determinados países.
d) a alta tecnologia de informação que acelera o movimento de entrada e restringe a saída dos fluxos de capitais entre os países de economia mais avançada.
e) os países emergentes que precisam atrair poupança externa para financiar ao mesmo tempo o déficit público e os investimentos para o crescimento da economia.

resposta:[D]



(Puc-rio-1999) A produção de aço, no Brasil, aumentou rapidamente após a Segunda Guerra Mundial e, em 1995, atingiu, aproximadamente, 25 milhões de toneladas. A estratégia de implementação do setor siderúrgico baseou-se na construção de grandes usinas espacialmente concentradas na Região Sudeste.
A alternativa que explica essa concentração do setor siderúrgico é:
a) A articulação entre a proximidade das matérias primas, os centros de consumo e os terminais de exportação.
b) A integração entre as áreas produtoras de carvão, as fontes de energia e os corredores de exportação.
c) A ligação entre a mão-de-obra qualificada, os centros de pesquisa e a transferência de tecnologia.
d) A união entre a proximidade dos portos, a absorção de mão-de-obra e o acesso aos terminais rodoferroviários.
e) A relação entre a distância das áreas fornecedoras de matérias primas, os custos de transportes e o acesso aos mercados consumidores.

resposta:[A]



(Puc-rio-1999) Qual das afirmativas a seguir apresenta uma das soluções adotadas, a partir de 1970, pelos países da Europa Ocidental, para resolver suas dificuldades econômicas?
a) A adoção de leis sociais que tornaram flexíveis as relações de trabalho e diminuíram seus índices de desemprego.
b) O aumento da produção de petróleo do Mar do Norte e o estímulo à produção de energia nuclear diminuíram sua dependência energética.
c) A valorização das três grandes áreas culturais - a germânica, a anglo-saxônica e a latina - aumentou sua competitividade na economia mundial.
d) O desenvolvimento da pesquisa técnica e científica assegurou sua indiscutível liderança sobre as demais potências mundiais.
e) A redução dos subsídios concedidos pelo Estado aos agricultores possibilitou um aumento das suas importações de cereais.

resposta:[B]



(Puc-rio-1999) Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.
2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.
4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Estão corretas as alternativas:
a) 1 e 3.
b) 1, 2 e 3.
c) 1, 2, 3 e 4.
d) 2 e 4.
e) 2, 3 e 4.

resposta:[E]



(Puc-rio-1999) Segundo o economista Celso Furtado,

"os sistemas econômicos nacionais com grande autonomia, submetidos a choques externos apenas ocasionais, são coisa do passado. Os mercados fundamentais - de tecnologia, de serviços financeiros, de meios de comunicação, de produtos de qualidade e mesmo de bens de consumo geral, sem falar nas matérias-primas tradicionais - operam hoje unificados ou marcham rapidamente para a globalização."

Qual(ais) afirmativa(s) a seguir se relaciona(m) corretamente com o texto?

1. A União Européia é um excepcional projeto de engenharia política onde países soberanos abdicam de prerrogativas nacionais para se integrar política e economicamente.
2. O processo de conversão para a economia de mercado, no Leste europeu, tem sido traumático, particularmente na Rússia, que tem enfrentado dificuldades na reconstrução do seu espaço.
3. A crise das bolsas, de fins de 1997, mostrou o peso que as nações do Leste Asiático têm na economia mundial e tornou evidente que os investimentos realizados nessa região são muito importantes para as economias ocidentais.

a) 1.
b) 1 e 3.
c) 1, 2 e 3.
d) 1 e 2.
e) 2 e 3.

resposta:[E]



(Puc-rio-1999) "... a Região Nordeste é a parte do território nacional que mais desafios tem colocado à compreensão ... É o território mais consolidado em termos de ocupação populacional e o que apresenta maior durabilidade de sua estrutura produtiva".
(CASTRO, Irã E. de. Seca versus seca. In Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.)

Qual das alternativas NÃO se relaciona com o texto anterior?
a) A Zona da Mata nordestina se mantém como importante área açucareira.
b) A pecuária continua sendo o elemento chave da estrutura produtiva do sertão nordestino.
c) Os setores produtivos tradicionais se mantêm mesmo com os avanços da industrialização e da urbanização propiciados pelos incentivos fiscais articulados pela SUDENE.
d) A Região Nordeste oferece possibilidades para investimentos devido, entre outros aspectos, à sua disponibilidade de recursos naturais e à proximidade dos mercados.
e) A manutenção de estruturas produtivas tradicionais demonstra a resistência das elites nordestinas às mudanças.

resposta:[B]



(Puc-rio-1999) A partir de meados dos anos 50, as contradições da ocupação do solo da cidade do Rio de Janeiro intensificaram-se bastante. O aumento da densidade populacional, a concentração de atividades e a necessidade de diversificar as opções de investimento reduziram as questões urbanas a um problema viário e passaram a exigir soluções imediatas. As transformações da forma e do espaço urbano acabaram por privilegiar o transporte individual.

a) Apresente duas críticas à opção pelo transporte individual.
b) Indique duas intervenções no espaço urbano do Rio de Janeiro, realizadas nas décadas de 80 e 90, que facilitaram a circulação no seu interior.

resposta:



(Puc-rio-1999) Entre os indicadores adotados para medir a "força" de um país no cenário internacional, podemos destacar:

1. as riquezas naturais e os recursos humanos;
2. o grau de participação nas decisões internacionais;
3. a importância da pesquisa, o avanço tecnológico e a capacidade de difusão cultural;
4. o valor do PIB, o valor do PIB por habitante, os resultados setoriais da atividade econômica e os indicadores de desenvolvimento humano;
5. a capacidade de mobilização em torno de valores comuns.

Tendo como referência a proposta acima:

a) cite e analise dois indicadores que permitem situar o Brasil como potência regional.

b) apresente dois indicadores que mostram o Brasil como um país periférico.

resposta:



(Puc-rio-1999)
(imagem abaixo)
A partir de 1950, o turismo passou a ser um "fenômeno de massa" e, devido aos recursos que movimenta, uma atividade importantíssima na economia mundial.

a) Apresente dois fatores que expliquem a transformação do turismo em "fenômeno de massa".
b) Desenhe, no mapa, um importante fluxo turístico indicando o pólo de emissão e o de recepção. Analise a importância econômica, para o país de recepção, do fluxo turístico indicado.

Indústrias

resposta:



(Puc-rio-2002) O volume total de água existente no Sistema Terra é relativamente constante. O desenho a seguir mostra, de forma esquemática, o ciclo da água.
(imagem abaixo)

Analise as afirmativas a seguir:

I - A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d água, a partir do vapor d água existente na atmosfera, dando origem às chuvas.
II - A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento com a transpiração realizada pela vegetação.
III - A interceptação (2) representa a condensação do vapor d água existente na atmosfera originando as nuvens.
IV - A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
a) I e III.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

Hidrografia Internacional

resposta:[C]



(Puc-rio-2002) Em 1997, foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos. Em sua implementação, ela considera, como unidade territorial, para avaliar e monitorar a quantidade de água disponível, "a área de captação da água precipitada, demarcada por divisores topográficos, na qual toda a água captada converge para um único ponto de saída".
A unidade territorial a que o texto se refere é:
a) o fluxo basal.
b) a bacia hidrográfica.
c) o regime fluvial.
d) a rede hidrográfica.
e) o balanço hídrico.

resposta:[B]







próxima »