Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ueg

(Ueg-2005) Levando em consideração a figura a seguir e os seus conhecimentos sobre terremotos, leia atentamente as proposições e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
(imagem abaixo)

( ) Os tsunamis são ondas gigantes ocasionadas pelo deslizamento costeiro ou marítimo, ou por erupções vulcânicas. No ano de 2004, foi registrado no Oceano Índico alto índice de mortes provocado por esse fenômeno.
( ) Os terremotos são vibrações das camadas da crosta da Terra produzidas pelo tremor e oriundas de fenômenos tectônicos ou vulcânicos. Esses fenômenos ocorrem quando as placas tectônicas entram em processo de choque ou acomodação.
( ) As vibrações causadas pelos terremotos são produzidas por ondas longitudinais e transversais, podendo ser consideradas fracas aquelas que não são notadas pelo homem, sendo, porém, registradas pelos sismógrafos.
( ) O alto risco de incidência de terremotos no Japão dá-se pela sua localização em uma região de encontro de placas tectônicas continentais e oceânicas e pelo fato de a região conter várias falhas geológicas, além de inúmeros vulcões.
( ) Se comparados aos que ocorrem no Japão e na Califórnia, os abalos sísmicos no Brasil são de menor intensidade; esse fenômeno pode ser explicado pela situação geológica do país, que dificulta ocorrências de maior proporção.

Marque a alternativa CORRETA:
a) V, V, V, V, V
b) V, F, V, F, V
c) V, V, V, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, V, V, F, F



resposta:[A]



(Ueg-2005) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h

resposta:[B]



(Ueg-2005) Avanços na legislação ambiental assim como a criação de diferentes tipos de unidade de conservação têm contribuído para a proteção da megadiversidade dos ecossistemas brasileiros. Sobre as unidades de conservação, marque a resposta INCORRETA:
a) Área de Proteção Ambiental é uma zona com certo grau de ocupação humana importante para proteger a biodiversidade e ordenar o processo de ocupação.
b) Estação Ecológica é uma área protegida ou manejada principalmente para pesquisa científica.
c) Reserva Extrativista é uma área de proteção habitada por populações tradicionais que praticam o extrativismo.
d) Floresta Tradicional é uma área com cobertura florestal de espécies exóticas, como o eucalipto e o pinus, que se destinam ao uso econômico.
e) Parque Nacional é uma área protegida, manejada principalmente para proteção dos ecossistemas de grande relevância, recreação e turismo.

resposta:[D]



(Ueg-2005) A Cúpula América do Sul e Países Árabes realizada em Brasília, em maio de 2005, inicia nova etapa nas relações entre os países participantes, cujos interesses geopolíticos são peculiares.
Acerca dos interesses geopolíticos de alguns desses países, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A Colômbia luta contra as guerrilhas terroristas, o narcotráfico e os paramilitares, sendo aliada dos EUA.
( ) A Líbia procura apagar a imagem de pátria do terrorismo e voltar ao convívio internacional, apesar de ser governada por um ditador.
( ) A Síria é forte aliada dos EUA no mundo árabe e tornou-se a principal mediadora do conflito Israel-Palestina.
( ) A Arábia Saudita, maior produtora mundial de petróleo, tenta regular seus preços internacionalmente. Como aliado dos americanos, media os conflitos entre os países árabes e os EUA.
( ) A Argentina pretende reduzir a influência dos EUA na sua política interna, tornando-se parceira preferencial de Cuba. Estreitou laços com o Irã, país considerado do "eixo do mal".

Marque a alternativa CORRETA:
a) F, V, V, V, F
b) V, V, F, F, V
c) V, V, F, V, F
d) F, F, V, V, F
e) F, V, F, V, V

resposta:[C]



(Ueg-2005) Com o advento da globalização, a economia internacional avança e, com ela, as metrópoles comandam espaços econômicos maiores, desenvolvendo-se de todas as formas: em número de habitantes, na prestação de serviços, na sofisticação da rede financeira e nos serviços de telecomunicações. Com essas transformações passaram a ser conhecidas como "cidades globais".
A respeito desse assunto, pode-se afirmar que são cidades globais:
a) Tóquio, Londres e Nova York.
b) Tóquio, São Paulo e Daca.
c) Londres, México e Lagos.
d) Zurique e São Paulo.
e) Karachi e Buenos Aires.

resposta:[A]



(Ueg-2005)
(imagem abaixo)
Com base em seus conhecimentos e na interpretação da charge, marque a alternativa INCORRETA:
a) Crianças e jovens brasileiros sofrem diversos tipos de violência, na família, na rua, na escola e em diversas instituições.
b) As inúmeras fugas das unidades da Febem que abrigam menores infratores indicam que essa instituição não cumpre o papel para o qual foi criada.
c) A precariedade da estrutura física, a superlotação e a carência de pessoal especializado são alguns dos problemas encontrados nas unidades da Febem.
d) A diminuição da violência na infância e na juventude passa por políticas públicas que priorizem a prevenção, com ações ligadas ao apoio às famílias, à educação e à saúde, entre outras.
e) A adoção de medidas punitivas e o aumento da repressão à criança e aos jovens infratores, além da criação de maior número de unidades da Febem, são soluções para o problema social do menor abandonado.

População Brasileira

resposta:[E]



(Ueg-2005) As desigualdades sociais materializam-se na paisagem urbana. Quanto maiores forem as disparidades entre os diferentes grupos e as classes sociais, maiores serão as disparidades de moradia, acesso aos serviços públicos e qualidade de vida. Um bairro habitado por população pobre pode oferecer oportunidades de melhoria da qualidade de vida caso os serviços públicos de educação, saúde, transporte coletivo, entre outros, funcionem de forma adequada.
FONTE: MOREIRA, J. C.; SENE, E. de. "Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 99.

De acordo com o texto e com os seus conhecimentos, julgue as afirmações a seguir:

I. A sociedade precisa organizar-se para melhorar o seu cotidiano e reivindicar os seus direitos, visando diminuir as desigualdades sociais e a exclusão social.
II. Para a melhoria do cotidiano, a sociedade deve organizar-se com vistas à transformação da cidade em um condomínio fechado, com infra-estrutura de segurança, lazer e saúde.
III. As políticas públicas ligadas a construção de moradias populares nem sempre se preocupam com a implantação da rede de infra-estrutura e serviços.

Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmação I é verdadeira.
b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.

resposta:[D]



(Ueg-2005) A Pesquisa de Informações Básicas Municipais sobre meio ambiente, realizada em 2002, aponta que mais de 70% dos municípios sofrem algum tipo de impacto ambiental, como o quadro a seguir evidencia:
(imagem abaixo)

"FOLHA DE SÃO PAULO", 14 maio 2005, p.C1. Cotidiano.

Sobre o tema, julgue as proposições a seguir:

I. Mais da metade desses impactos relaciona-se ao assoreamento de rios, lagos, represas e açudes.
II. A poluição da água atinge 38%, sendo causada por dejetos domésticos e industriais, além de outros produtos: adubos, inseticidas, fungicidas e descarga de animais.
III. As áreas legalmente protegidas não sofreram impactos como desmatamento, queimadas e caça de animais silvestres.
IV. Os diferentes tipos de impacto ambiental vêm afetando a vida da população e provocando alterações na paisagem.
V. A poluição do ar no campo e na cidade é uma decorrência de queimadas, de gases automotivos e industriais, entre outros fatores.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as proposições I e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e V são verdadeiras.
d) Somente as proposições I, III e V são verdadeiras.
e) Somente as proposições I, II, IV e V são verdadeiras.

Biodiversidade

resposta:[E]



(Ueg-2005)
(imagem abaixo)

Com base no quadro analise as proposições e assinale V(verdadeiro) e F(falso):
( ) O Estado de Goiás manteve a liderança no Centro-Oeste na produção de abacaxi, alho, feijão, laranja e tomate nos anos de 2001, 2002 e 2003.
( ) A produção de arroz em Goiás demonstra um saldo positivo de 2001 para 2003, enquanto o café teve sua produção diminuída no mesmo período.
( ) No período de 2001 a 2003, ocorreu um aumento da produção de soja no Estado de Goiás, no Centro-Oeste e no Brasil.
( ) A produção de milho em termos de Brasil demonstra queda de 2002 para 2003, apesar de manter a mesma posição no Centro-Oeste.

Marque a alternativa CORRETA:
a) V, F, F, V
b) F, V, V, V
c) V, V, V, F
d) F, F, F, F
e) V, V, V, V.

Agropecuária

resposta:[C]



(Ueg-2006) Tendo como referência o Equador, o Meridiano de Greenwich e os mapas a seguir, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas.
(imagem abaixo)

( ) A América do Sul localiza-se totalmente nos hemisférios Oeste e Sul.
( ) A Europa localiza-se totalmente nos hemisférios Oeste e Norte.
( ) O Estado de São Paulo localiza-se totalmente ao sul do Trópico de Capricórnio.
( ) O Estado de Goiás localiza-se totalmente nos hemisférios Sul e Oeste.
( ) O Estado do Amazonas localiza-se nos hemisférios Norte e Sul.

Assinale a seqüência CORRETA:
a) F - F - F - V - V
b) F - F - V - F - V
c) V - F - V - F - F
d) V - V - V - F - F



resposta:[A]



(Ueg-2006) O sensoriamento remoto é a tecnologia que permite a captação da energia eletromagnética refletida ou emitida por cada objeto na superfície terrestre e sua transformação em imagens passíveis de interpretação. Acerca da utilização dessa tecnologia na agricultura, analise as proposições a seguir.

I. A partir da década de 1970, as atividades agrícolas passaram a contar com o monitoramento por satélite, o que permite aos agricultores, entre outras ações, o planejamento do plantio, o controle das pragas e a previsão da colheita de forma mais precisa.
II. Atualmente, a maioria dos agricultores brasileiros utiliza produtos de sensoriamento remoto para melhorar as atividades no campo. Assim, boa parte das previsões do mercado agrícola está baseada nos recursos oferecidos por essa tecnologia.
III. As imagens de sensoriamento remoto permitem mapear diferentes terrenos e suas condições dentro de uma grande propriedade, bem como planejar ações corretivas, em curto prazo e com menores custos.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
c) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.

resposta:[B]



(Ueg-2006)
(imagem abaixo)
Com base nos dados apresentados no gráfico e em seus conhecimentos sobre população mundial, é CORRETO afirmar:
a) Os números mostram que a população da Terra sempre cresceu, ou seja, sempre apresentou crescimento vegetativo ou natural positivo. Esse crescimento é igual em todos os lugares do mundo. Atualmente, tanto países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos apresentam crescimento vegetativo negativo.
b) O período atual, caracterizado pela estabilização do crescimento demográfico, é denominado "transição demográfica". Caracteriza-se pela queda no número de mortes e pelo aumento nas taxas de natalidade na maior parte dos países do mundo.
c) A desaceleração no crescimento da população mundial, inclusive o crescimento negativo, é vista como a situação ideal, pois acarretará tanto a diminuição da exploração dos recursos naturais quanto o desenvolvimento socioeconômico dos países subdesenvolvidos.
d) Entre as décadas de 1950 e 1980, houve uma aceleração no crescimento da população mundial. Tal crescimento, que chegou a ser denominado de "explosão demográfica", decorreu principalmente da queda acentuada nas taxas de mortalidade nos países subdesenvolvidos e da manutenção das taxas de natalidade.

Populações

resposta:[D]



(Ueg-2006) A água da chuva é normalmente ácida. Porém, a presença de poluentes no ar atmosférico (ácido sulfúrico, ácido clorídrico, trióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio) torna a água da chuva mais ácida ainda. Sobre esse fenômeno, é INCORRETO afirmar:
a) As áreas mais afetadas pelas chuvas ácidas estão no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e nos países europeus.
b) As indústrias na Alemanha, no Reino Unido e na França emitem grande quantidade de poluentes contribuindo para acidificar os lagos da Escandinávia.
c) No Brasil, esse fenômeno não ocorre de forma significativa em função do recente processo de industrialização e da desconcentração industrial.
d) As chuvas ácidas causam impactos também na cobertura vegetal; algumas florestas não estão resistindo, a essa agressão, como é o caso da Floresta Negra.

resposta:[C]



(Ueg-2006) Terceiro país do mundo em extensão, com 9 milhões de km£, e campeão absoluto de população (1,3 bilhão de habitantes em 2003), a China é um país de muitas faces. Sobre a China, é CORRETO afirmar:
a) As indústrias localizadas nas ZEEs absorvem a maior parte da mão-de-obra disponível no país, provocando com isso o intenso êxodo rural, desestruturando as atividades agrárias.
b) Mesmo com a reforma na agricultura chinesa, que provocou a disseminação da iniciativa privada e do trabalho assalariado no campo, não houve o surgimento de uma camada de camponeses ricos.
c) Na década de 1980, as exportações tornaram-se prioridade do governo; no entanto, a principal atração para as empresas estrangeiras que se instalaram no país foi o mercado consumidor interno.
d) Mudanças recentes levaram à implantação, a partir da década de 1970, de zonas econômicas especiais (ZEEs) - espécie de enclave capitalista dentro da China -, cujo objetivo fundamental é atrair empresas estrangeiras.

resposta:[B]



(Ueg-2006) O jornal "Folha de S. Paulo" publicou, em 23 de abril de 2006, a seguinte manchete: NORDESTINOS DEIXAM SÃO PAULO E MIGRAM DE VOLTA. Isso significa que, nas últimas décadas, o estado que recebia o maior número de migrantes já não é mais tão receptivo aos nordestinos como em décadas anteriores. Considerando esse fato, analise a validade das proposições a seguir.

I. A crise do cacau em Ilhéus e a queda na exportação de açúcar foram fatores que contribuíram para o início do fluxo migratório nordestino para São Paulo, na década de 1930.
II. A maior oportunidade de emprego e a elevação do índice de desenvolvimento humano (IDH) do Nordeste são fatores de forte atração para os nordestinos voltarem para a região.
III. Uma das causas do retorno dos nordestinos é o fato de os grupos de menor escolaridade não encontrarem vagas no mercado de trabalho, que exige cada vez mais a qualificação profissional.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
c) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.

resposta:[B]



(Ueg-2006) Desenvolvida com base no enriquecimento do urânio, a energia nuclear tem sido utilizada em nível mundial como alternativa para outros recursos energéticos. Nos últimos 30 anos, teve sua participação aumentada na produção total de energia elétrica, saltando de 0,1% para 17%.

Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar:
a) A opção pela energia nuclear é considerada uma alternativa na busca de novas fontes energéticas, apesar do alto custo em relação à implantação e a manutenção das usinas, além do risco em potencial que elas representam.
b) Embora considerada como energia limpa, os resíduos radioativos da energia nuclear são altamente poluentes, com efeitos que podem atingir longas distâncias e durar muitos anos.
c) Recentemente, os governos brasileiro e chinês assinaram um acordo de cooperação nuclear; o projeto prevê a construção de novas usinas e a conclusão de Angra III, o que demonstra a eficiência e a segurança do Programa Nuclear Brasileiro.
d) Entre os argumentos favoráveis à utilização da energia nuclear, pode-se citar o desenvolvimento da medicina nuclear e da tecnologia na área de fármacos.

resposta:[C]



(Ueg-2006) "O Aqüífero Guarani tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados de extensão, área equivalente à de Portugal, à da França e à da Espanha somadas. São 45 quatrilhões de litros de um dos líquidos mais puros do planeta".
("Discutindo Geografia", n. 7, p. 58).

Sobre esse tema, analise a validade das proposições a seguir.
I. Maior reserva de água potável do mundo, o Aqüífero Guarani pertence ao Brasil, à Argentina e à Bolívia. A parte mais recarregável do aqüífero, próximo às bordas, é também a menos sujeita à poluição, embora nessa área predomine a agricultura extensiva.
II. O Aqüífero Guarani é um reservatório de águas infiltradas em rochas porosas (sedimentares) comprimidas entre duas camadas de rochas ígneas. Nas margens do aqüífero, a erosão expõe pedaços de arenito chamados de afloramentos por onde a chuva entra e também por onde pode ocorrer a contaminação.
III. Entre os usos da água do aqüífero estão o abastecimento de centenas de municípios, produção de cerveja, resfriamento de máquinas em indústrias, lazer, aquecimento de ambientes, secagem de grãos, irrigação, entre outros.
IV. A gestão compartilhada entre os países aos quais pertence o aqüífero, além de uma legislação ambiental específica para as áreas de recarga, são estratégias que poderão evitar problemas políticos entre os países e assegurar a proteção dessa imensa reserva de água doce do planeta.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.
c) Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.

resposta:[C]



(Ueg-2006) "Não se pode jamais confundir o que é idade e gênese das formas com idade e gênese das estruturas. Se as estruturas e litologias são predominantemente antigas, o mesmo não se pode dizer das formas de relevo, que são muito mais recentes".
(ROSS, Jurandir, 1990, p. 25).

A partir do comentário e da análise do relevo brasileiro, é CORRETO afirmar:
a) As estruturas geológicas que formam o arcabouço natural do território brasileiro pertencem ao período pré-cambriano, sendo exemplos de relevo deste período as serras da Mantiqueira e do Espinhaço.
b) A paisagem característica de mares de morros (elevações suavemente arredondadas), comum na Serra da Mantiqueira, testemunha a ausência do intemperismo no processo de formação do relevo.
c) O relevo brasileiro atual é fruto de um trabalho de modelagem realizado nos tempos recentes sobre um arcabouço geológico também recente, ambos da Era Cenozóica.
d) O caráter residual do modelado é muito marcante nos planaltos e serras de Goiás-Minas. Suas formas foram elaboradas ainda no período pré-cambriano e não sofreram grandes alterações em períodos posteriores.

resposta:[A]



(Ueg-2006) Sobre a população de alguns municípios goianos, considere a validade das afirmações a seguir:
(imagem abaixo)

I. O município de Águas Lindas, criado recentemente, possui população superior a 100 mil habitantes. O elevado índice de crescimento desse município pode ser explicado pelo intenso êxodo rural ocorrido na região onde se localiza.
II. Os municípios de Rio Verde e Anápolis obtiveram um crescimento populacional elevado nas últimas décadas. No primeiro caso, tal crescimento pode ser explicado pelo desenvolvimento da mineração e, no segundo, pela implantação de indústrias.
III. O crescimento populacional de Aparecida de Goiânia pode ser explicado, em grande parte, pela proximidade da capital do estado, a cidade de Goiânia, estabelecendo entre as duas cidades um intenso processo migratório pendular.
IV. Na maioria dos municípios, pode-se observar um acelerado crescimento da população urbana e um acentuado decréscimo da população rural, sendo tal fenômeno um reflexo da dinâmica populacional brasileira.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.

População Brasileira

resposta:[C]







próxima »